Quando Surgiu a Democracia

Cerca de 897 frases e pensamentos: Quando Surgiu a Democracia

Análise da Década de 80 para a Extensão Rural Brasileira
A crise da extensão rural no Brasil surgiu nos primeiros anos da década de 80 num período de abertura, onde não se tinha clareza da gravidade do que estava acontecendo. Com as eleições livres tinha-se no imaginário que as dificuldades seriam superadas, tudo isto logo depois de um período de regime militar.
Com o passar do tempo as instituições de extensão foram sofrendo com a falta de incentivo, cortes nos salários, mostrando um futuro incerto para a extensão rural, chegando a atitude de no final da década de 80 o governo cortar a verba que mantinha a extensão rural, proclamando o fim da Embrater.
Os extensionistas ficaram perplexos ao verem o que tinha acontecido, atribuindo a decisão governamental a um ato de perseguição política e ideológica esquerdista por não aceitar as práticas dos princípios da extensão rural.
A extensão rural sofreu profundas modificações principalmente no Norte e Nordeste, onde só alguns estados mantiveram incentivos a extensão rural; em melhor situação encontra-se as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Entre os fatores fundamentais da crise da extensão rural no Brasil temos a crise do Estado brasileiro que optou por um modelo desenvolvimentista que foi unido com a crise do capitalismo mundial, canalizando à adoção da alternativa neoliberal. Temos também a modernização da agricultura integralizada ao setor da indústria diminuindo a importância das instituições de extensão rural.
Com a crise o Brasil optou pelo sistema neoliberal que cortou muitos gastos do Estado e passou muitas das suas atribuições e obrigações para o setor privado e filantrópico.
A crise do Brasil é identificada como a sua origem no II PND, utilizando crédito exterior para sua implementação em uma taxa de juro que aumentou substancialmente, saltando a dúvida externa brasileira, obrigado ao Brasil dentro das políticas neoliberais a implantação do Estado mínimo e do Mercado Soberano.
A crise tem suas origens externas e internas, as decisões norte-americanas no final dos anos 70 trás consigo grandes conseqüências ao Brasil como o crescimento da dívida externa, elevação do preço da energia, ... e internamente foi feita reformas liberalizantes e privatizantes.
O Brasil passa por uma crise econômica política, ideológica e a crise do Estado, sendo chamada crise estrutural. A descentralização passou a ser discutida já que agora tínhamos o mercado aberto. Como motivo para estas medidas vemos a natureza puramente política destinada a enfraquecer o poder central, evitando a instalação novamente de um regime ditatorial, passando cada vez mais a ser discutida a descentralização dos serviços prestados pelo Estado, que com o processo de privatização foram passados à prestadoras de serviços ou outras empresas.
O governo Sarney iniciou o processo de extinção da extensão rural no Brasil cortando as verbas da antiga Embrater, que foi confirmado com o governo do Presidente Fernando Collor.
O crédito rural disponível aos agricultores foi reduzido substancialmente dificultando o trabalho dos extensionistas que tinha no crédito rural um recurso metodológico de trabalho. Com a dificuldade dos agricultores em conseguir crédito rural os extensionistas estavam incapazes de criar uma nova metodologia de trabalho, pois todas eram alicerçadas no financiamento rural, contudo é notório observar que não houve a completa extinção do crédito rural, mas foi priorizado as grandes culturas e monocultivos como a laranja, cana de açúcar, café entre outras, paralelamente incentivando a exportação e a industrialização.

Thales Pantaleão

Dr. Márcio Funghi de Salles Barbosa

Mineiro de Nova Lima (terra onde surgiu o "UAI!"), reside em Araras - SP, é psiquiatra, terapeuta e consultor de relações humanas nas empresas, tem como certeza que o medo, reflexo da insegurança, é o pior inimigo do ser humano, que muitas vezes não percebe que todo acerto é baseado em tentativas erro, para o encontro do acerto.
Aprendeu com sua mãe que "só devemos nos arrepender das coisas que não fazemos". Por isto é fotógrafo, escreve poesias, contos, humor, teatro, crônicas, edita a Revista Consigo há 6 anos (www.revistaconsigo.com), escreve na sua coluna "Pergunte ao Doutor!"
(www.drmarcio.com/pergunte), dando orientações
médico-sexológicas aos consulentes, sem fornecer consultas pela internet, prática esta acertadamente condenada pelo Conselho Federal de Medicina.
Analisa a cultura de grandes empresas, tendo produzido uma monografia "Sabotagem, identificação e controle, solicitada por grandes empresas nacionais e internacionais, que mudou em diversos dicionários, o conceito desta prática doentia.
Só sabe que precisa olhar sempre para dentro de si, para não se tornar num mineiro "crente, que já é gente".
Adora estar vivo e ter que enfrentar seus embates.
Endereço eletrônico para contato: drmarcioconsigo@drmarcio.com
__________________________________

Marcio Funghi de Salles Barbosa

Sem saber o que fazer,
para finalmente te reconhecer.
Ele partiu,
logo que o dia surgiu.
Levando na bagagem,
apenas esperança nessa viagem.
Em seu coração,
levava muita esperança,
em encontrar aquele amor,
que colocaria fim a dor.
Com um sorriso no rosto,
sem destino certo,
ele se foi a procura do incerto.
Mas um certeza ele tinha,
um dia a encontraria!
Sergio Fornasari

Sergio Fornasari

A música surgiu do amor
o amor é atemporal como a música

Ambos são emoções que emanam o melhor de nós
Mas o que somos nós sem amor?
O que é a música sem nós?

Um barquinho sem norte
Uma noite sem estrelas

Em qualquer tempo e dimensão
amar ainda é a melhor escolha

Viver é música
Nós somos feitos de música
Amar é música

Wana Karen CBM

Alma de mãe
Do silêncio, surgiu o som.
As notas foram tocadas para pacificar a minha alma,
Triste, chorona e dolorida,
Porque não consegue parar o tempo,
Vendo você partir, anjo amado.
Como é intenso este instante,
Em que vejo seus passos indo em direção ao distante.
Meu pequeno ser,
Que cresceu em corpo físico,
Mas vive em alma de menino.
Ouço as suas frases inocentes,
Fruto da fragilidade jovial.

Mas sempre questiono:
O que é a juventude sem a inocência sonhadora?
Senhor gaiteiro,
Toque mais notas musicais,
Pra curar minha loucura,
Pra adoçar os momentos
Que penso estar sonhando
Com a minha linda semente,
Longe dos bravos ventos e
Sempre ao meu redor.

Marivaldo Pereira mperza

Foi sem hora marcada, aconteceu
de repente, num dia de sol, você surgiu
em minha vida, com o coração repleto de
amor, me fez sentir verdadeiramente
amado. Me enlouqueceu com teus sussurros
suaves. Deixou em meu ser o cheiro da tua
alma. Seus lábios tão doces, comparados ao
mel, sua pele macia que treme ao simples
toque das mãos... Minha Doce menina...
Você sempre sera parte de mim.
Eliana Angel Wolf

Eliana Angel Wolf

Leandro eu te amo de mais . . .

Quando eu mais precisava de alguém,
você surgiu.
Não nos conhecíamos,muito bem
não sabíamos que tinhamos sido feitos um para o outro e mesmo assim,
quando nossos olhos se cruzaram nossos corações foram invadidos pela a afinidade,
não so pela atração física,
mais pelo carinho correspondido.

Senti que naquele momento que minha busca pela felicidade havia terminado,
enfim te encontrei.
Hoje me vejo vivendo um momento realmente especial, descobrindo que amar vale a pena,
e que a vida pode ser verdadeiramente feliz.

Quero viver este sentimento sincero puro e verdadeiro, e tenho a certeza que fomos feitos um para o outro. Porque de tudo que descobri ao seu lado,
o mais importante e que sou amada por você
e o que me deixa mais feliz e completa é o fato de poder compartilhar com você parte do que sou e tudo que sinto.

Estamos procurando juntos um caminho,
para seguir e podemos acreditar que tudo será maravilhoso,
mas uma coisa você pode ter sempre certeza,
qualquer que seja a situação,
em todos os momentos estarei sempre ao seu lado.
Sabe por quê?

Porque te amo muito...

e
para sempre vou amar você . . .

EuTeAmoLeandroPsLc

De onde surgiu essa gente que escreve tão bem? Chega a dar gosto!

Magogago

O Capitalismo surgiu para a destruição da humanidade.

Rita Padoin

"Derrepende você surgiu em minha vida como quem não quisesse nada, fui te conhecendo logo surgiram as perguntas "será, devo arriscar?", tudo isso pra mim não me decepcionar. Arrisquei, tentei, tentei, pensei que dessa vez seria diferente, né que outra vez me decepcionei. Será que não mereço o sentimento e a confiança que apostei em ti? E os nossos beijos, encontros, momentos? É triste dizer que eu só lamento, você foi quem mais perdeu, perdeu além uma namorada, perdeu uma amiga, confidente, que as vezes é bela ou fera, a menina com jeito de Mulher que poucos conhecem, digo com firmeza e clareza: com meu coração você não vai BRINCAR não!"

LIRA ,2015

Sonhei que estava em um quarto e de repente surgiu um grande clarão em um dos cantos da parede, sobrevoando o local uma imagem atemorizante de uma velha me apontava a uma porta que se abrira em meio ao clarão, e em voz rouca e baixa me disse: Vá entre por aquela porta e veja com seus próprios olhos, em seguida com uma grande gargalhada sumiu em meio a luz irradiante que iluminava o quarto. Então cautelosamente fui me aproximando da porta e num piscar de olhos me vi sobre uma grande montanha. Fui recepcionado por um anjo que possuía grandes asas e vestia-se de roupas prateadas e cintilantes. O anjo me pegou pelas mãos e me disse: olhe a sua volta irmão, do seu lado esquerdo esta o reino de Deus e do seu lado direito esta o reino do impuros...somente entra no reino de Deus aqueles de coração puro. Aqueles que de uma forma ou de outra não seguirão os princípios da fraternidade, do amor, compaixão e os mandamentos primordiais do criador, deverão purificar suas almas no reino do impuros antes de ascender ao reino de Deus. Nesse instante o anjo me agarrou e em um voo arrasante começou sobrevoar o reino dos impuros, mostrando me como as almas ali se abrigavam. Pude ver milhares de pessoas em um campo imenso cercado de uma grande floresta habitada por demônios que faziam vigília e guardava o local, e mais a frente um mar de fogo que iluminava todo campo, vi quando algumas pessoas se atiravam naquele mar em total desespero, outras murmuravam o perdão e pediam a Deus a salvação. Foi quando o anjo me disse aqueles que não acreditam na clemencia de Deus tomados pelo desespero se atiram ao mar de fogo, outros se entregam aos demônios, mas aqueles que pecaram e pedem ao pai a salvação, padecerão no calvário mas serão resgatados ao reino de Deus ao seu tempo...Assim o anjo me levou novamente ao topo da montanha e me disse: irmão no reino do Céu ainda não posso te levar, pois Deus ordenou a ti que volte a sua humanidade e faça por merecer um lugar na casa do Pai, o tempo urge mas Deus sabe esperar. Seu tempo agora é de se fazer merecedor da compaixão eterna...
Acordei todo molhado de suor, meus amigos vocês podem não acreditar mas juro por tudo o quanto é sagrado que esse foi o meu sonho que faço questão de compartilhar com vocês...não brinco com as coisas de Deus, jamais inventaria essa história...
nene policia

ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA

o sol surgiu
o girassol abriu
seu lindo sorriso

Margarida DI

NOSSOS OLHARES
By Renê Góis

Você surgiu pra me dizer
Que sentimentos não são fáceis de entender. Pra mim sorriu, causou-me frio.
Não é fácil definir qualquer olhar.

Você sorriu.
Não disfarçou,
Pra mim olhou e me encantou.
Você fugiu mas não se foi.
Aqui ficou perto de mim.

Raios no olhar,
Um brilho, eu sei.
Bem mais que sei,  o que dizer.
É mais que bom, o teu olhar
No coração me fez guardar.
Sua atenção me fez tão bem.

Eu só acho que não sei como agir.

Renê Góis

PAULO COELHO


Garoto pequeno que o mundo engoliu
Nos livros jogado, seu mundo surgiu
A vocação que nascia
Da Grande Magia

Que as vendas da “boa moral” jurava não ver:
Um coração oprimido, apertado
Gritando por SER

MAGO DIONES

INESQUECÍVEL LEMMY

Na Europa, surgiu um mito
Um exímio músico de talento infinito
Dono de voz afônica e marcante

Junto a dois companheiros, conquistaram o mundo
Com arrebatadores sucessos que tocaram fundo
O coração e a vida de seus fãs exultantes

Pelo mundo afora, a tocar e cantar
O avassalador Heavy Metal, dele, tão peculiar
E seu merecido renome será sempre eternizado

Agora para sempre, ficará a saudade
De seus petardos musicais que até hoje nos dão alacridade
Inesquecível Lemmy, que fique para sempre o seu legado

Fabio George Oliveira

"Desdizem que a palavra POEMA surgiu assim:

A mulher apaixonadíssima pelo marido, passou a declamar;

seus olhos castanhos, mais lindos que o luar, seu nariz afilado, ambos me fazem sonhar.

seu sorriso lindo, olhar misterioso, café com biscoito, me fazem tomar.

todo dia é dia de alegria, pois ouvir sua voz me faz serenar, ando, corro e voo, parece que nada vai acabar.

você é meu anjo, meu elo perdido, fruteira da fruta, vitamina de cálcio, laranja, pitomba, me faz delirar.

porque foi você quem me ensinou...

(Gritou o marido)

PÔ! EMA.
Ficou magnífico o que acabou de declamar."

Poeta do Século XXI

Não sei explicar como surgiu esse elo, mas quando estou com você vivo em um mundo paralelo...

Kalita Geovanini

Clave de Luna (ou Uma Nova Lenda do ET)

Eu vou contar pra vocês:
A nave surgiu lentamente
tranquila flanando no céu,
na noite do sul de minas
nos idos de noventa e seis.
Era a viagem de um casal,
quem sabe, em lua de mel...

Eles vieram em silêncio,
procuravam o paraíso,
vinham mesmo pra ficar.
Mas tiveram um prejuízo,
Pois, devido ao acidente,
a sorte virou puro azar
e repercutiu por demais!

Eram só dois pombinhos,
segundo alguns do lugar,
quem sabe, em busca de paz.
Separados, coitadinhos:
ele morto e ela com vida.
Se era a terra prometida,
não puderam aproveitar!

Abafaram todo o caso!
Pois ela foi encarcerada,
ele não: ressuscitou, subiu.
O mundo seguiu seu destino
e a história ficou mal contada!
Só mais um vaso quebrado,
desatino, um verso de dor...

Toda semana , com magia,
quando a noite se avizinha,
a verdade se mostra nua:
ali, no palco da estação,
bem no centro de Varginha.
A paixão era tanta, afinal!
Nem o Rosildo desconfiou...

É quando Jorge desce da lua
e a multidão, em transe, canta
num tom mais que singular;
mas nem em sonho desconfia
que o amor de um certo casal,
é a chave de toda a magia
da Quinta do Bom Rock’n’roll!

Do livro "Versos Inquietos/Na Aba da Lua" - Grupo Editorial Scortecci

Expedito (Profex)

Esse amor surgiu como num conto de fadas e sumiu num passe de mágica.

Amanda Thomé

Quando você surgiu tudo
Que estava sem vida ressucito,
Meus sorrisos renasceram
Meu coraçao tornou se so seu!!

Karolayne