Paulo Freire Educação Infantil

Cerca de 35 frases e pensamentos: Paulo Freire Educação Infantil

Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano.

Paulo Freire

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.

Paulo Freire

Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Paulo Freire

Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.

Paulo Freire

Uma educação que não é libertadora faz o oprimido desejar ser opressor.

Paulo Freire

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Paulo Freire

Não há vida sem morte, como não há morte sem vida, mas há também uma “morte em vida”. E a “morte em vida” é exatamente a vida proibida de ser vida.

Paulo Freire

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.

Paulo Freire

É decidindo que se aprende a decidir.

Paulo Freire

Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental a educação pode. Se a educação não é a chave das transformações sociais, não é também simplesmente reprodutora da ideologia dominante (...)

Paulo Freire

Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que-fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade (Freire, 2002).

Paulo Freire

"Ensinar não é transferir conhecimento e sim criar
ar possibilidades de apreensão."

Paulo Freire

"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa."

Paulo Freire

" Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para para constatar, contatando intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade."

Paulo Freire

"O método Paulo Freire não ensina a repetir palavras, não se restringe a desenvolver a capacidade de pensa-las segundo as exigências lógicas do discurso do abstrato: simplesmente coloca o alfabetizando em condições de poder re-existenciar criticamente as palavras de seu mundo, para, na oportunidade devida, saber e poder dizer a sua palavra."

Paulo Freire