Poemas sobre Cultura Afro Brasileira

Cerca de 760 poemas sobre Cultura Afro Brasileira

“Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, a sua cultura e sua beleza natural.

O patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, constituindo um Estado, e que, ao viver sob mesmas leis, as respeitem com ânimo maior que o ânimo que empregam na defesa de interesses, ambições e avarezas particulares.

O patriotismo é ainda um sentimento que, ao lado das leis, sustenta a Democracia de uma nação.”

Herbert Alexandre Galdino Pereira

O que me falta de cultura eu procuro na experiência.
Sabe aquela história do “só sei que nada sei”...
É isso, de bater a cabeça a gente acaba aprendendo.

Marinho Guzman

AS MAZELAS DA ESCOLA CONTRA CULTURA

Demétrio Sena, Magé -RJ.

Precisamos vencer essa cultura perversa e velada de que a escola é apenas uma jaula de conhecimentos formais cristalizados para fabricar tão somente futuros profissionais. Da mesma forma, é preciso vencer a ideia de que a escola só deve permitir aos seus alunos, pelos menos em suas dependências, o acesso restrito aos livros didáticos e paradidáticos rigorosamente monitorados pela burocracia do mercado educacional.
Por que razão ninguém sabe, a escola tenta fazer com que o aluno seja o único a não saber que a literatura fervilha com novidades. Que as artes ganharam caras e nomes novos. A música se vestiu de novos ritmos. O mundo se democratizou nos campos da cultura geral.
Parecem o fim dos tempos, estes em que a escola, que deveria formar cidadãos conscientes, é uma das mais notórias ferramentas anticidadania de que se dispõe. Os burocratas da educação se tornaram auxiliares eficientes do poder público, na missão de alfabetizar sem aculturar; modelar ovelhas sociais, para que as ditaduras vindouras não encontrem resistências como no passado. Afinal,os ditadores que toleram a pseudodemocracia dos nossos tempos não querem mais conviver com gênios esquerdistas; mártires de oposição; mestres do inconformismo; pessoas capazes de levar o povo a pensar novamente.
É assim que vejo a escola contemporânea, pública ou particular, de nossos filhos crianças ou adolescentes:Oficinas de andróides bem ou mal equipados, com chips de baixa ou alta intelectualidade, mas com algo em comum:feitos para obedecer, mesmo quando pensarem que se rebelam; para se autodestruírem,ainda que julguem lutar contra um sistema que nunca estará fora. Estará dentro deles, e terá sido instalado pela escola... se depender só dela.

Demétrio Sena - Magé-RJ.

CULTURA, LUXO & LIXO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Se o lixo cultural me desagrada, o luxo também. Sou apegado à cultura genuína; essencial. À ausência de aparatos ou embalagens que não acrescentam valores; apenas ostentam, fazem volumes, enchem os olhos, mas não a alma. É do luxo cultural que sobram montanhas e montanhas de resíduos inúteis; rejeitos que atraem parasitas e roedores humanos nocivos às artes e à literatura. O lixo cultural é o derrame não reciclável do luxo cultural.

Demétrio Sena - Magé-RJ.

A importância da preservação da cultura é relevante no
sentido de incentivar a ignorância e estagnação. Deveria
ter sido incentivada há milhares de anos, dessa forma não
teríamos atingido este estágio de desenvolvimento e o
planeta seria mais natural.

Luís Miguel Militão Guerreiro

Ah! Majestosa sapiência...
És, fruto do mero esforço? Pela cultura...
Ou, competência de sorver a ciência?...
...E todas as artes... principalmente a literatura!

Hernandes Leão

Nação

O Brasil é uma nação
de sotaques diferentes
isso é miscigenação
da cultura irreverente
eu aceito o teu mermão
e tu respeita o meu oxente.

Guibson Medeiros

NOSSA TERRA!

Como é bom ser nordestino
das terras de Virgulino
da cultura e dos costumes
por aqui eu vou vivendo
e quem fala tá sofrendo
porque morre de ciúmes.

Guibson Medeiros

Um país lindo com, diversidades de cultura, pontos turísticos paradisíacos, clima extremamente agradável, povo alegre, divertido, um lugar ideal pra se viver e com um potencial tão grande que infelizmente não tem sido usado de forma inteligente... Esse é o nosso Brasil, lugar maravilhoso sendo destruído e mal administrado. A justificativa das autoridades é que a verba, não é suficiente, o que é bem curioso. Já que pagamos todos os nossos impostos a verba deveria ser mais do que suficiente, não? Algumas pessoas envolvidas com a política desistem desta justificativa por não ser plausível e se agarram na idéia de que a culpa é da população que não cuida do ambiente em que vive jogando o lixo em lugares indevidos. Deveriamos simplesmente fazer o nosso dever então como cidadão em relação ao lixo e esperar ansiosamente... pois se acontecesse mais alguma catástrofe como as que aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo, teríamos o gosto de ver qual desculpa mais as autoridades dariam, ou se teriam a coragem de tentar argumentar novamente. Se alguma atitude fosse tomada teriamos o direito de dizer em alto e bom tom:

EU TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO!!

Graziela Poli Covilo

Homens lembrem-se existem dois tipos de mulheres
As submissas e sem cultura que se sujeitam a fazerem coisas ridículas e não tem capacidade de expressar a própria opinião...
E as que são como eu dotadas de inteligência que não temem em dizer o que pensam de forma quase que abstrata... E que valorizam o respeito e a verdade em primeiro plano.

Erika Braga

A verdadeira cultura é aquele
que adquiri o conhecimento
e nasce com sabedoria.

Nusa nunes

Sotaques...

País continente...
Cultura tanta e diferente.
Babel, bendizente!

Francismar Prestes Leal

Cultura
Se ao nascer você fosse sequestrado, e criado como sendo filhos dos sequestradores, você iria ama-los como pais reais, pois essa seria sua verdade. Quando adulto alguém falasse a verdade a você, não iria acreditar pois sua verdade era apenas uma, essa seria sua cultura. E seus pais mesmo não sendo pais verdadeiros, seria tudo pra você
Isso ocorre com todos os seres humanos, ao nascer, são induzido a uma cultura, não importando se essa cultura é real ou não. Não importa onde você nasce, a cultura a qual você é induzido é mais forte que você, e isso se torna a verdade absoluta. É muito difícil que o individuo consiga se liberta, do paradigma da cultura, mas muitos consegue, essa incrível façanha. E passa a ver a vida de um ângulo diferente, um ponto de vista que lhe permita observa melhor os acontecimentos. E passa compreender melhor tudo que gira em torno da vida, algo que sua cultura o cegava.

Cello Vieira

Cultura

Seu certo é meu errado,
seu nascido errado é meu certo adulto,
em um certo relativo de quem nasceu
onde o visto só é o certo.

Kiko Arquer

Uma Cultura é queijo
Outra é sabão.
A que vai pro pão,
não tenta limpar chão.

Kiko Arquer

As pessoas que tem cultura, são pessoas que:

- Se valorizam, em primeiro lugar;
- São solidárias;
- Não são interesseiras;
- São verdadeiras;
- Tem raciocínio lógico da vida.

As pessoas que não tem cultura, são pessoas que:

- Não se valorizam, em primeiro lugar;
- Não são solidárias;
- São interesseiras;
- São falsas;
- Não tem raciocínio lógico da vida.

Tiago Faria de Assis

O mundo está aí, sempre esteve aí.
Somos o que queremos ser;
Buscamos o que queremos ter;
Cultura não se cria, adquirimos.
Reclamar para quem?
Reclamar para quê?
Somos o que queremos ser;
Buscamos o que queremos ter;
O mundo está aí, sempre esteve aí.

Regis Almeida

Ler é uma terapia...
É imaginação, cultura, aprendizado.
Emocionar-se, rir, chorar, sentir.
É viver um conto de fadas, ficção, aventura, guerra, drama, romance...
Tem coisa melhor que ler e não querer mais parar?
As horas passam e você nem sente e o que você mais quer é descobrir o final da história...
Tem até sabor e cheiro!
Ler... que delícia que é!

Camila Terciani

A falta de capacidade e cultura torna as pessoas baixas e sem classe, Deus me deu a capacidade e a visão mais correta para cultura!..
Eu respeito a cultura de cada um, e admiro todos os estilos pois, se no mundo todos fossem do mesmo estilo..., com certeza esse Brasil não seria tão rico como é...
Então a mensagem é: " Respeite o estilo de cada um pois você não é a unica pessoa do mundo que tem estilos diferentes...

Milena Lucarini

Cultura é sabedoria,
Sabedoria é conhecimento,
Conhecimento é poder,
Poder é dinheiro.

MiaSantos