Perspectiva

Cerca de 149 frases e pensamentos: Perspectiva

Uma realidade : DESIGUALDADE SOCIAL


Visto sob uma perspectiva mais ampla, sem desconsiderar a dimensão continental do país, a desigualdade social no Brasil apresenta raízes históricas.

Pode-se começar a explicar essa realidade pelo fator mais evidente:
a escravidão, que é o paroxismo da exclusão.
O Brasil importou o maior número de escravos da África, dentre todas as colônias do Novo Mundo e, como Cuba, foi um dos últimos países a libertá-los (1888) não lhes garantindo qualidade de vida posterior à abolição, deixando-lhes à margem da pobreza e exclusão social.

Outro exemplo foram os imigrantes, a grande massa de italianos e alemães não teve condições de impor às elites oligárquicas uma distribuição menos desigual dos ganhos do trabalho.

As sequelas desse contexto refletem até hoje nas disparidades socioeconômicas do país, o que faz inclusive, embora esteja entre os 10 maiores PIBs do mundo, estar também entre as 10 nações mais desiguais do planeta.


A desigualdade social no Brasil tem sido cartão de visita para o mundo.

Em decorrência do efetivo processo de modernização que o país perpassa desde o século XX, cada vez mais muitos têm pouco e poucos têm muito. O famoso clichê social de países em processo de desenvolvimento.

Em 2001, enquanto 9% da população vivia com menos de 1 R$ por dia, 46,7% da renda estava concentrada nas mãos de apenas 10% da população. Atualmente, esse fato acentua-se devido a problemática questão tributária brasileira. A estrutura fiscal do Brasil gera desigualdade ao cobrar mais impostos dos pobres do que dos ricos, apontam especialistas.

"Cobrança de Primeiro Mundo com um sistema de Terceiro".

Entre as conseqüências advindas das disparidades sociais e econômicas, pode-se citar: previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente, subempregos, massa de profissionais sem qualificação adequada que insufla o mercado de trabalho ocupando postos de trabalho informais,"hipertrofia do setor terciário", uma educação elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e dentre as piores conseqüências, propicia a ocorrência da violência urbana.

Segundo Rousseau, a desigualdade tende a se acumular, portanto, persistindo em ausência de políticas públicas efetivas que atendam significativamente toda a população, ricos ficarão mais ricos e pobres cada vez mais pobres e entregues a indigência. Sem um efetivo Estado Democrático de Direito não há como discutir desigualdade social, tampouco amenizá-la.

Amanda Lemos

Passe uma semana ao meu lado, e descubra que DIFÍCIL, é apenas uma questão de perspectiva.

Aline Maki

O tempo não deveria ser tão crucial em nossas vidas e se eu não tivesse assistido a perspectiva do tempo no filme O Curioso Caso de Benjamin Button poderia aqui sugerir um ciclo contrário, mas a verdade é que não há como fugir do ciclo em que você criança acha que a vida adulta é simplesmente extraordinária e quando cresce se depara com uma saudade do tempo que preocupação era escolher com qual cor rabiscar a parede!
O impossível é questão de tempo, você cresce e começa a perceber que as pessoas não são mais tão sinceras, que as amigas também sentem inveja, que os garotos sempre estão em dúvida e que você não pode acelerar a decisão de ninguém, pelo simples fato de que por mais que você queira a única escolha que tens em mãos é de mudar sua vida, transformar seu tempo e fazer seus ciclos estarem a seu favor, perceber que destino não é questão de sorte e que você tem que escolher buscá-lo.
Percebes também que esperar não é perder tempo é muito mais uma escola de como não perder a cabeça!

Elizabeth Santos

Compreendendo o Significado da Nossa Existência Pela Perspectiva Correta

A compreensão do propósito para o qual fomos criados por Deus, e do verdadeiro significado de nossas vidas, depende de que o vejamos pela perspectiva correta, ou seja, pela do espírito eterno que nos foi dado, por termos sidos criados à Sua imagem e semelhança.
Assim, quando um ente querido morre podemos ficar cheios de saudade e até mesmo de tristeza pela ruptura momentânea da companhia que desfrutávamos aqui na Terra.
Porém, isto não significa de modo algum, para aqueles que atendem ao propósito da criação da humanidade por Deus, uma ruptura dos laços de amor e união, que são eternos, e prosseguirão portanto, pela eternidade afora, quando todos estivermos reunidos com Ele no céu.
Assim, juntamos às nossas saudades e tristezas a grande alegria e certeza da esperança de que a morte não passa na verdade de um até breve querido (a).
Seria cruel, se a existência de seres conscientes, que possuem o conhecimento do que seja a vida e a morte, se limitasse apenas ao curto período de vida que temos neste mundo. Mas, como amamos a um Deus que não é cruel, senão perfeito amor, podemos estar certos da Sua fidelidade em cumprir todas as boas promessas que nos fez por estarmos unidos a Jesus Cristo.
As tribulações e perdas que experimentamos deste outro lado do céu não são motivo para descrermos na bondade e amor do Senhor. Ao contrário, é justamente por meio delas que prova o Seu grande amor e misericórdia para conosco, porque em meio a elas, nos fortalece com a Sua graça e nos dá a certeza da Sua sempre presença conosco em toda e qualquer circunstância, e o melhor de tudo, faz com que nisto a nossa fé nEle seja aperfeiçoada, e o nosso caráter é melhorado a cada tentação e provação que são vencidas pelo poder de Jesus Cristo, que opera em nós por meio do Espírito Santo.
Nós podemos ver isto, por exemplo na vida do profeta Jeremias,que quando se encontrava ainda preso no pátio da guarda, por ordem do rei Zedequias, e mesmo ali, encarcerado, o Senhor continuou lhe dando as grandes e preciosas revelações e promessas relativas à Nova Aliança (Jeremias 33).
Ele encorajou o Seu profeta a não ficar intimidado pelas circunstâncias em que se encontrava, mas que continuasse na Sua presença, clamando a Ele, porque lhe responderia ao clamor e lhe anunciaria, ou seja, lhe revelaria as coisas grandes e ocultas relativas ao futuro glorioso do Seu povo, que Jeremias ainda não conhecia, e que não se cumpririam nos seus dias de vida na Terra.
Jerusalém estava sendo invadida pelos babilônios, mas o Senhor ainda faria com os judeus, no futuro, tudo o que está escrito a partir do verso 6, no qual afirma o seguinte:

“Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança.” (v. 6)

Deus formou Israel para ser um povo santo, e Ele teria este povo santo, quando lhes desse o Messias, porque não somente faria com que voltassem do exílio em Babilônia, mas os edificaria, purificando-lhes de toda a iniquidade do seu pecado contra Ele, e perdoaria todas as suas iniquidades com que haviam pecado e transgredido contra Ele, conforme promessa que já havia feito através do profeta em Jer 31.27-34.
Jerusalém serviria então, conforme a vocação que lhe fora dada por Deus, de nome de júbilo, de louvor e de glória diante de todas as nações da terra, por verem todo o bem e paz que o Senhor daria ao Seu povo (Jer 33.9).
Uma demonstração desta bem-aventurança eterna, quando estivessem reunidos ao Messias, seria o fato de trazê-los de volta de Babilônia para a sua própria terra, na qual eles seriam alegrados novamente por Ele (v. 10 a 14).
E depois disto, ainda lhes daria o Rei justo prometido em Jer 23.5,6, pelo qual seria cumprida a promessa de inauguração de uma Nova Aliança com o Seu povo.
É importante lembrar que mesmo depois da volta dos judeus de Babilônia em 537. a. C, eles tiveram que esperar ainda 570 anos, até a morte e ressurreição de Jesus, quando foi finalmente inaugurada a Nova Aliança prometida.
Por isso o Senhor se referiu ao cumprimento desta promessa como sendo relativa a dias futuros, com a expressão “Eis que vêm os dias, diz o Senhor, em que cumprirei...”.
Ele chamou a Nova Aliança em Cristo, como sendo o cumprimento da boa promessa que havia dado a Israel e a Judá (v. 14). É boa palavra porque se refere à boa nova, ao evangelho, que é o Seu poder para salvar os que creem.
O enfoque da promessa da Nova Aliança não está no povo, mas no Renovo de justiça, que brotaria a Davi e que executaria juízo e justiça na Terra, porque é a Ele que o Pai tem dado o poder de julgar tanto a vivos quanto a mortos, como também de justificar os pecadores que se arrependem e que nEle creem.
É por isso que o povo que se acha debaixo do governo deste Rei justo será chamado pelo nome: O SENHOR É NOSSA JUSTIÇA. Porque é por causa da Sua justiça em nós que temos salvação e segurança eternas (v. 15,16), a saber a Sua justiça eterna e perfeita com a qual somos justificados.
É nele que se cumpriria a promessa feita por Deus a Davi no passado de que não lhe faltaria varão que se assentasse sobre o trono da casa de Israel, e que seria da sua descendência.
Este varão que nunca faltará a Davi, assentado em Seu trono, é Cristo (v. 17).
A segurança deste pacto firmado com Davi é eterna, do mesmo modo que ninguém pode fazer com que deixe de existir dia e noite (v. 20 a 26).

Silvio Dutra

Perspectiva Completamente Nova


Por D. M. Lloyd Jones

Tenho visto pessoas crucificarem as suas faculdades pessoais, no entanto nunca foi esse o propósito para elas! O que você era, você continua sendo; você tem as mesmas faculdades pessoais, e as mesmas capacidades, mas o espírito que as dirige é que mudou. Assim, as mesmas diferenças entre pessoa e pessoa ainda existem. Os cristãos não são todos igualmente capazes; seria preciso dizer isso? Às vezes penso que é. Nem todos são vocacionados para ensinar e pregar. Alguns parecem pensar que todo e qualquer cristão faz automaticamente o que os outros cristãos fazem. Não é assim. As capacidades permanecem, e devem ser consideradas e levadas em consideração. Por isso digo que, na regeneração, não recebemos novas faculdades pessoais. O que recebemos é este novo espírito que exerce o controle, uma nova disposição é implantada em nós, um novo princípio de vida começa a operar.

O novo espírito penetra na mente e a domina e a dirige; assim é que, ao passo que anteriormente ela ia numa direção errada, agora vai na direção certa. Se tudo funcionava numa direção, tudo funciona na outra. O que importa é o controle, o princípio vitalizante. Por renovação devemos entender que a mente recebe iluminação. O cérebro humano “qua” (Latin – como cérebro) cérebro é precisamente o que era antes; todavia, sendo o homem renovado no espírito da sua mente, e já não sendo totalmente incapacitado em razão da Queda, torna-se capaz de receber as coisas do Espírito de Deus, e o cérebro, que antes lhe era inútil nas questões espirituais, agora passa a ser de valor inestimável para ele. Havendo, então, ocorrido a mudança, a que leva? Significa que o cristão não somente pensa em coisas diferentes, mas, o que é ainda mais importante é que ele pensa de modo diferente. Ouçam o que diz o poeta sobre a mudança ocorrida:

O céu em cima é azul mais suave;
Verde mais leve é a terra em volta.
Há certa vida em cada nuança
Que olhos sem Cristo nuança vêem.

Os olhos sem Cristo podem ver, naturalmente. Podem ver as flores, como podem ver os olhos cristãos, e observam as mesmas flores. E o não cristão pode dizer o nome da flor, como o cristão, talvez melhor; pode dissecá-la, analisá-la, sabe tudo sobre ela, vê e pode redigir o seu relatório; o cristão também pode; ambos vêem as mesmas coisas, e até certo ponto os seus relatórios são idênticos. Contudo, o cristão vê algo que o outro não vê. O céu em cima é azul mais suave] O não cristão apresenta o seu relatório. Diz ele: os céus são azuis! Ele está perfeitamente certo. Mas não viu a suavidade. O cristão olha para os céus e não vê apenas algo material, físico; há um resplendor que o outro não consegue ver; é a glória de Deus por trás deles. Tudo isso está lá no Salmo oito. "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas..." O cristão vê algo extra. Não vê somente o que está ali, ele vê os dedos de Deus que os fizeram. "A luz e as estrelas que tu ordenastes!" (VA). O céu em cima é azul mais suave. E a terra -que dizer dela? Bem, é verde, diz o incrédulo, e é evidente que ele está perfeitamente certo. Entretanto, diz o cristão, verde mais leve é a terra em volta. Que se passa? Nos dois homens, a capacidade cerebral é mais ou menos idêntica; porém há algo extra, o espírito da mente mudou, no cristão. Há certa vida em cada nuança que olhos sem Cristo nunca vêem.

As aves cantam mais alegres,
Na flor o belo é mais profundo,
Desde que eu sei, como hoje sei,
Que Cristo é meu, e eu dEle sou.

Que foi que aconteceu com esse homem? O apóstolo dá a resposta. O espírito da mente foi renovado! Ele não tem intelecto maior do que o que tinha antes, mas o seu intelecto está sendo habilitado a funcionar de uma nova maneira, ele agora pensa de uma nova maneira. Ele não somente fala de coisas diferentes, porém faz diferentemente tudo o que faz. "As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." E isso que acontece com o cristão. Como "homem natural", pode ser que ele tenha sido um escravo da bebida, e não pudesse passar em frente de um bar sem se sentir tentado a entrar; lá ia ele. Mas, agora que se tornou cristão, passa em frente do mesmo bar, todavia não o vê como o via antes.

Fisicamente ele vê exatamente a mesma coisa, o mesmo edifício, a mesma pintura, a mesma cor, o mesmo nome no letreiro; não houve mudança; e, no entanto, tudo é diferente, não é mais o mesmo lugar. Que terá acontecido? Não houve mudança no bar; não houve mudança no cérebro do homem, enquanto cérebro,qua cérebro. O que mudou foi o espírito da sua mente! Ele agora pensa diferentemente. Embora observe precisamente os mesmos dados, neles medite e sobre eles cogite, já não faz a mesma coisa do mesmo jeito. O espírito da sua mente mudou. A sua perspectiva é completamente nova.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Comentário dos livros do Velho Testamento:
http://livrosbiblia.blogspot.com.br/

Comentário do Novo Testamento:
http://livrono.blogspot.com.br/

Mensagens:
http://retornoevangelho.blogspot.com.br/

Escatologia (tempo do fim):
http://aguardandovj.blogspot.com.br/

D.M.Lloyd Jones

Tudo é questão de perspectiva para entender os sentimentos;

Julio Aukay

Gratidão: sentimento capaz de provocar mudança de perspectiva, alegria e paz.

Mônica Dias

É ruim que o passado seja melhor que o presente e voce nao tenha nenhuma perspectiva pro futuro, sim,

mais com cada pessoa que perde, voce se torna melhor.

Melhor porque ?. Porque cada pessoa na nossa vida representa algo para nós, ela representa porque ela faz algo pra nós que sozinhos pensamos que nao consiguimos, sim somos egoistas isso é um fato por traz de qq atitude humana vem o egoismo. Voce não ajuda um mendingo pra ele se sentir melhor ajuda o mendingo pra voce se sentir melhor, não quer avistar essa situação novamente. voltando (muitos pensamentos se for continuarmos vamos parar no japao :x)

Então.. Quando as perdemos aprendemos sozinhas tudo aquilo que elas faziam, no final da tua vida voce pode olhar pra traz e dizer estou sendo auto suficiente, posso estar sendo pretenciosa mais eu procuro isso, nao depender de ninguem pra nada. Entao quando perco alguem, penso o quanto cresci sem esse alguem, isso me fortaleçe. O que nao mata fortaleçe não é ?

Caxinguela

A perspectiva faz toda a diferença. Tudo depende do modo em que se vê as coisas, portanto, pense sempre positivo.

Vinícius Aguiar - Fotógrafo

A vida é uma caminhada que tem começo e não fim, o fim está para quem não tem perspectiva, objetivo, a vida é para os fortes, para morrer só basta se entregar a fraqueza.

Gideone Idelfonso

Quando sabemos que cada momento pode ser o último, teremos a perspectiva correta.

frase

À medida que o ser humano passa a enxergar a vida dentro de uma perspectiva superior, expandindo os horizontes do consciente em busca da prosperidade, lapidando, dessa forma, a enorme gema bruta que é a alma, afasta, inexoravelmente, qualquer percepção de suas imperfeições.

Ricardo Politano

"A vida sem perspectiva e sem responsabilidade é igual ao intestino; pode ser longa, pode dar muitas voltas, mas todos sabem que vai dar em merda".

Glauber Lima

Os meus riffs aguçam a minha perspectiva
E as minhas técnicas justificam as minhas habilidades
Para que entenda o meu gesticular irei de two hends para me expressar
E que para formar a ponte do nosso amor o meu pull off ditará as regras de onde estou;

O vibrato tenta desequilibrar junto ao tremolo que dá atenção com os meus bends
Assinalo com o meu hammer on e slide up e down;

Julio Aukay

O mundo está virado num besteirol.Precisamos ter perspectiva do que vem pela frente! Precisamos procurar mudanças dentro de nós e fazer por onde para merecer uma sociedade mais digna!

Lucian de Pauli Jaros

El mundo se enfrenta a una besteirol.Precisamos tienen perspectiva de lo que está por venir! Tenemos que buscar los cambios dentro de nosotros y donde hacer para merecer una sociedad más decente!

Lucian de Pauli Jaros

"Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma
perspectiva clara-- fazer a coisa certa no momento certo.
Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza
e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável.
Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de
prosseguir com sentimentos positivos.
É estar sempre alerta,ser totalmente focado,e ter uma visão ampla.
Equilíbrio vem do entendimento, humildade e tolerância.
O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e,
ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo."

Luiz Antonio

Em função de sua instabilidade emocional, a pessoa pode ser remetida a uma perspectiva irreal de sua personalidade, mas não a isenta de sua responsabilidade em descobrir o que quer para sua vida afetiva.

Psicólogo e Escritor Alexandre Bez, Livro: O Que Era Doce, Virou Amargo.

Alexandre Bez

Estou tentando entender as pessoas. Mesmo que na minha perspectiva elas me prejudiquem de alguma maneira, sempre há um porque. Só é difícil compreender...

Marcella Rachel Correa Feitosa