Supertições do Folclore

Cerca de 19 frases e pensamentos: Supertições do Folclore

Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.

Peter Drucker

Palmares 1999

A cultura e o folclore são meus
Mas os livros foi você quem escreveu
Quem garante que palmares se entregou
Quem garante que Zumbi você matou
Perseguidos sem direitos nem escolas
Como podiam registrar as suas glórias
Nossa memória foi contada por vocês
E é julgada verdadeira como a própria lei
Por isso temos registrados em toda história
Uma mísera parte de nossas vitórias
É por isso que não temos sopa na colher
E sim anjinhos pra dizer que o lado mal é o candomblé
A energia vem do coração
E a alma não se entrega não
A energia vem do coração
E a alma não se entrega não
A influência dos homens bons deixou a todos ver
Que omissão total ou não
Deixa os seus valores longe de você
Então despreza a flor zulu
Sonha em ser pop na zona sul
Por favor não entenda assim
Procure o seu valor ou será o seu fim
Por isso corre pelo mundo sem jamais se encontrar
Procura as vias do passado no espelho mas não vê
E apesar de ter criado o toque do agogô
Fica de fora dos cordões do carnaval de salvador
A energia vem do coração
E a alma não se entrega não
A energia vem do coração
E a alma não se entrega não

Natiruts

“Mitologia é aquilo no que os adultos acreditam, folclore é aquilo que eles contam para seus filhos, e religião é ambos.”

Cedric Whitman carta para Edward Tripp 1969

EU NÃO VOU NA SUA CASA...PRA __VOCÊ ?!...___NÃO IR NA __MINHA__ !...: VOCÊ TEM __A__BOCA ___GRANDE!...__ : VAI COMER ...MINHA __FARINHA__ !... (rsrsrs ) CANTIGA FOLCLÓRICA NORDESTINA.

FOLCLORE BRASILEIRO UNIVERSAL

Sem rituais ou supertições, o ano novo será apenas aquilo que fizermos dele.

Carla Gonzaga Rabetti

Para de viver de supertiçoes e de hipocrisia,viva uma vida de Verdade com Deus o único que sonda as profundezas de sua alma,corpo e espirito.

Rafael Straelh

Pessoas acreditam em sorte e supertições, eu ja acredito em força de vontade e em Deus.

Pedro Hennriique

Parei! Supertições não mudaram meu destino, gato preto? Passar em baixo de escada? Nunca deram azar no meu caminho...

todyone

Maldito livre arbítrio. Tem pessoas que acreditam em folclore, pessoas que acreditam em políticos e em duendes. Tem gente que acredita em qualquer coisa coisa para tentar se esquecer que Deus existe e que existe um juizo...

Rick Ferreira

Quem é o saci

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.

Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.

O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras na matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.

Diz o mito que ele se desloca dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”.

Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a mitologia, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.

A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos.

Quem primeiro retratou o personagem, de forma brilhante na literatura infantil, foi o escritor Monteiro Lobato. Nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o saci aparece constantemente. Ele vive aprontando com os personagens do sítio. A lenda se espalhou por todo o Brasil quando as histórias de Monteiro Lobato ganharam as telas da televisão, transformando-se em seriado, transmitido no começo da década de 1950. O saci também aparece em várias momentos das histórias em quadrinhos do personagem Chico Bento, de Maurício de Souza.

Dia do Saci

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci ( 31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuíndo a influência do cultura norte-americana em nosso país.

Curiosidade:

- O Saci-Pererê é o mascote do time de futebol Sport Club Internacional de Porto Alegre.

Lendas

Vampiros nada mais são do que folclore europeu, a imagem de um suposto ser, que era utilizado com frequência na idade média para causar medo, para influenciar e consequentemente, essas histórias perduraram até hoje !

Felipe Calistro

A fronteira é cercada de estórias, histórias, causos, relatos, folclore, etc. As pessoas, em especial as mais antigas, que residem na fronteira de Aral Moreira-Brasil com a Microrregião da Cardia-Paraguay lembram com saudosismo de outros tempos, época em que a palavra oral valia muito mais do que qualquer documento assinado.

Jefferson Machado BARBOSA

O folclore brasileiro é conhecido por seus grandes personagens!entre eles estão: saci perere,mula sem cabeça,cuca,curupira,honestidade,educação,respeito etc....

Thhiiaaggoo

Vejo muita mula por aí. A diferença é que essas são todas com cabeça.- Folclore

Larissa Rosolen

Quem é e origem da Cuca

A Cuca é uma importante e conhecida personagem do universo do folclore brasileiro. É representada por uma velha, com cabeça de jacaré, que possui uma voz assustadora. De acordo com a lenda, a Cuca assusta e pega as crianças que não obedecem seus pais.

Acredita-se que esta lenda tenha surgido na Espanha e Portugal, onde tem o nome de "Coca". Neste país, ela era representada por um dragão que havia sido morto por um santo. A figura aparecia principalmente nas procissões. A lenda teria chegado ao Brasil junto com os portugueses durante o período da colonização.

Ao chegar ao Brasil, a figura da Cuca passou a ser representada, em muitas regiões, como uma velha brava com cabelos compridos e desgranhados, semelhante a uma bruxa.


Popularização

Foi nas obras do escritor brasileiro Monteiro Lobato que a personagem Cuca ganhou popularidade. No "Sitio do Pica-pau amarelo", transformado em série de televisão no final dos anos 70 e começo dos 80, a Cuca passou a ser conhecida nos quatro cantos do país. Na Tv, a Cuca era uma espécie de jacaré bípede com cabelo amarelo e uma voz horripilante, que tinha a ajuda do saci-pererê. Malvada, morava num lugar escuro (caverna) onde, como se fosse uma bruxa, ficava fazendo poções mágicas.


Música da Cuca (Cássia Eller)

Esta música foi criada para o personagem da Cuca na série de TV "Sítio do Pica-Pau amarelo", transmitida pela Tv Globo.

Cuidado Com a Cuca
Que a Cuca te pega
Te pega daqui, Te pega de lá

A Cuca é malvada
E se fica irritada
A Cuca zangada
Cuidado com ela
A Cuca é matreira

E se fica zangada
A Cuca é danada
Cuidado com ela
Cuidado com a Cuca
Que a Cuca te pega
Te pega daqui, Te de lá

A Cuca é malvada
E se fica irritada
A Cuca zangada
Cuidado com ela.


Cuidado com a Cuca
Que a Cuca te pega
A Cuca é danada
Ela vai te pegar



Curiosidade:

- Na língua tupi a palavra Cuca significa tragar ou engolir de uma vez só.

- Na região sul do Brasil, a palavra Cuca é também usada como nome de uma torta ou bolo doce de frutas.

Lendas

O que dizem da segunda-feira é puro folclore. É o melhor dia da semana. Afinal, na vida, nada melhor que a oportunidade de um recomeço.

Evandro Rocha

Folclore
Serpente noturna correndo como rio por entre as árvores da floresta
Despertando medo nas criaturas da noite
Tinha olhos de lua, invocando as estrelas baixas.

Janaina Cruz

ADIVINHA POPULAR : Torto assim__mas assim TORTO __roubo a VIDA ao mais DIREITO ___sem ser de veneno feito... __quem me ENGOLE fica : __MORTO!... ( A Resposta é __ANZOL...rsrsrs)

Popular

Dia 22 de Agosto dia do FOLKLORE-FOLCLORE,onde o personagem SACI habita as florestas e individuos observadores o vê dinâmico,altivo e atuante.

Bindes, Bin,Bindi-binder- Fa