Religião e Cultura

Cerca de 21 frases e pensamentos: Religião e Cultura

A religião é um meio para controlar mentes pobres de cultura.

Raul Duarte

O preconceito é a junção do fútil conservadorismo, de uma cultura pobre e do fundamentalismo religioso.

Keila Cristina Martins

Religião.

Aquecida no regionalismo, habituada na cultura, morta em mim.
Por vezes é abrigo da loucura.
Entre vícios, artes, violência e esportes; camufla-se na ideologia.
Envelhece jovens, amamenta velhos.
Chega-me em partes, em pedaços. Retalhos de crenças. Capto pouco. Um mosaico sem credo.
A quem pertenço? A quem blasfemo? Para quem eu canto?
Sinto-me fora.
Sou devoto da gratidão.

Tiago landeira

A nossa cultura com suas religiões e filosofias não conseguiu resolver questões fundamentais do ser humano. Não teve inteligência para tal.

Paulo R P Menezes

Quanta cultura?
Quanta religião?
Quanto ritual?
Quanto animal?
Quanta dança?
Quanta música?
Quanta pintura?
Quanta poesia?
Quanta literatura?

Quanta...
quanto...
quantos...
perdemos
Em todas nações, orgulho
Em todas nações, preconceito
Em todas nações, vaidade
Em todas nações, falsidade
Em todas nações, ganância
Em todas nações, degeneração

Em todas nações, a mesma raça

Em todas nações,

ser humano.

Luan da Silva Leal

“A Cultura Religiosa Faca de Dois Gumes”
A cultura é uma das maiores riquezas que todo ser adquire, em especial a humanidade, mas existe um vilão nesta historia, o homem cada dia que passa por necessidade de entender e buscar outro mundo que não existe, acaba criando entes e nisto surgi à cultura religiosa, que através de dogmas criados por eles mesmos, chegando justificar como revelações etc... E acaba desta forma criando dogmas, culturas, alienações e segando por completo a quem segue e favorecendo seus fundadores, a cultura religiosa neste sentido torna-se um objeto cortante que acaba sendo inútil, e tornando-se muitos cegos da realidade da vida e da ciência, não sou contra quem segue esta ou aquela religião, mas contra as sequelas culturais que deixam estas culturas religiosas criadas por muitos, levando falsas esperanças e um alem que não existe. Seria tão bom se toda sociedade tivesse direito a educação, a saúde, o trabalho e uma vida digna, livre de imposições religiosas impostas a estas sociedades, vejamos a África, Sudão, onde parece o inferno na terra, alem de uma ditadura impostas aqueles povos, ainda tem uma cultura religiosa cheia de restrições, não é só La na África, em vários outros países no mundo isto vem ocorrendo. O Brasil, não estar muito longe disto, onde no passado a Igreja Católica impõem seus dogmas, hoje se tornou pior cada vez mais surge uma cultura religiosa nova, cheia de esperanças que na verdade enriquece facilmente seus fundadores, é uma vergonha o ser humano ter recorrer a outros seres para curar suas dores, sendo que a cura a esperança estar em cada de um de nós, por isto de fato as culturas religiosas cada vez mais vem ditando a vida das pessoas, isto é péssimo, por daqui a pouco a humanidade, vai se torna uma cultura alienada a igreja X, ou a religião Y, mas sempre teremos homens que pensam e diz a verdade como ela tem que ser dita via consciência e ciência.”

wilson de Oliveira Vieira- O Pensador

A riqueza Humana consiste na diversidade cultural religiosa do presente e do passado.

Willian M. Schneider

As religiões formam um repertório cultural e penetram despercebidas nas nossas concepções e sentimentos mais pessoais.

Willian M. Schneider

O cerne de toda cultura é a religião. Mas a História demonstra suficientemente, que a religião tem sido ineficaz ante à violência e a adoção do narcotráfico, sob a qual nossos jovens sucumbem a cada dia mais. Não é ensinando coisas do além e a adoração de seres inventados pelo imaginário humano, que teremos, amanhã, um mundo realmente humano.

Hunaldo

Em que acreditar? Há tantas religiões, culturas, erros, documentos, mentes, idéias, imaginações. O que é real e o que não é? Será que o que consideramos comum é simplesmente a verdade? Será que nossa verdade não nos engana? Será que não é melhor viver na mentira? Como sabermos o que é mentira se é normal vivermos enganados? As vezes não é a vida ou o mundo que é complexo, as vezes somos nós mesmos.

Luan Teles

A religião é um costume ou um ponto de cultura, que instrui o homem a viver sobre dogmas que enalteçam uma divindade

Ulysses Matias

Cristianismo não é uma religião cultural, porque não depende de uma cultura determinada; não é uma religião racial porque não depende de qualquer raça; não é uma religião de casta, de estamento, de classe, porque não depende de nenhum deles. O Cristianismo é a religião do homem concreto, do homem tomado em sua totalidade, e por isso independe inclusive do tempo.

Mário Ferreira dos Santos

Quem se conforma com a cultura, religiões e teorias
deste mundo é melhor limpar todo o cérebro para ocupar-se
com a entrada ininterrupta de informações falhas,fétidas,
fictícias, forjadas e fúteis, não necessariamente nesta
ordem.

Helgir Girodo

Mentir é uma arte e por isso a religião faz parte da cultura.

Loyhan F. Torres

A cultura inferior é produzida graças ao trabalho do escravo mental e religioso e ao sentimento de resignação em assumir uma atitude de profunda mudança.

Jackson OIiveira

OS SERES HUMANOS DE TODAS AS CULTURAS E RELIGIÕES SEMPRE TIVERAM A TENDÊNCIA DE SE COLOCAR NUMA POSIÇÃO DE DESIGUALDADE EM RELAÇÃO A DEUS. DEUS É IMORTAL, O SER HUMANO É MORTAL. DEUS É IMBATÍVEL, O SER HUMANO É FRÁGIL E INSEGURO!!!!!

Marcos Grassi

a bruxaria é um patrimônio cultural da humanidade, sem limitações de rótulos, credos, religiões, covens, regras, etc..e etc.. Quanto mais envolvido, mais ela se estende....ela parece estar presente em todas as religiões (inclusive na evangélica), sempre de modo diverso, e os que exercem o ofício que a partir dela se dá, nem sempre carece de uma iniciação formal, depende muito da evolução espiritual da bruxa que, muitas vezes nem se rotula como bruxa mas ajuda curar com benzimentos, deita um oráculo melhor que uma iniciada e está constantemente ligada à sua fonte espiritual (escondida ou não). O que muda entre um caso e outro, além da "paga" do ofício, aquilo que ela professa geralmente vem recheado do entendimento atual dela, sobre a arte e seu modo particular de sentí-la. Nem sempre aquilo que ela entendeu no ano passado continuará o mesmo nos próximos anos, é preciso acompanhar de perto, estar junto com os ciclos. Em fim, desde que sua prática funcione então tá valendo e custando, justamente por ser o TODO, a expressão maior que abarca a natureza da bruxaria em si, limitá-la com títulos, nomes e outros rótulos, só serve pra reduzir o tamanho que Ela tem, o qual é tão extenso que se torna impossível ver o fim a partir do horizonte.

Cleber Lupino Haddad

O mundo é multiétnico, pluricultural e inter-religioso, mas o sistema espetacular e globalizado nivela tudo negando a diversidade. Suassuna soube como ninguém conjugar a cultura erudita e universal com a cultura popular local. Isso demonstra o grau de maturidade de um escritor e dramaturgo.

"A verdadeira universalidade respeita as singularidades locais. Todos entram com sua parte, compondo a vasta sinfonia da cultura. Ela é feita de contrastes, que não são contrários, mas complementares. Do jeito como está proposta, a globalização é apenas a prevalência de uma cultura única, a norte-americana, sobre todas as outras".
- Ariano Suassuna

Unisinos - Ariano Suassuna

É um grande erro incentivar que um religioso deve ficar longe da política! Pois as religiões formam um repertório cultural inimaginável na formação humana, elas penetram despercebidas nas nossas ideias e sentimentos mais pessoais, ou seja, é impossível separar algo consolidado dentro de um ser humano e exigindo que ele deixe de lado algo que formou seu caráter ou mesmo sua personalidade. Se for assim devemos deixar todos os seres humanos fora da política, pois enquanto formos humanos não poderemos separar a cultura do sujeito.

Willian Michel Schneider

Nada mais longe do meu pensamento que a ideia de fechar-me e erguer barreiras. Mas afirmo, com todo respeito, que o apreço pelas demais culturas pode convenientemente seguir, e nunca anteceder, o apreço e a assimilação da nossa. (...) Um aprendizado acadêmico, não baseado na prática, é como um cadáver embalsamado, talvez para ser visto, mas que não inspira nem nobilita nada. A minha religião proíbe-me de diminuir ou desprezar as outras culturas, e insiste, sob pena de suicídio civil, na necessidade de assimilar e viver a vida.

Mahatma Gandhi