Texto sobre Educação de Paulo Freire

Cerca de 4 texto sobre Educação de Paulo Freire

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

" A creditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente
e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

Paulo Freire

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
Se não amo o mundo, se não amo a vida, se não amo os homens, não me é possível o diálogo.
O diálogo, como encontro dos homens para a tarefa comum de saber agir, se rompe, se seus pólos (ou um deles) perdem a humildade."

Diálogo - Texto escrito pelo professor Paulo Freire - extraído do livro Pedagogia do Oprimido

E não é, amigos?
Nós, enquanto seres humanos, precisamos interagir com o mundo tanto por meio do diálogo como por meio de ações, na prática do dia-a-dia. É por meio dessa práxis (ação) que aprenderemos a reformular nosso cotidiano a fim de melhorar nossa realidade e nossa qualidade de vida.
Mãos à obra!

* Muito feliz por ter conhecido pessoalmente o educador Paulo Freire na escola em que eu lecionava.

Jandira Ferreira/Jandamel-Séculos de Luz, amor e vida.


"It's not in silence than men if do, but in the word, at work, in action-reflection.
If i do not love the world, if i don't love the life, if i don't love men, no me is possible the dialogue.
The dialogue, how do I find the men to the common task to know act, breaks, if your poles (or one of them) lose their humility. "

Dialogue-text written by professor Paulo Freire-excerpted from Pedagogy of the oppressed

And it's not, friends?
We, as human beings, we need to interact with the world both through dialogue and through actions, in the practice of everyday life. Is through this praxis (action) that we will learn to reformulate our everyday lives in order to improve our reality and our quality of life.
Get to work!

* Very happy to have personally known the educator Paulo Freire in the school where I was teaching.

Jandira Ferreira/Jandamel-Séculos de Luz, amor e vida.

Paulo Freire

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Todos educam-se entre si, mediatizados pelo mundo".

Sobre construir o país, de Paulo Freire

Paulo Freire