Texto em Homenagem aos Amigos

Cerca de 2618 texto em Homenagem aos Amigos

EM HOMENAGEM AO MESTRE DOS MESTRES
Ser ou não ser eis aí a questão... Pois então um dia quando criança VOCÊ sonhou, planejou, ficou em dúvida, estudou, batalhou e formou-se. Enfrentou algumas dificuldades pelo caminho, mas nada impediu que VOCÊ tornasse esta pessoa que hoje
conheço como PROFESSOR poderia ter escolhido outro ofício a não ser ensinar-me o que aprendeu e ainda está aprendendo. Mas não você escolheu ser um MESTRE, assim como aquele que VOCÊ devê por tudo que conseguiu absorver de seu conhecimento.
Ser o que VOCÊ é não é nada fácil, mas também não é impossível transmitir aos outros o que aprendeu, não apenas ensinar a sua disciplina. Mas auxiliar a dar cada passo a realidade em cada bronca, puxão de orelha... Uma lição mesmo sabendo que poderia não lhe ouvir e VOCÊ insiste, persiste chega a pensar em desistir, mas tem consciência que será bom pra mim. Ao conquistar minha confiança, VOCÊ passa não só ser meu MESTRE, mas um eterno AMIGO que posso contar sempre.
A VOCÊ PROFESSOR que move a HUMANIDADE, forma a grande SOCIEDADE, transforma novos PENSADORES... Meu eterno carinho, amor e gratidão. Sem VOCÊ o que seria os PROFISSIONAIS que hoje estão formados ou esta em processo de formação? O que seria de VOCÊ sem nos APRENDIZES de suas experiências? O MESTRE e o APRENDIZ fazem a grande diferença na SOCIEDADE, o MESTRE por passar seus conhecimentos adiante, o APRENDIZ por absorver seu ensinamento e fazer dele nova as coisas.
Devo agradecer de todo meu coração primeiramente a DEUS por esta obra-prima, em seguida a todos os PROFESSORES que conheço e que passaram por minha vida. MESTRE obrigado por me fazer mais humana, me conceder sua amizade, não desistir de mim e muito menos de seu trabalho, por chamar minha atenção inúmeras vezes... Obrigada por escolher ser PROFESSOR o MESTRE dos MESTRES e trabalhar com muito amor.
PARABÉNS PROFESSOR!!!

Lauani Caetano Lima

Malandro bom é Malandro Morto - Crônica em homenagem à malandragem em geral.


Malandro bom é malandro morto...

Não costumo chutar cachorro morto e nem tanto os vivos...

Vou continuar assim em meu caminho...

A minha liberdade não tem preço... Lutei por ela e não abro mão...

Somente anotem em suas agendas...

A justiça do homem é podre e falha...

Mas... A maior justiça de todas...

Esta não falha nunca...

Lá na frente... Quando a máscara do malandro cair...

Serei o primeiro a rir...

Mas também serei o primeiro a pedir piedade por você...

Já dizia o poeta...

O mundo é dos expertos...

Mas o universo é dos sábios...


Poema aberto aos "Malandros" -

Poeta Urbano - 2012

Homenagem ao teu dia

És alma que me foges a todo momento
Nas alegrias tão boba
Nas tristezas um só lamento
Insistir em ti
... É como jogar
Oferendas ao mar
Que engole cada palavra
Ou quem sabe
Carrega para as profundezas
Para a calma do desfrute
Ou mesmo devolve
Cuspindo à beira
Devolvendo indignada
Uma enxurrada de besteiras
Mas perdoa-me
Pelas faltas de acertos
Por esquecer palavras
Nos cantos dos becos
Por às vezes ser este oco
Como mato cortado por um louco
Tú que tanto és pra mim
Pelo que te sou tão pouco

Taciana Valença

HOMENAGEM A (PAULO RICARDO PENSADOR)


Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir.

Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo

Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado.



A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.

Na minha vida ainda SE MINHAS FRASES CRIADAS NÃO SERVIREM DE ANZOL O QUE VALEU FOI A INTENÇÃO


Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.


Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida. E DEUS LOGO PEDIRA ELA DE VOCÊ SEU CAMINHO E FEITO DE ESCOLHAS E ELAS TEM QUE SER BOAS PARA DEUS
,VOCÊ MESMO PARA DEPOIS SER BOA E PROVEITOSA PARA TEU PRÓXIMO POSSO SER SO AQUI NESTA TERRA MAIS NUNCA DESAMPARADO


Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.

PAULO RICARDO PENSADOR

Minha homenagem ao Fausto

Ao ler poemas e cartas a um jovem poeta, livro de ninguém mais que Rainer Maria Rilke. Pude contemplar uma interrogação levando em consideração com o que me deparei na exatidão da página 80. Rilke, o inquisidor, preludiou: Você morreria se não fosse permitido escrever? A introspecção é o prazer indubitável de ter a solidão como um movimento amoroso que eleva a si próprio como de tão rútilo.

Fausto foi um personagem de Goethe, mas não tão somente. Fausto também fora um comediante que ousou o diferente, a indizível pérola da criação. Hei de confessar que não assistia de forma amiúde no que prima o programa Hermes e Renato da MTV. Todavia, era sim fã assíduo do inteligível Tela Class. Esse que por sua vez, realizado no período que comportou o fim da minha adolescência. O quadro interceptava uma série de sintomas depressivos aos quais eram de tão exacerbado em mim.

E vejam só como é a vida: Um cara que certamente curou muita gente da depressão. Mas que de não curou a si próprio; bem como Chico Anysio, diga-se. Maiakóvski alertava sobre a vida, e por conseguinte, se suicidou. Nietzsche promulgava sobre a insanidade, e, acabou num manicômio. Morrison falava da dor, e, morreu com ela. Os gênios têm lá seu sobejo, seu poder excessivo.

E apesar de tudo isso. O que importa não é a causa da morte, e sim, a causa da vida. Fausto Fanti não deve ser lembrado como um comediante que se matou com um cinto. E sim pelos risos infinitos que produziu nas pessoas, risos que só uma mente brilhante como a de Fausto é capaz de conceber sempre como um caminho límpido para a alma.

Fausto além de ter sido um personagem de Goethe, foi um personagem dum livro de Rilke. Um filho da mais brilhante e ímpar comédia.

danielmuzitano

homenagem a meu pai!

Estava vindo da igreja, com minha família, minha esposa perguntou se não ia visitar o túmulo de meu pai, por onde ali passava, na mesma hora respondi não, mas tarde, ou melhor, neste momento, percebi que algo me incomodava, era de ver no face, pessoas fazendo homenagem aos pais, não fiquei triste, mas procurei perceber o porque da minha incomodação, e porque não quis naquele momento que passava pelo cemitério, não fui visita-lo. Agora melhor pensando, acredito eu, que meu pai, me encheu tanto de amor e carinho, que ele esta dentro de mim, nos meus gestos, nas minhas atitudes, dos meus medos, do meu comportamento como pai que sou hj. ele preenche tanto eu em mim, que parece que esta sempre vivo, ao meu lado, parece que ele e eu e eu sou ele. Seu da sua diferença de mim, porque não somos iguais, mas do seu amor que tem pelas pessoas, isso e inconfundível em semelhança que somos, obrigado pai, por ser meu pai de todos os tempos, ate agora e ate a eternidade, seu que estas no céu, e que Deus esta olhando por essa família que tanto o amo. peço aqui perdão por não ter ido visita-lo, mas acredite, que o amor que tenho por ti , e muito presente.

queirozmaia

Minha homenagem ao meu amigo

Ainda estamos aqui esperando por um amanhã repleto de música. E nesse expectante, tentamos compilar um porvir diferente. No entanto, sempre que os bares abrem, sobretudo, que a bondade é procurada num dicionário por qualquer um em seu significado mais amplo. As pessoas sempre encontram o nome de Júnior; pessoa que definitivamente enriquece tal palavra.

Ter um amigo para tratar de problemas é algo de uma preciosidade de poucos. E acredito que faço parte do seleto grupo. Quero que daqui a 30 anos possamos relembrar os bares, as piadas, as músicas: tudo que de fato estamos ainda por vivenciar. E estaremos por concluir que Dostoiévski estava certo: "Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele". Parabéns por tudo que você propicia não apenas para comigo. E sim para com todos que de um modo ou de outro estão presentes em sua vida. Ser teu amigo é como escrever para uma plateia que só capta a luz.

Obrigado por tudo irmão. Um abraço.

danielmuzitano

HOMENAGEM À MINHA MÃE , ARLINDA BARRETO - LUTO ETERNO!
Falar eu te amo é fácil...
Basta ser sincero, respeitar, honrar.
Difícil é, não poder mais dizer EU TE AMO MINHA MÃE.
Você deixou uma lacuna em minha vida que jamais se fechará,
Jamais meu sorriso será o mesmo, minha vida será igual.
Problemas, sempre tive
Mas Você deixava a vida tão doce, tão possível!
Com sua fé , deixava tudo tão próximo , atingível.
Só sabe o que uma verdadeira Mãe, quem teve uma Mãe de verdade e se comportou também verdadeiramente com Ela, pautada na decência, carinho e muito respeito. Amizade mútua para todas as horas.
Aquelas histórias que eu já conhecia, mas que Você continuava repetindo, mas eu gostava tanto de ouvir, era como se estivesse ouvindo pela primeira vez ...
Impreterivelmente, todo sábado no horário do supercine, Você estava preparando o feijão de domingo... colocava um pouco de feijão de corrute e conversávamos até de madrugada.
A casa cheia , os da família e os amigos vizinhos que gostavam de estar em Sua companhia.
Deus nos conforta sim, mas poder ouvir sua voz, seus conselhos, seu sorriso, sua paz, sua segurança, sua alegria, serenidade, isto tudo... Eu não tenho mais...
Dia 28, mais um ano sem Você, é como se fosse ontem, onde o céu deixou de ser igual, as nuvens sempre mais turvas e, não tenho Você para dar o seu toque de classe “Minha filha Deus proverá” e com isso, o mundo se abria, o impossível acontecia e estava sempre pronta para o que desse e viesse.
Mas, Mãe, sua força, dignidade, amor e esperança continuam permeando entre seus filhos que se dignam de poder dizer Somos Filhos de Arlinda Barreto.

RosiBarreto

Existem nomes próprios, dados em homenagem ao 1º dia da semana: Domingo Garcia, Domingo Alberto, Domingo Marinho, Domingo Farias. Mas, nunca vi um caso de: Segunda-feira de Andrade, Terça-feira Lopes Barbosa, Sexta-feira Aprígio ou Sábado Silva Teixeira.
Qual o motivo da implicância e preconceito, com o restante da semana??

Ronei Porto da Rocha

HOMENAGEM Á MÚSICA

TODAS AS NAÇÕES
TEM SUAS CANÇÕES
MARCANTES REFRÕES
TOCANDO CORAÇÕES

MÚSICA É POESIA
MÚSICA É HARMONIA
MÚSICA É A ALEGRIA
DE UM NOVO DIA

COMPOR
CANTAR
TOCAR
DOM QUE DEUS NOS DÁ

OUVIR,
SENTIR A MELODIA
RECORDAÇÕES,EMOÇÕES
LEMBRANÇAS QUE FICARAM

SALVE OS COMPOSITORES,CANTORES E MÚSICOS
SALVE A MÚSICA DE ONTEM
SALVE A MÚSICA DE HOJE
SALVE A MÚSICA DE SEMPRE

EDUARDO POETA

Certa vez li uma homenagem de um homem que havia acabado de perder sua grande companheira, um cachorra que teve durante 13 anos, onde disse: “Ao longo destes 13 anos de profundo companheirismo e lealdade, ela me ensinou muito mais que qualquer professor me podia ensinar. Ela, sem me dizer uma palavra, me ensinou a amar, a ter responsabilidade, a me valorizar sobre minha importância na vida de alguém, a ter e cumprir horários de passeio, a ter cuidado com os mais velhos, a ser leal a um único dono, a confiar cegamente, a sentir saudade, e por fim, me ensinou como dói perder alguém importante. Com ela, aprendi, também, que não precisam de palavras se entende que pode sim, existir um amor incondicional, que um momento vale por si só, que não precisa de muito para se divertir, apenas uma bolinha e sua companhia, já está perfeito, que um gesto, uma lambida, vale muito mais que palavras, que é possível se compreender entre espécies, mesmo que todos os cientistas insistam em provar o contrário, que momentos estressantes são criados por nós mesmos, que mesmo em um amor incondicional, é necessário o respeito ao espaço do outro, que se pode ser feliz de manhã, que pode-se fugir, explorar novos territórios, mas sempre iremos voltar para nosso lugar de conforto, que a grama é muito mais legal que qualquer piso caro, que não se deve atrapalhar ninguém, quando se está comendo, que na alegria e na tristeza, nada é melhor do que sua companhia, que um ATÉ LOGO deve ser eufórico e intenso, e o ADEUS deve ser discreto.”
Dei-me conta novamente que não há maior prova de amor e de um relacionamento real que esse. É por existir essa relação verdadeira que ainda acredito nas relações humanas e principalmente no amor. Se um animal lindo e incrível pode abrir o seu coração para amar e ser fiel ao seu dono, não por comodidade, mas sim por amor escolhe estar ao lado de seu dono seja quem for não o abandona, então as pessoas ainda podem se amar e construírem relações verdadeiras, basta acreditar e saber cativar amor um nos outros sem esperar nada assim como um cão faz brincando.

Mariana Mens

ACRÓSTICO PARA A POETISA (Homenagem à Eliane Auer)

Ela é fonte de inspiração para muitos
Linda em todos os aspectos
Incomparável e porque não dizer, insubstituível
Abençoada por Deus e linda por natureza
Não sei viver sem suas poesias encantadoras
Em Deus, que seja abençoada a sua vida

Quão afável é a sua pessoa
Um presente de Deus em minha vida
Eis que me sinto honrado de ser seu amigo
Inspiração para muitos, graças a Deus
Rimar e fazer prosas são suas especialidades
Oro sempre por seu sucesso, que é uma bênção
Zelo por seu grandioso talento

Abençoa Senhor, essa pessoa que tanto admiro
Um encanto aos olhos de quem a escuta e a contempla
Exemplo de inspiração para todos
Ricamente abençoada e amada pelas Mãos Divinais

Fabio George Oliveira

Luto.Amor aos animais (homenagem à minha PITUCHA!)
Hoje, com o coração em mil pedaços, estou chorando externa e internamente. Perdi uma criatura muito querida, como se fosse um ente da família. Pudera, foram nada mais, nada menos do que 16 anos de convivência amiga é fiel.
Ela era forte, dócil, alegre e obediente.
Quando carente, caminhava cabisbaixa até mim, pedindo carinho. Ao acariciá-la, ela num gesto de agradecimento, abraçava minhas mãos com as suas patas dianteiras esfregando a sua cara nos meus braços.
Quantas vezes eu levantasse á noite e saía ao quintal, ela estava sempre apostas para me acompanhar.
Era a mais pura cumplicidade de uma grande amizade.
Nunca ficou doente, nesses seus mais de 16 anos de vida.
Agora, quando caiu enferma foi para se despedir, para nunca mais voltar,
Eu, em rretribuiçao, não fiz mais do que a minha obrigação, em reconhecimento a esse amor profundo de amizade.
Fiz de tudo para sslvá-la, mas não foi possível.
Meu último gesto de amizade foi trazê-la de volta pra casa - parece que ela estava me pedindo isso, eu senti - para que pudesse morrer dignamente em casa, com todo o nosso carinho.
Se o Santo Protetor dos animais quis assim, assim se cumpriu o ciclo da vida da minha fiel amiga.
A vida é assim para todos. Começamos a morrer, no dia em que nascemos.
Parta em PAZ, minha querida e fiel amiga. Pelo o menos,você viveu feliz em nossa companhia!
Hoje você, finalmente, também descansou.Deixando belas recordações de exemplo de uma fiel amizade.
Hoje, parece que morreu também, parte de mim.
Adeus, minha PITUCHA
Minha querida animal de estimação.
Chorando, saudades eternas !
Chorando, saudades eternas !

Márcio Souza

POEMA PARA UM ANJO (Homenagem à Eliane Auer)

Vinda do lindo estado do estado do Espírito Santo
Existência aprazível que me agrada tanto
E que enfeita e alegra os dias meus

Dona de um talento sem igual
Coração afável e encanto jovial
És pra mim o meu presente de Deus

Anjo de candura que felicita os meus dias
Me agrada sempre com sua peculiar alegria
Hei de pedir ao Senhor que nossa amizade seja infinda

E ao Senhor também agradeço por você existir
E sempre Hei de repetir:
Nossa amizade é deveras linda!

Fabio George Oliveira

UMA HOMENAGEM AO MEU PROFESSOR.
É com você que me alegro e solidarizo neste momento.
Você, que dialoga com os seus educandos.
Você, que acompanha, coordena e orienta a aprendizagem Você, que questiona e faz pensar.
Você, que se alegra quando os alunos o questionam. Você, que já tomou consciência e usa o senso crítico.
Você, que diz e vive a verdade que liberta.
Você, que é honesto consigo mesmo e com seus educandos.
Você, que faz acontecer a participação.
Você , que enxerga as mentiras, meias verdades e distorções dos textos escolares.
Você, que está criando relações de solidariedade fraternidade e justiça.
Você, que quer quebrar a separação, diferença e distancia que Existem entre você e seus alunos.
Você, que em vez de reprimir, estimula a criatividade e originalidade.
Você que faz fazer fazendo.
Você, que acredita na força da união de nossa classe e na força do fraco.
Você que já perdeu o medo da censura e da demissão.
Com você professor , caminho tentando fazer

A EDUCAÇÃO LIBERTADORA

Ivan Dionizio da Cruz; prof, Filosofia e Mestre em Sociologia.

Em homenagem ao grande botafoguense -Luiz Roberto Porto enterro 4/12/2014

Vai amigo???
Sei que sofrestes esse ano
Sei que não foi por engano
Mas o nosso botafogo
Que esse ano foi o engodo
Das nossas ilusões e desilusões
Mas tu amigo sempre verá .....
por aqui ou por aí !!!
Que nossa estrela solitária NUNCA se apagará
Tbm te garanto, que saudades
Saudades .... Isso sim amigo
TU DEIXARÁ !!!!!

Raimundo grossi

Avô Avelino

(Uma homenagem ao Seo Avelino, um avozinho charmoso)


Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô

É um velhinho charmoso
Arrumadinho e cheiroso
Gosta muito de TV e adora ouvir um rádio
Não dispensa um chocolate e devora pão com ovo

Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô

Ele ama minha avó
Para ele, ela é tudo
Mesmo depois que ela partiu
Sempre e sempre a amou

Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô

Trabalhou a vida toda
Ele sempre trabalhou
Educou todos os filhos
Com suor e muito amor

Eu estou fascinado
Encantado eu estou
Eu estou encantado
Com o homem que é meu avô

- Ele é o pai do meu pai
- E da minha mãe também
- Quero ele só prá mim
- Não dou ele prá ninguém

Eu estou fascinado...

Poeta e Escritor Sidarta da Silva Martins

HOMENAGEM AOS PAIS

Amor de pai.
A importância do pai.
Ensinamento do pai.

Ser verdadeiro pai é estar em sintonia com a natureza divina.
Mas, como podemos nos comparar com a natureza Divina de pai e o amor de São José?
Pai adotivo direcionado por Deus, para que seu filho pudesse estar em uma família de nobreza espiritual sem igual.
Deus é o progenitor comum, o verdadeiro e o maior, que Que Jesus Cristo nos ensinou a chamar Deus de pai.
Ser pai é propiciar ensinamento na dignidade, na coerência, amor e o perdão.
Qual pai não precisa pedir perdão ao filho? Somos natureza humana.
Parabéns aos pais que criam no amor. Também aos pais adotivos que seguem no amor o exemplo de São José.
Parabéns aos pais padrastos que ensinam os valores da verdadeira vida.
Ser pai é orientar, ensinar o valor verdadeiro do perdão e a caridade.
Ser pai é ensinar com exemplo, ensinar com humildade,
Ensinar doar que é o verdadeiro sentido do amor.
Ser pai é preparar o filho para a vida, respeitando as diferenças; pois, cada ser humano é único.
Agradeço em especial a Deus, por ter me dado um pai maravilhoso, que na pobreza soube dar algo muito maior que o material. Me ensinou conhecer Deus.
Ele mesmo cansado, contava estórias depois de um trabalho árduo na gleba, na roçada, no plantio do milho,arroz e o feijão.
Pai, você se foi, mas deixou um legado. O que sou, devo a você.
Parabéns a todos os pais.

Geraldo Quintão Castro

Espelho (Homenagem ao dia dos pais)
Aparentavas tanta resistência.
Mas no fundo, no fundo era mole.
Por vezes eu e meus irmãos nos espremíamos em recolhimento.
Não por medo, por respeito.
Penso em quanto sofrimento passaste em sua vida simples e pobre.
Eu via em você um cerne, resistente a tudo e a todos.
Nem a eminente fome parecia mudar teu semblante.
Nunca vi choro em seus olhos, exceto na sua viuvez.
Mas tenho convicção que para cada filho que seguia os próprios passos
Colocavas lágrimas no canto do olho.
Era mestre em disfarçar. Mas adoçava-se a cada uma destas partidas.
Com quinze anos, me fiz adulto e segui meus passos.
O homem refratário, penso até hoje, preferiu não me ver partir.
Era contido em suas demonstrações de afeto, contudo tinha no peito,
Um coração generoso que a nós transferiu pedaços.
Com minha vida ancorada nas minhas próprias costas
Passei a entender ações e reações de um pai.
Vi-me sozinho e triste em muitas esquinas da vida.
Descobri porque ele tentava mostrar ser aquela fortaleza.
Hoje meu corpo já acusa a idade.
Na mesma proporção meu coração acusa ainda mais a saudade.
Os valores que recebemos não foram financeiros.
Ainda bem.
Hoje sabemos o valor de cada coisa.
Jamais esqueceremos os conselhos, ensinamentos e exemplo que foste.
De você, herdamos o melhor:
Princípios dignos de justiça e convivência social.
O amor pelas pessoas independente de qualquer outra coisa.
Herdamos a certeza que o bem sempre vale mais a pena.
Ficamos sem tua presença física, mas sei que nunca nos abandonaste.
Onde estiver pai, um beijo de reconhecimento e amor neste dia dos pais.

Moacir LuÌs Araldi

HOMENAGEM A SERRA DE PREAÓCA

Cai a tardinha, e mais uma vez
O sol beija o horizonte
E do topo da serra diante da imagem
De cristo fecha-se mais uma página
Desse imenso e infinito livro
Para que possa abre-se uma outra
Mais escura, onde os bichos da noite
Cantam com milhares de notas
Em uma sinfonia natural e desafinada
Que para por findar em um
Nasce de lindo dia.

Preaóca 26 de Novembro de 1993.

Orismende Holanda Brandão

Orismende Holanda Brandão