Obsessão a Obceção

Cerca de 125 frases e pensamentos: Obsessão a Obceção

A obsessão pelo suicídio é própria de quem não pode viver, nem morrer, e cuja atenção nunca se afasta dessa dupla impossibilidade.

Emil Cioran

Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza.

Gabriel García Márquez

Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem de minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do Zodíaco.

Gabriel García Márquez

O vício é a marca de toda história de amor baseada na obsessão. Tudo começa quando o objeto de sua adoração lhe dá uma dose generosa, alucinante de algo que você nunca ousou admitir que queria - um explosivo coquetel emocional, talvez feito de amor estrondoso e louca excitação. Logo você começa a precisar dessa atenção intensa com a obsessão faminta de qualquer viciado. QUando a droga é retirada, você imediatamente adoece, louco e em crise abstinência.

Elizabeth Gilbert

A repulsa é uma das formas de obsessão e que, se desejamos alguma coisa, é mais fácil pensar nela com horror do que deixar de pensar.

Marguerite Yourcenar

Dói pensar no infinito.
Dói pensar na eternidade.
Masoquismo cognitivo,
obsessão incurável,
que o tempo não alivia
e só na morte se acaba.

Valter da Rosa Borges

A Obsessão por uma única pessoa, é corrosiva, e se duradoura, leva-nos diretamente ao suicídio indireto.

M.M. Bellucci

"Paixão é uma obsessão positiva. Obsessão é uma paixão negativa."

Paul Carvel

Ciúmes nem sempre é doença ou obsessão. É medo de perder, é cuidado, é proteção.

Demi Lovato

“Se me observa, diga-me. Porque quero entender essa sua obsessão, e comparar com a minha.” Latumia (W.J.F.)

Latumia.

A obsessão do sangue

Acordou, vendo sangue... Horrível! O osso
Frontal em fogo... Ia talvez morrer,
Disse. Olhou-se no espelho. Era tão moço,
Ah! Certamente não podia ser!

Levantou-se. E, eis que viu, antes do almoço,
Na mão dos açougueiros, a escorrer
Fita rubra de sangue muito grosso,
A carne que ele havia de comer!

No inferno da visão alucinada,
Viu montanhas de sangue enchendo a estrada,
Viu vísceras vermelhas pelo chão...

E amou, com um berro bárbaro de gozo,
O monocromatismo monstruoso
Daquela universal vermelhidão!

Augusto dos Anjos

Eu não tenho recompensa nenhuma pela minha obsessão, e talvez seja essa a moral de paixão não ter preço: Qualquer coisa que ele dê em troca, que não seja ele mesmo, nunca vai ser suficiente.

Maria Paula Fraga

Existem grandes diferenças entre : Paixão, amor e obcecão.
O erro está em apenas se preocupar com elas, quando for você a vitima das alegrias ou mágoas que algum deles pode trazer.

Alessandra Froes

"Paixão é uma obsessão positiva. Obsessão é uma paixão negativa."
(Paul Carvel)

"Paixão é o elemento no qual nós vivemos; sem ela, nós apenas vegetamos." (Lord Byron)

"Amor sem paixão é triste; paixão sem amor é horrível." (Autor Desconhecido)

"Paixão é a gênese de gênio" (Anthony Robbins)

"Não há nenhum fim. Não há nenhum começo. Há somente a paixão da vida." (Federico Fellini)

"É a paixão que está em um beijo que dá a ele sua doçura; é o afeto em um beijo que santifica-o." (Christian Nevell Bovee)

"Grandes dançarinos não são grandes por causa de suas técnicas; eles são grandes por causa de suas paixões." (Autor Desconhecido)

"A única diferença entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho dura um pouco mais. (Oscar Wilde)

"Nada grandioso no mundo foi realizado sem paixão."
(Georg Wilhelm Friedrich Hegel)

"Paixão é uma infinidade de ilusões que serve de analgésico para a alma. As paixões são como ventanias que enfurnam as velas dos navios, fazendo-os navegar; outras vezes podem fazê-los naufragar, mas se não fossem elas, não haveriam viagens nem aventuras nem novas descobertas." (Voltaire)

"Quem domina suas paixões é escravo da razão." (Cyril Connolly)

"A duração da paixão é proporcional à resistência original da mulher."
(Honoré de Balzac)

"Se não se passou pela obrigação absoluta de obedecer ao desejo do corpo, isto é, se não se passou pela paixão, nada se pode fazer na vida."
(Marguerite Duras)


"A ausência diminui as paixões pequenas e aumenta as grandes, porque o vento apaga velas e ventila um incêndio." (François de La Rochefoucauld)

"As paixões são como as ventanias que incham as velas do navio. Algumas vezes o afundam, mas sem elas não se pode navegar." (Voltaire)

"Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais." (Benjamim Franklin)

"Em sua primeira paixão, uma mulher ama seu amante, em todas as outras tudo que ela ama é o amor." (Lord Byron)

"As paixões humanas, como as formas da natureza, são eternas."
(León Bourgeois)

"O apaixonado nunca é feliz; a felicidade é o preço da audácia." (Lope de Vega)

"A paixão é a mais rápida a desabrochar, e a mais rápida a desaparecer. A Intimidade desenvolve-se mais lentamente, e o compromisso mais gradualmente ainda." (Robert Sternberg)

"Se resistimos às nossas paixões, é mais pela fraqueza delas que pela nossa força." (François de La Rochefoucauld)

"As paixões fazem menos mal que o tédio, pois elas tendem a diminuir e ele a aumentar." (Barbey D'aurevilly)

"Amor é o mais terrível, e também o mais generoso das paixões; é o único que inclui em seus sonhos a felicidade de outra pessoa."
(Jean Baptiste Alphonse Karr )

"Como são sábios os que não passam de tolos apaixonados!" (Joshua Cooke)

"Como uma coisa tão assustadora pode ser ao mesmo tempo tão boa? Apaixonar-se é abrir-se para o outro sem nenhuma garantia."
(Autor Desconhecido)

"Comigo a poesia não foi um propósito, mas uma paixão." (Edgar Allan Poe)

"Não há diferença entre um sábio e um tolo quando estão apaixonados. Quando alguém está apaixonado, começa por enganar-se a si mesmo e acaba por enganar os outros." (Autor Desconhecido)

"Consciência é a voz da alma; as paixões são a voz do corpo."
(Jean-Jacques Rousseau)

"O fogo da paixão diminui e nos permite aproximar mais do eu interior."
(Autor Desconhecido)

"Sem paixão você não têm energia, sem energia você não têm nada."
(Donald Trump)

"O homem ama naturalmente a verdade e o bem, e deles só se aparta quando as paixões o arrastam e extraviam." (Autor Desconhecido)

"A paixão jamais combina com lógica ou com racionalidade. A paixão é uma prisão paradisíaca." (Autor Desconhecido)

"As grandes paixões, aquelas que chegam de repente, sempre trazem consigo as suspeitas." (Miguel de Cervantes)

Desconhecido

Amor X Obsessão


Você sabe a diferença entre amor e obsessão?

Fico olhando as pessoas a minha volta e não acredito em como o amor pode nos tornar cegos, burros e fantasiosos. Aí surge a dúvida: Será que é amor mesmo?

Vejo sofrimento, humilhações, loucuras, na grande maioria das vezes atitudes em vão que só demonstram a fraqueza e o vício pelo outro e isso me assusta. Não quero dizer que é sempre assim, não, não é! O amor de verdade vai além da pele e da química, prioriza o respeito, vocês me entendem?

Quem foi que disse que no amor tem que ter sofrimento? Pra mim amor significa companheirismo, lealdade, amizade, cumplicidade, é tranqüilo, sensato, confortante, não feito de cobranças, desconfianças e ataques.

Quem ama cede.

Valoriza.

Compreende.

Escuta.

Deixa livre.

Acho que é justamente por pensar assim que continuo sozinha, prefiro a solidão que um relacionamento doentio, violento, que não me traz paz de espírito.

Vejo as pessoas tentando, insistindo, sangrando por “amor”. Eu prefiro sorrir, agradar, confiar e respeitar por ele. Continuar insistindo em um erro e fingir que não enxergam o mal que fazem a si mesmo é optar por sofrer, falo isso por experiência própria.

Não sou a melhor pessoa no quesito relacionamento, na maioria das vezes só me meto em furada, mas hoje, mais que nunca, sei distinguir a diferença entre amor e obsessão. Posso até ser exagerada, mas não dou a ninguém mais o direito de brincarem com o que eu tenho de sagrado.

http://fabianagoncalves.blogspot.com

Fabiana Gonçalves

É uma espécie de obsessão compulsiva. Tipo lavar as mãos o tempo todo. Ou comer nozes. Quando começo, não consigo parar.

Marian Keyes

Controle, é tudo uma questão de controle. Toda ditadura tem uma obsessão. A Roma antiga dava para as pessoas pão e circo, entretinha o povo com diversão. Outras ditaduras usam as mais diversas estratégias para controlar ideias (o conhecimento). Como fazem isso? Rebaixam a educação e limitam a cultura censurando informações e qualquer meio de expressão individual. É importante lembrar que isso é um padrão que sempre se repete por toda a história.

Diego Góes