Texto sobre Inveja

Cerca de 259 texto sobre Inveja

A terrível dor da inveja

"Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.

É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e Gratidão", um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento. Ao mesmo tempo que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la."

Há muito tempo os seres humanos são ensinados a compararem-se uns com os outros, como se houvesse categorias de qualificação pessoal para cada um, que os colocasse em escalas de diferentes valores, como primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Acontece que esta cultura de comparação, ao mesmo tempo em que tem boa intenção, pode ser extremamente prejudicial, por exemplo, quando sua mãe diz: A sua prima é melhor que você em tudo! O que eu fiz para você ser assim? E então, você, ouvindo isto, tem sua autoestima totalmente ferida, e aprende a ver sua prima como alguém "melhor" do que você em tudo, e tal fato, faz com que automaticamente, nasça a inveja.

Existem dois tipos de inveja, aquela a qual o indivíduo admira a pessoa, e aprende a espelhar-se nela, chamada inveja construtiva. E existe aquela a qual o indivíduo não quer que a pessoa seja vista como sendo melhor, tenha crescimento ou progresso em sua vida, ou seja, ao contrário da inveja construtiva, nesta, o indivíduo praticamente deseja que a pessoa tenha muito azar, sendo chamada de inveja destrutiva.

Tenso? Horrível? Também acho. Mas o problema vem da infância, na qual os pais ou responsáveis estimularam na criança aquele sentimento de inferioridade. Por que seu filho tem que ser bom em tudo só porque sua sobrinha é? Digo bom em tudo aqui, por que é isso que realmente muitas crianças ouvem. (Mas é claro que não existe ninguém bom em tudo).

O problema é que, quando crianças, esta consciência de saber que não existe alguém "bom em tudo", não existe. Assim, de tanto ser comparada e cobrada de "qualidades" e capacidades que ainda não foram desenvolvidas, esta criança tem uma grande tendência a crescer e se tornar um adulto "invejoso destrutivo", o que não será nada bom para a sua vida, em todos os aspectos.

Os pais devem aprender a valorizar o que seus filhos têm de melhor, e não o que os filhos dos outros tem. Uma criança deve "crescer com a inveja construtiva", em que aprenderá a admirar as pessoas e utilizar isto como espelho, não como uma competição.

A inveja é um sentimento parecido com a dor, em que o invejoso sente-se "ferido" ao ver alguém sendo compensado por algo, enquanto ele não o foi. E se esta pessoa que foi compensada vier a sofrer por algum motivo, o invejoso ficará feliz, tendo aquele sentimento que vêm como se fosse um conforto para a dor anterior, ocasionada pela inveja.

Assim, é extremamente importante estimular nas crianças o espírito de luta, mas sem fazer com que elas sejam capazes de sentirem se felizes com a tristeza dos outros, caso contrário, crescerão adultos incapazes de serem felizes com suas próprias capacidades, tendo enormes dificuldades durante sua vida, seja pessoal, social ou profissional.

A felicidade do outro não pode ser a sua tristeza, nem a tristeza do outro pode ser a sua felicidade. Veja esta frase:

"O ex-marido da minha colega me disse que ela tinha ódio mortal de mim e queria me destruir"
Claudia Neves, designer, 28 anos.

Se uma pessoa inveja tanto outra, que chega a querer destruí-la, é necessário que esta pessoa faça uma avaliação de si mesma, e veja o que está acontecendo de errado com sua concepção do que é viver. Viver consiste em ser feliz consigo mesmo, por mais que pareça algo difícil, o que o outro faz deve ser visto como exemplo, e apenas isso. Vale consultar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra), e entender o que se passa em sua mente, afinal, não deixa de ser uma doença querer que o outro seja infeliz.

E quanto a você que se sente ameaçado pelo invejoso, não se preocupe. Ele não tem culpa de ser assim, e não sabe que o mal que deseja a você é reflexo de sua própria inferioridade, prejudicando apenas a ele mesmo. Acredite, a inveja destrutiva destrói muito mais o invejoso do que o invejado.

Fernanda Sorce Marinho

Ah...a inveja!! Sentimento auto destrutivo, vindo de mentes vazias, sem recursos mentais. Geralmente vindo também de pessoas mal amadas, infelizes consigo mesmas em todos os aspectos (corpo, mente). Ah...inveja, cuide-se, ame-se, tome conta do que "supostamente" seria seu. Porque comigo inveja, você não tem vez, quanto mais me olha, me procura, mais linda fico.

Flávia Abib

Flávia Abib

Segregada

Por estar sentada, trabalhar, construir e pensar
Escrever e exaltar sentimentos inerentes ao meu ser
Decidir, externar, incomoda?
Sim, torno-me inoportuna.
Sei que sou pouco, quase nada,
Diante de tudo que me circunda.
Mas ser capaz de corroer minha essência
Através da inveja e críticas infundadas
Pela fala que fere mais que bala.
Não, assim não vale nada,
Não poderei tirar proveito desse juízo
É ironia impensada
De quem julga livros pela lombada.
Diante de tão pequeno discernimento
Dou imenso valor em estar segregada.

Maria da Penha Boina

Aprenda uma coisa:

" - Quanto mais as pessoas falam mal de mim pelas costas, mais eu gosto, porquê na verdade que está perdendo, não sou eu, mas sim elas mesmas!!"

" - Quem fala mal nas suas costas é porquê não tem capacidade de falar na sua cara...."

"- Aquelas pessoas que mais me odeiam e adoram falar mal de mim pelas costas, são aquelas que mais me admiram secretamente."

Eduardo Franco Filho

PAR OLHADO COM INVEJA

Independente Representação, de O Cântico de Salomão 1:11-13 (Rbi8-T)

Lavra/Sítio/Tempo: Edson Cerqueira Felix | N. Iguaçu – RJ, BR (08/03/2014).

Preito à: Sarau Poético de Manguinhos.

Nós te fabricaremos “arrecadazinhas” de metal precioso,
amarelo brilhante,
junto com peças arredondadas de metal precioso,
branco brilhante

Enquanto o príncipe soberano do reino está à sua banca circular,
minha própria flor perfumada está dando o seu aroma

Como saco de couro de resina extraída de planta da família das burseráceas é para mim o meu namorado;
gozará a obscuridade entre os meus úberes

EDSON CERQUEIRA FELIX

Agradeça seus críticos

Se você tem inimigos ou críticos, agradeça por eles.


Não é confortável receber uma crítica, mas sempre que aparecer alguém criticando seu trabalho, agradeça por isso, por ele estar te mostrando onde está errando. Nem sempre seus amigos irão conseguir fazer isso por você.


Se alguém o critica, em vez de se sentir perseguido ou injustiçado, agradeça por ter alguém tão determinado a lhe mostrar como crescer, analise as críticas e procure meios de melhorar os seus pontos fracos.


Seja sempre uma pessoa grata por ter alguém para lhe dar sugestões sobre como melhorar a sua vida, sem ter que pagar nada por isso.

Flavio Barbieri

"Hoje me sinto frágil e esta fragilidade é que me faz às vezes tomar atitudes que não vem ao caso de pessoas invejosas que acham que mesmo eu estando frágil sou vulnerável...SEU MAIOR ERRO. Estar nesta fragilidade também é conceito de fortalecer minhas debilidades e te decifrar que posso te decepcionar quando achar que sou a mesma inocente de antes. Chegou atrazada baby, deixei de ser em minha puberdade"

—By Coelhinha

(Abnizia) By Coelhinha

O valor dos invejosos

“Aqueles que são invejados entristecem-se com o rancor que sentem à sua volta; se são orgulhosos, por receio de algum prejuízo; se generosos, por compaixão dos que invejam. Mas depressa se alegram: se me invejam, isso quer dizer que tenho um valor, dos méritos, das graças; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo. A inveja é a sombra obrigatória do gênio e da glória, e os invejosos não passam, de forma odiosa, de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias. Não custa muito perdoar-lhes, quando existe o direito de me comprazer e desprezá-los. Posso mesmo estar-lhes, com frequência, gratos pelo fato de o veneno da inveja ser, para os indolentes, um vinho generoso que confere novo vigor para novas obras e novas conquistas. A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar consiste em ensaiar um voo para um cume mais elevado. E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra.
O indivíduo verdadeiramente sagaz faz mais: serve-se da própria difamação para retocar melhor o seu retrato e suprimir as sombras que lhe afetam a luz. O invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da sua perfeição.”

Giovanni Papini, in Relatório Sobre os Homens

Giovanni Papini

Minha felicidade incomoda? Que pena, porque a sua nem me interessa! Tenho dó de gente que tenta prejudicar a felicidade alheia pra se sentir melhor, de pessoas que tentam fazer os outros se sentir o lixo que elas mesmas são! Só que isso aqui é impossível, porque aqui tem amor próprio, aqui tem segurança, aqui tem confiança!
Que toda má intenção e inveja desejadas à mim, volte a quem desejou na forma de medos, porque CORAGEM eu tenho de sobra e é justamente por isso que não me comparo à gente dessa laia medíocre que usa a incapacidade de ser feliz pra tentar estragar a felicidade alheia!

Viviane S. Jorge

Quem fica remoendo a raiva, está fazendo mal a si próprio, pois o outro está vivendo sua vida normalmente, enquanto a da pessoa amarga fica estagnada, se envolvendo numa áurea negra e infeliz.
Temos que ser superiores a estas situações sendo mais nós mesmos. Quem tem valores, princípios e uma boa base de alto-estima e amor próprio, não ataca o próximo de uma forma vil e inescrupulosa. Isso é inveja. Devemos ser superiores e dar as costas a tais atitudes.

Rosemary Chaia

CLUBE DOS EX-AMIGOS

Um dias desses aí escutei a frase: "Não existe ex-amigo. Se é ex, significa que nunca foi".

Me desculpem os que concordam, mas eu discordo. Existe ex-amigo sim. Qual o problema em reconhecer isso? No meu clube tem vários sócios.

Os motivos? Variados... Uns se afastaram pela distância, perda de contato, outros porque talvez deixei de ser legal na visão deles, outros porque decepcionei, outros porque me decepcionaram, outros porque arrumaram novos amigos, outros porque deixaram de gostar de mim, outros porque deixei de gostar também, outros nem sei o motivo (me pergunto até hoje) e tem até os que deixaram a inveja sobrepor qualquer sentimento bom que possam ter por mim. Que pena. Tem de tudo nesse mundo, vocês seguramente possuem exemplos particulares também. Culpa minha, culpa deles.

Pessoas que fizeram parte da minha vida, nos bons e maus momentos, que sabiam dos meus sonhos, que se arriscavam até a ler meus pensamentos, que choravam comigo, riam comigo, arriscavam comigo, brigavam comigo, cuidavam de mim, queriam meu bem e vice versa. Só que não durou, infelizmente. A vida me obrigou a colocar um 'ex' na palavra. Porém me recuso a tirar a continuação: o 'amigo' continua lá. Foi amigo sim, de verdade. Hoje não é mais. Amanhã quem sabe volte a ser... vai saber.

De alguns eu sinto uma falta saudosista, lembranças boas. De outros sinto alívio por estarem longe. De alguns talvez eu nem me lembre com tantos detalhes, mas sei que existiram. De outros eu até desejo insistir mais uma vez e fazer minha parte para resgatar o amigo e lançar fora o 'ex'.

Mas enfim... estão todos ali, marcados e registrados no meu clube. O clube dos ex-amigos.

Tainah Ferreira

"Desejo"

Desejo a todos...
Que hoje toda sombra vire luz para enxergarmos a vida,
Que toda inveja vire fé para alcançarmos o bem,
Que toda intolerância vire voz para lutarmos pelo certo,
Que toda fraqueza vire força para erguermos mais uma vez,
Que energia negativa vire combustível para a felicidade!
Desejo em dobro...

Roberto Godoy

Você já parou pra pensar que aquela pessoa que mais te critica,na verdade é uma admiradora oculta sua e tudo o que esta pessoa gostaria é ser e ter o que você é e tem?
Não perca o foco,acredite em si,persevere no bem...
Não se importe com o que vem somente pra destruir,lembre se que Deus diz, que você pode todas as coisas Nele e Ele te fortalece,focalize o bem,faça o bem,viva o bem é assim que se vence o mal.

Deborah Karvalho

Ouvi falar que, a inveja só tem, quem não inaugura coisas próprias...
INAUGURE o seu melhor sorriso e vá em busca de seus próprios encontros, tem tanto para garimpar nessa vida!
A inveja é abstrata, mas consegue ser tão feia, quanto concreta...
Vá lá, encontre seus pertences e siga com música, apenas, sinta-se feliz por aquilo que é dos outros, siga e encontre suas belezas e conquiste sua felicidade!
Eu torço por você!

Simone Resende

“ Engraçado como pessoas que dizem gostar de você, ser sua amiga e o único que poderia era se sentir FELIZ POR VOCÊ ESTAR, mais o egocentrismo é tanto que se você conta algo, ela até finge que não ouviu ou não viu e deixa a inveja aflingir seu ego e demonstrar que gostaria que está felicidade fosse somente sua.”

—By Coelhinha

(Abnizia) By Coelhinha

“ ...E quando as coisas não sairem como você planejou, acalme-se. Aperte o Botão do ESQUECIMENTO. Esqueça tristezas, amarguras, invejas, rancor, traição, decepções e seje feliz sem se importar com o mundo em volta, que não sabem ter sua vida colorida e acha que deve pintar de negro a dos outros.”

—By Coelhinha

(Abnizia) By Coelhinha

“Tenha a certeza que pelo meio do caminho aparecerá alguém que te julgue, te magoe, te humilhe, que te deseje o mal e te decepcione.
Mas também tenha a certeza que por este mesmo caminho aparecerá quem te apoie, te ajude, te consola, te entenda, te estenda a mão e alegra sua vida. É essa pessoa que te dará força para seguir está luta com força e continuar com determinação. Guarde palavras que alimente sua alma e jogue as que te entristece de pessoas invejosas ao vento como as folhas de outono retornando a você em forma de amor, paz, felicidade constante.
Não olhe para quem te inveja, olhe para quem te admira e é feliz por você ser.”

—By Coelhinha

(Abnizia) By Coelhinha

Invídia

Estou tão longe,
Longe dos espíritos maus
Mas, que possuem uma fúria de bestas,
Que ecoam sons a esgoelar.

Esbravejam o meu nome
Na esperança de secá-lo
Com um amor de inveja
Prestes a lhes trucidar.

Não, não mereço tanto amor assim,
Não mereço que vivam a mim,
Não se degolem ainda
A hora não se faz.

Sei que sou este mal necessário
Que suplanta os desejos
Alimentando ódios
Nas meninas dos olhos.

É sofrimento que abunda
Nos sorrateiros
Que não possuem espírito próprio
Desejando ser a mim, por inteiros.

Ainda hão de se enganar,
Competir com a minha valente alma
Requer hercúleo esforço, e o meu espírito,
Não lhes irão encarnar.

Maria da Penha Boina

A arte de deletar e ser deletado.

O Facebook parece com a vida real.
Agente vive, convive, faz algumas amizades e inimizades.
O melhor de tudo é que no Facebook a gente pode deletar quem entrou na nossa vida porque permitimos ou porque aceitamos um pedido de amizade que vem sem muitas recomendações.
Hoje percebi que fui deletado por alguém que não suportou ver a verdade e o sucesso permanecerem à tona, apesar dos seu mal disfarçado desejo de que eu naufragasse.
Deve ser bem difícil conviver,dia após dia, com a certeza que eu continuo pensando,escrevendo, fotografando, amando e sendo amado. São as curtidas que dizem isso...
A inveja corrói o invejoso e ser deletado ou deletar é um bom remédio para esquecer e ser esquecido, porque o que não tem remédio, remediado estará.

Marinho Guzman

INVEJA

Vejo um bando de pássaros alçando vôo
Eles têm asas, e eu? O coração somente
Que quanto mais sente vontade de voar
Mais a terra se prende e dela não sai!

Os pássaros ocupam o vazio dos ossos
Para se tornarem mais leves; se soltar,
E com esse poder tão natural sorriem
Sérios, pois a distinção a si desconhece!

Esse é o único vazio que concerne às aves,
Já o vazio do homem é maior que ele,
Quanto mais o vence mais descobre

Como ele é grande, e como o espaço todo
É ilusório se comparado a ele, e o ser
Não suporta ser inda menor que eles.

R. S. JABIS