Texto sobre Inveja

Cerca de 321 texto sobre Inveja

INTOLERÂNCIA

A Beleza foi mal interpretada pela Inveja que, por sua vez, se juntou ao Medo que logo começou a instigar a Curiosidade. Depois, tudo se transformou em um caos completo porque a Ira permitiu. A Dor fez de conta que era muito forte e se aliou à Calúnia, desmerecendo a Bondade e o primo Respeito. Rapidamente, como num piscar de olhos, a Mentira se fez de boazinha, fantasiou-se de Paixão e correu atrás do Amor.
Assim, sem poder se defender e estando acuado naquele fétido beco da Maldade, aconteceu o pior: o Sr. Amor foi decepado, em ato cruel, pela fria e desnorteada Vingança- sendo que esta última, recebera cegas ordens da camaleoa Loucura e da esquisita Intolerância para acabar com o suposto Sr. Amor, sem deixar rastro algum

escrito em 26 de Setembro de 2010.

louis caetano

E sua monstruosa inveja, não deixa você crescer.
Meu sucesso permanente, ele incomoda muito a você.

O que vem debaixo não me atinge, porque eu sou um cidadão de bem.
Você me detona na minha ausência, é porque muito respeito me tem.

Olha aí,
Se quiser falar de mim, que fale agora.
Não deixe eu virar as costas, pra jogar conversa fora.

Bezerra da Silva O Poeta

Don Rafa

72. "Suas palavras sinceras viram armas de mentira na mão de quem mais te inveja. E elas ferem."

73. “Se lembranças ruins são sempre insignificantes, quando a saudade chegar lembre apenas das coisas que te fizeram bem.”

74. “As vezes não consigo pensar em nada, apenas em você, mas lembro que posso escrever sobre as muitas coisas boas que aprendi ao seu lado.”

75. “A saudade é mesmo bem intrometida e sempre volta, a tristeza faz parte, mas a alegria pode deixar que está comigo, e te farei feliz.”

76. “Se tudo que falo, tudo que sinto fosse mentira, não existiria tamanha verdade para poder demonstrar o que realmente sinto.”
77. “Simplicidade, Amizade, Confiança, Solidariedade se um dia for por inveja, me inveje disso, é o que tenho de sobra, esse é meu luxo e não há valor no mundo que o compre.”
78. “Se sempre falo coisas bonitas não é apenas para ti agradar, mas para te ver sorrir, e com esse sorriso conseguir minha felicidade.”

79. “Para que mais brigas e choros se você já nasceu em lágrimas ? mas a primeira coisa que viu foi um sorriso de quem realmente te ama e isso ainda acontece até hoje , ao acordar mesmo de mal com a vida, uma amizade para te fazer sorrir. Valorize.”

80. “Quer ser igual ou tentar ser melhor, não adianta tentar o mesmo estilo ou mesmo comportamento, de CORAÇÃO sempre serei superior.”

81. “Busco nos mínimos detalhes de uma pessoa poder torna - lá um grande amigo para mim e nos máximos ser o melhor para cada uma delas.”
82. “Bons sentimentos não são vistos pelos maus olhos, são sentidos pelos grandes corações.”

João Paulo Pereira

O amor é paciente, o amor é bondoso
Ele não inveja, não se vangloria
Ele não é orgulhoso
O amor não é rude, não é egoísta
Não se irrita facilmente, ele não guarda rancor algum
Veja o amor não se alegra com o mal mas sim com a
verdade
Ele sempre protege, sempre confia, sempre espera,
sempre persevera
O amor nunca falha
O amor é eterno
Ele é eterno, ele não para jamais, vai além do tempo
Só restará o amor quando você morrer
Mas pergunte-se por quê?
Você tem amor?

Bruno Mars - Love

Prosa Patética

Nunca fui de ter inveja, mas de uns tempos pra cá tenho tido... As mãos dadas dos amantes tem me tirado o sono... Ontem, desejei com toda força ser a moça do supermercado. Aquela que fala do namorado com tanta ternura. Mesmo das brigas ando tendo inveja. Meu vizinho gritando com a mulher, na casa cheia de crianças... Sempre querendo, querendo... Me disseram que solidão é sina e é pra sempre. Confesso que gosto do espaço que é ser sozinho. Essa extensão, largura, páramo, planura, planície, região. No entanto, a soma das horas acorda sempre a lembrança... Do hálito quente do outro. A voz, o viço... Hoje andei como louca, quis gritar com a solidão... Expulsar de mim essa Nossa senhora ciumenta. Madona sedenta de versos. Mas tive medo. Medo de que ao sair levasse a imensidão onde me deito... Ausência de espelhos que dissolve a falta, a fraqueza, a preguiça. E me faz vento, pedra, desembocadura, abotoadura e silêncio. Tive medo de perder o estado de verso e vácuo... Onde tudo é grave e único. E me mantive quieta e muda. E mais do que nunca tive inveja. Invejei quem tem vida reta, quem não é poeta... Nem pensa essas coisas. Quem simplesmente ama e é amado. E lê jornal domingo. Come pudim de leite e doce de abóbora... A mulher que engravida porque gosta de criança... Pra mim tudo encerra a gravidade prolixa das palavras: Madrugada, mãe, ônibus, olhos, desabrocham em camadas de sentido... E ressoam como gongos ou sinos de igreja em meus ouvidos. Escorro entre palavras, como quem navega um barco sem remo. Um fluxo de líquidos. Um côncavo silêncio. Clarice diz, que sua função é cuidar do mundo. E eu, que não sou Clarice nem nada, fui mal forjada... Não tenho bons modos nem berço. Que escrevo num tempo onde tudo já foi falado, cantado, escrito. O que o silêncio pode me dizer que já não tenha sido dito? Eu, cuja única função é lavar palavra suja... Nesse fim de século sem certeza? Eu quero que a solidão me esqueça.

Viviane Mosé Poema com estrutura modificada

Amar é o fato de viver;
humano e prazerosa ternura.
Odiar é o mito da vida
que a inveja criou,
apenas para nós enganar.
Dentro de nós
não há a perfeição,
daí vem a confusão.
Grandes vantagens nos oferecem
o olhar que proíbe o além chegar.
As horas que escolhemos,
vejamos que tudo pode mudar,
pois a vida é cheia de mudanças.

Bernardo Lucas Piñon de Manfredi

A terrível dor da inveja

"Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.

É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e Gratidão", um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento. Ao mesmo tempo que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la."

Há muito tempo os seres humanos são ensinados a compararem-se uns com os outros, como se houvesse categorias de qualificação pessoal para cada um, que os colocasse em escalas de diferentes valores, como primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Acontece que esta cultura de comparação, ao mesmo tempo em que tem boa intenção, pode ser extremamente prejudicial, por exemplo, quando sua mãe diz: A sua prima é melhor que você em tudo! O que eu fiz para você ser assim? E então, você, ouvindo isto, tem sua autoestima totalmente ferida, e aprende a ver sua prima como alguém "melhor" do que você em tudo, e tal fato, faz com que automaticamente, nasça a inveja.

Existem dois tipos de inveja, aquela a qual o indivíduo admira a pessoa, e aprende a espelhar-se nela, chamada inveja construtiva. E existe aquela a qual o indivíduo não quer que a pessoa seja vista como sendo melhor, tenha crescimento ou progresso em sua vida, ou seja, ao contrário da inveja construtiva, nesta, o indivíduo praticamente deseja que a pessoa tenha muito azar, sendo chamada de inveja destrutiva.

Tenso? Horrível? Também acho. Mas o problema vem da infância, na qual os pais ou responsáveis estimularam na criança aquele sentimento de inferioridade. Por que seu filho tem que ser bom em tudo só porque sua sobrinha é? Digo bom em tudo aqui, por que é isso que realmente muitas crianças ouvem. (Mas é claro que não existe ninguém bom em tudo).

O problema é que, quando crianças, esta consciência de saber que não existe alguém "bom em tudo", não existe. Assim, de tanto ser comparada e cobrada de "qualidades" e capacidades que ainda não foram desenvolvidas, esta criança tem uma grande tendência a crescer e se tornar um adulto "invejoso destrutivo", o que não será nada bom para a sua vida, em todos os aspectos.

Os pais devem aprender a valorizar o que seus filhos têm de melhor, e não o que os filhos dos outros tem. Uma criança deve "crescer com a inveja construtiva", em que aprenderá a admirar as pessoas e utilizar isto como espelho, não como uma competição.

A inveja é um sentimento parecido com a dor, em que o invejoso sente-se "ferido" ao ver alguém sendo compensado por algo, enquanto ele não o foi. E se esta pessoa que foi compensada vier a sofrer por algum motivo, o invejoso ficará feliz, tendo aquele sentimento que vêm como se fosse um conforto para a dor anterior, ocasionada pela inveja.

Assim, é extremamente importante estimular nas crianças o espírito de luta, mas sem fazer com que elas sejam capazes de sentirem se felizes com a tristeza dos outros, caso contrário, crescerão adultos incapazes de serem felizes com suas próprias capacidades, tendo enormes dificuldades durante sua vida, seja pessoal, social ou profissional.

A felicidade do outro não pode ser a sua tristeza, nem a tristeza do outro pode ser a sua felicidade. Veja esta frase:

"O ex-marido da minha colega me disse que ela tinha ódio mortal de mim e queria me destruir"
Claudia Neves, designer, 28 anos.

Se uma pessoa inveja tanto outra, que chega a querer destruí-la, é necessário que esta pessoa faça uma avaliação de si mesma, e veja o que está acontecendo de errado com sua concepção do que é viver. Viver consiste em ser feliz consigo mesmo, por mais que pareça algo difícil, o que o outro faz deve ser visto como exemplo, e apenas isso. Vale consultar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra), e entender o que se passa em sua mente, afinal, não deixa de ser uma doença querer que o outro seja infeliz.

E quanto a você que se sente ameaçado pelo invejoso, não se preocupe. Ele não tem culpa de ser assim, e não sabe que o mal que deseja a você é reflexo de sua própria inferioridade, prejudicando apenas a ele mesmo. Acredite, a inveja destrutiva destrói muito mais o invejoso do que o invejado.

Fernanda Sorce Marinho

Não Entendo os Invejosos...
Pq ter tanta Inveja???

• Será pq eu sou linda d+?
• Popular d+?
• Inteligente d+?
• Kerida por todos?
• Ter o cabelo lindo?
• Ter as melhores idéias?
• Ou por eu me destacar?
• Chamar a atenção?
• Ou será esse meu jeito cativante de conseguir tudo q kero?...

Ai...
Pq será q existe tanta inveja nesses coraçõeszinhos?

Até q dá pra entender eles...
Me ODEIAM, mas me IMITAM. Porém, jamais me SUPERAM!!!

Afinal, ESSA É MINHA PRERROGATIVA!

•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•

Por fora um conceito seu...
Por dentro uma personalidade, q É SÓ MINHA!

•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•

Desconhecido

Pessoas inconvenientes não possuem de maneira consciente o discernimento do elogio e da inveja. Essas pessoas projetam nas outras toda malevolência de suas próprias mentes. Assim, quando olham uma obra de arte não conseguem ver o abstrato, o latente, veem somente uma deturpação de tintas ou palavras.

(Flávia Abib)

Flávia Abib

Que a sua beleza não ofusque o brilho do sol,
Que a natureza não sinta inveja da sua beleza,
Que o Vento não tenha cíumes da sua beleza levando ela para longe,
Pois para mim voce é:
Como o sol que o brilho nunca se apaga,
Como a natureza maravilhosa,
E que o vento lhe leve todo o meu sentimento pra perto de ti para que nos momentos de solidão
Se sintas protegida pelo meu amor........
Saudades.......

Luiz Paulo Damião

Amor hó amor
O amor é paciente
O amor é bondoso
Não inveja
Não se vangloria
Não se orgulha.
Não maltrata
Não procura seus interesses
Não se ira facilmente
Não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça
Mas se alegra com a verdade
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
O amor é tudo

Maria de Fatima

Ofereca a palavra + bonita: LIBERDADE;
Evite a palavra + venenosa: INVEJA;
Valorize a palavra + usada: AMOR;
Fuja da palavra que + prejudica: MENTIRA;
Pratique a palavra + dificil: HUMILDADE;
Perdoe a palavra que + destroi: MAGOA;
Cultive a palavra + poderosa: AMIZADE;
Trabalhe para ter a palavra + procurada: PROSPERIDADE; Conquiste a palavra + essencial: CONFIANCA;
Busque sempre a palavra + importante: DEUS……Porque ELE te ensinara a alcancar todas as outras coisas da vida.

Marcelo

Nascemos puros. Sem saber o que é o ódio, a inveja, a luxúria ou qualquer outro pecado capital...
A sociedade grava em nós o que é certo e o que é errado e dependendo do modo como as informações são absorvidas, não é possível distinguir x de y. É uma questão de percepção.
Daí começamos a tirar nossas próprias conclusões baseadas em ensinamentos que a sociedade nos passou. E essas conclusões refletem diretamente no seu caráter.
Dei o nome a isso de princípio de personalidade. Ou você é uma pessoa correta ou incorreta. Mas não se esqueça que: o que pode parecer correto para você... pode ser incorreto para o outro.

Yasmim Queiróz Chaul

Inveja

A inveja e uma fantasia rica, quanto, mais se veste mais santo ficam.
Encontramos na inveja um personagem sorridente, um personagem que e sempre o certo, aquele que esconde quem é da vergonha de ser descoberto faz o papel perfeito para sair do caso.
A inveja e a falta de sinceridade, por, mas que esteja na cara, nunca admite a verdade.

Yvis Reis Faleiro Dos Santos

Inveja

Meu pensamento estar distante;
Na lembrança de um beijo.
Estou sentindo-me um adolescente,
Num turbilhão de conflitos; a razão me falta, sou um farsante.
Um homem com um único desejo;
A necessidade de te amar é persistente.

Todo este desejo louco, é amor,
Que você despertou em mim.
Transformando um homem num menino;
Inconsequente, sonhador.
Por que eu fui gostar tanto de você assim?
Será que sofrer é meu destino?

Eu quero ter você.
Mas quem sou eu?
Um homem que te deseja?
Um menino sozinho a sofrer?
Um homem que se apaixonou?
E que ao ver alguém te beijando senti inveja.

Ricarlosmelo

Varra de seu coração:
a tristeza, a angústia, a aflição,

Varra de sua vida:
a inveja, a maledicência, a fofoca

Varra do seu corpo:
a preguiça, o tédio, os maus pensamentos

Varra de seu caminho:
o mau olhado, o mau agouro, o mau pressentimento

Deixe fluir a alegria de sua alma
Trabalhe seu corpo para o bem

Agradeça por seu trabalho
e acima de tudo
começe sua semana com
FELICIDADE no coração


Pois novos horizontes se aproximam
novas alegrias irão chegar
e seu coração
estará pronto pare receber tudo isso.

Priscila Laene

Você pode morar do outro lado do mundo , mas isso não importa !
Você diz que tem inveja de quem está ao meu lado , de quem pode me tocar e ver , que é ruim termos uma a outra apenas pela tecnologia.
Mas eu te afirmo , prefiro te ter assim do que deixar a nossa amizade ter como destino o esquecimento- o que acontece com a grande maioria dos que eu vejo todos os dias .Enquanto com você , eu continuo te amando a todo segundo não só virtualmente mas com o maior sentimento do mundo : o amor!

Rafaela Ap Romano

Inveja
Espero que seja disimada a inveja, exterminada e banida da vida das pessoas. Porque uma pessoa invejosa tem o poder de auto-destruição é pervesa, malvada. Praticamente uma pessoa invejosa tem olho de urubu, apesar que os pobres dos Urubus não tem nada haver, são aves que não merecem a tal comparação.
A inveja aonde põe o olho tudo destrói, nada se constrói,a inveja é uma maldição, muitos sabem que tem o olhar cruel e invejoso, e faz questão de praticar o mau, faz o desejo malígno acontecer através da inveja, mas esse reinado cruel pode e deve acabar, porque ainda existem a bondade, pessoas construtivas, pessoas de interesse do crescimento do outro, ainda existe a vida, enquanto há vida, a esperança, e Deus é a vida, é a criação, é Universo, é Natureza, é poder contra as maldições, Deus existe, e temos que acreditar, devemos acreditar nos que ainda te deseja o bem e toda iniquidade dos perversos será destruída, a união das pessoas fará que essa tal inveja e perversidade desaparecerá para sempre da vida das pessoas.

Adaildes Alves Moreira

Parte de mim,é o que é você.

Que segredos trazes no teu sorriso?
Que até o sol tem inveja de seu brilho.
É a forma mais bela a que felicidade se mostra,
no brilho de sua felicidade posta.

E seus olhos,o que dele mais falar?
No poema "Seus olhos" muito do seu há,
Se 'Golçalve Dias' ja muito dele falou.
Que são serenos,tão puros e cheio de amor.

Seus olhos enormes e negros expiram alegria.
Transforma tristeza em felicidade,prosa em poesia.
Seu olhar tudo transforma,o mundo mais bonito fica.
Horror não há,todos ele erradica.

Tão linda,tão cheia de ternura,
carinhosa,meiga,cheia de doçura.
são algumas qualidades que lhe pertençe,
Além de dengosa,manhosa e muito atraente.

As estrelas se apagam quando ver você passando,
seu charme,sua luz,as delas vão ofuscando.
Muitas invejam,garotas querem ser iguais.
Mais iguais como você,nunca seram capaz.

Apesar de possessiva ser,
muitos querem,poucos podem ter.
Todos são dela,mais ela não é de nimguém,
mulher igual a ela não tem.

Um anjo decidiu realizar um sonho,
é essa é a teoria que eu proponho
para o dia do seu seu nascimento,
e que ele teve seu sonho realizado,com grande merecimento.


Fico feliz por parte da minha vida fazer,
feliz de ao meu lado pessoas como você ter.
E essas palavras não foram ditas em vão,
foi pra mostrar que você mora no meu coração.

Brivaldo Júnior

Beleza da natureza

O mar,beleza da natureza.
Mesmo com seus tons tão belos.
Tem inveja dos seus olhos
tão bonitos e tão singelos.

O passáro,beleza das matas.
Que tão charmoso canta.
tem inveja da tua voz,
Pois todos que a ouve se encanta.

O vento,que por ele todos voam.
Com sua brisa chega a tocar a alma.
Tem inveja de seus gestos,
que a todos acalma.

A flor,que o campo enche de vida.
Com seu aroma e elegância.
Tem inveja do seu cheiro,
que não a melhor fragrância.

Eu,Queria ser um anjo.
Pra nos seu sonhos poder entrar.
Tenho inveja do seu traveisseiro,
que com você a noite pode deitar.

O mar tem inveja dos teus olhos.
Os passáros inveja da tua voz.
O vento da tua delicadeza.
As flores do teu perfume.
Eu de seu travesseiro,
porque dorme com vc!!

Brivaldo Júnior