Texto de reflexão

Cerca de 2292 texto reflexão Texto de reflexão

A RAZÃO da minha vida

Uma unica reflexão
Fazem ter essa frase ostensível
Impactando a imensidão
Trabalhada no quadrupede significativo

Um motivo para me mover até aqui
Hoje estou Lucido por tua conta
Mostrou-me o que é certo e estão vi
Impactante verdade da causa da minha vida e renasci

Nos teus olhos revivi
Uma razão verde que vi brotar nos doces rios
Fugi do meu mundo e escrevi
Essa poesia anexada a meus pensamentos frios

Uma razão existe para o acrostico
Xpert é aquele que decifrar
Usurpar-se-a do mais profundo prólogo
Sua consciência então se expandirá
A razão do ser humano existir é a própria razão

Baptist IRenan

Renan Viana Batista

"Conhecer o homem - esta é a base de todo o sucesso." (Charles Chaplin)
Reflexão: Especificando a expressão "conhecer o homem", acredito que remete a conhecer a si mesmo e ao outro pois cada um tem a sua particularidade. Sun Tsu em seu livro "A arte da guerra" já dizia que para ter vitória em 50% basta conhecer as suas próprias vantagens e desvantagens, mas para aumentar essa probabilidade de vitória em 100% deve-se conhecer a si próprio e ao seu oponente em suas estratégias. No âmbito de nossas vidas cotidianas, não vendo o outro como inimigo, mas como um ser diferente e também na própria cooperação de uma equipe de trabalho ou na própria convivência interpessoal ou relação de liderança esse conceito básico é fundamental, conhecer os seus limites e o do outro, bem como saber reconhecer concordâncias a fim de alavancar projetos e os seus resultados.

Maklina dos Santos Almeida

Reflexão sobre amizade

Cultivar uma amizade saudável é descobrir as cores da pessoa conquistada;
É perceber que essas cores estão sempre em harmonia assim como as cores das flores, do arco iris, da natureza.
Zelar pela amizade é proporcionar o amadurecimento e prolongar esse sentimento que cada vez mais está morrendo no coração das pessoas tão precocemente, porém, como quantidade nem sempre representa o mesmo que qualidade, talvez não vale a pena ter tantos anos de amizade descobrir que tudo não tenha passado de uma farsa.
Amizade saudável dura e perdura e nem mesmo o tempo a enfraquece, envelhece ou falece... só deixa a lembrança de suas lindas cores.

Lia Andrade

Vida cíclica: uma reflexão

A vida é cíclica e tudo sempre faz sentido, mesmo que demore muito para que você entenda o motivo das coisas acontecerem ou não no momento em que você deseja que aconteçam.

As vezes você quer as coisas com tanto afinco e elas não chegam e, então, quando você não as quer mais, elas aparecem de mão beijada para você.

Embora você não entenda tudo, no fundo você sente que as coisas só vêm quando você está preparado para recebê-las. E é por isso que o querer de hoje pode ser o ter de um futuro perto ou distante.

O importante é saber lidar e aproveitar tudo que se tem hoje, porque se hoje é seu, é porque você, mais do que ninguém, mereceu e merece ter.

Rubi C

Reflexão: "O Menino!"
De dia o menino estudava;
Mas de tarde ele roubava;
E sua mãe estimulava.

De casa saia cedo;
Para enfrentar seus medos;
E sujar seus dedos.

De manhã se sentia gente;
Aluno esperto e inteligente;
Mas de tarde saia da escola;
E se tornava delinquente.

Mas a noite a luz brilhava;
E não era vela e não era lampião;
Era só a vontade de um pequeno coração;
De algum dia ser um campeão.

Cultivava essa paixão;
Mas mantinha o pé no chão;
Pois em casa só tinha apoio;
Para virar um ladrão.

Mas o menino cresceu;
E com o tempo aprendeu;
Que a melhor recompensa;
É saber que o crime não compensa.

Pelos estudos tinha amor;
E sonhava um dia ser doutor;
E mesmo depois de muita dor...

Dedicou-se;
E conseguiu;
Esforçou-se;
E seu diploma...

[O velho menino, viu!]

http://www.facebook.com/rascunhosescondidos

Rascunhos Escondidos

Talvez uma reflexão...
Enquanto a maioria segue o caminho da falsa aparência,das modinhas do momento, tentando vender uma boa imagem para tudo e todos, sigo o meu caminho - o caminho de atitudes verdadeiras, do amor, da sinceridade, do bom caráter, dos princípios de família - ser simples não é vergonhoso, agora ser simplista talvez seja um problema. Não preciso de falso-moralismo ou ser politicamente correto, e muito menos de falsas promessas. Chega-se a uma fase da vida em que tais adjetivos são apenas acessórios inúteis que acabam por pesar muito à personalidade e alma. Complicou demais, acredite amigo, isso não é amor. Amor é simples, é leve, é altruísta, é recíproco, é intenso, é algo que não cobra além do que a outra pessoa possa lhe oferecer.

Carvalhus Pump

Poesia/Reflexão


Providências
Não tem como perder o que nunca foi seu, mas a maneiras de se manter o que realmente está ao seu lado.
A vida é um aprendizado diário com nossos erros nos tornamos mais fortes , com os acertos ganhamos coragem para continuar a buscar o que nos faz verdadeiramente bem.
A felicidade vem e bate a porta , mas ela só entra se você permitir. Dá um passo muitas das vezes é necessário e por medo muita gente deixa de ser feliz. O que é uma pena !
Não se prenda ao passado, ao que te faz mal, valorize o que tem. Respeite! Dê amor! Não espere que seja reciproco , apenas seja você e deixe que a vida trará ao seu encontro tudo o que é seu por direito. Viva com intensidade, procure ter sabedoria , peça perdão quando necessário , perdoe verdadeiramente,seja humilde em suas atitudes, tardio em falar principalmente se estiver com raiva. Quanto mais velhos mais propícios a cometer erros estamos por isso não julgue! Não seja você a atirar a primeira pedra em alguém. Viva seu presente com amor e deixe que o amanhã Deus proverá em sua vida.


Poetisa
Islene Souza Leite

ISLENE SOUZA LEITE

Reflexão.
Presenciar a revelação dos sentimentos humanos é sempre uma experiência grata.
A tristeza arrasadora ou alegria arrebatadora são explosões que o ser humano sente e proporciona, não havendo quem possa ficar apático, salvo se lhe faltar sensibilidade.
Alegria, tristeza, paixão, ódio, emoção e reverência andam junto nessas lembranças.
Fossemos esquecer ou criminalizar grandes nomes da história por causa de alguns dos seus pecados, certamente teríamos menos livros e eles menos páginas.
Melhor lembrar os homens pelos seus feitos do que condená-los por poucos mal feitos.
Esquecidos, por merecimento, são os que pouco ou nada fizeram.
Assim é a vida, assim são os homens, assim foi feita a história, pelos coadjuvantes da criação do Universo, obra prima de Deus.

Marinho Guzman

Reflexão
Recompensa pela escolha de um novo recomeço.
Engana-se quem pensa que quando escolhemos um novo modo de viver que o mundo só será flores. Quando pedimos algo a Deus devemos estar devidamente preparados para aquilo que pedimos, pois Deus atende suas suplicas, porém você pode não estar preparado, para recebê-las. Às vezes, essas oportunidades chegam em forma de rachaduras, mudanças dramáticas, perdas, rejeição, doenças. Às vezes, a chance se esconde no fim de grandes crises, de guinadas da sorte, de puxadas de tapete. Já parou pra pensar se tudo que pedimos a Deus viesse da forma como queremos? Só coisas boas e fantásticas, estaríamos nós preparados para essas bruscas mudanças? E recompensas de Deus? Pois é, então vou com calma nos meus sonhos e nas minhas recompensas de Deus. Se sua vontade de recomeçar é realmente grande. Não apele a Deus aquilo que você não pode cuidar com o carinho e o amor que Deus lhe deu. Ou ore muito para sobreviver nesse novo modo de vida, para que Deus lhe de habilidade para viver com as consequências de seus sonhos e pedidos. Não é fácil abrir mão de velhos hábitos é doloroso desfazer rotinas que se formaram durante quase toda uma vida. Não duvide do valor da vida, mais aprenda a vivê-la com aquilo que Deus acha que você pode suportar e não com o que você acha que merece e que poderá dar conta. Mudanças e sonhos são ótimos para nossa autoestima, porém viva o dia de hoje como fosse o ultimo de sua vida. Pois se tiver tudo que quer em um só dia não conseguirá viver em um mundo real verdadeiramente seu. Será que você hoje teria forças se seu novo recomeço não desse certo e tivesse que recomeçar de novo sem as recompensas e sonhos as quais você tanto esperava? Às vezes usar o silencio é a palavra chave desse novo recomeço escute mais seu eu interior, e principalmente o que Deus fala aos seus ouvidos.

Ale (Xandoca)

Ale (Xandoca)

NATAL: para reflexão
Eu sei que o Natal significa muito pra todos, mas sei, também, que, na maioria dos casos, ele revela um universo bem particular, composto de família, parentes e amigos que se reúnem pra comemorar.
É aí que pergunto: comemorar o que?
No Natal, os gastos com ornamentações públicas e particulares são imensos, quando poderiam ser utilizados para "salvar" muitas vidas, no sentido amplo.
No plano particular, é mais comum o "encontro" das pessoas, a colocação da conversa em dia, a preocupação com o tipo de roupa que as pessoas estão usando, com a aparência, com a ceia, com os presentes etc de modo que o essencial do Natal fica obscurecido por tudo isto e por muito mais, salvo aquele breve agradecimento...
Sinceramente, sinto que o Natal não precisa de um dia especial para simbolizar o seu significado, mas de todos os dias do ano, que devem ser vividos com o "espírito amoroso e compassivo" que "parece" invadir o mês de dezembro, culminado no Dia de Natal.
Quem me conhece pode dizer e/ou pensar: - Ela, às vezes, fez isto! É verdade. Fiz e ainda poderei fazer. No entanto, jamais me senti a vontade. Sempre senti e continuo sentindo que falta algo.
Com a maturidade, este sentimento foi ficando mais claro e não estou me deixando mais ser levada pela "ganância" do mercado", pela obrigação de comprar nem pela obrigatoriedade da minha presença em todos os lugares.
Apesar destas colocações, respeito o sentimento e/ou pensamento de cada um sobre o Natal pois, embora diferentes, estamos no mesmo "plano", num "plano" material, como humanos, demasiadamente humanos.
Namastê!

DelvaBrito

Avessos à tecnologia – um convite à reflexão.

Estamos em pleno século XXI e infelizmente podemos constatar que a escola pública se recusa a entrar na era da tecnologia. Mais de 90 por cento dos professores não utilizam nenhuma ferramenta digital em suas aulas. Em todas as salas de aulas ainda utilizamos a lousa de giz. O diário de classe ainda é totalmente manuscrito. Por que isto acontece? Por que remamos contra a maré?
Enquanto nossos alunos utilizam smartphones e tablets e acessam a internet todos os dias, os professores ainda continuam escrevendo matéria na lousa e pedindo para os alunos copiarem. Quais as razões que levam a escola pública a não aceitar o advento da informática?
Como podemos mudar isto?
O governo de São Paulo tentou melhorar um pouco esta situação, oferecendo um pequeno tablet para os professores, porém, não preparou as escolas para isto. As escolas não possuem internet e algumas que possuem não liberam a senha para os professores, com medo de que estes divulguem a senha para os alunos.
É um grande paradoxo. Temos a internet, mas não podemos utilizá-la.
Em reuniões pedagógicas, quando um professor abre o tablet para fazer anotações, acusam-no de não estar atento à reunião.
Diante desta situação muitos professores devolveram o tablet para a escola e os demais simplesmente o guardaram em casa esperando o dia em que o governo vai pedi-lo de volta.
Enquanto lá fora os alunos se acostumam com cinema 3D, televisões 3D e até mesmo notebooks 3D, os professores teimam em considerar a lousa de giz o melhor instrumento pedagógico da escola.
Até quando viveremos esta triste realidade?

Prof. Nilo Jeronimo Vieira

09 de dezembro de 2015

Prof. Nilo Jeronimo Vieira

O ano está acabando e nada como fazer uma boa reflexão sobre o que teve de positivo, o que veio acrescentar e o que não fez diferença alguma. A vida é mudança constante e temos que adaptar tudo a nós e não o contrário.
Minhas dicas são: jogar fora o que não tem serventia pra você e não terá para outros; doar coisas sem uso; ignorar e/ou excluir pessoas que são negativas e, principalmente, aquelas que querem ver as outras derrotadas; ver a vida com olhar mais meticuloso, mais observador; deixar vir à tona a sua luz para que todos nós juntos possamos criar uma energia positiva para que a vida fique mais leve e mais harmoniosa.
Que ao terminar sua reflexão de "fim de ano", veja que ela pode ser diária.

Mônica Miguez

Um dia como uma vida inteira - Reflexão entre minhas lembranças, sentimentos e anseios

23 de novembro! Um dia me perguntaram se eu ainda me lembrava desta data. Fiquei a imaginar o porquê de tal pergunta, por saber que a pessoa, apesar de ter questionado, já sabia da resposta. Em meio a esta pergunta retórica, eu acabei simplesmente respondendo que jamais havia me esquecido de tal data. E, saiba você onde estiver que, realmente, ainda não consegui retirá-la da mente.

Assim como músicas, momentos e poesias, os números também se tornam significativas lembranças, sobretudo, quando estão vinculados a acontecimentos ou pessoas que contribuíram para que em nós despertasse algo incomum.

De origem espontânea, assim se fez presente um sentimento que apresentou ao meu mundo uma pessoa que, apesar das disparidades para com a minha personalidade, encantou-me como nenhuma outra, até então, jamais conseguiu.

Nesta experiência, deparei-me com meus sentimentos e emoções se aflorando, de forma tal, como nunca foram percebidos. As mãos trêmulas, as pernas “bambas”, a voz ofegante, o esquecer constante das palavras que foram tão planejadas, um querer e um não querer, que não por contradição, mas por insegurança. Surgia aí, uma paixão que não queria ir embora depois de uma noite, de um dia, ou de um mês...

Contudo, como nem a vida dura para sempre, se assim acreditamos, tampouco seria este sentimento. Desta maneira, as melhores coisas da vida um dia se vão com ela. Todavia, foi a pessoa e permaneceram as músicas, os momentos, os números, as poesias... Permaneceu tudo aqui, guardado no peito.

Durante um tempo, como uma sensação natural de proteção, tranquei as portas do coração e não deixei chaves para ninguém mais entrar. Porém, sem admitir, eu tinha medo do reencontro. Medo por saber que esta pessoa não precisava de chave para entrar de volta no meu coração protegido. A simples presença dela oferecia riscos para minha barreira, pois ela era a única que, sem as chaves, conhecia meus pontos fracos e sabia que, se quisesse, arrombaria a porta e estaria com meu coração nas mãos sempre que quisesse.

Entanto, como dizia Mário Quintana, somos culpados pelo que fazemos, mas não somos culpados pelo que sentimos. E entre os desencontros, o que era pra sempre, tornou-se findo. Quisera o destino ou nossas errôneas atitudes para com o outro, que tais desencontros surgissem e, neste 23 de novembro, que os seus braços já estivessem esquecido dos meus abraços.

Confesso que faz bem cuidar e ser cuidado por alguém, mesmo que de outras vezes o cuidado tenha acabado com uns ferimentos profundos no peito. Entretanto, não vale a pena definir culpados por conta dos inúmeros planos que foram frustrados, bem como, não vale a pena guardar lembranças ruins no peito. “O mundo muda, mudamos nós”, mas só permanece o que é verdadeiro!

Creio que todos nós merecemos viver histórias lindas de amor. Merecemos alguém que nos ame de verdade e que nos faça sentir muito melhores. Veja só: eu preciso de alguém que se preocupe comigo, com a minha vida... Eu preciso de alguém que desperte em mim o que de melhor eu posso ser. Eu quero poder “morrer de amor e continuar vivendo”, sabe? Poder comemorar com a pessoa que eu amo cada momento especial, cada instante ao lado dela... Tá me entendendo?

Talvez eu não tenha me sentido amado como desejava ter sentido. Faltava entrega, faltava compreensão e faltavam muitas outras coisas que só depois, estando fora da relação, eu pude enxergar. Só não sei explicar o porquê de eu ter me apaixonado tanto por uma mulher tão distante do meu tipo ideal - o qual sempre idealizei. Deixei de lado o tipo perfeito para poder perceber o encanto de um olhar singelo, de um sorriso verdadeiro que te toca até à alma e começa a te fazer feliz por dentro - de fato, vivemos coisas incríveis e não percebemos que coisas incríveis não precisam ser eternas para serem sempre lembradas. E de acreditar que havia algo especial entre eu e essa pessoa, cheguei ao ponto de não esquecê-la depois de tudo que aconteceu e nem de pensar que pudessem ser esses os motivos que fariam eu deixar de me encantar por ela.

Realmente, há coisas na vida que não dá para explicar... Eu só espero poder encontrar uma mulher que me faça sentir amado também - da forma intensa como imagino que deve ser. Eu ainda não sei como é ter a plena sensação de tudo isso. Ter alguém que me admira, que me elogia, que olhe para mim e consiga me enxergar além do que eu realmente sou. Que considere que até mesmo meus defeitos me fazem perfeito por simplesmente não querer mudar nada em mim. E que não desista de mim quando eu falhar com ela - dado que esta nunca foi minha intenção!

Sei que um dia ainda vou agradecer por ter ao meu lado uma mulher incrível - e que eu saiba reconhecer nela esse valor. Pois que ela me faça uma pessoa melhor, um homem imensamente feliz e realizado para que eu possa agradecer a Deus todos os dias por ela ter entrado na minha vida e por me permitir fazer parte da vida dela. Destarte, não é difícil compreender que é fácil ser o melhor namorado do mundo para a melhor namorada do mundo, e vice-versa. Não pela mística de ser o par perfeito um do outro, a metade da laranja ou outra coisa do gênero, mas por ser a pessoa que o destino pode ou não ter colocado no meu caminho e que decidiu me fazer presente em sua vida por todos os dias a partir de então.

Compreendo que o segredo para um bom relacionamento é uma relação na qual tanto o homem quanto a mulher estejam presentes um na vida do outro, mesmo estando longe. Fazer-se presente não é ligar toda hora ou procurar direto, pois isso não caracteriza presença. Presença, a meu ver, é saber que aquela pessoa que temos do lado é atenta para o que estou passando, sabe ouvir quando preciso que me escute, sabe criticar quando preciso ser criticado. Uma pessoa ideal não é aquela que te guia para o caminho que você já sabe andar, mas sim que te leva a lugares que você ainda não sabe chegar. Hoje temos muitas relações que caem na rotina e pessoas que convivem há anos e, muitas vezes, não se conhecem por inteiro. Para tanto, são essas e outras que demonstram que “não é o amor que mantem um relacionamento, é a forma de se relacionar que mantem o amor”.

É preciso doar-se constantemente. É necessário presentear a mulher amada, muito além do que com flores, bombons ou ursinhos em datas comemorativas... É preciso um abraço, um beijo, uma palavra de afeto, um carinho, ato ou pensamento e talvez um pouco mais.... É preciso querer, estar, zelar, amar... Sendo indispensável a sinceridade. Como percebeu, amar não é pra qualquer um, amigo! Permanecer no amor, muito menos. Nesse ramo da vida, quem pensa enganar o outro, acaba enganando a si mesmo.

Desta forma, não sinto receio em ressaltar que houve o dia em que a minha felicidade teve nome, endereço e o sorriso mais lindo do mundo. Porém, ilustro meu pensamento e concluo meus dizeres com a frase que hoje me guio: “Ninguém torna alguém feliz. Uma companheira serve para você compartilhar a sua felicidade, e não para ser a razão da mesma”.

Alan Felipe Trindade de Moraes

COMPORTAMENTOS QUE EDIFICAM - Uma mensagem para reflexão

Não consigo compreender tamanhos desentendimentos entre as pessoas. A paz é um anseio comum?! O amor é mais que um fundamento, é a essência para a vida de qualquer um?!

Sendo estas verdades incontestáveis, promovam a paz, a harmonia, aquilo que é certo frente a lei de Deus, e não zombarias, disputas sem sentido, impaciência e intolerância.

Não é de se alegrar com o que há de errado. Perdoem-se. Se forem feridos, não revidem ferindo o outro com o mesmo pecado. Somos servos de Deus e temos que servir adequadamente, com o coração(mente) distante das coisas que nos empurram pra baixo e só desviam nossos passos dAquele que tem oferecido o melhor para nós.


Não percam sua comunhão. Sejam firmes no amor.

Não defendam o que de ofensivo alguém tenha dito, mas defendam a ele e a qualquer outro que venha ser ofendido. É triste nos ver discutindo por graves assuntos, imagine então por discussões tão efêmeras, passíveis de serem facilmente resolvidas com perdão. Às vezes é preciso pedir perdão ao outro, mesmo que acreditemos que somos nós quem fora ofendido e, portanto, quem devia perdoar.

Foi-lhes apresentado o sagrado evangelho, e nele aprendemos que o ser humano foi feito para amar, embora sua natureza o impulsiona para a discórdia.


O amor é a luz, o ódio e seus comportamentos derivados são manifestações de descontrole, ignorância, uma âncora que nos prende à escuridão.

Viver o evangelho de Cristo é mergulhar na fé, na esperança e, acima de tudo, no amor - no amor que constrói e não destrói. No amor que promove e edifica o bem e não o mal. No amor que não se alegra em zombar e não se omite diante da injustiça. No amor que irriga os corações de mansidão e tolerância, para que com sabedoria se possa lidar com as incompreensões e diferenças.


Nós somos pecadores, então, que pedimos sempre piedade ao nosso Deus, para nós, para nossos irmãos e para o mundo.

Às vezes temos uma atitude moral equivocada em que nós crentes passamos a se ver como mais puros e santos que os pecadores incrédulos. O cristão é santo porque foi “separado” para a missão de seguir a Cristo. O que nos diferencia dos ímpios é sermos pecadores conscientes do pecado e da necessidade da graça e do perdão de Deus, consciência esta que os ímpios não têm.

Irmãos em Cristo, amados amigos, nossa luta é constante.

Que mantemos nossas orações uns pelos outros, pois todos nós vivemos num mundo caído em pecado em que há muito sofrimento e discórdia.

Jesus é quem deve estar em nós para nos consolar, não as coisas do mundo - estas passam, Deus é eterno. Então, abram o coração para Ele e mantenha-se reto em seu caminho que se compreende na direção de seu filho unigênito, o cordeiro que tira o pecado do mundo, do qual o sangue purifica até as almas mais mergulhadas na escuridão do pecado.

Evitem discussões sem propósitos construtivos.

Jamais ofenda alguém. Realço: é melhor ser ferido do que ferir outrem com a mesma ação ou palavra pecaminosa.


Que essas atribulações sejam pequenas frente o amor que nos une em Cristo.

A verdade é que somos todos pecadores. Pecadores santos, pecadores morais, mas sempre pecadores. Por isso a necessidade de sempre nos redimir. Somos servos. Nos espelhamos nAquele que nos apresentou servindo, mesmo sendo o Senhor dos senhores. Portanto, que eu diminua e o Senhor cresça em mim, pois minha natureza é destrutiva, mas meu Deus é de amor, é de perdão.

Muitas vezes temos a necessidade de eleger culpados, mas essa não é a melhor maneira de se resolver conflitos. Aliás, se for uma maneira, esta é uma das piores.

Mais do que com a pregação, tenho dito, as pessoas mudam com o exemplo.

Não se distanciem de Jesus. Todos nós devemos estar na Igreja por conta de Jesus e por amor ao próximo e a missão de evangelizar.

Saibam todos, é impossível amar, cumprir a palavra de Deus, sem perdoar. Lembrem-se sempre: "Às vezes é preciso pedir perdão ao outro, mesmo que acreditemos que somos nós quem fora ofendido e, portanto, quem devia perdoar".

Sejam pacificadores, bondosos, pacientes, pois Deus é contigo.

Se considera teus problemas gigantes, se o sofrimento não te abandona, não te aflija, bem-aventurado sois vós, pois em Cristo está sua consolação, e se nEle você estiver, grande é a vossa recompensa nos céus.

O fato é que o sofrimento nivela a todos, sem distinção, sejam ricos, pobres, brancos, negros, crentes, não crentes,... Na hora que a dor vem, ela é forte para todos. Contudo, se você está em Cristo, nenhuma condenação há sobre você, pois não tem andado segundo a carne, mas segundo o Espírito.

"Estou certo de que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Ro 8:18)

Paciência, temor a Deus, sabedoria, amor,... É o que desejo a todos.

Oremos uns pelos outros. Agimos com caridade para benefício nosso e de nossos irmãos.

Amém.

Alan Felipe Trindade de Moraes

Primeiro domingo do ano (03/01), uma reflexão.
Tem pouca comida para muita população,
Muito blá, blá, blá... e nenhuma ação,
Muito carro caro com alta prestação,
Muito ‘conhecido’ e pouco ‘amigão’,
Em resumo: “muita farinha para pouco leitão”!
Vamos neste 2016, tentar mudar esta situação?

Jeferson Calixto

Reflexão Diária 04/01/2016 - 2ª Feira -

Todo dia é dia de Recomeçar

Cumprir verdadeiramente com o que falamos e escrevemos é muito
diferente de como geralmente agimos. Criamos situações para nós
mesmos que depois nos deixam impotentes diante algumas situações.
Geralmente essas pequenas frustrações se refletem quando começamos
a nos cansar de repetir palavras amáveis e quando atentamente emprestamos
nossos ouvidos, ou falamos a quem não está atento a nada que você faz.
Portanto se alguma coisa em seu novo modo de vida não vem dando certo, é
hora de recomeçar, seja lá em um relacionamento, no trabalho no seu anto
familiar no seu jeito de lidar com outras pessoas. Se sinto que a obsessão ou a
compulsão, está começando a me desviar da direção positiva que seguia, está
na hora de recomeçar minha jornada diária, por mais dolorida que ela seja.
Sai dessa de quem está falando dentro dos seus olhos está sendo sincero. isso
é coisa de uma nova geração, pessoas tímidas não olham nos olhos e nem por
isso não são menos sinceras, lembre-se Judas olhou diretamente nos olhos de
Jesus, e mais do que isso ainda o traiu com um beijo. Quando estou errado não
olho nos olhos abaixo minha cabeça humildemente demonstrando que realmente
errei. Me calo e atentamente ouço o que quem realmente quer o meu bem está me
dizendo, por mais dolorido que isso seja. Se uma missão lhe é dada e não consegue
cumpri-la peça ajuda seja humilde, não se esconda atrás de seus antigos fantasmas
que só te levarão a interromper sua jornada, se esta incerto que rumo deve seguir, reflita e nunca se esqueça de onde você veio, as oportunidades que já perdeu e quanto o já sofreu. Mudanças são doloridas são árduas, portanto não deixe que seu novo modo de vida lhe deixe trazer novamente a tona a pior dor que um ser humano pode ter a dor da alma. Recomece novamente, só não cometendo os mesmos erros que já cometeu
antes, isso vai gerar uma ferida em você que nunca vai sarar.

Ale (Xandoca)

#ReflexãoDaSexta

Que não percamos o nosso otimismo nesse mundo em que vivemos, mesmo sem ter a certeza de um amanhã feliz. Que não venhamos nos deixar se levar pelos maus hábitos dos que praticam a ira ao invés da calma, a tristeza ao invés da felicidade, a angústia ao invés do consolo, a guerra ao invés da paz, o ódio ao invés do amor, o rancor ao invés do perdão.
Mais que venhamos diferentes a cada dia, seguir em frene caminhando na contramão desse sistema. Que venhamos se achegar com calma aos desesperados, dividir a felicidade que há em nos com os que estão tristes, consolar os angustiados, promover a Paz entre meio as guerras, amar os odiados, perdoa os que nos ferem, ter o desejo de abraçar os que nos apedrejam, sorrir para os que nos trazem infelicidades, que venhamos destacar as qualidades dos que só sabem apontar nossos defeitos, que não perdemos já mais a vontade de ajudar e acolher os que não reconhecem e não nos retribuem com agradecimentos e que não percamos a razão com aqueles que se dizem dono delas, que venhamos viver o exemplo em que queremos dar e ver em nossos nossos próximos e acima de tudo, que não nos falte à esperança de dias melhores, que não tenhamos pressa para esses acontecimentos, mais que não percamos tempo para os colocarem em pratica!

Wanderson Madeira

Wanderson Madeira

Reflexão Diária 29/11/2015 – Domingo
Confiando sempre em Deus
Só Deus pode restaurar o que se quebrou em sua vida, só o amor de Deus pode transformar tristeza que sente agora, e criar algo maravilhoso em sua vida. Deus é bom e misericordioso, e Ele não pede nada em troca, pede apenas que você confie nele. Só Deus pode trazer paz para aquilo que lhe aconteceu no passado, só Deus pode trazer um sentido para a sua vida no presente, e esperança no futuro. Os planos de Deus para nós são muito maiores do que os nossos sonhos. Nós, com a nossa pouca sabedoria humana, não sabemos dar o devido valor àquilo que realmente importa na vida, mas Deus, às vezes a duras pedras, nos mostra o que é importante de verdade. Quando você estiver triste, feche os olhos, fique em silêncio e se aproxime de Deus. Quando oramos, nós falamos com Deus, mas quando meditamos, permitimos que Deus fale conosco, e é preciso saber sentir as palavras de Deus em nossa vida. Se você confia em Deus, não há o que temer! Faça a sua fé ser maior do que o seu medo.

Ale (Xandoca)

Reflexão Diária 28/11/2015 sábado
Porque não ser eu mesmo?
Conseguimos ser e humildes e temos aceitação quando somos atacados?
Uma frase me chamou atenção ontem que dizia O quanto é fácil culpar quem explode e grita. Mas quem destila seu veneno em silêncio passa por inocente. Toda cobra é silenciosa. Pobre da cobra, através de diversas experiências devíamos ter consenso. Eu sempre reagi com raiva e autopiedade quando vivia em um mundo negro e sem esperança, porém quando o que eu desejava na verdade era desafiar a qualquer um que tentasse me mudar. Trouxe essa frase para comparar humildade e humilhação, refletindo, porém a humildade é um conceito enigmático. Sabemos bastante sobre humilhação, mas humildade é uma ideia nova. Ela parece ser, curiosamente, “submeter-se”, “dobrar-se”, “rastejar”. Mas a humildade não é isto. A humildade é, simplesmente, aceitar quem somos. Não tenho que provar nada a ninguém se sou rico ou pobre ou mais inteligente que o outro, também não tenho que me rebaixar ou me humilhar e sim usar de minha sabedoria, para aceitar quem realmente sou ser humilde é ser honesto comigo mesmo, com meu interior.É viver meu novo modo de vida, hoje vivo mais com sabedoria. Mudei alguns princípios e aspectos de me autopromover, por realmente ser quem eu sou. Portanto no meu modo de ver o leão grita e ruge e mata, assim como a cobra. Ambos são falsos e vivem de seus instintos Sendo que a cobra solta seu veneno quando você pisa nela, quando se sente ameaçada, enquanto o leão que grita e ruge te ataca te engole, mesmo quando não está mais com fome, então conclui que carregamos ambos animais dentro de nós, resta sim, doma-los e obedecer a nossa natureza real de ser, ser quem Deus nos criou. Então eu tenho que encarar a minha natureza e guiar minhas ações. Ou seja, ser eu mesmo. Então reflita se é melhor ser o leão ou a cobra. O leão é o rei da selva não vejo humildade nisso, a cobra porém rasteja e quase não enxerga,nela vejo a humilhação, a grade verdade é que somos o que realmente deveríamos ser.

Ale (Xandoca)

Reflexão...
Há em nós, momentos de reflexões profundas
e acabamos nos sentindo pequenos diante da imensidão
que atravessa nossa jornada.
Quem somos nós, quem sou eu,
onde estamos, ninguém responde.
Dedicamos nosso tempo,
construindo, consumindo,
competindo, destruindo e concluindo
que nada sobrou além de perguntas sem respostas.
Talvez, a viagem de volta ao inicio,
responda sobre esse outono cinzento
que acostumados à ele, não aprendemos nada
sobre a essência da vida.
by/erotildes vittoria

Erotildes Vittoria