Respeito ao Idoso

Cerca de 3168 frases e pensamentos: Respeito ao Idoso

Não adianta muito a baleia querer explicar para um cavalo as dores e dificuldades de se viver no fundo do mar. O cavalo pode até entender teoricamente, mas jamais vai conseguir sentir na pele o que ela passa. Isso porque os dois são de mundos diferentes, possuem necessidades diferentes, histórias diferentes. Sim, ambos são animais. Mas um é cavalo e o outro é baleia.

Não sei se estou viajando demais, mas costumo usar essa analogia para enxergar as diferenças entre nós, humanos. Cada pessoa possui uma história, uma criação, um temperamento e uma maneira de enxergar o mundo. Cada pessoa possui marcas individuais que a vida causou. Sim, somos todos humanos. Mas você é você; e eu sou eu.

O fato é que nossas marcas são muito íntimas e pessoais, fruto do que passamos, do que sentimos, do que perdemos, do que ganhamos, do que vivemos. É difícil para quem sempre teve pai e mãe em casa entender na totalidade o que é ser órfão. O outro pode até se compadecer e entristecer, mas não vai conseguir sentir 'literalmente' o mesmo vazio que mora no coração do próximo. E por aí vai. Exemplos não faltam. Conseguimos até racionalizar sobre diversos assuntos que não nos pertencem e tirar até conclusões. Podemos ajudar inclusive. Mas 'sentir na pele'... aí é outra história.

Acho que cheguei a 'tardia' conclusão que é perda de tempo 'tentar' fazer algumas pessoas entenderem profundamente o que eu sinto e por que ajo de tal maneira em determinadas situações. Isso porque eu sou baleia e eles são cavalos. Ou vice-versa, tanto faz. Somos animais, mas não pertencemos ao mesmo mundo. Minha vida foi no fundo do mar, atrás de peixe e fugindo dos caçadores. A deles foi correndo nos campos, comendo pasto e servindo de transporte para outra espécie.

Respeito os cavalos, os admiro até, apesar de não entende-los muito bem. Espero que sejam felizes.
Mas continuo aqui, com minha vidinha de baleia.

Tainah Ferreira

Tantas pessoas ricas, com empregos "dignos", passam a perna nos outros e precisam humilhar alguém para chegarem a algum lugar. E tantas pessoas que, pela sociedade são julgadas como lixo, mas que têm um coração bom, ajudam ao próximo, se dedicam a fazer uma caridade, a ajudar numa causa e não têm maldade dentro de si. Por que as pessoas têm q ser julgadas, meu Deus?

Clara Aguilar

Respeitar o tempo dos outros não é uma obrigação, é uma virtude daqueles que realmente amam o seu próximo.

Deivide Blance

Vigie somente aquilo que lhe diz respeito. Aquilo que não te compete, use o bom senso e respeite.

Sérgio Lumas

Respeito Se Conquista? Se Têm...

Respeito
É fundamental.
E bilateral.
Não importa
Se é ou não
Fulano de tal...

Francismar Prestes Leal

Se você exige respeito, tem que respeitar primeiro a si mesmo. Respeito não é algo que se busca ou se exige, é algo que se dá e se recebe.

Claudiney Ribeiro

Penso em deixar quieto, não ligar, não mandar mensagem, não ir atrás, deixar ele perceber a minha falta (se é que eu faço falta)... Mas também penso em esgotar todas as possibilidades, só para provar pra ele o quanto ele é importante na minha vida... Mas aí, é quando eu penso em "respeito", é em respeito por ele, que não quer mais continuar, e "respeito" por mim, respeito é a melhor palavra que eu consigo encaixar no termino de uma relação, porque é através do respeito que sentimos um pelo outro, que iremos eternizar na memória o que foi bom na nossa relação... Só espero que ele tenha o mesmo respeito por mim, quando eu estiver bem sem ele, quando eu der continuidade na minha vida sem sua presença, porque eu sei que quando ele sentir que me perdeu, é que ele irá vir atrás e será nesse momento da perda que ele irá perceber que me ama e que eu faço falta na vida dele, porque o ser humano é assim, só dar valor depois que perde, e o pior que depois que perder, já será tarde, porque vai ser quando eu terei respeito, apenas por uma pessoa, que no caso sou eu...

Nívea Suellem

Prudência na liberdade de expressão e ação

Não se deve meter-se em toda causa humana quando não se conhece a fundo, a ação que resultou tal causa. É melhor permanecer apenas na observação, porque cada causa é resultado de uma ação anterior.

Muitas pessoas, mesmo sem o conhecimento da causa de algum efeito, seguem, compartilha, e mergulha da cabeça aos pés em coisas das quais deveria apenas observar. A mídia atual provoca essa inserção impensada nas pessoas, quando cria algum dogma de alta relevância, fazendo com que uma grande massa da sociedade abrace causas que nem mesmo compreendem o seu real significado, e o alcance que isso venha a atingir.

A prudência sempre foi amiga da razão, por isso é melhor estudar todo o contexto de uma história, antes de adentrar em uma disputa acirrada de direitos e obrigações sociais.

Cada um deve se ocupar da sua própria vida e tentar melhorar o seu modo de agir diante da liberdade de expressão do outro, porque a igualdade de pensamentos nunca será possível em um mundo no qual se encontra diversas formas de vida já divida por grupos desde o princípio do mundo.

O cuidado com a própria liberdade é fundamental. A união de pessoas somente acontece em torno de um objetivo em comum, que seja benéfico para todos, e não por uma mudança forçada de como o outro pensa, de suas crenças individuais, e de como ele deve viver a sua vida.

Como já disse Paulo de Tarso, "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém", um pensamento que explica bem esta questão da liberdade de expressão, de escolhas no modo de viver, e na forma de agir na vida de todos nós. Sendo assim, tudo na vida precisa ter limite.

A liberdade de exprimir e de agir de uma pessoa, termina aonde começa os limites impostos pela outra, e este espaço não pode ser ultrapassado pela imposição de força e pensamento contrário.

A prudência nos ensina a não ultrapassar os próprios limites da razão.

Cada pessoa é um mundo próprio em si mesmo, e compartilha desse mundo com o seu próximo delimitando seus espaços acessíveis, já preparados para ser recebido e compartilhado. Enquanto não houver uma abertura do espaço de um indivíduo para que o outro possa entrar e expor seus pensamentos, ideias e experiências, esse deve evitar usar sua plena liberdade para com o outro.

Rozilda Euzebio Costa

Não espere o amanhã para pedir perdão, pra dizer eu te amo, estou com saudades. De repente poderá ser tarde demais e nunca mais terá esta oportunidade. Ame as pessoas enquanto existe a vida e não depois que elas partirem.

Izzo Rocha

A sociedade dará um importante passo quando perceber que crítica não é ofensa, luta não é briga, respeito não é medo, e adversário não é inimigo.

Gustavo Matheus

Não dar sopa para o azar

"Se você ama alguém, respeite essa pessoa, começando a se respeitar.
Se coloque no lugar do seu amor, não esconda as coisas sejamos verdadeiros.
Não seja alvo de pessoas que não te respeitam e que ficam dando em cima de você e pior mesmo sabendo que você esta com alguém.
Se isso acontecer basta dar um corte na pessoa.
Se não adiantar se afaste e por ai vai.
Flertar com outras pessoas não é uma coisa legal se você ama alguém de verdade (você iria gostar se fizessem isso com você??).
Temos sempre que dar valor a quem nos ama.
É assim que deve ser.
Respeito é tudo pra com quem se ama, cuide de quem ama você."

Autor: Desconhecido

Desconhecido

Se não cuidar, com o passar do tempo tudo se perde... perde-se o amor, perde-se o respeito, perde-se os bons costumes, a reverência, perde-se inclusive a base sólida que demorou tempos para ser construída. Conserve o que há de bom em vc, para que não se perca também!

Riller Soares Diniz

Opte por poucos ao seu lado, mas garanta a sua honra e respeito de todos.

Felipe Magister

Já era o tempo em que persistência, respeito e lealdade reinavam, idealizando algo que nunca existiu, na selva hoje tudo pode.

Eduardo Thomas

Aceitando de bom grado a diversidade viverás menos contrariado, logo, melhor.

Rodrigo Quito

Tudo que existe no mundo, tem o seu próprio movimento, se você quer estar em harmonia, aprenda à respeitar o movimento das coisas, e não força-las à seu movimento. Este é o caminho para a realização.

Jonathann Araujo

" O sol se põe e anuncia o fim de mais um dia de batalha produtivo, talvez, tenha sido ou não! A lua chega é pede licença pra iluminar o final da tarde e para brilhar ainda mais á noite, despertando antigos amores e acordando pensamentos, sentimentos e lembranças antigas, porém boas e agradáveis e mostra que a saudade transforma um adulto em uma criança que pode sorrir como também pode chorar, porque eu sinto falta de seu abraço do despertar da manhã ao acordar olhando em seus olhos e dizer que você vai ser sempre muito especial na minha vida independente de onde você esteja nesse momento. Na minha cabeça passa um filme inteiro sobre nós e de tudo que vivemos e aprendemos juntos, tivemos momentos de alegria e de tristeza também, afinal nem só de coisas boas vive um bom casal, por isso devemos estar presentes um na vida do outro em todos os momentos. Segui meu caminho e você decidiu ir na direção oposta, mas tenho certeza que sempre que você se lembrar de mim você terá o mesmo sentimento que eu tenho por você, esse sentimento se chama gratidão "...

Judi J. Santos

O respeito pelo outro não exclui a escolha pessoal. Ao contrário, a meu ver, ele é sua condição primeira.

Luc Ferry

Quando você olha para um negro e fala que ele é igual a nós já está tratando ele com diferença, pois se você realmente achasse igual não iria dizer isso.

Alex Husfor