O Príncipe de Maquiavel

Cerca de 18 frases e pensamentos: O Príncipe de Maquiavel

Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo.

Niccolo Maquiavel

Precisando um príncipe de saber usar bem o animal, deve tomar como exemplo a raposa e o leão; pois o leão não é capaz de se defender das armadilhas, assim como a raposa não se sabe defender dos lobos. Deve, portanto, ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para espantar os lobos.

Niccolo Maquiavel

"Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos."

Maquiavel

Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos.

Maquiavel

Um príncipe sábio deve observar modos similares e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso"

Maquiavel

É melhor ser temido do que amado."

(livro_ Príncipe)

Maquiavel

Precisando, portanto, um príncipe, de saber utilizar bem o animal, deve tomar como exemplo a raposa e o leão: pois o leão não é capaz de se defender das armadilhas, assim como a raposa não sabe defender-se dos lobos.

Niccolo Maquiavel

Para conhecer o caráter do povo é preciso ser príncipe, e para bem entender o do príncipe, é preciso ser povo.

Maquiavel

"Um príncipe sábio deve observar modos similares e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso""

Maquiavel

Todos veêm o que tu aparentas, poucos sentem aquilo que tu és, e esses poucos não se atrevem a contrariar a opinião dos muitos(...).

Maquiavel in O Príncipe

O tempo lança à frente todas as coisas e pode transformar o bem em mal e o mal em bem

Maquiavel in O Príncipe

Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverencia

Maquiavel in O Príncipe

Nunca se deve deixar prosseguir uma crise para escapar a uma guerra, mesmo porque dela nao se foge mas apenas se adia para desvantagem própria.

Maquiavel in O Príncipe

Deve o conquistador exercer todas aquelas ofensas que se lhe tornem necessárias, fazendo-as a um tempo só para não precisar renová-las a cada dia e poder, assim, dar segurança aos homens e conquistá-los com benefícios.(...)Portanto, as ofensas devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, pouco degustadas, ofendam menos, ao passo que os benefícios devem ser feitos aos poucos, para que sejam melhor apreciados.

Maquiavel in O Príncipe

Na verdade, os homens ofendem ou por medo ou por ódio

Maquiavel in O Príncipe

Você é aquele que tem de eleger seus inimigos

Maquiavel - O Príncipe

Pra conhecer o carater do povo é preciso ser principe, e pra conhecer o carater do principe é preciso ser do povo.

Nicolau Maquiavel

Deve-se compreender que um príncipe, e em particular um príncipe novo, não pode praticar todas aquelas coisas pelas quais os homens são considerados bons, uma vez que, frequentemente, é obrigado, para manter o Estado, a agir contra a fé, contra a caridade, contra a humanidade, contra a religião.

Maquiavel