Texto sobre Inveja

Cerca de 287 texto sobre Inveja

72. "Suas palavras sinceras viram armas de mentira na mão de quem mais te inveja. E elas ferem."

73. “Se lembranças ruins são sempre insignificantes, quando a saudade chegar lembre apenas das coisas que te fizeram bem.”

74. “As vezes não consigo pensar em nada, apenas em você, mas lembro que posso escrever sobre as muitas coisas boas que aprendi ao seu lado.”

75. “A saudade é mesmo bem intrometida e sempre volta, a tristeza faz parte, mas a alegria pode deixar que está comigo, e te farei feliz.”

76. “Se tudo que falo, tudo que sinto fosse mentira, não existiria tamanha verdade para poder demonstrar o que realmente sinto.”
77. “Simplicidade, Amizade, Confiança, Solidariedade se um dia for por inveja, me inveje disso, é o que tenho de sobra, esse é meu luxo e não há valor no mundo que o compre.”
78. “Se sempre falo coisas bonitas não é apenas para ti agradar, mas para te ver sorrir, e com esse sorriso conseguir minha felicidade.”

79. “Para que mais brigas e choros se você já nasceu em lágrimas ? mas a primeira coisa que viu foi um sorriso de quem realmente te ama e isso ainda acontece até hoje , ao acordar mesmo de mal com a vida, uma amizade para te fazer sorrir. Valorize.”

80. “Quer ser igual ou tentar ser melhor, não adianta tentar o mesmo estilo ou mesmo comportamento, de CORAÇÃO sempre serei superior.”

81. “Busco nos mínimos detalhes de uma pessoa poder torna - lá um grande amigo para mim e nos máximos ser o melhor para cada uma delas.”
82. “Bons sentimentos não são vistos pelos maus olhos, são sentidos pelos grandes corações.”

João Paulo Pereira

Inveja (Ser Pequeno)
Há pessoas que só sabem falar mal dos outros,
contar a vida das pessoas para as outras, mas a sua maneira.
Essas pessoas na verdade são pessoas pequenas de mente fraca,
que não conseguem reconhecer que elas sentem na verdade
é inveja, ciúmes. Porque a outra pessoa consegue ser superior à elas

Tamy Henrique Reis Gomes

A terrível dor da inveja

"Certa vez, um homem, extremamente invejoso de seu vizinho, recebeu a visita de uma fada, que lhe ofereceu a chance de realizar um desejo. "Você pode pedir o que quiser, desde que seu vizinho receba o mesmo e em dobro", sentenciou. O invejoso respondeu, então, que queria que ela lhe arrancasse um olho. Moral da história: o prazer de ver o outro se prejudicar prevaleceu sobre qualquer vontade.

É por meio dessa fábula que a psicanalista austríaca Melanie Klein (1882-1960) definiu na obra "Inveja e Gratidão", um dos principais estudos já feitos sobre o tema, o comportamento de quem vive intensamente esse sentimento. Ao mesmo tempo que o ciúme é querer manter o que se tem e a cobiça é desejar aquilo que não lhe pertence, a inveja é não querer que o outro tenha. O mais renegado dos sete pecados capitais é uma emoção inerente à condição humana, por mais difícil que seja confessá-la."

Há muito tempo os seres humanos são ensinados a compararem-se uns com os outros, como se houvesse categorias de qualificação pessoal para cada um, que os colocasse em escalas de diferentes valores, como primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Acontece que esta cultura de comparação, ao mesmo tempo em que tem boa intenção, pode ser extremamente prejudicial, por exemplo, quando sua mãe diz: A sua prima é melhor que você em tudo! O que eu fiz para você ser assim? E então, você, ouvindo isto, tem sua autoestima totalmente ferida, e aprende a ver sua prima como alguém "melhor" do que você em tudo, e tal fato, faz com que automaticamente, nasça a inveja.

Existem dois tipos de inveja, aquela a qual o indivíduo admira a pessoa, e aprende a espelhar-se nela, chamada inveja construtiva. E existe aquela a qual o indivíduo não quer que a pessoa seja vista como sendo melhor, tenha crescimento ou progresso em sua vida, ou seja, ao contrário da inveja construtiva, nesta, o indivíduo praticamente deseja que a pessoa tenha muito azar, sendo chamada de inveja destrutiva.

Tenso? Horrível? Também acho. Mas o problema vem da infância, na qual os pais ou responsáveis estimularam na criança aquele sentimento de inferioridade. Por que seu filho tem que ser bom em tudo só porque sua sobrinha é? Digo bom em tudo aqui, por que é isso que realmente muitas crianças ouvem. (Mas é claro que não existe ninguém bom em tudo).

O problema é que, quando crianças, esta consciência de saber que não existe alguém "bom em tudo", não existe. Assim, de tanto ser comparada e cobrada de "qualidades" e capacidades que ainda não foram desenvolvidas, esta criança tem uma grande tendência a crescer e se tornar um adulto "invejoso destrutivo", o que não será nada bom para a sua vida, em todos os aspectos.

Os pais devem aprender a valorizar o que seus filhos têm de melhor, e não o que os filhos dos outros tem. Uma criança deve "crescer com a inveja construtiva", em que aprenderá a admirar as pessoas e utilizar isto como espelho, não como uma competição.

A inveja é um sentimento parecido com a dor, em que o invejoso sente-se "ferido" ao ver alguém sendo compensado por algo, enquanto ele não o foi. E se esta pessoa que foi compensada vier a sofrer por algum motivo, o invejoso ficará feliz, tendo aquele sentimento que vêm como se fosse um conforto para a dor anterior, ocasionada pela inveja.

Assim, é extremamente importante estimular nas crianças o espírito de luta, mas sem fazer com que elas sejam capazes de sentirem se felizes com a tristeza dos outros, caso contrário, crescerão adultos incapazes de serem felizes com suas próprias capacidades, tendo enormes dificuldades durante sua vida, seja pessoal, social ou profissional.

A felicidade do outro não pode ser a sua tristeza, nem a tristeza do outro pode ser a sua felicidade. Veja esta frase:

"O ex-marido da minha colega me disse que ela tinha ódio mortal de mim e queria me destruir"
Claudia Neves, designer, 28 anos.

Se uma pessoa inveja tanto outra, que chega a querer destruí-la, é necessário que esta pessoa faça uma avaliação de si mesma, e veja o que está acontecendo de errado com sua concepção do que é viver. Viver consiste em ser feliz consigo mesmo, por mais que pareça algo difícil, o que o outro faz deve ser visto como exemplo, e apenas isso. Vale consultar um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra), e entender o que se passa em sua mente, afinal, não deixa de ser uma doença querer que o outro seja infeliz.

E quanto a você que se sente ameaçado pelo invejoso, não se preocupe. Ele não tem culpa de ser assim, e não sabe que o mal que deseja a você é reflexo de sua própria inferioridade, prejudicando apenas a ele mesmo. Acredite, a inveja destrutiva destrói muito mais o invejoso do que o invejado.

Fernanda Sorce Marinho

Amar é o fato de viver;
humano e prazerosa ternura.
Odiar é o mito da vida
que a inveja criou,
apenas para nós enganar.
Dentro de nós
não há a perfeição,
daí vem a confusão.
Grandes vantagens nos oferecem
o olhar que proíbe o além chegar.
As horas que escolhemos,
vejamos que tudo pode mudar,
pois a vida é cheia de mudanças.

Bernardo Lucas Piñon de Manfredi

Pessoas inconvenientes não possuem de maneira consciente o discernimento do elogio e da inveja. Essas pessoas projetam nas outras toda malevolência de suas próprias mentes. Assim, quando olham uma obra de arte não conseguem ver o abstrato, o latente, veem somente uma deturpação de tintas ou palavras.

(Flávia Abib)

Flávia Abib

Suponto, porém, que alguém tome os afetos de ódio, inveja, cupidez, ânsia de domínio e querer vencer sempre, como afetos que condicionam a vida, como algo que tem de estar presente, por princípio e de modo essencial, na economia global da vida, e em consequência deve ser realçado, se a vida é para ser realçada - esse alguém sofrerá com tal orientação do seu julgamento como quem sofre de enjôo do mar.
No entanto, mesmo essa hipótese está longe de ser a mais dolorosa e mais estranha desse desmesurado, quase inexplorado reino de conhecimentos perigosos; e existe, de fato, uma centena de boas razões para que dele mantenha distância todo aquele que - puder! Por outro lado, se o seu navio foi desviado até esses confins, muito bem: Cerrem os dentes ! Olhos abertos ! Mão firme no leme ! - navegamos diretamente sobre a moral e além dela, sufocamos, esmagamos talvez nosso próprio resto de moralidade, ao ousar fazer a viagem até la - mas que importa nós ! Jamais um mundo tão profundo de conhecimento se revelou para navegantes e aventureiros audazes: e o psicólogo, que desse modo "traz um sacrifício" - que não é o 'sacrifizio dell'intelletto', pelo contrário! - poderá ao menos reivindicar, em troca, que a psicologia seja novamente reconhecida como rainha das ciências.

Nietzsche

Sobre a inveja? Ela não precisa existir.
Seja invejoso e a sensação de impotência tomará conta de você a ponto de torná-lo paralisado e não te deixar progredir.
Ou, você pode enxergar o objeto da inveja como referência e impulso para seu crescimento. Pode transformá-lo em meta.
A felicidade e o sucesso chegam quando você aprende transformar situações e pontos de vista ruins, em bons.
Você decide. A vida responde.

Andre Fernandes

Inveja
Espero que seja disimada a inveja, exterminada e banida da vida das pessoas. Porque uma pessoa invejosa tem o poder de auto-destruição é pervesa, malvada. Praticamente uma pessoa invejosa tem olho de urubu, apesar que os pobres dos Urubus não tem nada haver, são aves que não merecem a tal comparação.
A inveja aonde põe o olho tudo destrói, nada se constrói,a inveja é uma maldição, muitos sabem que tem o olhar cruel e invejoso, e faz questão de praticar o mau, faz o desejo malígno acontecer através da inveja, mas esse reinado cruel pode e deve acabar, porque ainda existem a bondade, pessoas construtivas, pessoas de interesse do crescimento do outro, ainda existe a vida, enquanto há vida, a esperança, e Deus é a vida, é a criação, é Universo, é Natureza, é poder contra as maldições, Deus existe, e temos que acreditar, devemos acreditar nos que ainda te deseja o bem e toda iniquidade dos perversos será destruída, a união das pessoas fará que essa tal inveja e perversidade desaparecerá para sempre da vida das pessoas.

Adaildes Alves Moreira

"INVEJA: UMA LIÇÃO!"

"Quem não tem capacidade para construir o seu castelo,
Ocupa o seu tempo soprando a areia do outro.
Pobre do que de migalhas se vale para viver;
Perde o tempo que, se bem investido, o levaria a me entender.

Satisfaz-se com o prazer negro de assistir à queda dos bons.
Estes, caem para levantar e cantar a vitória em altos tons.
Aquele de alma pequena que diante disto ri 'de canto',
Amanhã poderá tropeçar e perceber que não há mais ninguém para enxugar o seu pranto.

Não se prenda ao que virá a se tornar pó;
Não se prenda ao corpo que somente lhe movimenta.
Se o que quer é uma vida melhor,
Arrume um lápis de cor e vá pintar a sua nuvem cinzenta!".

Mais em lavinialins.blogspot.com

Lavínia Lins

O ódio, a inveja e o desejo de vingança ligam muitas vezes mais dois indivíduos um ao outro do que o podem fazer o amor e a amizade.
Pois está em causa a comunidade de interesses interiores ou exteriores e a alegria que se sente nessa comunidade , onde é muitas vezes determinada a essência das relações positivas entre os indivíduos, o amor e a amizade é sempre relativa e não é em nenhum caso um estado de alma permanente, mas as relações negativas, essas são, a maior parte das vezes, absolutas e constantes.
O ódio, a inveja e o desejo de vingança têm, maior poder sobre o sono do que o amor. O menor sopro os desperta, enquanto que o amor e a amizade continuam tranquilamente a dormir, mesmo sob o trovão e os relâmpagos.

Vinicius Carniel

Sabe a vida?
Ela é mais! Bem mais do que dinheiro, ganância, inveja, falsidade ou egoísmo. É simplesmente mais! Ela é amor, é perdão, solidariedade, simplicidade, companheirismo, tristeza que tráz felicidade, suor, luta, vitória, garra, fé e Deus. É também força, acreditar, sonhar, seguir sem desistir, errar, aprender, ser feliz, e ser você acima de tudo. A vida não é passado, é hoje e é agora, e está te convidando para ser feliz ,então, simplesmente.. viva!

Lorena Prazeres

Talvez o tempo queira apagar o que já foi vivido e a inveja de outras pessoas evitar o que ainda vai acontecer, talvez as mentiras ceguem seus olhos, e a verdade os abrirá, e o fará ver com a inocência de uma criança, que mudar o mundo está nas suas mãos.
Talvez quando você olhar para o alto, verá que é apenas mais um grãozinho de areia, comparado ao tamanho do universo. E a esperança te fará olhar para o chão e ver a esperança, em uma mudinha brotando em meio aos grãozinhos de areia.
E finalmente a esperança te fará ver, que a solidão é ilusão de ótica, e apenas o medo de amar.

Dayane F. Alves

Luiza reclama que a vida dela está ruim, Luiza inveja os cabelos das amigas, Luiza não tem namorado e sente-se infeliz por isso, Luiza percebe que só atrai coisas negativas. Maria ao invéns de reclamar limpa sua mente e se concentra em tudo que é bom, Maria sabe que o cabelo dela é pior que o de Luiza, porém ao invejar os cabelos das amigas ela trata o dela de maneira que passe a ser invejado, Maria queria um namorado, Maria agora tem um namorado.
Luiza atrai negatividade, Maria atrai positividade, Luiza é insegura, Maria também era, mas aprendeu a ser mais segura. Luiza não entende a lei da atração, Maria entende.

Jaqueline Parreiras

Paraíso


Lembranças do Éden, eu e você.

E os Deuses com inveja, a nos mirar.

Sentindo falta de Afrodite

Vendo em ti a reencarnação da Deusa

Que outrora fugira do paraíso seguindo seu coração

Uma coesão de sentimentos uma sensação indescritível

Nossos corações a brandir de tanta satisfação

Seu gemido ciciando aos meus ouvidos

Num eterno êxtase de infinita calmaria

Nossos corpos cingindo um ao outro

Num infinito enlace de eterna coesão

Seu corpo encilhando sobre mim

Numa longa viagem rumo ao prazer desconhecido.

Chamado satisfação...

Newtton Souza

Todos temos direitos de escolha
Eu escolhi esperar pelo seu amor
Sinto inveja e o admiro por ele ter o seu amor
Espero qyu no futuro vc não se arrependa
Por ter o meu amor e não me amar
Infelizmente não mando nos meus sentimentos,
Se mandasse escolheria não te amar
Mas não posso, e amar vc pra mim é tudo,
Como NADA pra mim é não ter vocÊ comigo.
queria que você algum dia fosse minha, mas o que acontece hoje é que sou totalmente seu
No silêncio escuto a sua voz dizendo q me ama
No escuro posso te ver e sentir aquelas caricias que apenas você faz
Busco encontrar algum dia um alguém que me ame o tanto que te amo hoje, e espero não magoar essa pessoa da forma que você me magoa Hoje!

MartinsGuh

Um dia você vai descobrir que as pessoas só atacam porque sentem inveja do teu sorriso, tuas conquistas, tua vida e tua fé.
Porque quando somos cheios de Deus, somos iluminados, e muitos podem querer roubar ou apagar esse brilho.
Mas não se deve ter medo, maior é Deus.
Um dia essas pessoas descobrem que nada consegue impedir Deus abençoar a vida de um escolhido dEle, então reconhecem o poder de Deus sobre nossas vidas.

jeanrosana

Falsidade, inveja, orgulhoso, mentira. Palavras que são tão baixas, tão feias que mal consigo pronunciar. Eu entendo e eu vejo o que elas causam, mas não entendo como pessoas conseguem aceitar ser dessa natureza tão baixa.

Baixaria, gritaria, "barraco". Credo! Um horror se expande dentro de mim ao ver isso e até me arranha o pensamento ao presenciar a tanta falta de amor-próprio.

Para quê isso, meu Deus, para quê?!

Luciana Mira

Que a sua beleza não ofusque o brilho do sol,
Que a natureza não sinta inveja da sua beleza,
Que o Vento não tenha cíumes da sua beleza levando ela para longe,
Pois para mim voce é:
Como o sol que o brilho nunca se apaga,
Como a natureza maravilhosa,
E que o vento lhe leve todo o meu sentimento pra perto de ti para que nos momentos de solidão
Se sintas protegida pelo meu amor........
Saudades.......

Luiz Paulo Damião

Inveja
Perda de tempo,
esforço a mais,
em vão,
vendavais...
ódio mudo
contramão;
vento
que derruba
ao chão.
Inveja,
luta desperdiçada
que arrebata o vigor,
impede momentos
risonhos...amor.
A inveja puxa a vida
pra trás,
deturpa, divide,
produz tormentos,
ativa a ferida,
ainda mais,
acende lamentos,
tira a paz.

Ivone Boechat

A inveja

As pessoas invejosas
exalam um cheiro repelente
às pessoas vitoriosas...
o invejoso embala o vencedor
com uma capa visível só a ele
e trabalha o tempo todo
para desmerecer,
apontar deslizes,
tecer outro vulto inferior...
assim com aquela competência
que a inveja premia os seus
seria capaz de arranjar
seguidores ferozes
para derrubar pessoas felizes,
mas dão de cara com
os anjos da guarda de Deus.

Ivone Boechat

Ivone Boechat