Sociologia da Educação

Cerca de 145 frases e pensamentos: Sociologia da Educação

A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

John Dewey

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

Educar uma pessoa apenas no intelecto, mas não na moral, é criar uma ameaça à sociedade

Theodore Roosevelt

A creditamos que a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Se a nossa opção é progressiva, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver a nossa opção.
Encarná-la, diminuindo, assim, a distância entre o que dizemos e o que fazemos.

Paulo Freire

Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.

Paulo Freire

A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra.

G. K. Chesterton

A Educação é o único veículo capaz de conduzir o ser humano à construção de uma sociedade, onde direitos e deveres sejam prioridades, e a palavra cidadão seja sinônimo de respeito e autenticidade.

Ana Fraga - Ivaiporã

Educação e Respeito
Hoje fiquei a refletir em como certos valores estão mudados em nossa sociedade, em como já não mais se educa para o respeito. É o filho que não respeita e não deve obediência a seus pais, casais que não respeita o compromisso existente entre eles, empregado que não cumprem suas obrigações... (poderia citar vários exemplos).
Respeito sempre foi e sempre será o centro da moralidade. É muito complexo, pois, impulsiona todas as ações de relações entre os homens, todas “respeitosas”, mas em dimensões muito diferentes.
É comum associar respeito à ideia de submissão. Isso acontece quando se diz que alguma pessoa obedece incondicionalmente à outra. Não esqueçamos que tal submissão pode vir do medo.
Respeita-se o mais forte, o mais poderoso, não porque mereça, mas simplesmente porque detêm o poder.
Quem já não ouviu as seguintes expressões:
“Sabe com quem está falando?”
“Quem você pensa que é?”
“Eu sou mais que você, portanto, respeita-me.”

É claro que muitas vezes a dignidade humana é ferida porque não há reciprocidade. O ideal seria a igualdade. Se devo respeitá-lo, você também deve me respeitar; trata-se de respeito mútuo. Isso faz toda diferença!
A nossa sociedade ensina que “não devemos levar desaforo para casa”, ou ainda, “bateu levou”. E é assim que muitas pessoas agem. Há aqueles que esperam o momento certo para se vingar. Levam anos curtindo raiva, ódio e ressentimentos, gastando tempo e energia, buscando meios de destruir a vida de alguém. Que desperdício!
Há ainda aqueles que se destacam por divulgar a maldade. E, em tempos atuais isso se torna mais fácil, por intermédio das redes sociais. É de livre acesso esmiuçar a imagem alheia e fazer uso desta imagem para algo impróprio.
Há muitas inverdades e são tão bem colocadas, tão bem disfarçadas e por ser tão repetidas descaracteriza a verdade.
Devemos agir corretamente, sem ódio, sem vingança. Pagar o mal com o mal é desperdiçar o valioso tempo com “coisinhas” sem importância.
A maldade corrói a alma do maldoso. Quem comete injustiça e age com maldade já sofre pela ausência da bondade. Agem desta forma talvez por não ter sido educado adequadamente para o respeito.
Respeito! Como isso é importante. Respeitar o espaço do outro. Respeitar as ideias e a história de cada pessoa. Compreender que Deus nos fez único, e por isso somos completamente diferentes uns dos outros.
Precisamos nos reeducar no respeito. Com palavras, quando necessário; e com exemplos, isso sempre!
Pais precisam dar bons exemplos a seus filhos, caso contrário vão ensinando antivalores aos filhos (pais fofoqueiros ensina a criança fazer fofoca; pais mentirosos ensina a criança mentir).
Não se faz com que a pessoa respeite, maltratando-a. Não se ensina um filho com espancamentos e agressividade. Não se educa com berros e palavrões. Não se ama com agressões físicas e morais. A autoridade com simplicidade e respeito ganha muito mais significado.

Sonia Souza

O que a sociedade merece de mim?
A minha grosseria e a minha falta de educação

Mallu Moraes

A sociedade que nos critica é a mesma que nos educa

Desconhecido

A corrupção é um câncer que destrói a sociedade e mata mais que a guerra. Ela está presente em atitudes como: furar uma fila, desvio de recursos públicos e até mesmo no porte de uma carteira falsa. A mudança começa conosco.

Roberto Martins - Educador

Naturismo é um estilo de vida de integração com a natureza, identificado pela prática da nudez social e o cuidado com o ecossistema.

Roberto Martins - Educador

Como em todas as classes ou grupos sociais encontraremos dificuldades na forma de nos relacionarmos uns com os outros, porém, isso não significa exatamente que tudo aquilo que diverge e converge não possa nos alçar a um novo patamar ou permitir que escrevamos uma nova história, de GARRA e não de GUERRA.

Humanidade Cultura de Paz Não-Violência Diálogo Educação

A educação nos preparam para conhecer o mundo externo, mas
não para explorar o território do nosso "Eu".

Ivan Dionizio da Cruz; Filosofo e Mestre em Sociologia.

Educar para socializar,
e não ressocializar quem nunca foi socializado (e educado).

João Paulo Hoffmann

A educação é a maior ferramenta para á igualdade social entre os homens

Carla Emanuela

Um sociedade que se preza, em vez de construir prisão, investe em educação.

Nadir Khan

Desde q nascemos, temos sido educado, adestrado,para ser quem a sociedade quer que nois sejamos. Quando nascemos, ninguém perguna "-Vc ker ser:músico, médico, baterista de heavy metal ou monge budista?".. nao eles simplesmente obrigaram você a estudar um monte de coisas chatas e fizeram você aceitar as idéias da sociedade, sobre o que é certo ou errado, sobre o que é bonito ou feio, sobre o que é bom ou ruim. Você não teve escolha. Seguiu um caminho pré-constituído, como todo mundo faz. Você faz parte da massa, é como uma ovelha dentre milhões de ovelhas. E ovelhas não têm opinião própria, não conversam entre si. Ficam apenas seguindo um pastor, que pode estar levando todas as ovelhas para um campo cheio de alimentos, ou pode as estar levando para um matadouro.

Você foi programado, condicionado para acreditar naquilo que a sociedade quer que você acredite. É incrível como as pessoas acreditam em um monte de coisas sem fundamentação alguma. As pessoas frequentam uma determinada religião, e seguem um monte de mandamentos ridículos, só porque foi assim que ensinaram. Nunca param para questionar se existe alguma verdade naquilo em que acreditam.

c já ouviu a história dos 5 macaquinhos?...rsrsrs e bem interesante....

Era uma vez um grupo de cientistas que resolveu fazer um experimento com macacos… Colocaram 5 em uma jaula, uma cadeira e um cacho de bananas no lugar mais algo da jaula de forma que só se conseguisse alcançar as bananas subindo na cadeira.

Quando um dos 5 macacos subia na cadeira pra pegar as bananas, os que estavam em baixo eram atingidos por um jato de agua gelada. Toda vez que algum deles subia na cadeira, os outros tomavam o banho de agua fria… Ate que apos algumas tentativas, qdo algum deles tentava subir na cadeira os outros puxavam pra baixo e enchiam ele de porradas. Apos alguns dias, os cientistas substituiram um macaco por outro que nao conhecia a treta da agua fria. A primeira coisa q esse fez foi subir na cadeira, e ser derrubado dela na base da porrada. Sequer deu tempo dos cientistas darem o banho de agua fria nos outros.

Apos alguns dias, trocaram mais um macaco por outro que tbm nao conhecia a hitoria da agua fria… Na primeira tentativa de subir na cadeira, todos os outros macacos baixaram porrada nele, inclusive o q havia sido previamente substituido e ainda NAO tinha tomado um banho de agua fria.

Assim foi sucessivamente ate q todos os macacos originais foram trocados, e nenhum dos macacos q estavam na jaula tinha ainda tomado o banho de agua fria, mas, no entanto, todos eles batiam em qquer um q tentasse subir na cadeira…

Pare de agir como macaco!

Não seja como os macacos da história acima. O ser humano é dotado de um poder enorme, de uma inteligência surpreendente. É uma pena que as pessoas tenham preguiça de usar esta inteligência, é uma pena que tenham preguiça de pensar. Então, comece agora mesmo a refletir sobre suas crenças e sobre seu comportamento. Você faz as coisas que faz porque gosta e porque quer, ou faz somente porque alguém (um pastor, um padre, seus pais, um professor etc.) disse pra você que você tem que fazer assim?

marcilio romulo

A educação não é somente um empenho social, mas a necessidade real da própria alma.

Valdeci Alves Nogueira

Analisando bem os educadores que têm grande importância nos meios político-sociais de um país, no sentido de seus compromissos com a igualdade e a fraternidade, ou mesmo a educação no seu sentido mais amplo, noto que eles, ou são naturalmente sensíveis(aqui insiro os auto-didatas) para as causas humanitárias, ou se fizeram em boas universidades públicas. Há muitas honrosas exceções relacionadas aos oriundos de boas escolas religiosas, mas que não fazem da religião sua úinica verdade para educar.

Cairbar Garcia Rodrigues