Mais ou menos

Cerca de 514 frases e pensamentos: Mais ou menos

Não dá para ser mais ou menos legal. Mais ou menos carinhoso. Mais ou menos violento e agressivo. Não dá.

Sandra Maia

O cheiro do ciúme
Eu devia ter uns seis anos mais ou menos e gostava de ficar sentada na beira da calçada olhando o movimento na rua. A casa em frente era um pouco mais alta que o nível da rua e tinha uma pequena escadaria. De repente vi surgir uma bola de fogo caminhando e gritando em direção a rua. Lembro-me da roupa diluindo-se nas chamas e as sandálias grudando no chão da escada.
Era uma mulher e pedia por socorro. Lena era o seu nome. Era casada e tinha uma filha bem menor que eu. Morava nos fundos daquela casa, que era de sua mãe e irmãos. Num espaço de tempo que eu não consigo precisar, a rua se encheu de gente e me lembro de sua mãe saindo pela porta com um cobertor e com ele apagando as chamas enquanto a cobria.
Nos dias que se seguiram, mesmo sendo uma criança, eu acompanhei o desfecho daquela história. Lena agonizava num Hospital para Queimados. Se sobrevivesse seria uma chaga viva, com cicatrizes por todo o corpo.
Sei que ela morreu 40 dias depois. Que foi velada num caixão lacrado. A família assim preferiu, pois ela havia ficado desfigurada. Naquela época, eu não tinha a menor ideia do que tinha acontecido ou por que. Sabia que por algum motivo, ela mesma havia ateado fogo ao seu corpo usando álcool. Por ciúmes do marido havia decidido por fim a própria vida. E conseguiu.

Anos mais tarde, aconteceu de novo. Dessa vez, era uma pessoa próxima, uma amiga. Sem conseguir dosar o próprio amor e dominar a possessividade que sentia, ateou fogo em seu corpo e usando o mesmo combustível.
Numa recuperação lenta e dolorosa, aos poucos foi se refazendo. Num corpo que se refazia pouco a pouco, uma alma agonizava. A plástica reparava um pouco as cicatrizes, mas os ciúmes ainda corroíam o que sobrara de humano naquele corpo.
O casamento degringolava mais e mais. Se o ciúme atormentava uma mulher bonita e segura, agora ele moía qualquer chance de agir com segurança e maturidade. O espelho lhe mostrava isso. O rosto ficara para sempre marcado com o gesto impensado.
As cicatrizes aumentavam a insegurança e a insegurança alimentava os ciúmes.
Por fim, o casamento acabou naufragando como um barquinho de papel engolido por aquelas chamas.
Eu poderia me estender aqui mais um pouco citando trechos de Otelo, ou lembrando o fatídico caso Eloá. Ou me aventurar traçando uma analogia entre o ciúme e o Mito de Procusto, onde o que não se encaixa é cortado, ou mesmo se encaixando, é ajustado para desapontar. Mas é tolice... As duas histórias tristes e reais dão conta do recado.
De alguma maneira, isto ficou gravado em mim. Ainda hoje quando vejo alguém demonstrando ciúmes, sinto o cheiro do fogo, de coisa queimando... É como se as pessoas começassem a se dissolver na minha frente, como aquelas roupas e aquelas sandálias.
Mas me sinto como a criança que sondava entre as pernas dos adultos, alguém ser socorrido por cobertas sem poder fazer nada. O ciúme chega até mim como aquela bola de fogo incontrolável que vai consumindo tudo em volta. Depois das cinzas não reconheço mais nada.
Numa experiência sinestésica vejo tudo o que o ciúme aprisiona: a vontade, os desejos, os planos... E sempre aquele mesmo cheiro. Não pode haver nada de bom quando alguém, por medo que você voe, lhe corte as asas. Muito menos, em nome de um amor doentio, lhe prive de tudo. Em nome do que sentem, eles sofrem e fazem sofrer. E em algum lugar alguém assiste a uma tragédia personificada de amor. E carrega consigo lembranças ruins de uma rua, de uma calçada. De um amor desamor.
Meire Moreira

Meire Moreira

As vezes quem menos esperamos sai de nossas vidas sem mais nem menos.. talvez por alguma razão egoísta essa pessoa saia sem dizer adeus e sem dizer ao menos o motivo.. me esforço o suficiente para manter quem eu gosto do meu lado.. mas se isso aconteceu pode ter certeza que quem perdeu foi você.. pois quem do meu lado sai.. nunca mais deixo voltar !!

Fernanda Molena

Não posso ser mais ou menos. Preciso ser muito melhor que isso!

Mariane Valente

Bênçãos são nada mais, nada menos, que o resultado do esforço perseverante somado ao nível de nossa fé.

Thales Roberto Vasconcelos

Na ciranda da vida, alguns querem mais, outros menos, alguns se apaixonam, outros não, há os que amam e os q são amados, os que arriscam tudo e os que ensaiam, mas o que realmente importa não é a que grupo pertencemos, mas a oportunidade de entrar e brincar de roda

Jacques Khalil

Possuir uma bomba em relogio chorando paixão que detonar-se-a mais ou menos tempo e morerà a minha ficção.

Ismael Domingos

Podes ter uma relaçãomais ou menos, uma familia mais ou menos, uma alimentação mais ou menos, dormir numa cama mais ou menos, ingressar numa escola mais ou menos mais nunca tenha uma fé em Deus que seja mais ou menos e nem sonhe mais ou menos porque a sua vida tornar-se-à mais ou menos.

Ismael Domingos

Cada um colhe exatamente o que planta, nem mais nem menos, na medida exata!
Então não reclame da tua colheita, se preocupe com o que você semeia, vigia se você está cultivando e cuidando corretamente para lhe render bons frutos! ;)

Gabriella Silva

Cada vez mais quero menos você.

Rosimeri Furlan

Quem muito fala pouco faz, quero mais atitudes menos promessas...

Andrielly

Sei que sou jovem de mais para ter meu coração partido por amor, mais pelo menos vou ter amado.

Leticia Consalter

No sonho médio, no senso comum, na vida mais ou menos, não se permite nuances diferentes, não sem preconceito e esculacho. A mediocridade ama apontar alguém julgado mais medíocre.

Teresa Almeida

Dificil coisa é arriscar e sair da comodidade cotidiana,
Nos acostumamos com o mais ou menos da vida...

Debora Dejesus

E foi mais ou menos assim que aconteceu, você feriu o meu coração, então eu tive que partir pra outro(a).

Talita S. Santos.

Procure me amar mais quando menos mereço, pois é quando eu mais preciso.

Dom Irineu Danelon

Não te quero mais
Nem menos
Talvez não seja possível te querer mais
Com certeza não é possível te querer menos
Nem não te querer

Fabricio Canalis

Odeio meio termo. Odeio mais ou menos. Odeio indecisão. Pra mim, ou é ou já era.

Vanessa Pimentel

To aprendendo a ser mais dura, menos sonhadora, esperar menos e receber o que vier sem criar expectativas, mas confesso que não é facil não!

CAMILA HARUMI

Fugir é o caminho mais curto , menos árduo
Fugir é para aqueles que não acreditam em si.
Quando se tem coragem e Fé , o caminho torna-se largo
E das pedras se faz escadas.

Rose Bueno