Texto sobre Pessoas Invejosas

Cerca de 59 texto sobre Pessoas Invejosas

Por que não eu? É assim que o invejoso se indaga, sem se ater ao fato de que a inveja é um obstáculo que inviabiliza os seus próprios sonhos. A busca pela felicidade é um objetivo comum a todas as pessoas. Todo mundo tem direito a um lugar ao sol, basta saber e querer chegar. O êxito e o fracasso são separados apenas pela linha tênue da ousadia. Ouse, então! Jogue-se nos braços da vida e faça suas coisas acontecerem. A inveja é um sentimento que intoxica, que envenena a alma e que desvia os invejosos dos objetivos aos quais eles deveriam dar mais importância. Viver bem é ser feliz com o que se tem e ainda manter-se forte para buscar o que falta.

A predisposição de alguns de se sentirem contrariados com felicidade do irmão faz com que tudo à sua volta pareça pesado, negativo, obscuro. Para os que se deixam dominar pelo espírito maligno da inveja, o querer não é poder. A esses resta a lamentação, o olho grande, o rancor e o desejo inócuo de querer para si o que é do outro. Vigie seus sentimentos. Não queira ferir e nem atropelar a felicidade de ninguém, por achar que as coisas boas só acontecem com os outros. O sol brilha pra todos, sem privilegiar ninguém. Abra a janela e veja. A luz que um vê é a mesma luz que ilumina todos os olhares do mundo.

Qualquer frustração, por menor que seja, torna-se um espinho gigantesco cravado no coração de quem trocou a esperança de viver dias melhores, pela inveja que faz a gente se deixar sempre em último lugar. Se a felicidade do próximo nos perturba, que tipo de felicidade nós podemos querer para nós mesmos? Ficarmos abatidos por um sonho temporariamente desfeito é perfeitamente normal. O que não é normal é a gente sofrer quando vê outra pessoa feliz. O sucesso é o resultado do merecimento e da perseverança de cada um. O fracasso é apenas uma vírgula no tempo, ou uma pedra no caminho das nossas conquistas.

As pessoas que se deixam levar por esse sentimento maldito, que insiste em querer desbotar a alegria dos seus semelhantes, certamente não são movidas pelo bom impulso que conduz os merecedores à vitória. Inveja não é atalho. Inveja não é solução. Inveja não é luz no fim do túnel. A inveja é uma nódoa que mancha as faces daqueles que deixam de lutar suas próprias guerras para se ocuparem com o alheio.

A inveja não acrescenta, não eleva e não ameniza. Pelo contrário. Ela só atrasa a vida de quem sente. Porque feliz é aquele que se alegra com a felicidade do próximo. Feliz é aquele que se espelha no vitorioso para alcançar também a sua glória. Quem semeia boa sorte colhe frutos mais doces. Quer chegar a algum lugar? Inspire-se e vá à luta. Dispa-se da inveja e vista as cores do bem querer. Viva e deixe viver! O que é do homem a inveja não come.

Renée Venâncio

Por que o ser humano é tão hipocrita,mentiroso,falso,invejoso....??
Porque eu preciso saber!!
Porque todas as pessoas que eu gosto são tomadas de mim tão rápido sem eu ter a oportunidade de mostrar o tamanho do meu carinho por elas??Por que quanto mais eu me aproximo ou me apego a uma pessoa ela se afasta de mim??Afinal o que tem de errado comigo??
Sei que não sou a melhor pessoa do mundo e sei tambem que não sou a pior!!
Eu acho que elas não sabem que só por eu ser assim eu tambem possuo um coraçao!!
Eu não estou sendo falsa quando digo que os adoro,mais eu acho que estao quando me dizem eu tambem!!
Eu não quero que tenham pena de mim por eu ser assim simplesmente eu so quero que me digam a verdade!!

Urziane

O amor é sempre paciente e generoso
Nunca é invejoso
O amor nunca é prepotente nem orgulhoso
Não é rude nem egoísta
Não se ofende nem se recente do mal
Não se alegra do pecado alheio
Mas se regojiza com a verdade
E tudo perdoa, tudo crê, e tudo espera e tudo tolera
Seja o que vier!

Nicholas Sparks

O Invejoso
O invejoso sofre mais pelo que os outros tem, do que pelo que lhe falta.
É comum, sentir uma diferença no olhar do interlocutor quando lhe bate uma ponta de inveja.
É bom que se diga, que nem toda a inveja é ruim ou tem maldade.
Existe um tipo de inveja que demonstra admiração, satisfação, simpatia, pelo sucesso material, social ou intelectual que as pessoas conseguem e que se lhes diferencia de alguma forma.
É motivo de satisfação invejar as pessoas inteligentes, bem sucedidas, elegantes e bonitas, o que de alguma forma pode ajudar que possamos vir a ser como elas, alcançando sucesso.
Existe no entanto uma inveja, que como se diz, mata.
É aquela que está na popular frase: inveja de doer, ou inveja de matar.
Essa inveja, ao invés de ser positiva, como a outra, destrói, amarga, incita a comentários pouco construtivos para não dizer maldosos, impiedosos e quase sempre mentirosos.
O prêmio ou o castigo das pessoas é serem como elas são.Essa inveja é um desvio de caráter e como tal, inaceitável no convívio entre amigos ou pessoas que querem se relacionar bem.
Como no caso do malandro, existe uma maneira de não ser prejudicado pelo invejoso.
É guardar distancia prudente e se possível for, suficiente para estar longe dos seus olhos e comentários.
O sujeito que tem mania de que todos sentem inveja dele, é na verdade um invejoso.
Dizem, que a inveja transmite fluidos negativos e que podem prejudicar alguém.
Acredito que isso seja possível, na mesma medida em que é ruim andar com as pessoas que tem defeito de caráter, ficando bem difícil sermos de qualquer forma afetados quando guardamos distancia prudente desse e de qualquer tipo de mau caráter.
Além disso, está mais do que provado de que todo o bem ou mal que emanamos volta potencializado e é por isso que as pessoas invejosas quase sempre são mal sucedidas em uma ou todas as coisas importantes da vida.
Como sempre ouvimos, principalmente das pessoas mais experientes ou que nos querem bem, diz-me com quem andas e eu direi o que te espera.

Marinho Guzman

A terrível dor da inveja

"Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.

É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e Gratidão", um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento. Ao mesmo tempo que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la."

Há muito tempo os seres humanos são ensinados a compararem-se uns com os outros, como se houvesse categorias de qualificação pessoal para cada um, que os colocasse em escalas de diferentes valores, como primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Acontece que esta cultura de comparação, ao mesmo tempo em que tem boa intenção, pode ser extremamente prejudicial, por exemplo, quando sua mãe diz: A sua prima é melhor que você em tudo! O que eu fiz para você ser assim? E então, você, ouvindo isto, tem sua autoestima totalmente ferida, e aprende a ver sua prima como alguém "melhor" do que você em tudo, e tal fato, faz com que automaticamente, nasça a inveja.

Existem dois tipos de inveja, aquela a qual o indivíduo admira a pessoa, e aprende a espelhar-se nela, chamada inveja construtiva. E existe aquela a qual o indivíduo não quer que a pessoa seja vista como sendo melhor, tenha crescimento ou progresso em sua vida, ou seja, ao contrário da inveja construtiva, nesta, o indivíduo praticamente deseja que a pessoa tenha muito azar, sendo chamada de inveja destrutiva.

Tenso? Horrível? Também acho. Mas o problema vem da infância, na qual os pais ou responsáveis estimularam na criança aquele sentimento de inferioridade. Por que seu filho tem que ser bom em tudo só porque sua sobrinha é? Digo bom em tudo aqui, por que é isso que realmente muitas crianças ouvem. (Mas é claro que não existe ninguém bom em tudo).

O problema é que, quando crianças, esta consciência de saber que não existe alguém "bom em tudo", não existe. Assim, de tanto ser comparada e cobrada de "qualidades" e capacidades que ainda não foram desenvolvidas, esta criança tem uma grande tendência a crescer e se tornar um adulto "invejoso destrutivo", o que não será nada bom para a sua vida, em todos os aspectos.

Os pais devem aprender a valorizar o que seus filhos têm de melhor, e não o que os filhos dos outros tem. Uma criança deve "crescer com a inveja construtiva", em que aprenderá a admirar as pessoas e utilizar isto como espelho, não como uma competição.

A inveja é um sentimento parecido com a dor, em que o invejoso sente-se "ferido" ao ver alguém sendo compensado por algo, enquanto ele não o foi. E se esta pessoa que foi compensada vier a sofrer por algum motivo, o invejoso ficará feliz, tendo aquele sentimento que vêm como se fosse um conforto para a dor anterior, ocasionada pela inveja.

Assim, é extremamente importante estimular nas crianças o espírito de luta, mas sem fazer com que elas sejam capazes de sentirem se felizes com a tristeza dos outros, caso contrário, crescerão adultos incapazes de serem felizes com suas próprias capacidades, tendo enormes dificuldades durante sua vida, seja pessoal, social ou profissional.

A felicidade do outro não pode ser a sua tristeza, nem a tristeza do outro pode ser a sua felicidade. Veja esta frase:

"O ex-marido da minha colega me disse que ela tinha ódio mortal de mim e queria me destruir"
Claudia Neves, designer, 28 anos.

Se uma pessoa inveja tanto outra, que chega a querer destruí-la, é necessário que esta pessoa faça uma avaliação de si mesma, e veja o que está acontecendo de errado com sua concepção do que é viver. Viver consiste em ser feliz consigo mesmo, por mais que pareça algo difícil, o que o outro faz deve ser visto como exemplo, e apenas isso. Vale consultar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra), e entender o que se passa em sua mente, afinal, não deixa de ser uma doença querer que o outro seja infeliz.

E quanto a você que se sente ameaçado pelo invejoso, não se preocupe. Ele não tem culpa de ser assim, e não sabe que o mal que deseja a você é reflexo de sua própria inferioridade, prejudicando apenas a ele mesmo. Acredite, a inveja destrutiva destrói muito mais o invejoso do que o invejado.

Fernanda Sorce Marinho

O invejoso só vai te aplaudir, se esses aplausos não apagarem ele ,
O invejoso só vai te elogiar, se esses elogios não ferirem o ego dele,
O invejoso só vai te promover, se essa promoção for abaixo dele,
O invejoso só vai te reconhecer, se esse reconhecimento não ameaçar
o prestígio dele.
No entanto...Nunca espero que um invejoso levante para aplaudir teu melhor espetáculo, nunca espere que um invejoso te elogie no teu melhor momento, nunca espere que um invejoso te promova no teu maior talento e nunca espere que o invejoso te reconheça, porque ele é incapaz de reconhecer pessoas mais capacitadas que ele.
É muito fácil reconhecer um invejoso, porque ele finge não te ver, porém, é o que mais te observa, tanto que, suas atitudes, passam a ser similares as tuas.
Todo invejoso é genérico!!!!!!!!! Não tem jeito ...

Desconhecido

O Amor é Sempre paciente..

Sempre generoso e nunca é invejoso..

O amor nunca se ufana,não se ensoberrbese..

O Amor não é rude e nem egoista.

Não se ofende, não se recente do mal.

Não se alegra com o pecado aolheio,mais se regorgiza com a verdade

Ele tudo perdoa, tudo crê, tudo ESPERA e tudo tulera SEJA O QUE VIER..

O amor é como o vento... não podemos ver, mas podemos sentir!!!"

Desconhecido

Sobre a inveja? Ela não precisa existir.
Seja invejoso e a sensação de impotência tomará conta de você a ponto de torná-lo paralisado e não te deixar progredir.
Ou, você pode enxergar o objeto da inveja como referência e impulso para seu crescimento. Pode transformá-lo em meta.
A felicidade e o sucesso chegam quando você aprende transformar situações e pontos de vista ruins, em bons.
Você decide. A vida responde.

Andre Fernandes

9 - A crítica do invejoso é perversa. Há ódio embutido em cada vírgula do que diz. Não basta cortar sua língua, pois a perversidão mora na alma. Rezemos todos os dias para o advento de limites no processo da reencarnação.


10 - O caminho da eternidade será agradável aos edificadores do bem. Que os demais não esperem bombons.


11 - O amor será um engodo, caso não abrigue sentido duradouro nas ações levadas a efeito em seu nome.


12 - Um homem inteiro não titueia diante de um exército de pulhas.


13 - Ao se tratar do ensino público, o político não deve trazer a última palavra. Não se preparam gerações com engodo.


14 - No subsolo mental dos donos do Poder paira a fedentina dos dejetos da hipocrisia. É por isso que Brasília ora cheira bem, ora cheira mal.(1996)


15 - Do debate entre políticos, sobram-nos indagações, incredulidade e perplexidade. Os tempos mudaram! Amanhecerei assim sempre? Quero ter a certeza de que não!(1998)



16 - A Educação e a Cultura no Brasil defrontam-se com o fosso. Educadores, Escritores e Artistas em geral foram colocados em segundo plano, em favor dos políticos profissionais.(1991, Pelotas)


17 - Pelos meus caminhos, a incompetência não encontra retorno. Para os abnegados do ócio e das benesses governamentais, parasitas imundos, guardo abismos.(1993,Teresópolis)



18 - Os governos festejam. Mas, sejamos sinceros: a maior farsa republicana ainda é a promessa de reforma agrária, levada a efeito pelos insinceros do Poder. (2000)


19 - Surgirá um herói de verdade (ressuscitaria de que túmulo?), exemplificando os covardes, omissos e paranóicos da República.(1997)


20 - Não mudo de opinião, tangente às ações dos néscios da prepotência. Desejo conhecê-los melhor, aprofundar-me em suas almas vaidosas, para repudiá-los com mais intensidade.(1989)

Apolinário Justo

O amor
"O amor é muito paciente e bondoso
Nunca é invejoso ou ciumento
Nunca é presunsoso nem orgulhoso
Nunca é arrogante nem egoísta, nem tão pouco rude
O amor nÃo exige que se faça o q/ ele quer
Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que os outros lhe fazem
Nunca esta satisfeito c/ a injustiça
Mas se alegra quando a verdade triunfa
Se você amar alguém será leal para com ele
Custe o que custar
Sempre acreditará nele
Sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa
Há três coisas que perduram : a FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR
E a maior destas coisa é O AMOR."

Epístola do amor segundo São Paulo

O valor dos invejosos

“Aqueles que são invejados entristecem-se com o rancor que sentem à sua volta; se são orgulhosos, por receio de algum prejuízo; se generosos, por compaixão dos que invejam. Mas depressa se alegram: se me invejam, isso quer dizer que tenho um valor, dos méritos, das graças; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo. A inveja é a sombra obrigatória do gênio e da glória, e os invejosos não passam, de forma odiosa, de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias. Não custa muito perdoar-lhes, quando existe o direito de me comprazer e desprezá-los. Posso mesmo estar-lhes, com frequência, gratos pelo fato de o veneno da inveja ser, para os indolentes, um vinho generoso que confere novo vigor para novas obras e novas conquistas. A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar consiste em ensaiar um voo para um cume mais elevado. E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra.
O indivíduo verdadeiramente sagaz faz mais: serve-se da própria difamação para retocar melhor o seu retrato e suprimir as sombras que lhe afetam a luz. O invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da sua perfeição.”

Giovanni Papini, in Relatório Sobre os Homens

Giovanni Papini

Aos invejosos


Existe um hiato grande entre minha realidade e meus sonhos. Deus pôs no meio do caminho o suficiente de condições e as necessárias dificuldades para trilhá-lo. Assim a garra, a coragem e a força de vontade que eu tenho são resultantes dessa mistura de fatores. Não são de uma fibra moral invejável, mas um fardo dolorido porém indispensável a carregar. Sinto-me condenada a ser feliz: então não tenho como questionar nem meu caminho, nem meu destino. Torço para que cada lágrima e cada gota de suor se revertam em sucesso - o que faz ainda mais renitente a minha luta.

Érica Marina

Você vai a uma cartomante, ela lhe diz que sua vida está repleta de inveja. E que a maior invejosa é uma pessoa próxima a você. Uma morena. Ela iria aparecer, não seria necessário procurar.

Nesse momento o que fazer? Calar-se, não falar mais nada de sua vida a ninguém, estudar a fundo as suas amizades, ou ignorar, tomar alguns banhos de erva, rezar-se e purificar-se para retirar o mau olhado?

Convenhamos, para uma pessoa que tem muitas "amigas" certamente é muito complicado. Uma amiga morena entre centenas de pessoas morenas ao seu redor. Uma cruel invejosa, entre as suas amigas? Isso me soa bem assustador.. me faz lembrar de filmes de terror, daqueles em que a traição é o foco. E ao falar de traição, falamos de amizade, pois o seu inimigo nunca lhe trai, ele age na sua frente.

Ingênua, colaboradora, certa de que está querendo seu bem. Uma como você, com uma vida parecida com a sua, que vive com você e sabe do seu dia-a-dia, em seu interior pode estar desejando seu mau. Pois o coração, é terra que não se pisa. Complicado.. isso me lembra minha mãe, que sempre diz que a única pessoa que quer seu bem é ela. Me lembra também o Lucas, dizendo que por mais que se tenha amigos, ninguém quer se ver pior que ninguém.. que as vezes invejamos até sem perceber. O Diego diz que amizades femininas não são confiáveis.. e por ai vai.

Ando orando muito, pedido a Deus que afaste tudo o que tem de invejoso em cima de mim. Que tire tudo o que for trabalhado em minha vida. Que traga as minhas mãos tudo o que eu preciso saber.. e que me aproxime de tudo o que for bom pra mim.. mesmo que eu não aceite esse "bem".

Emanuelle Mendes

Quer saber quem tu és, fale com seus amigos,ouça os sinceros, porque os invejosos
vão querer aumentar seus defeitos e diminuir suas qualidades. Sendo assim,
saberás como és verdadeiramente. As vezes nos surpreendamos com nossas
qualidades ou defeitos,seja lá qual for e sempre bom melhorarmos.

Marryas

O invejoso é desprovido de todo e qualquer sentimento que possa remetê-lo à condição de ser humano. Ele é frio como um iceberg, contudo, através da eficiência de suas nefastas táticas, ele consegue esconder sua real personalidade, apresentando-se sempre como uma vítima, frágil, ingênua e prestativa.

Psicólogo e Escritor- Alexandre Bez, Livro: Inveja -O Inimigo Oculto

Alexandre Bez

O invejoso é vingativo em relação ao invejado e à posição que este ocupa. Sua vingança entretanto, não possui nexo algum, pois este não lhe fez nada, além de ter algo valioso ou ser alguém com qualidades individuais."

Psicólogo e Escritor- Alexandre Bez, Livro: Inveja - O Inimigo Oculto

Alexandre Bez

Uma das palavras mais utilizadas pelos invejosos, é: Cafona. O invejoso adora verbalizá-la em seu vocabulário. No entanto, está apenas projetando-a no outro, porque não consegue conviver com a ideia de que a felicidade pode ocorrer ocasionada pelo simples modo natural de levar a vida. Sem seguir tendências, ou padrões pré- estabelecidos.

Psicólogo e Escritor Alexandre Bez, Livro: O Que Era Doce Virou Amargo

Alexandre Bez

O invejoso só vai te aplaudir, se esses aplausos não apagarem ele ,
O invejoso só vai te elogiar, se esses elogios não ferirem o ego dele,
O invejoso só vai te promover, se essa promoção for abaixo dele,
O invejoso só vai te reconhecer, se esse reconhecimento não ameaçar
o prestígio dele.

No entanto...Nunca espero que um invejoso levante para aplaudir teu melhor espetáculo, nunca espere que um invejoso te elogie no teu melhor momento, nunca espere que um invejoso te promora no teu maior talento e nunca espere que o invejoso te reconheça, porque ele é incapaz de reconhecer pessoas mais capacitadas que ele.

É muito fácil reconhecer um invejoso, porque ele finge não te ver, porém, é o que mais te observa, tanto que, suas atitudes, passam a ser similares as tuas.

Todo invejoso é genérico!

Keila Sacavem

Poema ao Invejoso.


Estas minhas mãos feridas,
Das lutas da vida,
Da dor que carrego em minha alma.

São a prova que eu,
Sem o consentimento seu,
Vou vencer nesta vida,
Lutando e tentando,
Sem fraquejar,
No coração eu carrego,
O saber de ganhar.

Tu não queres de mim,
A vitoria na vida,
Mas eu digo a ti,
Esta luta é minha.

Independente de tudo,
Sei que vou vencer,
Pois não depende de ti,
Apenas do meu querer.

E querer é oque tenho,
É oque carrego nas mãos,
Batalhando na vida,
Seguindo meu coração.

Não tenho medo da dor,
Pois eu ja a senti,
Não é tão assustador,
Quanto viver sem sorrir.

Sei oque devo fazer,
Pra na vida vencer,
E nunca desistir,
Nem ser como você.

Conformado com tudo,
Em uma vida sem nada,
Criticando a todos,
Em uma vida arrasada.

Não é ganancia oque sinto,
Minha sede não é dinheiro,
É apenas prazer,
De fazer meu querer,
Nesta vida tão curta,
E não ser infeliz.

Infeliz como muitos,
Que nem chegaram a tentar,
Sonharam com coisas,
Mas nunca tentaram ganhar.

Annh Cavalcante

A inveja é uma praga, acho que a pior praga que o ser humano pode cultivar, o invejoso ele não quer o sucesso, os bens, o dinheiro, a promoção, o que ele quer é que o outro não tenha sucesso, bens...
O invejoso tem a autoestima tão baixa que qualquer holofote em cima de terceiros minam sua energia, ele não gosta de aplausos a terceiros, reconhecimentos alheios, ele quer brilhar ofuscando a luz do outro, sobe degraus empurrando quem está em cima, às vezes quem tá em cima cai em cima dele como resposta do eco da vida.
A vida precisa ser inventada e precisamos nos munir de todas as forças para não termos esse sentimento tão mesquinho, tão pequeno.
O invejoso pensa tão em si que ele algumas vezes diz: antes ele do que eu, quando algo dá errado, ainda bem que deu errado pra ele não para mim.
Para mim sucesso, dinheiro, glamour, prazer, para ele nada, ou azar, má sorte, encrenca e tudo de ruim, quanto mais baixo o outro estiver, mas por cima eu me destaco.
Vários homens em pé eu sou apenas mais um, vários homens caídos no chão e apenas eu em pé, eu sou o vitorioso, triunfador dos exércitos.

Arcise Câmara