Providencia Divina

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'Para ter a proteção divina é preciso ter humiudade é ser humiude é saber reconhecer seus limites.Essa virtude é preciosa aos olhos de Deus conservar,a alma na tranqüilidade e gerar compreensão nos momentos mais difíceis........

Marcos9 12-26

Viver é simplesmente uma dádiva, uma dádiva divina, então devemos viver como Deus quer e não como queremos...

Bruno Corrêa

"Sou força divina e natural
Comparada ao som de um madrigal
De tudo quero, tudo sou
Sou partículas do que restou."

Daiane Rabelo

"O amor é uma forma divina de expressarmos nossos sentimentos mais puros."

Daiane Rabelo

Amazônia; poema, santuário da vida, expressão do ato criativo, manifestação divina na terra.

Amazônia; esperança da humanidade.

Amazônia; salvação da humanidade.

Amazônia; esperança do futuro

Amazônia; nossas raízes, nossa existência. nosso futuro.

Amazônia; nosso patrimônio, nossa vida, nossa esperança.

Amazônia; tesouro brasileiro, esperança da humanidade.

Amazônia; em vossas mãos estão nossas vidas.

Amazônia;dádiva de Deus e benção da humanidade.

Amazônia; vítima hoje e a ameaça de amanhã

O Brasil é um dom da Amazônia

Amazônia; hoje vítima, algoz amanhã !

Amanda Passos (eu)

"O Amor é a dádiva Divina, plantada no coração humano, para que ao brotar, o
faça ainda mais parecido com o seu Criador"

Nilson Roberto Custódio

A única dor viril é a dor do amor, a única lágrima heróica é a lágrima do amor, a única divina covardia é a covardia da fragilidade do amor.

Godofredo de Alencar

Oh musa casta divina que o poeta medita,
dá-me força e pensamento,
fortificai minha lira,
para que eu sempre faça meus versos,
que minha mente inspira

Geraldo Praeiro

Quem está fora da vontade divina, anda circulando o mundo, errando o alvo inúmeras vezes, quando pode tirar experiência do fracasso por meio da obediência a Cristo.

Helgir Girodo

A Soberania da Graça Divina

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.” (I Sam 16.7)
“porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.” (Is 55.9)
Vemos aqui um incentivo para os piores e os mais vis.
O Senhor a ninguém tem excluído, mas aqueles que se excluem.
"Eis que agora é o tempo aceitável, eis agora o dia da salvação!”, “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar.” (Is 55.7).
“Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.” (Mt 11.25,26).
Que a doutrina no versículo precedente é de fato verdadeira, é suficientemente evidente a partir de simples observação. A maior parte das pessoas que o mundo considera sábias e prudentes, e tudo para um homem que pensa acerca de si mesmo deste modo, tem pouca consideração pelas verdades do evangelho. Porque elas estão ocultas aos seus olhos, e são reveladas ao pequeninos, àqueles que eles desprezam.
Vamos começar perguntando, quais podem ter sido os principais propósitos de Deus em enviar o seu Filho ao mundo, para que pudéssemos ter vida por meio dele? Destes, eu destaco principalmente dois:
1 . A redenção e salvação completa de todos os que creem. Todos os homens estão, por natureza no mesmo estado de pecado e miséria... mas, nos é dito pelo Senhor que no grande dia haverá uma diferença indizível entre alguns e outros. Muitos então ficarão tremendo em sua mão esquerda, a quem o Rei dirá: "Apartai-vos", mas os que estiverem à sua direita ouvirão aquelas alegres palavras: "Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Se você perguntar, ao que é principalmente devido essa diferença? A resposta é dada: "Jesus amou, e carregou os seus pecados em seu próprio sangue; ele redimiu pessoas de todas as nações, e línguas, pois eles vieram de grande tribulação, e lavaram as suas vestes, e as branquearam no sangue do Cordeiro; e portanto estão diante do trono." Foi então por causa da justiça de Jesus que eles serão encontrados à sua mão direita, porque "Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para resgatar os que estavam debaixo da lei, para que recebêssemos a adoção de filhos."
2 . Mas, além deste, Deus teve um outro propósito em razão da ignorância deles, ainda mais elevado na obra da redenção, a saber, a manifestação de sua própria glória.
Se pudéssemos dar qualquer outra razão para esta dispensação da graça do que aquela que é afirmada no nosso texto, isto seria o suficiente, de que deveria ser assim, para que não houvesse qualquer orgulho em nossos corações. Certamente que o que parece bom aos olhos de Deus, deve ser santo e sábio, e bom em si mesmo. Como o vão e presunçoso homem é cego, quem se atreveria a replicar contra o seu Criador, para atacar a sua santidade com a injustiça, a sua sabedoria com erro, a sua bondade com a parcialidade! Todos os seus sofismas e sua vontade serão silenciados no grande dia, quando os segredos de todos os corações estarão abertos, e Deus será justificado quando ele os condenar.
No entanto, embora não ousemos ir muito longe nas profundezas dos desígnios divinos, mas, a partir da luz que ele tem nos oferecido na sua palavra, podemos, em nossa debilidade natural, afirmar e provar que seus caminhos são justos e equitativos, e, além do argumento de sua soberania, porque isso foi do seu agrado, ele tem se agradado em nos favorecer com algumas das razões pelas quais isto tem-lhe sido assim agradável. E este é o assunto que eu proponho para conduzir suas meditações a partir dessas palavras.
Foi pelo seu amor indescritível por nós que ele providenciou todos os meios necessários à nossa salvação, e não podemos nos surpreender, e muito menos devemos nos queixar, que em justiça de si mesmo, ele designou tais meios, e do modo pelo qual tudo redundasse para o seu louvor e sua glória. Para tanto, foi necessário que as seguintes coisas devessem ser manifestadas com a mais plena evidência.
1º, a grandeza da depravação, culpa e miséria do homem; que não era uma coisa pequena, mas um caso digno da interposição de um poder e graça infinitos.
2º, a insuficiência total do homem pára encontrar alívio por si mesmo; para que assim Deus pudesse ter toda a honra de sua recuperação, e nós pudéssemos ser, para sempre, devedores da sua livre e imerecida misericórdia.
3º, que, por haver uma grande variedade de caracteres na humanidade, foi necessária a dispensação da sua graça que ao operar deve mostrar que nenhum caso foi muito difícil para o seu poder, ou muito baixo e miserável para a sua compaixão e condescendência.
Após a apresentação destes motivos, podemos ver algo de sua sabedoria nos métodos que ele tem designado, e nos assuntos de sua escolha; por isso aquilo que tem parecido bem aos seus olhos, tem sido ocultado aos sábios e entendidos, e sido revelado aos pequeninos, por razões como estas:
1. Para humilhar a soberba de toda a glória humana;
2. Para excluir toda pretensão em se gabar,
3. para que possa ser provido um motivo de esperança para os piores e mais vis, e,
4. que a salvação dos crentes possa ser segura, e não sujeita a ser perdida.
I. Em primeiro lugar, então, o Senhor dos Exércitos tem proposto isto, "para humilhar a soberba de toda a glória humana", Isaías 23.9.
Quanto os homens estão dispostos a admirarem a sua própria sabedoria, aprendizagem e realizações, é suficientemente óbvio. Mas agora o orgulho de toda esta glória está manchado, na medida em que é provado pela experiência que é totalmente inútil na maioria das preocupações importantes. Um homem tem talento para governar um reino, mas ele próprio é um escravo de desejos e paixões vis. Outro tem coragem para enfrentar a morte em um campo de batalha, ainda que, quanto à religião, é um mero covarde. Outro finge contar o número das estrelas, e chamá-las todas por seus nomes, mas não tem mais pensamentos sobre o Deus que criou os céus e a terra, do que os animais que perecem. Outro, que professa ser sábio nas Escrituras, as perverte e abusa de sua própria razão, para estabelecer os erros mais absurdos, ou para derrubar as verdades mais claras.
O tempo não seria suficiente para contar todas as conquistas destes sábios e homens prudentes. Mas eis que o orgulho deles está todo manchado! No meio de todas as sua aquisições e invenções, são estranhos para Deus, para si, e para a paz, pois eles estão sem Cristo, e sem esperança: as coisas que são de real importância estão escondidas de seus olhos. Aqui, está manifestada a desesperada depravação e sedução do coração, para a glória de Deus, e é claramente que, se ele não se interpuser para salvar, os homens são totalmente incapazes de salvarem a si mesmos.
II. Para excluir a jactância. "Onde está a vanglória, então? É de todo excluída." Como o apóstolo afirma. "Se Abraão foi justificado pelas obras, tem do que se gloriar.", Rom 4.2. Assim, se os homens fossem salvos, no todo ou em parte, por sua própria sabedoria e prudência, eles podem no mesmo grau escreverem a glória e louvor para si.
Eles podem dizer, o meu próprio poder e sabedoria deu-me isto, e assim Deus seria roubado da honra devida ao seu nome. Mas agora isto é evitado. A palavra do Senhor é, "Não deixe o sábio se gloriar na sua sabedoria, não deixe que o homem poderoso se glorie na sua força; não deixe que se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em entender e me conhecer, que eu sou o Senhor," Jeremias 9.23,24.
Sejam quais forem as vantagens exteriores que alguns possam parecer possuir, eles estão no mesmo nível em que estão os piores. Estas coisas não podem ser compreendidas por qualquer sagacidade da nossa parte, mas devem ser reveladas pelo Pai das luzes. Veja o que o apóstolo diz no primeiro capítulo de Romanos. Muitos dos ateus foram eminentes em sabedoria e habilidades e fizeram grande avanço na ciência; mas em relação ao conhecimento de Deus, o resultado de todas as suas pesquisas deu em erro, superstição e idolatria; dizendo-se sábios se tornaram loucos, e as suas dissertações não tiveram nenhum outro efeito senão deixá-los sem escusa. Sua prática (como será sempre o caso) foi correspondente a seus princípios; e no meio de mil refinamentos em teorias, eles foram abandonados aos mais grosseiros e detestáveis vícios. Se podemos dizer, esses não tiveram a luz da revelação, podemos observar os mesmos ou similares efeitos, onde o evangelho é conhecido. Com esta luz superior, os homens ainda são igualmente vãos em suas imaginações e, embora eles não tributem uma externa e formal adoração ao pau e à pedra, eles são idólatras grosseiros, pois eles servem, amam e confiam mais na criatura do que no Criador.
Quando há uma diferença, é devido à graça, e à graça que é reconhecida. Assim se dirá prontamente: "Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome seja o louvor", Sl 115.1. Assim, toda a pretensão de glória é efetivamente excluída, e que aquele que pode se gloriar sobre um bom fundamento, deve somente se gloriar no Senhor. Se deve ser suposto que esta representação das coisas tende a desencorajar uma diligente e séria investigação da verdade, eu respondo que, quando corretamente entendida, ela terá apenas o efeito contrário. O que pode ser mais adequado para excitar a diligência, do que apontar o método que será seguramente coroado de sucesso? Você não pode ter êxito sem a luz e assistência do Espírito Santo, mas se consciente disso, e consciente de sua própria insuficiência, você vai buscar sua direção e orientação por humilde oração, isto será oferecido a você. Se você não sabe isso, você certamente ficará cansado no final por repetidas decepções, mas se você depender de seu ensinamento e de cooperação em usar os meios de graça que ele designou, seu conhecimento aumentará assim como o seu crescimento espiritual.

Tradução, redução e adaptação feitas pelo Pr Silvio Dutra, de um texto de John Newton, em domínio público.
John Newton

john newton

A Pessoa de Cristo, o Grande Repositório da Verdade Sagrada

A divina verdade sobrenatural é chamada pelo apóstolo: "A verdade que é segundo a piedade:" Tito 1.1. Considerando, portanto, que a pessoa de Cristo é o grande mistério da piedade, devemos, inquirir a seguir - Qual é a relação da verdade espiritual sobrenatural com Cristo?
Toda a verdade divina pode ser englobada em duas divisões. A primeiro é o próprio Deus, a segunda, é o conselho da sua vontade.
O próprio Deus é a primeira e única Verdade essencial, cujo ser e natureza é a fonte na qual repousa toda a verdade. Isso é representado em Cristo – por ser em si mesmo, a essencial imagem do Pai, e tendo encarnado se fez a imagem representativa do Pai para nós.
Em segundo lugar, os conselhos de Deus são a próxima fonte e causa - como também o objeto ou substância - de toda a verdade.
A verdade divina é "a declaração do conselho de Deus:" Atos 20.27. Dos quais a pessoa de Cristo é o repositório sagrado. Toda a sua eficácia e utilização dependem de sua relação com ele. Ele é o centro de todas as linhas da verdade - isto é, o que é divino, espiritual e sobrenatural.
Assim, ele testifica de si mesmo: "Eu sou a verdade:" Jo 14.6. Ele é em essência um com o Pai, o Deus da verdade: Deut 32.4; Jo 1.18.
Nele habita “a plenitude da divindade" Col 2.9.
Os conselhos de Deus são chamados de "insondáveis riquezas:" Ef 3.8. Os preciosos tesouros insondáveis da sabedoria e do conhecimento de Deus - isto é, todas as verdades divinas sobrenaturais – estão escondidas, ou depositadas de forma segura, em Cristo - e de quem somente eles podem ser aprendidos e recebidos.
Assim, se diz de se aprender a verdade como ela está em Jesus: Ef 4.21. E o conhecimento de toda a verdade sagrada evangélica está na Escritura, mais frequentemente expressada pelo conhecimento dEle: João 8.19; 17.3; 2 Coríntios 2.14; 4. 5,6; Ef 1.17; Fp 3.8,10; 1 João 1.1,2; 2.4; 2.13,14; 2 Pe 2.20.
“A vida estava nele e a vida era a luz dos homens” (João 1.4). Ele é "a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem." (v.9).
Portanto, assim como a verdade é o único meio de iluminação, por isso não pode ser comunicada por qualquer luz à mente, senão somente a que nos vem de Cristo, a única fonte de toda luz espiritual.
A eficácia ou poder é a segunda propriedade da verdade divina. E o fim desta eficácia é o de nos fazer semelhantes a Deus: Ef 4.20-24 .
A mortificação do pecado, a renovação de nossas naturezas, a santificação de nossas mentes, corações e afetos, o consolo de nossas almas, com a sua edificação em todas as partes da vida de Deus, e assim por diante, são as coisas que Deus tem projetado para efetuar por sua verdade ( João 17.17), porque a palavra da verdade é poderosa para nos “edificar e dar herança entre todos os que são santificados:" Atos 20.32. Assim, é por meio da nossa relação com a pessoa de Cristo que recebemos algo desse poder e eficácia.
É a partir da plenitude de Cristo que toda a graça é recebida. Nenhuma verdade pode ser separada dele. Ele é a vida e a alma de todas essas verdades - sem o qual, como se encontram nas Escrituras, são apenas uma letra morta, e são de tal natureza que seriam ilegíveis para nós, quanto a alguma verdadeira descoberta da graça e do amor de Deus.
Não há, portanto, qualquer texto da Escritura que encoraje o nosso dever diante de Deus, que possamos então entender como realizá-lo de uma forma aceitável, sem uma relação real com Cristo, somente de quem recebemos capacidade para o seu desempenho.

Silvio Dutra

Viver da verdade tem muita recompensa divina, mais tem muito martírio terreno, ainda mais quando você não se esconde atrás de uma religião ou de uma mascara qualquer, mas não suporta tanta mentira, e com arrogância busca pela justiça tentando atingir a mentira, atinge a própria pessoa, pois descobre que e impossível separar uma da outra...quando os mentirosos fingem de santos são os justos que pagam o preço das mentiras do mundo !!!

Wadsonbr

Há mais amor numa gota da ira divina do que em todos os oceanos de nossos amores.

Hermes Fernandes

Em vez de lamentar sua dor, alegre-se pela graça divina de ainda estar vivo. Pois muitos morrem sem dor e muitos querem ficar vivos gemendo.

José Guimarães

Pensar é maravilhoso, mas buscar respostas é o que faz uma pessoa ser divina.

Ruy Marques

Um casamento é uma dádiva, uma graça divina sacramentada por Deus. É sem dúvidas a maior afetividade da raça humana. Vemos através de um relacionamento saudável e de uma família modelo o como Deus é soberano.

Jackson da Mata

O ministério pastoral é um dom, uma dádiva divina e temos a responsabilidade de praticar essa ordenança dada do alto, quer sejamos um pastor-líder ordenado ou não, indiferente da função do pastor responsável pelo ministério local. Por mais que não sejamos pastor - líder ordenado, devemos também orientar, proteger as almas, levá-las ao conhecimento do evangelho e ajudá-las a desempenhar os dons do Espírito (Rm 12:4-8). Todo crente em Jesus pode e deve ter um coração pastoral.

Jackson da Mata

Salvo por um homem cuja a vida revela a nós
De maneira plena a divina existência
Salvo em meio a guerra de um mundo sem piedade
Salvo por um homem que um dia vai voltar

francyelle

“Reúne, ó Deus, a tua força, força divina que usaste a nosso favor," (Salmo 68.28)

É nossa sabedoria, bem como nossa necessidade, pedir a Deus continuamente para fortalecer o que ele tem feito em nós.
É por causa de negligência quanto a isto que muitos cristãos podem acometer a si mesmos com aquelas tribulações e aflições do espírito que surgem da incredulidade.
É verdade que Satanás procura inundar o jardim do coração do justo e torná-lo um cenário de desolação, mas também é verdadeiro que muitos cristãos deixam as suas comportas abertas e ficam sujeitos ao terrível dilúvio por descuido e falta de oração ao seu forte Ajudador.
Muitas vezes esquecemos que o Autor da nossa fé deve ser também o seu preservador. Nunca foi permitido que a lâmpada que ardia no templo fosse apagada, pois tinha que ser reabastecida diariamente com óleo fresco, e de igual forma a nossa fé só pode viver sendo sustentada com o óleo da graça, e somente podemos obtê-lo do próprio Deus. Provaremos ser como as virgens insensatas, se não garantirmos a provisão necessária para as nossas lâmpadas.
Aquele que construiu o mundo o mantém, senão cairia num enorme caos; aquele que nos fez cristãos nos mantém pelo seu Espírito, senão a nossa ruína seria rápida e final.
Vamos, então, de noite a noite, ir ao nosso Senhor para receber a graça e a força que precisamos. Nós temos um forte argumento para pleitear, pois é a sua própria obra da graça que lhe pedimos para fortalecer.
“Reúne, ó Deus, a tua força, força divina que usaste a nosso favor". Você pensa que Ele vai deixar de protegê-la e sustentá-la? Apenas deixe a sua fé se apoderar da Sua força, e todos os poderes das trevas, guiados pelo demônio mestre do inferno, não poderão lançar uma nuvem ou sombra sobre a sua alegria e paz.
Por que desmaiar quando você pode ser forte? Por que sofrer a derrota quando você pode vencer?
Oh! leve a sua fé vacilante e suas graças enfraquecidas, Àquele que pode revivê-las e reabastecê-las, e ore sinceramente: "Fortaleça, ó Deus, o que já fizeste por nós."

Texto de Charles Haddon Spurgeon, em domínio público, traduzido e adaptado pelo Pr Silvio Dutra.

Charles Haddon Spurgeon