Texto sobre Inveja

Cerca de 284 texto sobre Inveja

Prosa Patética

Nunca fui de ter inveja, mas de uns tempos pra cá tenho tido... As mãos dadas dos amantes tem me tirado o sono... Ontem, desejei com toda força ser a moça do supermercado. Aquela que fala do namorado com tanta ternura. Mesmo das brigas ando tendo inveja. Meu vizinho gritando com a mulher, na casa cheia de crianças... Sempre querendo, querendo... Me disseram que solidão é sina e é pra sempre. Confesso que gosto do espaço que é ser sozinho. Essa extensão, largura, páramo, planura, planície, região. No entanto, a soma das horas acorda sempre a lembrança... Do hálito quente do outro. A voz, o viço... Hoje andei como louca, quis gritar com a solidão... Expulsar de mim essa Nossa senhora ciumenta. Madona sedenta de versos. Mas tive medo. Medo de que ao sair levasse a imensidão onde me deito... Ausência de espelhos que dissolve a falta, a fraqueza, a preguiça. E me faz vento, pedra, desembocadura, abotoadura e silêncio. Tive medo de perder o estado de verso e vácuo... Onde tudo é grave e único. E me mantive quieta e muda. E mais do que nunca tive inveja. Invejei quem tem vida reta, quem não é poeta... Nem pensa essas coisas. Quem simplesmente ama e é amado. E lê jornal domingo. Come pudim de leite e doce de abóbora... A mulher que engravida porque gosta de criança... Pra mim tudo encerra a gravidade prolixa das palavras: Madrugada, mãe, ônibus, olhos, desabrocham em camadas de sentido... E ressoam como gongos ou sinos de igreja em meus ouvidos. Escorro entre palavras, como quem navega um barco sem remo. Um fluxo de líquidos. Um côncavo silêncio. Clarice diz, que sua função é cuidar do mundo. E eu, que não sou Clarice nem nada, fui mal forjada... Não tenho bons modos nem berço. Que escrevo num tempo onde tudo já foi falado, cantado, escrito. O que o silêncio pode me dizer que já não tenha sido dito? Eu, cuja única função é lavar palavra suja... Nesse fim de século sem certeza? Eu quero que a solidão me esqueça.

Viviane Mosé Poema com estrutura modificada

O amor é paciente, o amor é bondoso
Ele não inveja, não se vangloria
Ele não é orgulhoso
O amor não é rude, não é egoísta
Não se irrita facilmente, ele não guarda rancor algum
Veja o amor não se alegra com o mal mas sim com a
verdade
Ele sempre protege, sempre confia, sempre espera,
sempre persevera
O amor nunca falha
O amor é eterno
Ele é eterno, ele não para jamais, vai além do tempo
Só restará o amor quando você morrer
Mas pergunte-se por quê?
Você tem amor?

Bruno Mars - Love

72. "Suas palavras sinceras viram armas de mentira na mão de quem mais te inveja. E elas ferem."

73. “Se lembranças ruins são sempre insignificantes, quando a saudade chegar lembre apenas das coisas que te fizeram bem.”

74. “As vezes não consigo pensar em nada, apenas em você, mas lembro que posso escrever sobre as muitas coisas boas que aprendi ao seu lado.”

75. “A saudade é mesmo bem intrometida e sempre volta, a tristeza faz parte, mas a alegria pode deixar que está comigo, e te farei feliz.”

76. “Se tudo que falo, tudo que sinto fosse mentira, não existiria tamanha verdade para poder demonstrar o que realmente sinto.”
77. “Simplicidade, Amizade, Confiança, Solidariedade se um dia for por inveja, me inveje disso, é o que tenho de sobra, esse é meu luxo e não há valor no mundo que o compre.”
78. “Se sempre falo coisas bonitas não é apenas para ti agradar, mas para te ver sorrir, e com esse sorriso conseguir minha felicidade.”

79. “Para que mais brigas e choros se você já nasceu em lágrimas ? mas a primeira coisa que viu foi um sorriso de quem realmente te ama e isso ainda acontece até hoje , ao acordar mesmo de mal com a vida, uma amizade para te fazer sorrir. Valorize.”

80. “Quer ser igual ou tentar ser melhor, não adianta tentar o mesmo estilo ou mesmo comportamento, de CORAÇÃO sempre serei superior.”

81. “Busco nos mínimos detalhes de uma pessoa poder torna - lá um grande amigo para mim e nos máximos ser o melhor para cada uma delas.”
82. “Bons sentimentos não são vistos pelos maus olhos, são sentidos pelos grandes corações.”

João Paulo Pereira

Amar é o fato de viver;
humano e prazerosa ternura.
Odiar é o mito da vida
que a inveja criou,
apenas para nós enganar.
Dentro de nós
não há a perfeição,
daí vem a confusão.
Grandes vantagens nos oferecem
o olhar que proíbe o além chegar.
As horas que escolhemos,
vejamos que tudo pode mudar,
pois a vida é cheia de mudanças.

Bernardo Lucas Piñon de Manfredi

Pessoas inconvenientes não possuem de maneira consciente o discernimento do elogio e da inveja. Essas pessoas projetam nas outras toda malevolência de suas próprias mentes. Assim, quando olham uma obra de arte não conseguem ver o abstrato, o latente, veem somente uma deturpação de tintas ou palavras.

(Flávia Abib)

Flávia Abib

"Os animais são seres mágicos!
Os humanos devem ter inveja de tais criaturas por serem selvagens, plenos, felizes e iluminados.
Essa deve ser a justificativa de tamanha crueldade com eles.
Abençoado sejam os animais e todas as pessoas que de alguma forma lutam pela causa... pela salvação não só deles..mas pela nossa própria espécie."

Rama

É do meu pensar que inventam a guerra que gera o ódio alimentando a inveja dos seres que se intitulam inimigos;
Basta dizer a verdade de forma necessária que os sentimentos ruins propositadamente se movem em sua direção;
Portanto crio minhas palavras de acalentos buscando a paz para esquecer os meus próprios problemas;

Julio Aukay

Eu vou ter as vontades mais loucas , eu vou sentir inveja até da sua sombra por estar perto de você de dia , e do seu travesseiro por estar com você a noite . Eu vou aparecer só pra você me perceber , eu vou sumir e aparecer milhões de vezes pra você me notar . Eu vou ter sede da sua atenção , eu vou querer seu " mais eu te amo " quando eu disser " eu te odeio , e não quero mais te vê por aqui " , eu vou querer roubar um beijo no meio daquela briga ,eu vou querer sua sinceridade quando for necessário ,eu vou querer te fazer surpresas no meio do dia , vou fazer ligações inesperadas , eu voou respirar você , eu vou amar você...
E aí, vai querer mesmo cruzar meu caminho???

Carlos Adriano

A lua


A lua é testemunha
Do amor que esta para nascer
Seu olhar é inveja pura
Pela solidão do nascer e morrer


Ilumina meu caminho sempre que merecer
O resto eu corro atrás
Tentando não me arrepender
Sua solidão talvez tenha um por que

Por certo duas luas fariam a noite amanhecer
Se não fosse pela escuridão que seria
Roubaria a lua e te daria

Não por mero egoísmo
Mas para ela sentir o sentimento
Que contigo eu sinto.

gustavo cavalcanti teles

Inveja sob a Capa de uma Falsa Piedade – Jó 22

Elifaz e seus companheiros tinham condenado Jó de ser alguém injusto e hipócrita, mas nenhum deles havia descido a pecados particulares que tivessem sido cometidos por Jó.
Todavia, é o que Elifaz fez aqui neste capítulo 22º, acusando Jó de muitas transgressões às quais ele nomeou citando-as diretamente.
Ele havia se aborrecido grandemente com o fato de Jó ter se declarado justo aos olhos de Deus. Como não admitia que um justo pudesse ser assolado daquela maneira, então acusou Jó de hipocrisia, e declarou no início deste capítulo as seguintes palavras, que usou com ironia ácida, uma vez que Jó se declarava justo. Suas perguntas em forma de ironia não tencionavam portanto obter respostas afirmativas, mas uma negação de tudo o que estava perguntando.
Então ele queria dizer que o homem é de algum proveito a Deus, e que o sábio não é útil apenas para si mesmo, e que Deus tem interesse e lucro em que alguém seja justo e faça perfeitos os seus caminhos.
No entanto, a partir do verso 4, a pergunta busca uma outra forma de resposta, porque Elifaz considerava que não seria possível Deus repreender a Jó, caso fosse justo, como vinha alegando, caso tivesse de fato o temor de Deus, bem como haveria lucro para ele, caso fosse perfeito nos seus caminhos, porque certamente Deus lhe teria recompensado com o bem.
Então confirmou suas acusações com a pergunta feita no verso 5, em que afirmava que a causa do mal de Jó, era a sua grande malícia e as suas iniquidades sem fim.
Foi neste ponto que ele começou a desfilar uma por uma as acusações injustas diretas que dirigiu contra Jó.
Primeiro disse que ele havia tomado penhores ao seu irmão e que havia despojado de suas vestes os que estavam seminus (v. 6).
Que ele não havia dado água de beber ao cansado e que não havia dado pão ao faminto (v.7).
Que deu terras somente aos fortes, e havia sido parcial concedendo que morassem nela apenas os seus favorecidos (v. 8).
Que Jó havia despedido as viúvas que lhe procuraram, de mãos vazias, e quebrado os braços dos órfãos, em vez de sustentá-los (v.9).
E dita estas coisas, disse que era isto a causa de Jó estar cercado de laços e do repentino pavor que lhe perturbava, bem como estar nas trevas em que nada podia ver, e em águas transbordantes que lhe cobriam.
Segundo Elifaz tão densas eram as trevas da iniquidade que envolviam Jó, que sequer Deus poderia vê-lo das alturas.
Ele acusou ainda mais a Jó dizendo que ele dera causa a tudo aquilo voluntariamente, pedindo que Deus se retirasse de sua vida, porque queria seguir a rota antiga em que os homens iníquos haviam pisado (v. 15 a 17)
E numa referência indireta a Jó, disse que Deus havia enchido de bens as casas destes ímpios, antes de lhes trazer grande ruína, porque Jó era muito rico antes de ter sido afligido (v. 18). Como ele não queria perder seus bens e o conforto em que vivia, tal como sucedera com Jó, exclamou dizendo: “Longe de mim o conselho dos perversos!”
Então ele se regozijava no fato de que os justos que vissem tais ímpios em sua ruína se alegrassem e escarnecessem deles, tal como ele estava fazendo com Jó (v. 19), porque viam nisso a mão de Deus destruindo os seus adversários e o fogo consumindo o restante deles (v. 20).
Depois de ter feito tão grande injustiça a Jó, rogou-lhe que se reconciliasse com Deus para ter paz, e para que lhe sobreviesse o bem, e esta reconciliação, para ele, consistia em que Jó afastasse da sua tenda a injustiça que vinha praticando, e que jogasse fora todo o ouro que ainda possuísse, para que Deus pudesse se tornar o seu ouro e a prata escolhida (v. 21 a 25).
Se Jó purificasse as suas mãos, então Deus tornaria a ser propício novamente para com ele, e assim, poderia ser seu instrumento de salvação dos humildes e até mesmo para libertar o que não fosse inocente, graças à pureza das suas mãos (v. 26 a 30).
À vista apressada pode parecer uma boa teologia, excluída as acusações falsas que foram feitas contra Jó.
Mas é na verdade uma teologia cheia de veneno mortífero para a alma, tal como a teologia legalista dos escribas e fariseus, que continua bem representada ainda em nossos dias em vários segmentos da Igreja.
É a teologia do faça e viverás.
É a teologia da salvação pelas obras.
É a teologia do mérito. Da comparação invejosa de uns com os outros.
Assim eram Elifaz e seus companheiros.
Incapazes de perceberem que todo o verdadeiro bem procede de Deus e não do coração do próprio homem, de onde procede somente o mal, que o contamina.
Eles pregavam fazer o bem para alcançar a Deus e o Seu favor, quando a verdadeira doutrina ensina que se deve alcançar a Deus e o Seu favor (graça) para que possamos fazer o bem.
Eles representavam o grupo daqueles que costumam dizer: “Seja bonzinho e Deus será com você!”. Mas o homem não pode, de modo algum, sem a graça do Senhor, ser “bonzinho” como eles pretendem ser.
E não será por ser sempre “bonzinho” que será abençoado por Deus, senão por viver pela fé. Não é por agradar a todos que seremos aprovados pelo Senhor. Ao contrário, o evangelho nos impõe desagradar a muitos, até a nós mesmos, especialmente o nosso ego.
Os amigos de Jó eram hipócritas como os fariseus dos dias de Jesus, nunca podemos esquecer disso ao estudarmos o seu livro.
Assim, o pedido de despojamento e de humildade que Elifaz fez a Jó, não era o de uma verdadeira humildade que consiste sobretudo em pobreza de espírito, pelo reconhecimento de nossa total dependência de Deus, mas de se fazer medíocre diante de outros, especialmente destes hipócritas, para que se sintam superiores a nós, tal como eles desejavam se sentir em relação a Jó, porque certamente lhes incomodava o fato de ter sido até a hora da sua aflição, o maior homem do Oriente.
Jó era verdadeiramente humilde, mas a grandeza das possessões materiais que Deus lhe dera, era um grande incômodo para aqueles invejosos.
Então em sua hipocrisia, eles lhe falaram de assistir órfãos, viúvas, pobres, em doar terras, e coisas como estas, não com a intenção de ajudar o próximo, mas de fazer Jó se despojar de seus bens para se tornar pobre.
Na verdade eles não queriam nenhuma restauração para Jó, e é bem possível que lhes agradasse a ideia que ele morresse, para que não o tivessem mais como uma sombra para a própria grandeza deles.
Por isso estavam se esforçando tanto para tentar subjugá-lo com seus argumentos debaixo de uma capa falsa de piedade, porque queriam triunfar sobre ele em todos os sentidos, inclusive em sabedoria e em religiosidade.
Eles queriam o seu troféu. A própria ruína e morte de Jó, como a prova de que a justiça deles era maior do que a dele, porque, caso contrário, Jó não teria morrido em tão grande desgraça, enquanto eles prosseguiam vivendo suas vidas confortáveis e regaladas.




“1 Então, respondeu Elifaz, o temanita:
2 Porventura, será o homem de algum proveito a Deus? Antes, o sábio é só útil a si mesmo.
3 Ou tem o Todo-Poderoso interesse em que sejas justo ou algum lucro em que faças perfeitos os teus caminhos?
4 Ou te repreende pelo teu temor de Deus ou entra contra ti em juízo?
5 Porventura, não é grande a tua malícia, e sem termo, as tuas iniquidades?
6 Porque sem causa tomaste penhores a teu irmão e aos seminus despojaste das suas roupas.
7 Não deste água a beber ao cansado e ao faminto retiveste o pão.
8 Ao braço forte pertencia a terra, e só os homens favorecidos habitavam nela.
9 As viúvas despediste de mãos vazias, e os braços dos órfãos foram quebrados.
10 Por isso, estás cercado de laços, e repentino pavor te conturba
11 ou trevas, em que nada vês; e águas transbordantes te cobrem.
12 Porventura, não está Deus nas alturas do céu? Olha para as estrelas mais altas. Que altura!
13 E dizes: Que sabe Deus? Acaso, poderá ele julgar através de densa escuridão?
14 Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; ele passeia pela abóbada do céu.
15 Queres seguir a rota antiga, que os homens iníquos pisaram?
16 Estes foram arrebatados antes do tempo; o seu fundamento, uma torrente o arrasta.
17 Diziam a Deus: Retira-te de nós. E: Que pode fazer-nos o Todo-Poderoso?
18 Contudo, ele enchera de bens as suas casas. Longe de mim o conselho dos perversos!
19 Os justos o veem e se alegram, e o inocente escarnece deles,
20 dizendo: Na verdade, os nossos adversários foram destruídos, e o fogo consumiu o resto deles.
21 Reconcilia-te, pois, com ele e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.
22 Aceita, peço-te, a instrução que profere e põe as suas palavras no teu coração.
23 Se te converteres ao Todo-Poderoso, serás restabelecido; se afastares a injustiça da tua tenda
24 e deitares ao pó o teu ouro e o ouro de Ofir entre pedras dos ribeiros,
25 então, o Todo-Poderoso será o teu ouro e a tua prata escolhida.
26 Deleitar-te-ás, pois, no Todo-Poderoso e levantarás o rosto para Deus.
27 Orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos.
28 Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos.
29 Se estes descem, então, dirás: Para cima! E Deus salvará o humilde
30 e livrará até ao que não é inocente; sim, será libertado, graças à pureza de tuas mãos.” (Jó 22)

Silvio Dutra

A azul ja é azul, e por isso ela ñ precisa ter inveja da vermelha,
a vermelha já é vermelha e por isso ela ñ precisa ter inveja do branco
e o branco é o dono do branco ñ precisa ter inveja das outras cores,
e nós como as cores ñ precisamos ter inveja um do outro, pq o céu tem espaço para todas as estrelas, então ninguém tem q ser tão preocupado em querer ter o que é do outro, pq cada um é dono daquilo que é seu por merecimento...

Romulo Santos

Pra frente é que se anda

Não responda as afrontas, os desaforos, a ira da inveja, não responda nada que digam de você. Use seu tempo para investir no seu foco, seja um post no face, pense: Aos invés de responder eu poderia esta postando algo novo sobre meu trabalho ou algo pra abençoar a vida alheia. Um incentivo, uma foto que anime a pessoa a CONTINUAR. Não responda as afrontas... pq se vc olhar bem pra vida de quem fala de vc, vai ver que a vida não deixa passar nada. E quando estamos em Cristo, muito maior é o que esta em nós. Pra frente é que se anda!!!!!

Bia Pias

#Inveja
Porque me invejas com tal sentimento ruim?
- Se não te fiz mal, deverias saber que a inveja pode até morder, mas nao se alimenta, porisso es tao pálida.
- A inveja ocupa espaço nos coraçoes de muitas pessoas, pena que ñsabemos o remédio para destruir tal sentimento pobre de esperito.
- A crise de querer ser melhor que seus semelhantes lhe saltam aos olhos de tal forma que te faz acreditar na descordia.
O único remédio para a inveja são várias doses de Ternura, so assim a inveja acaba.

Rejane Dantas

|FIM DO MUNDO, PRA MIM ESTÁ...|

Na Fé desacreditada;
Na inveja, do pouco que o próximo obteve, mas de forma honesta;
Na fúria, que cega os olhos para o caminho do bem;
Na miséria e tanta desigualdade social;
No pai estuprando a filha;
No filho matando os pais;
No desequilíbrio de uma pessoa, considerada até então 'normal', ceifar a vida de várias criancinhas na escola;
O dia de ontem pra mim foi 'normal', cumpri com meus afazeres, assisti a uma linda apresentação Natalina, da irmã caçula na escola, tive meu momento de oração e adormeci...
Ao despertar, agradeci novamente a Deus, pois só ele renova as nossas forças diárias. É somente CRER, que o mais ele fará!!!
Fanatismo? Ateísmo? Agnotismo? Não obrigada!
EU CREIO EM DEUS!!!
Ele nos deu a vida, somente ele pode tirá-la.

Rachel Daher

Na vida nascem pessoas com inveja e outras com carisma. Quem nasce com inveja vai julgar, ficar inconformado, se bater, gritar, puxar o saco, bancar de ser amigo de infância, xingar e falar mal por trás, lógico, e até morrer por quem tem carisma. Mas nunca vai ter carisma. Nunca.
E quem nasce com carisma, simplesmente, nem lembra de quem tem inveja.

Valmir Mizio

Um dia você vai descobrir que as pessoas só atacam porque sentem inveja do teu sorriso, tuas conquistas, tua vida e tua fé.
Porque quando somos cheios de Deus, somos iluminados, e muitos podem querer roubar ou apagar esse brilho.
Mas não se deve ter medo, maior é Deus.
Um dia essas pessoas descobrem que nada consegue impedir Deus abençoar a vida de um escolhido dEle, então reconhecem o poder de Deus sobre nossas vidas.

jeanrosana

Os poderosos da época tinham inveja de Jesus e por isso mandaram matá-lo porque sua forma de vida conflitava com aquilo que eles diziam e viviam.

O crucificaram e sua morte e serviu de exemplo a muitos, porém o capitalismo, o egoísmo e o interesse de poder e dominação das massas mudou a historia e cada dia que passa nos barramos com as bizarrices que o sistema capitalista religioso criou;

Amilton Farias

Ando numa paz tão grande, que pouco me importam os alheios anseios e a vida do outro...inveja...olho ruim..palavras feias, nunca serão parte de mim!
Tem muitas gotinhas de luz espalhadas em meus caminhos...
Torço de coração pra que tudo dê certo pra mim, pra vocês...procuro todo dia um motivo pra ser feliz! Tenho motivos de sobra pra aproveitar o que a vida dá de melhor..MEU CORAÇÃO ESTÁ CHEINHO DE DEUS!

-----Jussara Isaac

Jussara Isaac

INVEJA

Vejo um bando de pássaros alçando vôo
Eles têm asas, e eu? O coração somente
Que quanto mais sente vontade de voar
Mais a terra se prende e dela não sai!

Os pássaros ocupam o vazio dos ossos
Para se tornarem mais leves; se soltar,
E com esse poder tão natural sorriem
Sérios, pois a distinção a si desconhece!

Esse é o único vazio que concerne às aves,
Já o vazio do homem é maior que ele,
Quanto mais o vence mais descobre

Como ele é grande, e como o espaço todo
É ilusório se comparado a ele, e o ser
Não suporta ser inda menor que eles.

R. S. JABIS

Ah...a inveja!! Sentimento auto destrutivo, vindo de mentes vazias, sem recursos mentais. Geralmente vindo também de pessoas mal amadas, infelizes consigo mesmas em todos os aspectos (corpo, mente). Ah...inveja, cuide-se, ame-se, tome conta do que "supostamente" seria seu. Porque comigo inveja, você não tem vez, quanto mais me olha, me procura, mais linda fico.

Flávia Abib

Flávia Abib