Perspectiva

Cerca de 141 frases e pensamentos: Perspectiva

Linhas da perspectiva humana

Toda a visão curva-se para frente,
a perspectiva é uma mentira.
Os olhos confundem o pensamento
e a confusão na mente atina.

O eu fica angustiado:
a razão lhe é paralela,
as ideias concorrentes,
e a emoção, perpendicular.

Assim a razão no infinito que criaram,
o ser humano entrelaçar irá.

E as ideias até se juntam,
mas só fazem pequenos milagres aqui e acolá.

Mas a emoção, tudo cruza,
angulando o pensamento no seu padrão
para que a verdade fique escura,
e o homem se entregue à reflexão.

Pedro Bravo de Souza

Jogos da vida
Considerendo que nossa perspectiva de vida seja 70 anos, inumeros serão os jogos que teremos para nos "distrair". Parceiros? Na maioria das vezes jogaremos sozinhos.Adversários? Não haverão de faltar...e com certeza, jogarão com uma garra impressionante...
Por isso prepare- se. O jogo vai começar....
Juiz? Temos também. Mas aí é outra história...
Quando o bebê é ainda pequenino joga o chaqualho no chão para que os adultos o peguem divertindo-se com isso. Novamente o jogam e através desta brincadeira percebem o ´domínio que tem sobre os mais velhos...
Crescem um pouquito mais e diante de uma negação dos genitores, arremeçam os objetos ao longe num sinal de protesto....
Mais alguns anos se passam e os jogos de quebra cabeça, dominó, palito e jogo de memória fazem parte desta fase.
Um tempo à mais e os meninos num campinho ou em uma quadra de clube jogam futebol, as meninas hand boll, tenis ou qualquer outro jogo esportivo.
Mais alguns anos se passam e os jogos de azar fazem parte da rotina diária daquele que se qualifica sem sorte à procura da ocasião para talvez vir a ser afortunado.
Outros jogam com o poder, onde a consciência e o carater não fazem parte das regras deste jogo...
Outros já optam por jogar fora os conselhos daqueles que os amam e não querem ve- los derrotados e perdidos pelos maus caminhos da vida.
Tantos outros preferem jogar com os sentimentos do próximo usando- os como melhor lhes convém.
Jogam usando a mentira,fazendo com que a verdade se torne um amontoado de pó num canto qualquer.
Há também os que preferem jogar com o amor, fazendo com que o outro acredite em coisas que jamais existirão. Por uma simples questão de auto- afirmação ou instinto de caça, faz com que a outra pessoa por um momento deseje viver eternamente, para no dia seguinte chorar lagrimas de dor.
Existe também o jogo da chantagem emocional...este é um dos mais complexos e exige um conhecimento amplo do adversário...é necessário um estudo aprofundado para conhecer a carência ,o complexo e os sentimentos de culpa do adversário...
Ah!...mas existe também o jogo da caridade...onde os mais abastados doam quantias honeráveis em troca de favores e reconhecimentos , enquanto que os jogadores do outro lado doam a ùnica e mísera moeda que possuem , a qual seria para comprar o unico pão da manhã que seria dividido em tres, talvez quatro pessoas e aos olhos dos mais abastados são perdedores por que a quantia é chamada de vergonhosa...
Existe também o jogo do "eu te dou, não me custa nada", mas talvez pouco tempo depois cobram com juros,correçãoe em certos casos até com chantagem.
Jogos não faltam. Nascem cada vez mais pessoas e oportunidades para que o numero desses jogos avultem consideravelmente.
Jogos que envolvem dinheiro, mentira, falsidade,deslealdade, desamor , dor, lágrima, morte.
Os jogos do calor humano, do amor, da lealdade, da caridade,da compreensão já estão completamente em extinção.
Os próprios adultos já ensinam com seus próprios atos os bebês à não respeitarem suas babás, simplesmente por serem" serviçais".
Os próprios pais ensinam seus filhos à jogarem com os professores e diretores de escolas, onde acham que devem ganhar o jogo, mesmo que agindo contra a moral, simplesmente porque pagam aquela intituição..
As crianças maiorzinhas ouvem dentro de casa os casos de trapaça e deslealdade dos próprios familiares contra os colegas de trabalho para alcançarem a promoção que tanto queriam, mesmo não sendo merecedores.
E nos jogos esportivos então, que outrora os meninos jogavam nos campinhos? malas pretas correm soltas para o favorecimento de alguns...
Nem se diga na política...os jogos "contra" os eleitores....
E nos hospitais? Jogos de poder, onde os mais abastados prontamente são atendidos e uma junta médica se forma para atenderem um pequeno acidente domestico,..Do outro lado , o trabalhador que dedicou a vida inteira ao trabalho, perdeu várias noites de sono e dias de descanso,pagou a sua contribuição social religiosamente,perde às vezes até um de seus membros no trabalho e anos se passam até que resolvam sua situação....Este é o jogo do sistema...
Finalmente o jogo da vida contra você mesmo... Você dita as próprias regras, e sendo assim não pode desistir de jogar, porque é o único jogo da vida que pode ganhar... Simplesmente, porque ela te pertence . ,

Martha Negrucci

Uma coisa eu posso afirmar meu senhor, olhando a desgraça por uma boa perspectiva ela se torna uma desgraça menos aguda do que parecia, não sei lhe dizer mas esse tom humorístico e um sarcasmo comigo mesmo me fez entender aquelas nuvens pretas que se recusam a chover, ou a chorar, como você escolher, meu poeta.
Aquele lado que todos recusam ver ou tem medo de entender é o que admiro na mais letal das situações onde a pretuberância da ignorância me faz pedir por mais; vida; fogo; emoções e quem sabe um entendimento para tudo isso.
É assim meu rapaz, lembre e seja esquecido, esqueça e negue a ansia de ser lembrado.
Um abraço.

Marcelo MArtins

Os dias vão passando e você não têm como evitar, nossa perspectiva de ver o mundo fica cada vez mais crítica, ou melhor, mais realista. Em um certo capítulo da vida, aprendemos que o amor nem sempre é perfeito, e que existe um mundo cheio de maldades lá fora. E então, você fica em uma rua sem mão dupla, onde você só pode ir, ou parar. Voltar? Nunca.

Camylla Gonçalves Cantanheide

Decidi olhar a vida por uma nova perspectiva.

Agora só existe uma regra: Amar !

Helen Louzada

Intensifique, piore, acelere a decadência. Adote a perspectiva do niilismo ativo, ultrapasse o mero reconhecimento - seja depressivo ou admirável - da destruição de todos os valores.

Lyotard

Convivendo diariamente com a incerteza de seu fim, sem nenhuma perspectiva de ver o sol nascer outra vez, as flores daquele terreno abandonado, assim como o mendigo e o cão, viveram. Cresceram como se cada dia fosse interminável, como se o amanhecer os abençoasse, como se a vida fosse só flores.

Roberto Kreitchmann

Dividir é uma lógica sob a perspectiva da graça, portanto, mais divina que humana; A lógica natural do homem, infelizmente, consiste bem mais em somar e multiplicar para si e subtrair o que é do outro.

Davi Marcelo Galdino

Dependendo da sua perspectiva de visão, você pode contemplar um belo mar, ou se contentar com os prédios.

Larry Adriani

Ser Humano = Perspectiva de um ponto num determinado plano isométrico !!!

Akt Luciversunm

Num mundo em que todos somos iguais,
mas também todos diferentes,
existe sempre a perspectiva de choques inevitáveis
em que o juiz é a consciência de cada um...

José Manuel Góis

Quando a gente coloca a morte em perspectiva todo o resto fica tão pequeno... cada idiotice, cada medo bobo, cada covardia.

Elenita Rodrigues

As análises, os objetos e os olhares são mediados por uma perspectiva de análise, que depende fundamentalmente do lugar histórico do pesquisador.

Thompson

Perspectiva! Desenhar por cima da imagem real. Essa é a mágica do fotógrafo!

Lina Marano

Cada um de nós é, na perspectiva cósmica, precioso. Se um ser humano discorda de você, deixe-o viver. Em cem bilhões de galáxias, você não vai encontrar outro.
(Cosmos)

Carl Sagan

Eu quero ir embora.
Quero ir pra longe da dor e da perspectiva do teu amor.
Eu quero o silêncio puro, sem os abscessos da saudade de ti que restam em mim.
Eu quero fugir.
Fugir desses espaços vazios que deixaste de preencher em mim.
Fugir desses abraços que me invadem o sono quando eu peço distância.
Eu quero entender o porquê me cercaste por todos os lados se não irias me amar.
Por que me tornaste dependente de ti, quando eu já sabia andar com os próprios pés?
Eu quero distância, antes mesmo que me machuques mais.
Desarme as armadilhas futuras nas quais planejaste que eu cairia.
Eu preciso voltar à superfície para busca ar.
Deixe-me livre para eu ainda ter por ti o mínimo de respeito.
Me ponhas no chão devagar e deixe-me seguir meu caminho.
Tu já viveste sem mim antes.
Deixe-me voltar a viver sem ti.
Isso, devagar.
Sem despedidas.
Já sinto minha primeira dose de oxigênio e meu pés tocarem algo sólido.
NÃO!
Me prendeste de novo a ti.
Quando é que deixarás que esse ciclo se desmanche?

Tanara Honorato Saturno

Os sentimentos permitem-me ter uma maior perspectiva do mundo.

Élin Casqueira

CAMINHOS...

O que resta na vida de um homem inundado de sonhos (PERSPECTIVA)
Se não calar a boca diante de sua própria razão.Depois de consumado o fato é que somos condenados ao calvário do silencio eterno, mesmo que tenhamos as respostas para tantas indagações.Isso é a chaga derradeira de nossa vida sombreada por constantes desventuras que nos leva a martirizar o pensamento que foi de vão em vão direto para o nosso sujo e desvirtuoso chão.

Wesley Rodrigues Correia

Uma realidade : DESIGUALDADE SOCIAL


Visto sob uma perspectiva mais ampla, sem desconsiderar a dimensão continental do país, a desigualdade social no Brasil apresenta raízes históricas.

Pode-se começar a explicar essa realidade pelo fator mais evidente:
a escravidão, que é o paroxismo da exclusão.
O Brasil importou o maior número de escravos da África, dentre todas as colônias do Novo Mundo e, como Cuba, foi um dos últimos países a libertá-los (1888) não lhes garantindo qualidade de vida posterior à abolição, deixando-lhes à margem da pobreza e exclusão social.

Outro exemplo foram os imigrantes, a grande massa de italianos e alemães não teve condições de impor às elites oligárquicas uma distribuição menos desigual dos ganhos do trabalho.

As sequelas desse contexto refletem até hoje nas disparidades socioeconômicas do país, o que faz inclusive, embora esteja entre os 10 maiores PIBs do mundo, estar também entre as 10 nações mais desiguais do planeta.


A desigualdade social no Brasil tem sido cartão de visita para o mundo.

Em decorrência do efetivo processo de modernização que o país perpassa desde o século XX, cada vez mais muitos têm pouco e poucos têm muito. O famoso clichê social de países em processo de desenvolvimento.

Em 2001, enquanto 9% da população vivia com menos de 1 R$ por dia, 46,7% da renda estava concentrada nas mãos de apenas 10% da população. Atualmente, esse fato acentua-se devido a problemática questão tributária brasileira. A estrutura fiscal do Brasil gera desigualdade ao cobrar mais impostos dos pobres do que dos ricos, apontam especialistas.

"Cobrança de Primeiro Mundo com um sistema de Terceiro".

Entre as conseqüências advindas das disparidades sociais e econômicas, pode-se citar: previdência enfraquecida que não consegue sustentar os aposentados dignamente, subempregos, massa de profissionais sem qualificação adequada que insufla o mercado de trabalho ocupando postos de trabalho informais,"hipertrofia do setor terciário", uma educação elitizada, onde poucos jovens de menor renda conseguem adquirir uma melhor formação escolar e profissional; e dentre as piores conseqüências, propicia a ocorrência da violência urbana.

Segundo Rousseau, a desigualdade tende a se acumular, portanto, persistindo em ausência de políticas públicas efetivas que atendam significativamente toda a população, ricos ficarão mais ricos e pobres cada vez mais pobres e entregues a indigência. Sem um efetivo Estado Democrático de Direito não há como discutir desigualdade social, tampouco amenizá-la.

Amanda Lemos