Poemas sobre Cidadania

Cerca de 76 poemas sobre Cidadania

Um exercício da cidadania é um constante, nem sempre ascendente processo de "alfabetização" integral, de procurar entender a vida naquilo que ela tem de mais bonito e mais feio, enquanto vivemos. Por isso, o exercício da cidadania deve estar permeado pela esperança das coisas boas e prazerosas que ainda não se vêem, mas das quais temos certeza absoluta de que podem existir. A nossa análise e a nossa denúncia devem ser claras, e o nosso anuncio deve conter coisas realizáveis a curto, médio, e longo prazos. Assim podemos ser construtoras e construtores da esperança, lutando contra toda e qualquer forma de analfabetismo.

Reimer, 2001, p. 845

Desde qdo exercício da cidadania me obriga a votar em candidatos q não acredito? Como cidadão contribuinte sou livre para rejeita-los.

Sr nulo

Cidadania é criar oportunidades efetivas e que envolva o cidadão na solução do seu próprio problema, isto não só é sábio como é digno.

Luis A R Branco

Procurei Cidadania---9476 - Veículo- Consulado Americano-Padre João Manuel. Condutor desobedece gesto de funcionário ao sair da garagem, dispersão ao Volante e gesto manual apresentei.

Bindes, Fá - gestual

Em se tratando de cidadania e sociedade, enquanto o civil for mais importante que o social, ou enquanto o indivíduo for mais importante que o coletivo, estaremos eternamente fadados à exploração do homem pelo homem, à inferioridade e à decadência intelectual e material – o que pode nos debilitar ciclicamente e nos tornar adeptos da indiferença ou da crença em dias melhores post mortem.

David Saleeby

As pessoas exercendo sua cidadania precisa estão acostumadas a absorverem verdades mascaradas e por comodismo se recusam a ir à busca da realidade oculta

Douglas Piedade de Carvalho

Direito de ir e vir não é Cidadania. Cidadania é você lutar por um país melhor não só para você, mas também para toda a nação

Yasmiim Will

A CIDADANIA NO BRASIL
No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senho?, a «engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho’ para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.

Direitos Humanos, blog

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.

Direitos Humanos, blog

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.

Direitos Humanos, blog

A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania

Direitos Humanos, blog

Quando governantes de um país não dão exemplo de cidadania, gera uma população medíocre.

Monique Bernardes

O voto não é apenas o exercício e cidadania e democracia. É o exercício de um poder.

Fernando Scheuermann

O voto não é apenas o exercício da cidadania e democracia. O voto é o exercício de um poder.

Fernando Scheuermann

A cidadania é o primeiro passo para o primeiro mundo, que é o sonho atual de nossa pátria, "tão pobrinha" mãe gentil.

Marcel Henrique Grazioli

A cidadania se constrói com a convivência, cabe a educação despertar os seus frutos

Bruno Marinelli

É recomendável ao poeta a tríplice cidadania:
Jus soli, jus mares e jus selenitas.

Moacir LuÌs Araldi

O Voto é um exercício de cidadania,cada pessoas enxerga por um prima,feliz do Homem que sabe aceitar críticas construtivas ,que elevam para o BEM.....

zelosilva

Doar é sempre um ATO de Cidadania pelo próximo-Banco de leite materno; Banco de dente de leite. Órgãos morte cerebral, etc. Universidades e Hospitais credenciados.

Bindes, Fá doadora

Exerçamos cidadania. Exercer cidadania é fazer o bem. Assim contentamos a Deus. Contentar o Deus que habita em todos nós não é exercer fanatismo religioso.

Marlene A. Torrigo