Ontologia do ser Bruto

Cerca de 88 frases e pensamentos: Ontologia do ser Bruto

Amor em estado bruto

Tempo, pensamento, libido e energia são solteiros e morrerão assim, mesmo contra nossa vontade.


O que é, o que é? Faz você ter olhos para uma única pessoa, faz você não precisar mais ficar sozinho, faz você querer trocar de sobrenome, faz você querer morar sob o mesmo teto. Errou. Não é amor.

Todo mundo se pergunta o que é o amor. Há quem diga que ele nem existe, que é na verdade uma necessidade supérflua criada por um estupendo planejamento de marketing: desde criança somos condicionados a eleger um príncipe ou uma princesa e com eles viver até que a morte nos separe. Assim, a sociedade se organiza, a economia prospera e o mundo não foge do controle.

O parágrafo anterior responde o primeiro. Não é amor querer fundir uma vida com outra. Isso se chama associação: duas pessoas com metas comuns escolhem viver juntas para executar um projeto único, que quase sempre é o de construir família. Absolutamente legítimo, e o amor pode estar incluído no pacote. Mas não é isso que define o amor.

Seguramente, o amor existe. Mas, por não termos vontade ou capacidade para questionar certas convenções estabelecidas, acreditamos que dar amor a alguém é entregar a essa pessoa nossa vida. Não só nosso eu tangível, mas entregar também nosso tempo, nosso pensamento, nossas fantasias, nossa libido, nossa energia: tudo aquilo que não se pode pegar com as mãos, mas se pode tentar capturar através da possessão.

O amor em estado bruto, o amor 100% puro, o amor desvinculado das regras sociais é o amor mais absoluto e o que maior felicidade deveria proporcionar. Não proporciona porque exigimos que ele venha com certificado de garantia, atestado de bons antecedentes e comprovante de renda e de residência. Queremos um amor ficha-limpa para que possamos contratá-lo para um cargo vitalício. Não nos agrada a idéia de um amor solteiro. Tratamos rapidamente de comprometê-lo, não com o nosso amor, mas com nossas projeções.

O amor, na essência, necessita de apenas três aditivos: correspondência, desejo físico e felicidade. Se alguém retribui seu sentimento, se o sexo é vigoroso e se ambos se sentem felizes na companhia um do outro, nada mais deveria importar. Por nada, entenda-se: não deveria importar se outro sente atração por outras pessoas, se outro gosta de fazer algumas coisas sozinho, se o outro tem preferências diferentes das suas, se o outro é mais moço ou mais velho, bonito ou feio, se vive em outro país ou no mesmo apartamento e quantas vezes telefona por dia. Tempo, pensamento, fantasia, libido e energia são solteiros e morrerão solteiros, mesmo contra nossa vontade. Não podemos lutar contra a independência das coisas. Aliança de ouro e demais rituais de matrimônio não nos casam. O amor é e sempre será autônomo.

Fácil de escrever, bonito de imaginar, porém dificilmente realizável. Não é assim que estruturamos a sociedade. Amor se captura, se domestica e se guarda em casa. Às vezes forçamos sua estada e quase sempre entregamos a ele os direitos autorais de nossa existência. Quando o perdemos, sofremos. Melhor nem pensar na possibilidade de que poderíamos sofrer menos.

Martha Medeiros

A pedra

O distraído, nela tropeçou,
o bruto a usou como projétil,
o empreendedor, usando-a construiu,
o campônio, cansado da lida,
dela fez assento.
Para os meninos foi brinquedo,
Drummond a poetizou,
Davi matou Golias...
Por fim;
o artista concebeu a mais bela escultura.
Em todos os casos,
a diferença não era a pedra.
Mas o homem.

Antonio Pereira (Apon)

No interior do diamante bruto, escuro e informe, fulgura uma estrela que aguarda ser arrancada a golpes de cinzel e lâminas lapidadoras.
Não há ninguém que não possua bondade interior. Há, nos refolhos da alma, a presença de Deus como luz coagulada, aguardando os estímulos da fora, a fim de brilhar com alta potência.

Joanna de Angelis

Ninguém é sensível, ninguém é bruto o tempo todo. Todas as vezes que tentam me colocar num desses estereótipos, eu fico angustiado, sabe? Porque não é verdade. A vida é plural e a gente é feito de vários momentos. A construção da personalidade é feita de vários momentos, dentro de impressões sobre o mundo que você tem a cada momento e antes de qualquer coisa eu tenho muito mais conflito do que certeza. Então, eu não posso me afirmar porra nenhuma

Marcelo Camelo

“Um cara difícil exige uma paciência oceânica.
Ele vai ser romântico e muito bruto. Ele vai ser generoso e muito casca-grossa. Ele vai dizer a verdade e vai mentir às vezes. Ele vai fazê-la se sentir uma eleita entre todas e depois vai dar
mole para muitas. Ele vai implicar com as mínimas coisas, e com as grandes também. Ele vai exibir qualidades que você nem sabia que um homem poderia ter, e em troca vai abusar de todos os defeitos que você sabia que todo homem tinha. Ele vai ser ótimo na cama. Vai ser um perigo dirigindo um carro. Vai ser gentil com sua mãe. Vai ser um brucutu com a mãe dele. Ele mudará de humor a cada 20 minutos, ele vai brigar por nada, vai beijá-la demoradamente por horas e, com essa bipolaridade bem ou mal disfarçada, ele a deixará tão tonta e exausta que você pensará que foi atropelada por um trem descarrilhado. – Quem sou eu? – será sua primeira pergunta ao acordar sobre os trilhos.
No primeiro encontro, pergunte: – Você é um homem difícil? Se ele responder que é, procure imediatamente um psicanalista. Para você, santa.”

Martha Medeiros

O coração é como um diamante bruto, com as experiências boas e ruins da vida vai dando forma a uma jóia com valores ilimitada.

Carlos Sosa

O amor é como o diamante bruto
Quem o encontra sempre atraí os invejosos e os ciumentos
Se for quebrado é porque era falso
Se for lapidado...
É porque é eterno!

Marcos Ribeiro Ecce Ars

Sou um simples diamante bruto,que está passando por fase de lápidação,posso no final um belo diamante de grande valor,como posso ser uma simples pedra de bijuteria,isso que vai decidir sou eu.
Preciso somente rever hábitos e conceitos e as coisas caminharam da forma correta.
Preciso renovar forças e buscar a espiritualidade,hoje estou voltada pelos prazeres da carne dos prazeres da vida material,que são ilusões repentinas e momentaneas.
Nenhum ser humano que viver no mundo de ilusões é fantasia,isso não é viver é sobreviver em uma selva de pedra e esconder-se da verdadeira realidade.

Daiane Araujo

O que ama a correção ama o conhecimento,mas o que aborrece a repreensão é um bruto.

Salomão

'O sistema e bruto, a pegada e forte e o movimento e sexy! [:D]

desconhecido

O ser humano é como um diamante bruto, aparentemente feio, mas quando lapidado, torna-se uma maravilhosa jóia. Para lapidar essa pedra, precisa de cuidados especiais, paciência e dedicação. O ser humano também é assim, a diferença é que tem uma vida pela frente para ser lapidado.

Prof Lourdes Duarte

Não existe joia mais preciosa que esta que guarda em seu peito, porque é ela que dirá quem é você. Se ainda está em estado bruto, lapide-a e assim poderá ver que possui uma preciosidade de valor inestimável

Jader Amadi

De que adianta a beleza de uma esmeralda diante do seu interior bruto e desalmado?

Carlos Conrado

Aprendi que não vivemos de esteriótipos, ninguém é sensível ou bruto o tempo todo. Aprendi que não se deve querer explicação de tudo. Não devemos nos perguntar porque uma pessoa saiu de nossas vidas, sem saber o porque um dia entraram. Não devemos procurar explicar sentimentos, na verdade, se fossem explicáveis, não seriam dentro da gente. Mas acontece que desde que nascemos nos dizem que a vida tem um porque, porém não existe nenhum ser humano apto á explicar como chegamos nesses porques, ou que de fato provasse que existe um porque. Discordo de tudo aquilo que venho ouvido á anos, nada é predestinado assim, a vida vem sendo uma estrada bifurcada, está há rumos diferentes á serem seguidos. Destino é uma desculpa para os preguiçosos deixarem como estar, esperando por mudanças. Mas vou te falar, a mudança começa dentro da gente.

Mands

Valorize-se

Não me fale em amor
Você está em estado bruto.
Téorico e sem essência
Carvão mal queimado
Diamante adiado
Lapide-se
Me procure depois

Charles Canela

Somos seres em estado bruto, só depois de lapidados pelo amor nos tornamos humanos.

Charles Canela

Só que quem não valoriza um diamante bruto não vai saber lapidar um coração volúvel.

André Lucas de Almeida

''...É tudo pela metade, ao menos a minha fantasia é por inteiro.. enquanto dura. No final bruto, seco e silencioso é sempre isso mesmo, eu aqui meio querendo chorar, meio querendo mentir sobre a vida até acreditar. E aí eu deito e penso em coisas bonitinhas. E quando vou ver, já dormi.''

Síthylla Bruna

"Fugi de um mundo estranho e bruto
Refugiei-me na mente dos românticos
Tentando criar um novo mundo
Onde não me crucificassem pela minha sensibilidade
Deparei-me com a solidão profunda e com a escuridão funesta
“Descobri que a mente de um romântico é mais triste do que seu coração...”

Tais Medeiros

Eu não sou um objeto bruto, então me trate como você gostaria de ser tratado.

Karolina Zanardi