Poemas sobre a Educação

Cerca de 1077 poemas sobre a Educação

EDUCAÇÃO

Educação é moralização
Modelagem, acoplagem
É realização. Reciprocidade!

Educação é saber viver
É sempre estar a procurar
Um alvo a seguir e um algo ao que adorar
Educação não só ensinar é retirar algo que está
Dentro de uma alma a descansar
É acordar!

Educação não é só instrução, mais ainda... É acompanhar
Doando exemplos, ser exemplo
Vivendo e conjugando o verbo Amar.

Educação, sobretudo é... Viver em sociedade
Dividir, resistir separar e unir
Educação é persistir é amar sem desistir
E estar no mundo... Cada qual com a sua parte
Educação é Humildade.

Moacir Proença Morais

Foi que nem deu tchau
Mas que falta de educação
Abandonar meu coração
Sem nem se despedir.

Laís Xavier

EDUCAÇÃO

Métodos estruturais e políticas públicas quando bem empregadas, determinam o equilíbrio na orla educacional dum país.

Erasmo Shallkytton

EDUCAÇÃO – UM FORTE PREDICADO

A falta de atributos escolares geram o descaso nas políticas educacionais.

Erasmo Shallkytton

EDUCAÇÃO E A PERFORMACE

O baixo nível escolar são formações homogêneas, e não haverá desempenho na produção educacional.

Erasmo Shallkytton

Visão-Então, ao contrário do que se supõe hoje em dia, a educação é uma atividade individual?

Rohden- É iminentemente individual. Não pode ser uma atividade social. Ela se reflete na sociedade, mas está radicada no indivíduo. Só existe auto-educação; não existe alo-educação(educação de fora para dentro). Ou o homem se educa ou não se educa. Outros não podem educar-me, só podem mostrar me o caminho pelo o qual eu possa me educar.

Huberto Rohden

Visão- De onde surgiu essa ausência de educação?

Rohden- Ela resulta do fato histórico de que a nossa evolução humana no mundo inteiro não está na altura. Não estamos na era da incerteza,da qual falou o economista John Kenneth Galbraith; estamos,sim,em estado permanente de incerteza, porque a humanidade está marcando passo na inteligência e não atingiu ainda o nível da razão,da consciência. Falta nos uma disciplina ética avançada. Albert Einstein, que era um grande Luminar, disse; "O descobrimento das leis da natureza- a ciência- torna o homem erudito; mas não torna o homem bom. O homem bom é aquele que realiza os valores que estão dentro de sua consciência. Do mundo dos fatos, que é a ciência, não conduz nenhum caminho para o mundo dos valores, que é a consciência. Fatos não produzem valores, porque os valores vêm de outra região". Teilhard de Chardin disse: "O homem veio da biosfera. Está na noosfera(noos quer dizer inteligência,em grego) e age em função da noosfera " . Viemos da biosfera , isto é, da esfera da vida. Nós nos intelectualizamos há milhares de anos; viemos da biosfera para a noosfera. Passamos da esfera da vida para a esfera da inteligência - e cá estamos. Acima da noosfera está a logosfera , a esfera da consciência; mas ainda não estamos lá.

Huberto Rohden

Visão- E as igrejas não favorecem a educação? Não é, essa, a parte da sua razão de ser?

Rohden- A teologia da Igreja ensina que melhor que viver corretamente é morrer corretamente. Se um homem vive cinqüenta anos matando, roubando, defraudando e, nos últimos cinco minutos se confessa e se converte, vai para a vida eterna. Isso é um convite antipedagógico, um convite tácito para uma vida má, contanto que haja boa morte. As teologias são tacitamente contrárias à educação da consciência. É uma denúncia que eu faço em base real. Simples moralidade não é educação.

Visão- Mas as igrejas não pregam a ética do Evangelho?

Rohden- Não. Substituíram o Evangelho pela teologia. O Evangelho exige uma vida honesta do princípio ao fim. Mas as igrejas pregam que basta converter-se na última hora. E tentam coonestar o seu erro com uma falsa interpretação das palavras de Jesus ao ladrão na cruz.

Huberto Rohden

Visão- Além da teologia, há, na sua opinião, outras filosofias contrárias à educação nos chamados meios educacionais?

Rohden- Os "meios educacionais" estão cheios dessas filosofias. Veja o behaviorismo de B. F. Skinner. Ele diz: "a liberdade é um mito. O livre-arbítrio não existe". É uma filosofia que diz que somos autômatos, que somos condicionados pelo o meio ambiente. Ora, se não há livre-arbítrio, então não há base para a educação. O homem tem a alternativa de ser bom ou mau; isto é, a possibilidade de auto-educação. Mas,se o homem é obrigado pelas circunstâncias a ser mau, ou a ser bom, então acabou-se toda a base para a educação. Não negamos que as circunstâncias possam dificultar o exercício do livre-arbítrio; negamos que o homem normal possa ser obrigado pelas circunstâncias a ser bom ou mau.

Huberto Rohden

Visão- Haverá no mundo moderno movimento de auto-educação?

Rohden- Felizmente há, em todos os países, pequenos grupos que levam a sério a auto-educação. Conheço de convivência o movimento Neugeist (Novo Espírito), nos países germânicos; bem como a self-realization (Auto-Realização), nos países anglo-saxônicos, que , na Inglaterra, tambem é conhecida como The new outlook (A Nova Perspectiva). Esses movimentos são representados aqui no Brasil pelo Centro de Auto-Realização Alvorada.
São iniciativas particulares de pequenas elites que tomam à sério a sua auto-realização, baseada no autoconhecimento da natureza humana e manifestada na vivência ética da vida diária individual e social. Felizmente, o maior dos educadores disse, há quase dois mil anos: "O Reino dos Céus está dentro de vós, mas é ainda um tesouro oculto , que deveis descobrir ". Com isso, o Nazareno afirma a presença de um elemento bom no homem e a necessidade que ele tem de revelar na vida diária esse tesouro oculto.
Isto é pura auto-educação.

Huberto Rohden

Quem mima, não educa
Sem educação, não há conhecimento
Sem conhecimento, não há discernimento
Sem discernimento, não há responsabilidade
Sem responsabilidade, há dependência
Com dependência, não há atitude
Sem atitude, não há oportunidades
Sem oportunidades, não há vida!

Marianne Angela

Tema: Se tem dinheiro pra Copa, tem que ter pra Educação.

Isso é uma questão muito debatida em todo território brasileiro, os investimentos dos nossos representantes na política em defesa do sistema educacional estão cada dia mais sucateados. O futebol como símbolo ou sinônimo para os estrangeiros de um país festeiro, alegre e de riquezas, para nós é apenas utopia imaginária. Penso que vivemos numa política semelhante à época romana do pão-e-circo, onde a bola de futebol (pão) é o divertimento implícito e momentâneo, enquanto fora dos campos os torcedores (povo) passam fome e em grande parte são analfabetos. Contudo, onde existe problema, do outro lado da balança, há solução.

Aurélio Penha

Educação no Brasil

Seguindo minha linha de raciocínio, o ponto que eu quero chegar é, tudo começa desde os primeiros passos que damos em nossa vida e tudo que nos influencia diretamente ou tangencialmente, tanto vínculos políticos, econômicos, sociais, culturais, quanto familiares, educacionais e individuais. Não há crescimento educacional de um todo, se esse todo não favorece e coopera no seu próprio desenvolvimento. Temos que implementar uma educação humanitária consistente, as gerações futuras dependem de como nós aprendemos, direcionamos e realizamos as nossas decisões hoje.

Aurélio Penha

Ninguém é simples por não ter ambições, por ser inculto, sem educação, amoral...
Uma pessoa simples é aquela que podendo ter tudo sente-se feliz e satisfeita com o necessário.
É a que sabe partilhar, o pão, amor, sabedoria, ideias e ideais.
É quem consegue amar sem medida, sem trocas e sabe que o valor que tem um sorriso nada apaga nem paga.
Definitivamente, ser simples não é pra qualquer um!

Maryanne Schramm

Que cada dia o Teatro nos traga lições, respeito, postura, educação, mas que nos traga, principalmente, a amizade, a felicidade e os sorrisos compartilhados.

(Dedicado à animadora cultural e minha amiga muito querida Sônia Vital)

Carol Gray

Gosto de moda de viola e das coisas do sertão;
Gosto de pessoas simples que tenham educação;
Cuidar da natureza é a minha profissão e a minha paixão;
Gosto de mulher bonita que tenha simpatia e muita dedicação;
Gosto de falar de amor e das coisas do coração.

Sid Aguiar

Ignorância
A ignorância é um mal mas não é contagiosa
Sua inimiga mortal é a educação
Educar é a única vacina

Raimundo grossi

Ser um cavalheiro não depende da educação momentânea;
Depende do seu próprio conteúdo ou do seu coração;
Ser um cavalheiro não ser artista, sem carisma para inventar o amor;
Ser cavalheiro é contemplar com sinceridade e carinho;
Ser cavalheiro não é olhar nos olhos de alguém e sorrir um sorriso frio e sem graça;
Ser cavalheiro é exaltar com imensa gentileza o momento que justifica a descendência humana;

Julio Aukay

O Brasil não deve nada
a educação não vale nada
a saúde estagnada
isso tudo vai ter que mudar .

Wesley Resende

O DARDO DA EDUCAÇÃO

A educação é algo meio assim,
Como conversa em um botequim.
A gente aprende isso desde menino
E no dia a dia fica isso bem cristalino.

Há pessoa que não tem estudo nenhum,
Mas tem educação fora do comum.
Tem cultura popular para dar e vender
E a gente perto quer ficar por querer.

A educação é um dardo de boa pontaria,
Que traz que o levou apenas melhoria,
Isso não se aprende em academia,
É aprendido com humildade e valentia.

O dardo da educação ocorre a todo o momento,
Basta termo bom senso e auto-julgamento.
Somos dardos ou somos a mosca do dardo?
Não importa nessa vida ninguém sai salvo...

Então seja sempre, mas sempre educado...
Você não sabe o que te espera do lado.

André Zanarella 25-11-2012
http://www.recantodasletras.com.br/poesias/4612394

André Zanarella