Textos de Amigas que Consideramos Irmãs

Cerca de 208 textos de Amigas que Consideramos Irmãs

Não que eu não goste de sair pra night, azarar, curtir com minhas amigas, flertar e me divertir.
Sabe como é, eu amo essa vida de solteirisse. Mas chega uma hora, em que eu não consigo parar de me
perguntar porque o homem dos meus sonhos não está aqui do meu lado, vendo um filmezinho na TV tomando nescau, ou então
dormindo de conchinha comigo. Talvez seja porque ele esteja nos meus sonhos. Mas deixa estar.
Uma hora dessas, ele bate aqui na porta de casa e me convida pra tomar um café logo ali.
Tá, tudo bem,eu não estou em uma situação de poder exigir muita coisa.
Não precisa ser o homem dos meus sonhos, deixa ele lá, pra eu ter algo ainda por almejar.
Mas se, por acaso, existir lá fora, não o homem dos meus sonhos, mas um homem que me faça sonhar,
é só avisar que eu passo meu enderço. E eu acredito que uma hora ele apareça.
Afinal, sonhar não custa nada. Mas eu pagaria um preço alto para que isso se realizasse.


(desculpa pelas palavras, o frio parece me deixar mais tolerante)

kety 09/08

Kathlen Heloise Pfiffer

O que dá mais raiva

A garota comia sardinha e arrotava caviar, adorava gabar-se entre amigas do Audi A3 Sportback vermelho que você comprou e não pagava uma caixa de fósforos. Essa vai ser fácil esquecer!

A gatinha tinha ciúme até da dona Silvina, sua vizinha que só se alimenta através de sonda, dá pra contar nos dedos do Lula quantas baladas na companhia dela não terminaram em auê e você vivia na iminência de ser o próximo ator principal do teste de fidelidade da Márcia Goldschmidt. Um beijo e adeus!

Sua ex-namorada dava pelota até para o Adamastor, o porteiro do seu prédio, contava mais homens que o Romário gols e a arquibancada geral do time da cidade já tinha cânticos personalizados com o nome da ninfa. Essa raiva vai passar!

Quando a gente ama, mas os defeitos são condenáveis, fica mais acessível esquecer. Perverso é omitir de nós mesmos, uma mulher que amamos por inteira, alguém cuja mistura de qualidades e defeitos resultava numa parceira irreparável. Assim, tentar esquecer é lembrar. E lembrar dá raiva.

O que dá raiva não é a capacidade que ela tinha de bisbilhotar a vida alheia. O que dá raiva é lembrar do instinto maternal que acordava nela toda vez que você contraía um resfriado. Não dá raiva lembrar da atração irremediável dela por utensílios da Dolce & Gabbana. O que dá raiva é lembrar dos beijos prolongados antes do sol raiar.

Não dá tanta raiva lembrar dela assassinando a voz da Adriana Calcanhoto debaixo do chuveiro, quanto dá raiva recordar dela trajada de vestido florido, calcinha de algodão, chinelo havaianas e cabelos soltos desafiando o vento. A raiva que você sente da insensatez da garota para tratar das doenças sociais mundanas nem se compara com a raiva daquele jeito sapeca que te fazia desejar uma garotinha com o xerox daquele sorriso correndo pela casa.

Não é que ela fez de errado, nem os muitos defeitos, nem o que você viveu colado naquela têia. A pior raiva é das lacunas vazias que adeus nenhum é capaz de apagar.

Gabito Nunes - CarasComoEu.com.br

No momento em que duas pessoas se tornam amigas, elas de uma certa forma se isolam das demais. [....] A comunidade pode até repeli-las e suspeitar delas. Os líderes no geral fazem isso. Os diretores de escolas, os administradores de comunidades religiosas, os capitães de navios, podem sentir-se preocupados quando surgem amizades fortes entre pequenos grupos de seus agregados.

[....] O conceito que valoriza a coletividade acima do indivíduo necessariamente também desacredita a Amizade; ela é uma relação entre homens em seu mais alto nível de individualidade. Isola os homens do “conjunto” como a própria solidão poderia fazê-lo; e mais perigosamente ainda, pois os isola em grupos de dois ou três [....] Dizer, “Estes são meus amigos” é o mesmo que dizer, “Estes não são”.

Todo nome que dão a um círculo de amizade é quase sempre depreciativo. Na melhor das hipóteses chamam-no de “grupo”, “roda”, “gang” [....] Os que só conhecem pessoalmente a Afeição, o Companheirismo e Eros consideram os Amigos como “pedantes convencidos que se julgam bons demais para nós”. Esta é naturalmente a voz da inveja, mas ela sempre faz a acusação mais verdadeira...

[....] Sozinho, entre companheiros que não me compreendem, eu mantenho certos padrões e pontos de vista timidamente, um tanto envergonhado por admiti-los e um tanto duvidoso de que possam ser certos. Mas basta estar de volta aos meus Amigos e em meia hora, ou mesmo dez minutos, esses mesmos padrões e conceitos se tornam de novo indiscutíveis. A opinião desse pequeno circulo, enquanto estou nele, supera a de mil outras pessoas: à medida que a amizade se robustece, me sentirei assim, mesmo quando meus amigos estão distantes, pois todos queremos ser julgados por nossos iguais, por aqueles que são “segundo o nosso coração”.

Apenas estes conhecem na verdade nossos pensamentos e só eles julgam segundo padrões que reconhecemos. É deles o louvor que cobiçamos e a censura que tememos.

[....] É fácil ver, portanto, por que as autoridades não vêem com bons olhos a Amizade. Cada amizade verdadeira é uma espécie de secessão, e mesmo rebelião. Pode ser uma rebelião de pensadores sinceros contra erros aceitos ou de maníacos contra o bom senso aceito; de verdadeiros artistas contra a arte popular inferior, ou de charlatões contra o gosto civilizado; de homens bons contra a maldade social ou de homens maus contra a bondade. Qualquer que seja ela, não irá agradar os que estão Em Cima.

Os homens que possuem amigos fiéis são menos fáceis de manejar ou “alcançar”; mais difíceis de corrigir por parte das boas autoridades e de corromper por parte das más. Assim sendo, se nossos senhores [....] de maneira sutil [....] vierem a ter êxito em produzir um mundo em que todos são Companheiros e ninguém é Amigo, terão removido alguns perigos, e terão também tirado de nós aquilo que é quase nossa mais forte proteção contra a servidão absoluta.

Os perigos porém são perfeitamente reais. A Amizade (como os antigos descobriram) pode ser uma escola de virtude; mas também (como não perceberam) uma escola de vício. Ela é ambivalente. Torna melhores os homens bons e piores os maus.

Fica evidente que o elemento de divisão, de indiferença ou surdez (pelo menos em alguns assuntos) às vozes do mundo exterior, é comum a todas as amizades, sejam elas boas, más, ou simplesmente inócuas. Mesmo que a base comum da amizade não seja nada mais momentoso do que colecionar selos, o círculo correta e inevitavelmente ignora a opinião de milhões que a consideram como uma ocupação tola, e dos milhares que são apenas diletantes [....] Da mesma forma que sei que eu seria um intruso num círculo de golfistas, matemáticos ou motoristas, reivindico o mesmo direito de considerá-los intrusos no meu.

As pessoas que aborrecem umas às outras devem encontrar-se poucas vezes, as que interessam uma à outra, muitas vezes. O perigo está em que esta indiferença ou surdez à opinião externa, embora justificada e necessária, pode levar a uma indiferença ou surdez totais [....] A surdez parcial, nobre e necessária, encoraja a surdez total que é arrogante e desumana [....] A surdez parcial e justificável é baseada em certo tipo de superioridade - mesmo que se tratasse de um conhecimento superior a respeito de selos. O senso de superioridade vai então ligar-se à surdez total. O grupo irá desdenhar e ignorar os que se acham fora dele; tornando-se, com efeito, algo muito semelhante a uma classe. Um círculo social é uma aristocracia autonomeada.

[....] Numa boa Amizade cada membro se sente humilde em relação aos demais. Vê que eles são esplêndidos e se julga com sorte por estar entre os mesmos [....] Mas, infelizmente, esses eles, de um outro ponto de vista, são também nós. Assim, a transição da humildade individual para o orgulho corporativo é muito fácil [....] Já vimos isto sendo feito pelos “ veteranos” na escola falando na presença de um aluno novo, ou dois “permanentes” no Exército diante de um “temporário ”; tais pessoas se expressam com grande intimidade a fim de serem ouvidas. Todos os que não fazem parte do círculo precisam saber que não estão nele. A Amizade pode em análise final não ter base alguma, exceto o fato de ser exclusivista. Ao falar a um Estranho, cada membro tem prazer em mencionar os outros pelo primeiro nome ou por um apelido; não apesar de que, mas porque, o Estranho não saberá a quem se refere.

[....] Podemos detectar assim o orgulho da Amizade em muitos círculos de amigos. Seria precipitado supor que o nosso possa estar livre desse perigo, pois, como é natural, exatamente nele é que seríamos mais lentos em reconhecer essa falha.

A amizade é até mesmo angelical, mas o homem precisa ser triplamente protegido pela humildade se quiser comer o pão dos anjos sem risco.

C.S.Lewis

Melhores amigas ,
são aquelas que mesmo na distância nao deixa a gente ,
são aqlas que idependente de tudo vão te apoia ,
são aquelas que passam pelos bons e ruins momentos ,
são aquelas que te fazem sorrir nao em alguns momentos , mais sim em momentos dificies pra nao te ver chora .
São aquelas que fazem idiotices juntas , que a brincadeira nunca tem fim .
são aquelas que fazem pequenos momentos valerem muito ,
simplesmente é quem nos ensina o valor da confiança .
Melhores amigas são pra sempre e sempre <3
Amoo que amoo ' essa galegaa *-*
Amigas são um presente de Deus , e agradeço sempre pela sua amizade .

NilzaB

Eu sou apaixonada por um garoto lindo!!!!!
Minhas amigas acham que fiz mal escolha, mas quem tem que gostar da pessoa não é a gente?
Então...Eu não ligo para o que elas falam, não tenho certeza sobre o que ele sente por mim mas sobre o que sinto por ele disso eu tenho certeza.
Não paro de pensar nele...É 24 hs ao dia pensando nele.
O íncrivel é que venho sonhando com ele a um tempão e direto!!!!!!
Se fico acordada sonho acordada com ele e se durmo sonho com ele.
Estou completamente apaixonada por ele e nada faz ele sair dos meus pensamentos!!!!!!

Jéssica Louback

Lembranças da infância




Ainda lembro do cheiro da chuva,
Das brincadeiras com as amigas
Do cheiro da comida,
Nas panelas que minha mãe preparava enquanto eu estudava.
Dos sonhos de voar de mãos dadas com Peter pan.
Da tentação da lama em me sujar.
De fingir que estava dormindo pra ver se via papai Noel,
Entrando em casa pra me deixar presente de natal.
De abraçar uma amiga que caiu e se machucou.
Das brigas com a irmã pelo pedaço maior do doce!
Do vento da balança em meu rosto!
De correr pra cama da mãe após um pesadelo e achar que
Somente ali nunca mais teria pesadelo!
De pensar que minha vida seria sempre uma eterna infância e
Que eu nunca perderia meu mundo de sonhos e refugio!
De falar pra minha amiga que nada nos separaria e acreditar
Que isso seria verdade!
De achar que todos falavam a verdade por que isso seria o certo
Porque foi isso que meus pais me ensinaram!
Ficar triste quando uma amiga vai embora para outra cidade, sem saber
Que essa sensação ira se repetir milhares e milhares de vezes em minha vida!
De pedir para que sua mãe beije um machucado seu por que acha que beijos
De mãe cura qualquer dor e acreditar que a dor passou!
Brigar com sua irmã, falar que ela é a pessoa mais insuportável do mundo
Mas ficar furiosa quando alguém a magoa e defende-la com unhas e dentes!
Sonhar que quando crescer encontrara um mundo La fora que nem a casinha
De doce do João e Maria.
Achar que o seu príncipe encantado será seu maior defensor e herói.
De chorar em publico sem vergonha de demonstrar sua decepção!
De expressar suas idéias sem medo de critica, e achar que elas seriam assim
Para o resto da vida, sem saber que mudaria de idéia varias vezes em minha
Vida!
Mas o que mais recordo e não consigo ter de volta, é a sensação de viver sem
Medo de ser feliz!

Adriana Poschi

L.J.L <3
Boom, isso é uma declaração para as melhores amigas que eu NUNCAA tive em toda a minha vida.Com elas ao meu lado eu me sentiaa muitoo feliiz , fazia das minhas manhãs as mais especiais , as ÚNICAS que me faziam riir quando eu estava triste , as unicas que sabiam se eu estava escondendo alguma coisa , as unicas que me entendem com um só olhar , as unicas pra quem eu contava todos os meu segredos , as unicas qu faziam eu pagar mico direto ¬¬'.Em Fiim as únicas amigas verdadeiras que eu tiive , eu não queriia me separar de vocês ! Nuncaaa , mais eu não posso comandar o destino , mais não perco as esperanças de que um dia O L.J.L vai ta junto denovo.Somos um trio de três :D , kkkkkkkkkkkkk³.Quando penso naqueles diias que agente vivia fazendo bagunça na escola , me da um aperto no coração , das vezes que a Tia ficava reclamando das barbaridades que agente falava , sempre foi assim , nos três uma do lado da outra.Uma apoiando a outra , os nossos passeios os melhores, e como sempre eu pagando mico com vcs , MANO os melhores anos de minha vida foram 2007 , 2008 e 2009 PQ FOI nesse tempo que eu convivi com vocês. SEMPRE SEMPRE SEMPRE rindo , zuando.Quando agente brigava nun ddava nem cinco minutos agente tava se falando de novo.Queria muito que nosso trio voltasse na ativa.Mais eu espero o tempo que for pra gente se junta denovo , porque o que Deus uniu o homen não separa.Tenho vocês como amigas graças a DEUS , e eu agradeço muito a ele por isso.Maninhas desculpem por algumas vezes que magoei vcs , não foi a minha intenção.Apesar de agora nós não se vermos todo o diia você tão sempree aqui no kokoro <3 , e na minha mente.Pois memórias de vocês são muitas , cada momento tbm viu.Se fosse por mim e voltava no tempo só pra agente fica juntas denovo.Amo muito voocês Garibalda & Bambina, Laís & Juliana AMO MUITO VOCÊS , e distância alguma atrapalha isso <3

Larissa Yukari Sonoda

Minhas amigas tiveram mais que uma parcela, elas integraram pedaço pós-pedaço. Elas foram às palavras que eu precisava ouvir, elas foram os abraços que eu precisava sentir, elas foram as músicas que eu precisava me permitir ouvir sem me doer. Elas foram meu silêncio, minhas fossas, minhas crises, meu isolamento, por vezes ininterrupto. Elas foram a melhor compreensão que eu poderia descrever.

Elas ainda são tudo o que tenho. Tudo o que eu sempre quero ter.

Bibiana Benites

"Uma pena o ocorrido na noite anterior.
Denegriu-me na frente de meus amigos e suas amigas, sem pensar.
Sua "meninada" não fez bem e causou um mal-estar, sabe disso. Peço que controle seu ciúmes de maneira a torná-lo mais sociável, mais brando!
Não pode de maneira alguma imaginar-se dona de alguém e sim companheira, amiga. Penso estar fazendo algo que deveria ter feito ontem, mas... Foi a melhor escolha, pois não tínhamos cabeça para tal, pelo menos eu não tinha!

Pequena, sou como um pássaro: se livre, canto aos deuses minha felicidade; se preso, me debato e faço noite no viver da pessoa amada.
Sou vítima de minha idade, por isso tenho medo de gostar/ amar você. Sabe por quê? Por que minha juventude não me permite, onde a certeza de estar com uma pessoa íntegra não me deixa errar e o erro é a forma do novo aprender, crescer.

Espero que me entenda e releve tal situação, pois "A forma mais justa de amar é não enganar.”, como sempre fiz.
Sua pureza é ímpar e por isso... Se um dia você reclamar saudade, me desculparei."

João Vitor Rocha

Conversa Entre Amigas...

Nem sempre o amor que agente acha que é verdadeiro é,não vai nessa pelo simples fato do coração bater mais forte ou mais rápido ao lado da pessoa,pra ser verdadeiro necessita bem mais que isso,necessita de afinidade,paixão,respeito e confiança,por isso eu digo... É necessário sentir a pessoa pra depois dizer... Esse sim é amor verdadeiro.
Por mais que você possa saber o respeito, o carinho, a confiança que tenha na pessoa pela amizade, essas mesmas qualidades são totalmente diferente quando relacionada ao amor.
Mas se você é daquelas que acredita que quando se tem um amigo é muito mais fácil tirar dele a verdade que ele é, deixe o tempo correr por que der repente você pode acordar no dia seguinte e contar tudo ou simplesmente deixar o tempo passar...

Thamyris Brito

As amigas

Aquele instante triste, que se recolhe, pensa, chora, onde os pensamentos te levam, a certas pessoas, essas onde neste momento, deseja apenas o abraço, para poder chorar até a última lágrima, apertar forte e sentir o calor dessas pessoas.
A alegria, tantos risos, juntos ou separados, as histórias mais loucas, que se tornaram inesquecíveis, simplesmente por serem vividas com estas pessoas, os dias em que ligou para dizer: Oi, tudo bem?, aquele eu te amo escrito, aquelas noites de badalação, onde o esquenta foi mais gostoso e divertido.
Uma ligação de preocupação perante a seus problemas, aquela ponta da faca que fica cutucando pela mágoa dessas pessoas, a vontade de arrancar todo sua tristeza, aquele conte comigo, estarei sempre aqui, aquela ferida profunda, que doi por saber que essas pessoas não estão bem.
O feliz aniversário, a presença dessas pessoas ao seu lado neste dia, onde nenhum presente por mais valioso que seja, consiga competir com tamanha honra.
As emoções deixadas por sentimentos jamais explicados, por cada choro, cada gargalhada, cada momento, por mais pequeno e simples, é tão grandioso e único, deixando marcas e lembranças para sempre, essas que iram contar com dor na barriga de tantos risos, essas noites que viraram dias fazendo histórias, essas afinidades reconhecidas na hora, formando o maior chamado Divino:

- AMIZADE!

Ter amigos é paz em vida, e não tê-los, é mesmo que não viver

Amigos é este amor que senti ao pensar em cada um deles, a saudade imensa, aquele consolo mais curável, amigos são suas emoções e pensamentos quando está alegre ou triste, é a família, que protege, se torna alicerce, se aconchega, corre por socorro, não vive sem a presença...

Amigo é o agradecimento de todas as manhãs!

Alexandra Guiso

•……VALOR DO CARINHO……•

Se acarinharmos uma rosa
Os espinhos se dissipam
Se beijarmos um rosto
As lágrimas cessam
Se ouvirmos um lamento
As dores se acalentarão
Se tirarmos uma pedra
O tropeço será suave
Se caminharmos passo a passo
Chegamos no lugar desejado
Se tocarmos uma melodia
O coração se enaltece
Se sonharmos com vários tons
O colorido fica mais belo
Se dissermos obrigado
O sorriso aparece

Irmãs em Sião

Taking duck face selfies right and left

We get crazy with it
We get stupid with it
We don't care if people stare
When we wobble in it

And we play our favourite songs
And we scream out all night long
Like ooh oh
When it's just me and my girls

And we dance like no one's watching
We crack up booty popping like ooh ooh
When it's just me and my girls

You're all I need
There's nowhere I'd rather be
Than to have you crazy freaks with me

Me My Girls Fifth Harmony

Digníssima amigas/irmãs...docemente chegou a semana do meu aniversário..que maravilha.. MARAVILHOSA ..kkk..O inferno astral esta finalizando e mais um ano de vida..que lindo né? ..kkk..Mais uma daquelas datas SUPERRRRRR LEGAIS que faz agente lembrar de todas as nossas burrices,do qto perdemos tempo com coisas e pessoas inúteis,das coi...sas que deixamos de fazer,do $ que jogamos pelo ralo alegremente..kk..de todos que nos fizeram de IDIOTA e do qto gostaríamos de voltar no tempo e consertar toda "KAKA" que fizemos..kk..mas tem a parte BOA ..UFAAA ...kkk..os amigos leais que ficaram (assim como VCS) ,os sorrisos, a CARIDADE (isso sim tem VALOR na minha vida e vcs sabem pq vcs me conhecem de verdade),os exemplos que deixamos, as sementes que plantamos,a família,no meu caso (O meu livro minha realização e meu orgulho),o bem que fizemos gratuitamente aos outros,os passeios,viagens e coisas que alegraram nossa alma...e assim BRINDAMOS o nosso dia e como diz a outra Paty : "O momento que chegamos nesse cenário de dementes"..kkk
Pois é mais um ano de vida e mais um ANO DA SUA AMIZADE quer coisa melhor?? (melhor que uma Paty SÓ duas mesmo..kkk) ..amo vcs obrigada por existirem na minha vida!
TIM TIM a MATURIDADE !!!!..Isso sim é PRESENTE ..passar a enxergar na vida o que realmente importa, decidir O QUE e QUEM ficará conosco definitivamente na memória e no coração, selecionar as lembranças que ficam e as que vamos simplesmente DELETAR, ter a certeza do que fizemos de bom,reconhecer nossos erros, optar por EVOLUIR mesmo que este processo doa e doa muito as vezes..rs..Escolher PERDOAR mesmo que este seja o caminho mais árduo,enfim se propor crescer como ser humano e deixar a marca de quem não passou por aqui em vão!Ver mais

Andresa Martins Vicentini

uma garota com muitos problemas, e que com garra tenta resolve-los. que tem as melhores amigas do mundo, isso é FATO, e poderia andar mil milhas por elas :). que luta pelo que quer, que corre atras de seus sonhos, fazendo o impossível para torna-los realidade. uma menina, que vive se metendo em confusão, e que depois que elas passam, começa a rir. que já aprendeu que no final, tudo dá certo. que já foi vítima" das mentiras desse mundo, e hoje está bem mais forte, e é muito mais díficil tentar derruba-la. que ve mais valor nas pessoas, do que nas coisas materiais. que acreditou em conto de fadas, e que talvez ainda acredita. mas acima de tudo, uma garota diferente, que aproveita a vida ao máximo :)

Lena

Muitas vezes pessoas estranhas se tornam grandes amigas e demonstram ser capazes de nos ajudar sempre que necessário, nos seguram na mão bem melhor do que "VELHOS AMIGOS" e nos fazem ter ânimo para caminhar! É sempre tempo de fazer novas amizades, é sempre tempo de ser feliz e encontrar sorrisos nos teus dias, basta VOCÊ QUERER e lutar para isso. Tenha coragem e tudo você conseguirá!

Verônica Medeiros

Ela sente ciúmes quando suas amigas dizem que ele é fofo, ela sente ciúmes quando ele fala o nome de outra garota. Ela acha que ele é dela e de mais ninguém e acredita que um dia eles ainda irão ficar juntos e ser felizes para sempre, igual conto de fadas. Ela sonha com ele todas as noites, acorda com ele no pensamento e vai dormir pensando nele. Nos sonhos dela ele não está vestido de príncipe, mais está vestido como ele é e isso agrada muito a ela. Ela faz planos para o futuro dos dois e planeja viver intensamente ao lado dele. Mais ele? Não faz idéia de tudo isso que se passa com ela.

R.Leitte

O Sentido da Vida


Nós sempre estamos ocupados em procurar respostas que consideramos importantes para compreender o sentido da real da vida. É muito mais importante viver plenamente, sem preocupações, e deixar que o próprio tempo se encarregue de revelar os maiores segredos de nossa existência. Se estamos ocupados de mais em encontrar um sentido, não deixamos a natureza atuar, e nos tornamos incapazes de ler os sinais mais evidentes de Deus. Certo dia, li um cartaz que dizia o seguinte: "Justamente quando consegui encontrar todas as respostas, mudaram todas as perguntas".

Paulo Coelho Maktub

Não existe a pequena mentira!
Existe a mentira.
Se mentimos em algo,
que consideramos bem pouco...
O que nos faltará,
para mentir em algo maior?
Falar e viver na verdade,
é uma sublime qualidade,
além de nos engrandecer
moralmente e espiritualmente.
Deixe sempre, a verdade fluir,
com essa atitude fazer
resplandecer luz
ao invés de trevas
na vida de outro alguém.

Maria de Fatima

O frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor, assim também é com a escuridão.

A escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.

E finalmente onde queria chegar:

O mal existe?

O mal não existe, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

Paulo Ursaia