Poesia sobre Desigualdade Social

Cerca de 17 poesia sobre Desigualdade Social

Sempre tive senso de justiça, sempre tive vontade de trabalhar minimizando as desigualdades sociais, por muito tempo pensei em ser política, mas ao mesmo tempo sempre tive medo de duas coisas: ou de me corromper ou de manchar minha imagem (esses eram meus maiores medos, ser injustiçada de alguma forma por ingenuidade ou excesso de confiança nos outros).
Muitas vezes me sinto indigna para pedir a Deus qualquer coisa em benefício próprio, peço pela paz no mundo, pela Síria, pela solução da violência, por melhorias na saúde (violência e saúde eu acredito que seja problema de gestão e não de dinheiro).
Sempre tive esse espírito de ajudar na prática, palavras, consolo, ajudam e muito, mas não resolve o problema de ninguém.
Depois que o trânsito ficou caótico e eu passei a almoçar na empresa e a fazer meu almoço à noite, e consequentemente estou aprendendo a cozinhar, percebi que uma colega não trazia almoço e logo me prontifiquei a trazer para nós duas. Ela aceitou de bom grado, afinal saco vazio não se põe de pé e assim tenho construído um relacionamento com ela de ajuda mútua, nos tornamos amigas e dou carona para ela até a rua de casa, o que facilita a condução dela até a Faculdade.
O que me enche de alegria é saber que eu posso amar nas pequenas coisas, eu posso transformar o mundo para melhor com moedinhas, com gotas d’água e principalmente com boa vontade. E acreditem, eu faço mais bem a mim mesma que a ela.

Arcise Câmara

A desigualdade social como um abismo que separa os que ostentam e os que nada tem...sintoma de uma sociedade extremamente doente e egocêntrica, com valores distorcidos.
Falência da dignidade humana.
Isso é violência, isso também é vandalismo!

Maria Zenith Andrade Brandão

Dizem que gente é o aquilo que gente come .Comi muita desigualdade social,fila em postos de saúde ,escolas publicas com péssimos professores e péssimas condições .Escutei muito veja aquele venceu nasceu pobre e burro .Ninguém venceu todos perderam .UM e muito pouco dois muito três é muito .Descaso de Prefeitos ladrões e Vereadores fajutos .Acho que tá na hora de vomitar .

Independência ou Morte

Rafão Miranda

Desigualdade (Indiferença Social)

Você está feliz, é bem verdade,
Não tem culpa de tantas tristezas,
E males da humanidade,
Mas você é parte deste mundo,
Que batalha por igualdade.

Você está feliz, vive a sorrir e a sonhar,
Eu vejo embora não me vejas,
Talvez você sinta medo,
Até de tocar-me as feridas,
Mas saiba que a maior ferida que carrego,
Está no mais profundo de minha alma,
E ela você não consegue ver.
Porém seria bom você se lembrar,
Que do mesmo ar que você respira,
Também eu vivo a respirar.

O Céu te parece lindo?
A mim também parece belo,
Mas debaixo de todo este céu,
Ninguém se importa pra onde estou indo,
Se estou chorando ou se estou sorrindo.

Rozilda Euzebio Costa

Se determinados grupos étnicos sob condições minoritárias, já são alvos de preconceito e discriminação por possuírem uma identidade diferente da maioria da população...Imagine então, quando se trata de alguém que nem mesmo faz parte de um grupo; um indivíduo que por si só escolheu viver da sua própria maneira, mesmo sendo por apenas em relação a alguns aspectos?

Aqueles que por algum motivo, não toleram um grupo ou um indivíduo, pelo simples fato destes não serem/viverem conforme os padrões culturais de sua sociedade, só contribuem para o aumento da desigualdade social. Pois, igualdade social não implica em fazer do outro uma cópia do todo, mas sim, aceitar o outro como parte do todo.


[16/08/2014]

Sâmara Santana Câmara

Enquanto reclamas de tua mordomia, teu irmão sonha com um pedaço de pão.
Enquanto dormes em berço de ouro, teu irmão se deita em trapos imundos.
Mas como somos egoístas e nos dedicamos em vão,
Todos vivemos em buracos profundos.

Sabemos que existe diferença entre o bem e o mal.
Mas por que a diferença entre ricos e pobres?
Será que este mundo é de certo modo animal,
Onde prevalece a lei do mais forte?

Queremos um mundo melhor,
Mas melhor para quem?
Para o que sobrevive de seu suor,
Ou para o que só pede e depois diz amém?

Devemos ter caráter e determinação,
Pois sem isso não construímos nada.
E aí, realizaremos tudo em união,
Ou deixaremos a sociedade toda atrapalhada?

Lorena Fontes

Revoltando Sim, mas contra Desigualdades e preconceitos sociais ,Gestos Inumanos, Intolerâncias, indiferenças ,imparcialidades... Edicetera ....

zelosilva

A desigualdade social é ruim e em alguns países chega a ser escandalosa. Mas, controlada a ganância dos poucos que detém a riqueza do mundo, poderíamos dizer que a desigualdade social em níveis mais baixos é benéfica ao ser humano. É preciso que haja desnível tanto em conhecimento como em poder aquisitivo, para que aquele que se acha em nível mais baixo, se esforce para alcançar o que está acima. Vejo a desigualdade social moderada como propulsora do progresso. No dia em que todos tiverem tudo igual e deterem o mesmo conhecimento, vai ser uma estagnação total.

Francis Iacona

A desigualdade social é ruim e em alguns países chega a ser escandalosa. Mas, controlada a ganância dos poucos que detém a riqueza do mundo, poderíamos dizer que a desigualdade social em níveis mais baixos é benéfica ao ser humano. É preciso que haja desnível tanto em conhecimento como em poder aquisitivo, para que aquele que se acha em nível mais baixo, se esforce para alcançar o que está acima. No dia em que todos tiverem tudo igual e deterem o mesmo conhecimento, vai ser uma estagnação total.

Francis Iacona

O problema da desigualdade social é vergonha na cara. É só os políticos tomarem vergonha na cara.

Mr. Catra

Eu odeio a Pobreza e a Desigualdade social deste Brasil e desprezo pessoas egoístas que não se preocupam com o próximo, que julgam e que desmoralizam a sociedade, pessoas que discriminam seus semelhantes pela cor ou pela sua classe social, pela sua religião, pelos seus ideais partidários, desprezo pessoas falsas, pessoas que brincam com os sentimentos dos outros e que se sentem bem fazendo isso. Este tipo de pessoa está a anos luz da civilização e da evolução e não percebem que um dos maiores mal da sociedade são elas mesmas.

Sol Lima- Acrelândia

- Eu odeio a Pobreza e a Desigualdade social deste Brasil, odeio pessoas egoístas que não se preocupam com o próximo, que julgam e que desmoralizam a sociedade, pessoas que discriminam seus semelhantes pela cor ou pela sua classe social, odeio pessoas falsas, pessoas que brincam com os sentimentos dos outros e que se sentem bem Fazendo isso ! '~SEM+

TiToSouza

" A finalidade do dinheiro é criar desigualdade social, não teremos paz na terra enquanto o governo for o ouro, e prata"

Mister John

Enquanto o homem se preocupar em enganar o seu próximo, não teremos uma sociedade justa, uma sociedade democrática

Heitor Fillipe Batista

A sociedade nada mais é do que relações de poder. As relações de poder só existem com a desigualdade, sendo assim, sem desigualdade não teria sociedade.

B.Brandão

Somos seres altamente egocêntricos e ligados em uma sociedade voltada a um sistema com deturpações de valores, onde não importa se existem pessoas passando fome ou qualquer outra necessidade, o que importa é não está incluso nessa lista, o dinheiro pode comprar tudo.

Daniel de Souza Brandão

Será que eu sou por todas as pessoas que se sacrificaram por uma ideologia e nada mudou ou pelos que estão vivos mas desacreditados da sociedade?

Patrícia Paiva V,