Texto sobre Inveja

Cerca de 344 texto sobre Inveja

Que o amor, faça o lugar da ganância, da inveja, do preconceito, e das más línguas.
Que o abraço, seja eterno, seja uma vida, e seja com qualquer pessoa; porque um abraço, cura mágoas, e restaura corações partidos.
Que o beijo, seja, acima de tudo, apaixonante, de olhos fechados, com uma das mãos nos cabelos, fazendo carinho, e outra na cintura, apertando e mostrando firmeza.
Que o olhar, seja firme, sincero, e que ele diga o que a boca não pode dizer, ou não consegue.
Que as lágrimas sejam de felicidade, alegria, emoção, e não de mágoas, tristezas e decepções.
Que o cheiro seja bom, seja forte, e conquiste cada dia mais.
Que o jantar seja simples, mas que seja feito com o coração, e não apenas com as mãos.
Que a bondade seja eterna, sem mais.
Que o carinho seja diário, e que nada estrague isso.
Que as dificuldades venham com toda força. Afinal de contas, já estamos na contramão, mas com uma diferença: estaremos juntos para aguentar a queda.
Que o desejo de bom dia, aconteça todas as manhãs, seguido de um forte abraço, e de um beijo, porque no amor, não existe rosto inchado, cabelo amarrotado, e nem mau hálito.
Que a lua seja linda, pra poder nos mostrar, o quão somos pequenos. Que o sol seja forte, porque no fim do dia, poderemos tomar um banho juntos, nem que seja de chuva.
Que as recordações sejam boas, e que nos façam rir muito na velhice.
Que não nos arrependamos de nada que fizemos, e sim, sintamos orgulho.
Que tenhamos surpresas, todos os dias.
Que a respiração seja forte, porque o coração acelera cada vez que você aparece.
Que sejamos diferentes, mas que isso nos complete, como uma só pessoa.
Que não exista mentiras, por mais simples que essa danada possa parecer.
Que compartilhemos tudo.
Que ouçamos o que o outro tem a dizer, mas, ouçamos com a mente, e não apenas com os ouvidos.
Que a vida seja feita de risos, e de coisas simples, como deitar no chão para ver estrelas.
Que o amor cure tudo, que ele nos deixe bem, que ele seja o bem, e que ele nos traga tudo o que precisamos.

Leonardo Manso

A terrível dor da inveja

"Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.

É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e Gratidão", um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento. Ao mesmo tempo que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la."

Há muito tempo os seres humanos são ensinados a compararem-se uns com os outros, como se houvesse categorias de qualificação pessoal para cada um, que os colocasse em escalas de diferentes valores, como primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Acontece que esta cultura de comparação, ao mesmo tempo em que tem boa intenção, pode ser extremamente prejudicial, por exemplo, quando sua mãe diz: A sua prima é melhor que você em tudo! O que eu fiz para você ser assim? E então, você, ouvindo isto, tem sua autoestima totalmente ferida, e aprende a ver sua prima como alguém "melhor" do que você em tudo, e tal fato, faz com que automaticamente, nasça a inveja.

Existem dois tipos de inveja, aquela a qual o indivíduo admira a pessoa, e aprende a espelhar-se nela, chamada inveja construtiva. E existe aquela a qual o indivíduo não quer que a pessoa seja vista como sendo melhor, tenha crescimento ou progresso em sua vida, ou seja, ao contrário da inveja construtiva, nesta, o indivíduo praticamente deseja que a pessoa tenha muito azar, sendo chamada de inveja destrutiva.

Tenso? Horrível? Também acho. Mas o problema vem da infância, na qual os pais ou responsáveis estimularam na criança aquele sentimento de inferioridade. Por que seu filho tem que ser bom em tudo só porque sua sobrinha é? Digo bom em tudo aqui, por que é isso que realmente muitas crianças ouvem. (Mas é claro que não existe ninguém bom em tudo).

O problema é que, quando crianças, esta consciência de saber que não existe alguém "bom em tudo", não existe. Assim, de tanto ser comparada e cobrada de "qualidades" e capacidades que ainda não foram desenvolvidas, esta criança tem uma grande tendência a crescer e se tornar um adulto "invejoso destrutivo", o que não será nada bom para a sua vida, em todos os aspectos.

Os pais devem aprender a valorizar o que seus filhos têm de melhor, e não o que os filhos dos outros tem. Uma criança deve "crescer com a inveja construtiva", em que aprenderá a admirar as pessoas e utilizar isto como espelho, não como uma competição.

A inveja é um sentimento parecido com a dor, em que o invejoso sente-se "ferido" ao ver alguém sendo compensado por algo, enquanto ele não o foi. E se esta pessoa que foi compensada vier a sofrer por algum motivo, o invejoso ficará feliz, tendo aquele sentimento que vêm como se fosse um conforto para a dor anterior, ocasionada pela inveja.

Assim, é extremamente importante estimular nas crianças o espírito de luta, mas sem fazer com que elas sejam capazes de sentirem se felizes com a tristeza dos outros, caso contrário, crescerão adultos incapazes de serem felizes com suas próprias capacidades, tendo enormes dificuldades durante sua vida, seja pessoal, social ou profissional.

A felicidade do outro não pode ser a sua tristeza, nem a tristeza do outro pode ser a sua felicidade. Veja esta frase:

"O ex-marido da minha colega me disse que ela tinha ódio mortal de mim e queria me destruir"
Claudia Neves, designer, 28 anos.

Se uma pessoa inveja tanto outra, que chega a querer destruí-la, é necessário que esta pessoa faça uma avaliação de si mesma, e veja o que está acontecendo de errado com sua concepção do que é viver. Viver consiste em ser feliz consigo mesmo, por mais que pareça algo difícil, o que o outro faz deve ser visto como exemplo, e apenas isso. Vale consultar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra), e entender o que se passa em sua mente, afinal, não deixa de ser uma doença querer que o outro seja infeliz.

E quanto a você que se sente ameaçado pelo invejoso, não se preocupe. Ele não tem culpa de ser assim, e não sabe que o mal que deseja a você é reflexo de sua própria inferioridade, prejudicando apenas a ele mesmo. Acredite, a inveja destrutiva destrói muito mais o invejoso do que o invejado.

Fernanda Sorce Marinho

Pessoas inconvenientes não possuem de maneira consciente o discernimento do elogio e da inveja. Essas pessoas projetam nas outras toda malevolência de suas próprias mentes. Assim, quando olham uma obra de arte não conseguem ver o abstrato, o latente, veem somente uma deturpação de tintas ou palavras.

(Flávia Abib)

Flávia Abib

Prosa Patética

Nunca fui de ter inveja, mas de uns tempos pra cá tenho tido... As mãos dadas dos amantes tem me tirado o sono... Ontem, desejei com toda força ser a moça do supermercado. Aquela que fala do namorado com tanta ternura. Mesmo das brigas ando tendo inveja. Meu vizinho gritando com a mulher, na casa cheia de crianças... Sempre querendo, querendo... Me disseram que solidão é sina e é pra sempre. Confesso que gosto do espaço que é ser sozinho. Essa extensão, largura, páramo, planura, planície, região. No entanto, a soma das horas acorda sempre a lembrança... Do hálito quente do outro. A voz, o viço... Hoje andei como louca, quis gritar com a solidão... Expulsar de mim essa Nossa senhora ciumenta. Madona sedenta de versos. Mas tive medo. Medo de que ao sair levasse a imensidão onde me deito... Ausência de espelhos que dissolve a falta, a fraqueza, a preguiça. E me faz vento, pedra, desembocadura, abotoadura e silêncio. Tive medo de perder o estado de verso e vácuo... Onde tudo é grave e único. E me mantive quieta e muda. E mais do que nunca tive inveja. Invejei quem tem vida reta, quem não é poeta... Nem pensa essas coisas. Quem simplesmente ama e é amado. E lê jornal domingo. Come pudim de leite e doce de abóbora... A mulher que engravida porque gosta de criança... Pra mim tudo encerra a gravidade prolixa das palavras: Madrugada, mãe, ônibus, olhos, desabrocham em camadas de sentido... E ressoam como gongos ou sinos de igreja em meus ouvidos. Escorro entre palavras, como quem navega um barco sem remo. Um fluxo de líquidos. Um côncavo silêncio. Clarice diz, que sua função é cuidar do mundo. E eu, que não sou Clarice nem nada, fui mal forjada... Não tenho bons modos nem berço. Que escrevo num tempo onde tudo já foi falado, cantado, escrito. O que o silêncio pode me dizer que já não tenha sido dito? Eu, cuja única função é lavar palavra suja... Nesse fim de século sem certeza? Eu quero que a solidão me esqueça.

Viviane Mosé Poema com estrutura modificada

Os vencedores devem estar sempre preparados para lidarem com dois fatores: o medo e a inveja.
O primeiro parte dele mesmo e deve ser contido como forma de manter a estabilidade emocional e racional e atingir os objetivos sem hesitar.
O segundo parte dos outros e não deve ser visto como um obstáculo, mas como reconhecimento de nossa superioridade.

Danusa Araújo

O amor é paciente, o amor é bondoso
Ele não inveja, não se vangloria
Ele não é orgulhoso
O amor não é rude, não é egoísta
Não se irrita facilmente, ele não guarda rancor algum
Veja o amor não se alegra com o mal mas sim com a
verdade
Ele sempre protege, sempre confia, sempre espera,
sempre persevera
O amor nunca falha
O amor é eterno
Ele é eterno, ele não para jamais, vai além do tempo
Só restará o amor quando você morrer
Mas pergunte-se por quê?
Você tem amor?

Bruno Mars - Love

E sua monstruosa inveja, não deixa você crescer.
Meu sucesso permanente, ele incomoda muito a você.

O que vem debaixo não me atinge, porque eu sou um cidadão de bem.
Você me detona na minha ausência, é porque muito respeito me tem.

Olha aí,
Se quiser falar de mim, que fale agora.
Não deixe eu virar as costas, pra jogar conversa fora.

Bezerra da Silva O Poeta

Don Rafa

Amar é o fato de viver;
humano e prazerosa ternura.
Odiar é o mito da vida
que a inveja criou,
apenas para nós enganar.
Dentro de nós
não há a perfeição,
daí vem a confusão.
Grandes vantagens nos oferecem
o olhar que proíbe o além chegar.
As horas que escolhemos,
vejamos que tudo pode mudar,
pois a vida é cheia de mudanças.

Bernardo Lucas Piñon de Manfredi

Não Entendo os Invejosos...
Pq ter tanta Inveja???

• Será pq eu sou linda d+?
• Popular d+?
• Inteligente d+?
• Kerida por todos?
• Ter o cabelo lindo?
• Ter as melhores idéias?
• Ou por eu me destacar?
• Chamar a atenção?
• Ou será esse meu jeito cativante de conseguir tudo q kero?...

Ai...
Pq será q existe tanta inveja nesses coraçõeszinhos?

Até q dá pra entender eles...
Me ODEIAM, mas me IMITAM. Porém, jamais me SUPERAM!!!

Afinal, ESSA É MINHA PRERROGATIVA!

•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•

Por fora um conceito seu...
Por dentro uma personalidade, q É SÓ MINHA!

•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•○•

Desconhecido

Deus me proteja da sua inveja
Deus me defenda da sua macumba
Deus me salve da sua praga
Deus me ajude da sua raiva
Deus me imunize do seu veneno
Deus me poupe do seu fim

Deus me acompanhe
Deus me ampare
Deus me levante
Deus me dê força

Deus me perdoe por querer
Que Deus me livre e guarde de você...

Rita Lee - Reza

REFLEXÃO DO DIA: Inveja, calúnia e difamação

Quem nunca sofreu com calúnia, difamação, inveja?
Calúnia e difamação são frutos de mentes e corações distantes do amor e do bem. São as armas prediletas para atacar as pessoas de bem. Pessoas más inventam, aumentam, distorcem e fazem tudo para tentar sujar a imagem de seus desafetos.
Essa prática é mais comum do que imaginamos. A fofoca é um exemplo. Raramente uma fofoca é fiel à realidade, vem sempre associada à maldade e à inveja.

Como lidar com estas situações?
- Se as pessoas para as quais forem ditas calúnias a seu respeito, conhecem bem você, não faça nada. O caluniador está passado seu próprio atestado de mau caráter.
- Quanto às pessoas que não conhecem você tão bem, explique-se somente àquelas que merecem sua consideração e estão diretamente envolvidas com você.
- No trabalho, justifique-se somente com as pessoas às quais você responde hierarquicamente e amigos verdadeiros. Esclareça as calúnias. Mantenha tudo na esfera profissional, trate dos fatos, não das pessoas caluniadoras.

E lembre-se:
1. Nada do que disserem a seu respeito poderá diminuir o seu real valor. Ninguém pode fazer você se sentir inferior sem que você permita.
2. O tempo é o maior aliado da verdade. Nenhuma mentira, calúnia ou difamação resiste à ação do tempo!
3. Sua melhor resposta é sua história de vida. Pratique a virtude, faça o bem. Nada poderá destruir esse patrimônio!

Carlos Hilsdorf

Que inveja eu tenho
Do teu espelho
Ele te viu em dias ruins
Dias de zelo
Dias de coragem
Dias de medo
Dias sem maquiagem
Dias chegando cedo
Outros, tarde
Dias no aconchego
Os dias sem eu
Os dias com teu ego
Dias que estive perto
Dias que estive longe
Dias que me quis perto
Dias que me quis longe
Falando sozinha
Ou no silêncio de um monge
Teu espelho
Que inveja
Cada momento embaçado
Cada momento na tua mesa
Às vezes jogado
Como eu e esta cerveja.

Kevin Martins

Comentários sem noção são meros recalques da inveja reprimida.
Frequento a "Net" bem antes dela aparecer, pois assim, de "Net" eu costumava chamar por uma das minhas namoradas.
Logo depois, lá dos E.U.A., como sempre, surgiam os primeiros computadores, e tão logo surgiram por aqui, eu troquei um fusquinha usado por um "XT", novinho e desmemoriado usando uma pequena fita cassete, à guisa de "hd".
Para dominar a fera tive que aprender várias linguagens de programação, para poder digitar, programar e saber do que aquilo era capaz, pois janelas, não as havia jamais, e isto tudo em Inglês, sem essas molezas atuais, Googais, que fizerem a turba parar de pensar para somente digitar.
Fazer o que? É a evolução da máquina, em detrimento do retardamento humano, com várias exceções, tipo nós que não nos acomodamos e continuamos em plena evolução, dominando a máquina e, com sabedoria, tirando dela o melhor do prazer intelectual, deixando os jogos para os que gostam de desperdiçar o tempo, jogando a vida na lata do lixo, desprezando o que é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores bibliotecas de todos os tempos, sem gastar nenhuma árvore ou folha de papel, e alí a mão, no seu colo, no conforto de seu sofá, podendo você ou eu viajarmos, como ouso sempre fazê-lo, por todo o mundo, sem gastar nada, praticamente, e sem sequer sair do lugar.
O que não farão com isto os outora maiores cientistas e pensadores da pré-história cultural, religiosa, quando chegarmos a inventar a máquina do tempo verdadeira e, baseado na teoria quântica, despencarmos tempo abaixo na busca de novas soluções? Só o próprio tempo pagará para ver isto, pois, felizmente, somos meras figuras decorativas, simples marionetes bem construidas, algumas temporariamente belas, pela evolução, desempenhando nossos simples papéis neste lindo teatro que é esta maravilhosa, por pior que seja, vida.

José Elierre do Nascimento

Inveja
Perda de tempo,
esforço a mais,
em vão,
vendavais...
ódio mudo
contramão;
vento
que derruba
ao chão.
Inveja,
luta desperdiçada
que arrebata o vigor,
impede momentos
risonhos...amor.
A inveja puxa a vida
pra trás,
deturpa, divide,
produz tormentos,
ativa a ferida,
ainda mais,
acende lamentos,
tira a paz.

Ivone Boechat

Besteira usar a inveja por causa da sua incapacidade, todo mundo é capaz e acredite é ridiculo ficar correndo com as pernas dos outros. Todo munda cansa e cansa mais rápido quando carrega um peso extra.
É nessa hora onde a pessoa que não correu junto com as outras acaba sozinho, vitima da pra prórpia incapacidade.

Will Flauberth

Algumas criaturas em determinadas situações pronunciam; " Ai que inveja, mas no bom sentido", assim algumas declaram seu veneno. Sabemos muito bem que a inveja e o ciúmes, não são sentimentos bons, são ruins malignos e não são de DEUS.
Não existe inveja boa, nem ciúme bom, para os que tem o brilho da luz divina, a inveja e o ciúme não brilham
e são sentimentos ruins advindos das trevas.

Maria Izabel da Silva Thomáz

Algumas pessoas tem tanta inveja, tanto despeito, que chegam ate querer te imitar no jeito de falar de sorrir de se vestir. Mais o principal
não imita, o respeito, o caráter e a dignidade. Pessoas vazias que
estão mergulhadas num mar de falsidade querem te derrubar de qualquer forma. Saiba para você te deixo o meu melhor. Peço a Deus
que transforme seu coração ferido e te de a Paz que você ainda não encontrou.

Eliana Angel Wolf

Amor hó amor
O amor é paciente
O amor é bondoso
Não inveja
Não se vangloria
Não se orgulha.
Não maltrata
Não procura seus interesses
Não se ira facilmente
Não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça
Mas se alegra com a verdade
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta
O amor é tudo

Maria de Fatima

A inveja e a vaidade

Quando encontro alguém que é mais feio que eu,
ou menos inteligente que eu,
ou mais pobre que eu,
ou mais mais infeliz que eu
a vaidade me conforta.

Quando encontro alguém mais bonito que eu,
mais inteligente que eu,
mais rico que eu,
mais supostamente feliz que eu,
a inveja me assalta e me entristece.

A vaidade nos assalta quando nos defrontamos com
pessoas em desvantagem em relação a nós e nos conforta.

A inveja, por sua vez, nos assalta sempre que nos vemos diante de pessoas que real ou imaginariamente supomos estar em condições melhor que a nossa e nos deixa em situação desconfortável.

Tanto a vaidade como a inveja decorrem da comparação
que fazemos entre a nossa vida e a dos outros. Entre o que temos e somos e o que pensamos que a outra pessoa tem e é.

Francis Iacona

Dói.

Dói sentir inveja de alguém que você gosta.

Esse é uns dos meus 360 conflitos mentais/existenciais (não sei ao certo) por segundo,

é o que me persegue nesse momento, pra ser mais exata.

Pode ser egoísmo, aliás é, sentir inveja ou raiva da felicidade de alguém.

Mas acho que um pouco de egoísmo é necessário para que cada um persiga seu sonho, sua própria felicidade

e eu não seria humana se estivesse isenta disso.

Ainda assim uma pessoa que conquistou seu afeto...

Bem, o sorriso torto, sujo e esquisito dela pode ser a coisa mais linda e te fazer sorrir.

Mesmo que por um milésimo de segundo.

Mesmo que seja quando você está em casa sozinho pensando em como foi o seu dia.

Mesmo que eu não admita.

Talvez seja muito sentimental da minha parte ficar feliz com a felicidade alheia.

Mas acho que eu não seria humana se não me sentisse assim.

Eu quero o melhor pra ela, eu fico feliz por ela.

O problema é que o sucesso de um é a derrota de outro.

E nesse momento eu sou a derrotada.

...A batalha continua sendo travada...

Mais uma vez eu não consigo apontar o certo, no sentido nu e cru da palavra,

só vejo o que parece mais adequado a ser... externado.

Juliana de P.B.