Preservação do meio Ambiente

Cerca de 471 frases e pensamentos: Preservação do meio Ambiente

HARMONIA DO AMBIENTE ESCOLAR

Cecília Meirelles, em sua saborosa poética, assim escreve: "Ensinar é acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética, afetuosa e participante."
Quando se lê a educação com esse olhar de Cecília, parece que o dia-a-dia na relação professor-aluno é encantado. Muitos dirão que essa elevação afetiva só funciona no plano das idéias e que na prática se assiste a um aviltante processo de destruição das relações humanas.
A violência nas escolas se materializa em agressões verbais e físicas. O professor se sente vítima de um sistema que não o valoriza, portanto não o entende bem, nem o protege. Os alunos parecem prontos para a batalha. Padecem de amor e de limites. A ausência familiar se faz sentir na postura agressiva ou apatia em sala de aula.
Além disso, e talvez por isso, tentam disputar poder com os professores que, por sua vez, se deixam levar em um debate desnecessário. Há um axioma essencial na relação entre professor e aluno: autoridade harmonizada pelo afeto. O aluno precisa de limite e precisa compreender o papel do educador. O educador não pode impor sua autoridade, mas deve conquistá-la. Sem brigas nem ameaças. Sem histeria nem parcimônia. Com o respeito de quem sabe ensinar e aprender e de quem harmoniza as relações.
Há algumas dicas para essa relação harmoniosa. Evidentemente, são a experiência e a disposição do professor que farão com que ele toque na alma do seu aluno - sem isso não há educação. Entre essas dicas, algumas proibições. A primeira delas é que professor não pode brigar com aluno, mesmo que tenha razão. Se isso acontecer, parte da sala torcerá pelo aluno e a outra pelo professor, assim, ele deixa de ser referencial. A segunda: professor não pode colocar apelido em aluno. Terceira: não deve comparar um com o outro - é preciso lembrar que não há homogeneidade no processo educativo, mas heterogeneidade. Quarta: professor não pode se mostrar arrogante nem subserviente. O meio termo é amoroso.
E aí voltamos a Cecília Meirelles. A harmonia no ambiente escolar há de ocorrer quando se consegue quebrar a carcaça que envolve alguns alunos, pela falta de algo que deveria ter vindo antes. É esse sonambulismo, essa postura incorreta frente à vida e frente a si mesmo.
Trata-se de ajudá-lo a viver essa contemplação poética, ou, em termos aristotélicos, a buscar uma aspiração para a vida. Ou ainda em Paulo Freire, ajudá-los a desenvolver autonomia para sonhar.
Aí sim, o professor mostrará autoridade. Autoridade generosa de quem confia e cobra. De quem contrata no melhor sentido da palavra. E é nesse bom caminho que entra o afeto como instrumento de poder e participação. É do olhar do mestre que saem essas virtudes. O olhar que acolhe e que constrange quando necessário. O olhar que se faz cúmplice nas boas conquistas e que lamenta docemente pelo que se perdeu. O olhar que mantém o silêncio na sala de aula, sem gritos ou lamentações, mas que é capaz de chorar pela emoção de mais um aprendiz que encontrou seu caminho.
A harmonia no ambiente escolar não é uma utopia. É talvez uma tarefa complexa que exige o que de melhor podem dar os educadores: competência, coragem e muito, muito amor!


Revista Educacional, edição de setembro de 2007

Gabriel Chalita

O nível da poluição ambiental no planeta é igualada a burrice dos homens.

Edy Gahr

Saiba diferenciar o: VOCÊ QUER ou VOCÊ PRECISA? Pequenas mudanças fazem toda diferença no cotidiano do nosso planeta!

Edinaiane Shinigami

Se sua saudade é mato coloca fogo, agora se você é adepta a preservação do meio ambiente, coloque uns boi no pasto.

Gabriela Stacul

Água a fonte da nossa vida, nossa luta deve ser constante na defesa do meio ambiente e preservação das fontes das Águas, o principal alimento para o ser humano.

Elaino Garcia

E o dia em que o sol não nascer?
Que o mar se enfurecer...
E tudo que tinha vida morrer?

O que você vai fazer?

E quando o azul do céu desparecer?
O solo apodrecer...
E tudo adoecer?

O que você vai fazer?
Para onde você vai correr?
Para Marte, Júpiter, Saturno ou Plutão?

O Planeta Terra é a tua unica casa, amado ser...
E a tua verdadeira mãe (natureza) está a morrer...
Pela tua falta de respeito, consciência e compaixão...

Te peço então um momento de reflexão...
Não jogue seu lixo no chão!

Reduza, recicle, reutilize...
Pense, repense, reflita, respeite...
Preste mais atenção...
Mas não use a tua mente e sim o teu coração...
pois ele amado irmão, está sendo usado em vão!

Ainda é tempo de mudar...
Ainda é tempo de salvar os animais e natureza
que o amor só querem nos dar.

Mas a decisão é tua, amado ser...
Tua casa (Terra) e tua alma, amado ser...
Despenderão do que você escolher...

Rama

Vivemos num mundo com prazo de validade. Somos os detentores desta fugaz ampulheta, e somente nossas mãos são capazes de arredar ou não as areias do tempo. Devemos não apenas incorporar uma mentalidade esperançosa de futuro, com preservação e desenvolvimento ambiental, mas também passar o aprendizado adiante, estimulando esta sensibilidade às novas gerações.

O verde é a cor da esperança, o caminho para o futuro.

Gustavo Matheus

Vespas
Certa vez perguntaram a um engenheiro sanitarista se ele sentia falta de crianças,”Não, porque não as tenho, só sente falta quando você tem”, já as Vespas – insetos que tem ferrão, de cor amarelo preto é parceiro do Aedes Egipt gosta mesmo é de ambientes hostis com pouca vigilância que comunica seja com o Analfabetismo crônico, seja com qualquer graduado, situando em labirintos, compartimentos de casas, habitações modestas, sendo sua predileção o Sangue este líquido tão essencial a Vida de seres Vivos.
Bem, as Vespas tem vocação, amedrontam, causa paúra, adora versar no cheiro das manhãs, mas diante de aptidões intelectuais séria de Saneamentos, Higiene de cozinhas seja de frigoríficos, açóugues, restaurantes, separação de lixos orgânicos e embalagens a Vida fica mais segura.

A idade não é algo a temer, mas a satisfação pessoal é diária quando o Construtor começa na Infância, revestir o exterior aquece o coração, mas ter postura atividade pro Ativa para o bem do meio ambiente é escolha social.

Dê fôrça a Vida em conjunto, pense no USO E REUSO da Água, não DESCARTE LIXO em qualquer lugar, COMPARTILHE a forma mais SIMPLES de CUIDAR da Rua de seu bairro, ali cada um tem INCRÍVEIS verdades e CAMINHOS.

Bindes Fá - ambiente

A Terra não é uma herança de nossos páis, e sim um empréstimo de nossos filhos!

Do Site Ambiente Brasil.

Foi possível enxergar a auto preservação da mente, quando as trevas tomaram conta, o apelo
no passado recente e sentimental nos foi lembrado.
O teste para o lugar molhado:
Sorriso proibido, sentimento de saudade mentiroso, a raiva inicia.
O fim se apresenta junto com a verdade apagando os antigos com o tempo que for preciso.
E finalmente a paz. Preservando novamente a mente.
Abrangemos o relativo.

USDL

“ O maior ensinamento que o pai pode deixar para seu filho é a consciência de preservação, da natureza, do amor, e da sua própria segurança... Já um filho demonstrará gratidão ao seu pai multiplicando esses ensinamentos. “ Jovini.

Jovini

Agrade seu corpo e sua mente em todos os sentidos, mas priorize pela auto-preservação.

Promessius ( Vinícius Hermano )

Nenhuma auto-preservação em relação ao amor é realmente relevante. Ja que no fim, tudo se torna coisa nenhuma. O momento já se foi, nada resta. E aquilo que é feito por amor, será perdoado.

Isabella Blanco

Se amar, em primeiro lugar, não é egoísmo, é preservação. Em um mundo, de 'amores efêmeros', quem cultiva o amor próprio, nunca permitirá, que vazios habitem em seu coração.

Mychele Magalhães Velloso

Saibas que o erro é a preservação do correto. Quanto mais se erra, mais se tens preparo para acertar.

Loyhan F. Torres

Quais são os seres racionais em relação a preservação da própria vida? Animais ou seres humanos?
O ser humano se coloca como um ser racional por que, com o tempo ele foi evoluindo e construindo varias coisas, como, impérios, cidades e toda a civilização em si.
Julga os animais seres irracionais, por que eles não conseguem pensar, não tem consciência que eles existem na terra.
Mas o homem com toda a sua grandeza, todo o seu pensamento, por que não esta preservando sua existência?
O homem vive depredando-se com guerras, conflitos, drogas licitas e ilícitas.
E os animais com toda a sua irracionalidade preservam ao máximo suas vidas, eles não precisam de muito em suas vidas para poderem viver, eles só vivem, não depredam sua existência.
A final se os animais fossem seres racionais o ser humano haveria sido extinto ha muito tempo.

Ygor Kravutschke

Respeitam a natureza todo cidadão consciente de sua preservação; assim os cristãos preservam a sua vida em Cristo por meio da santificação do Espírito.

Helgir Girodo

Espérer.

Fala-se tanto nessa preservação da esperança, mas confesso que não sou a favor desse discurso que defende algo que transforma o ser humano em uma célula triste. O mal que carregamos conosco é esperar. Estamos sempre esperando atitudes dos outros, esperando respostas, ligações...quando o certo é fazer nossa parte. Quando algo não dá certo é um alerta para outra possibilidade, poucos enxergam assim.
Acreditar em si e ter fé em Deus são coisas contrárias a esperança, não confundam! Fico até feliz quando um amigo me diz que perdeu as esperanças, obviamente não demonstro minha felicidade ao ouvir tal frase, posso parecer uma pessoa fria se o fizer, então solto aquele discurso amigo que vai contra tudo que eu queria dizer, mas é o que as pessoas QUEREM escutar (as vezes é necessário dizer o que é de desejo ouvir, faz parte da vida). Mas se querem saber a minha opinião verdadeira sobre o assunto:

- Matem a esperança pois é ela que fantasiada de amiga destrói os nossos sonhos.

Mariana Frazão

Faça a sua parte, na preservação ambiental.
Recicle o lixo,feche a torneira quando estiver escovando os dentes... somente você e eu poderemos salvar o mundo.

Andrea Taiyoo

Manter a preservação nas praias e qualquer outro local é essencial para vida de todos. A mudança que quer ver no mundo, está em você, comece fazendo sua parte. Será uma grande ajuda.

Sabrine Stefany Figueredo