Lealdade e Fidelidade

Cerca de 31 frases e pensamentos: Lealdade e Fidelidade

Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no seu coração.

Provérbio popular

“Devemos lealdade e fidelidade somente com aqueles que nos dedicam confiança.” Latumia (W.J.F.)

Latumia.

Não acreditem na fidelidade, lembrem-se: Nós somos seres com instinto animal.

Vinny Leal

Fidelidade temos com o decorrer da vida,mas a lealdade vem desde o berço!

LUANABEATRIZPINTO

Amor nem é tudo!
Primeiro vem o respeito, a lealdade, o companheirismo e a fidelidade!
Ninguém vive de amor!

Cristiane Rodrigues

Lealdade é pessoal
Fidelidade é obrigação
Ser franco é legal
Seja fiel com exatidão

Djalma CMF

Lealdade vs. Fidelidade

Advertência: o texto que se segue é da inteira responsabilidade de quem o escreveu, não tendo como base qualquer estatística, teoria ou pensamento que não as que, ao longo da vida, se foram formando na cabeça da autora.

A meu ver, há uma diferença muito grande entre Lealdade e Fidelidade. Tão grande, mas tão grande, que uma nada tem a ver com a outra. O mais infiel dos seres pode ser o mais leal (geralmente, é), enquanto que o mais fiel pode ser o mais desleal (geralmente, também é).

A fidelidade prende-se com o respeito pelos compromissos que se assumem perante uma pessoa, enquanto a lealdade tem a ver com o respeito devido à própria pessoa, isto é, ao seu âmago enquanto indivíduo, algo de tão precioso e tão delicado a que chamamos frequentemente dignidade do ser humano. Além disso, a fidelidade existe somente no contexto amoroso e no contexto dos negócios (de certeza que já ouviram falar dos contratos de fidelização das operadoras telefónicas…), enquanto a lealdade existe em relação a todas as pessoas, principalmente àquelas com quem estabelecemos relações de proximidade (profissionais, amorosas, de amizade, etc.). Simplificando (muito) a coisa, eu diria que a infidelidade fere o orgulho, enquanto a deslealdade fere a dignidade.

A infidelidade põe fim ao compromisso, mas não impede que nasçam outros, novos. Depois da infidelidade podem surgir novos compromissos, assumidos perante as mesmas ou perante outras pessoas, basta que a isso ambas estejam dispostas. Contudo, a deslealdade não pode dar lugar a outras pessoas, a novas pessoas, porque as pessoas não se “fabricam”, não se criam por acordo.

Assim, para mim, a lealdade é muito mais importante do que a fidelidade, porque as pessoas têm muitíssimo mais importância do que os compromissos. Os compromissos começam e acabam, renovam-se, são substituídos, voltam a começar e a acabar. Mas as pessoas que passam pela nossa vida, essas, deixam marcas eternas, indeléveis e, em certa medida, diria até que nos constroem.

O dever de fidelidade cessa quando cessam os compromissos; o dever de lealdade para com o nosso semelhante não cessa depois dos compromissos, não cessa sequer depois da morte, porque depois da morte há ainda um nome e uma memória a respeitar, à qual devemos um comportamento leal. É por isso, julgo, que a infidelidade se perdoa, se esquece, tem importância diminuta e não faz de ninguém um ser menor, mas tão somente humano (desenganem-se os que ainda pensam que há pessoas 100% fiéis, pois tal coisa não existe, a não ser que se defenda que a infidelidade é somente física). E é também por isso que a deslealdade é vergonhosa, inesquecível, inapagável e imperdoável.

A infidelidade é algo que devemos evitar a todo o custo, é algo de que não devemos orgulhar-nos e que é, do ponto de vista das relações humanas honestas, incorrecto. Mas a deslealdade, car@s amig@s, a deslealdade é uma filhadaputice inqualificável.

© Texto by Mente Assumida, do blog Assumidamente - mais um magnífico blog das grrrls de além mar.

Texto by Mente Assumida

Se DESCONFIA da minha FIDELIDADE não merece minha LEALDADE e não merece estar ao MEU LADO.

Jaafro

O maior presente que um amigo pode honrar o outro é a lealdade e a fidelidade.

Pr. Adilson S. Santos

Fidelidade nada tem haver com lealdade, mas tem haver com caráter;
E são laços mais bonitos...

Julio Aukay

Sempre tentes cumprir seus objetivos de modo leal. A lealdade a seus conceitos é como a fidelidade dos planetas a sua estrela.

Loyhan F. Torres

Sou capaz até de abrir mão da fidelidade... Mas da lealdade, jamais!

Luiz Roberto Bodstein

A “fidelidade” é literalmente uma questão de natureza,
um compromisso com sua lealdade interior,
que reflete em seus atos...

Marise Muniz

A lealdade fala verazmente com fidelidade, mas também com amor. A lealdade diz: "Interesso-me tanto por você que não deixarei você continuar desenfreadamente com sua ação errada ou atitude pecaminosa que, no final, lhe causará danos."

Jerry Bridges

..Poemas, frases de amor, sinceridade, lealdade, fidelidade, respeito, confiança, liberdade, romantismo.. Quem mesmo tá ligando pra isso hein, me responde?!?
Agora, enganar, trair, mentir, não se importar, magoar..Heis que a receita certa pra ter seu tão sonhado valor.. Não siga seu coração, ele não pensa, ele só bate e quem paga o preço é você..

Barbara Ellen

..Porque no amor é assim:
Lágrimas só se for de emoção, além de lealdade há também fidelidade, respeito, companheirismo.. É admirar cada detalhe, parar do nada e ficar sorrindo bobamente..Segurar na mão com leveza e abraçar com carinho e ao mesmo tempo com todas as forças.. É querer cuidar, é querer proteger do mundo, ter somente pra si, dividir com ninguém mais..
No amor não há regras, nem vem com manual.. É somente sentir a felicidade pulsar a cada batida do seu coração..

Barbara Ellen

Muito mais que fidelidade é a lealdade. Lealdade está diretamente relacionada a confiança, a saber que a pessoa não vai errar com você. Mais ainda, que estará ali sempre que for preciso. Que mesmo que seja dolorido não irá mentir, pois tem um outro sentimento chamado "amizade" envolvido. Quando acaba a lealdade, acaba tudo. A confiança, a amizade ... De nada resta.

Marcelle Durra

O estado de ser leal; o propósito ou devoção de fidelidade a alguma pessoa, a uma causa, esse é o significado da palavra lealdade. (dicionário virtual)

Quando essa atitude se manifesta, o sujeito alcança um plano superior em questão de moral, é quase uma confirmação de que a corrupção dos costumes não consegue contaminar a todos.

Não existe meio termo, na conduta da lealdade ou se é ou não se é. Quem é leal coloca seus interesses e vaidades em segundo plano, pensa sempre no bem comum, age com responsabilidade, diligencia e firmeza.

Lealdade não é uma figura alegórica, e sim um hábito de quem tem carater elevado, personalidade marcante sempre trancendendo o lugar comum daqueles que que giram em torno de si próprio.

Para um homem ou mulher leal, não cabe se amesquinhar, buscar se resguardar das contendas em detrimento dos seus companheiros. Quem sabe ser leal apoia os seus, do começo ao fim, aconteça o que acontecer.

Quem não é verdadeiramente leal, trai com facilidade, omite-se sem piedade e se esconde nas nevoas dos anseios menores.

Buscar para si uma posição comoda diante de uma situação de conflito ou perigo, é conpuscar um esteio vital da lealdade, ou seja, a confiança mutua.

Quem é leal não se acovarda, não espera “para ver como as coisas ficarão”, coloca-se de imediato ao lado do outro e da sua classe. Enfrenta com coragem os desafios que se apresentam, pois sabe que seu (s) companheiro (s) faria (m) o mesmo por ele.

Lealdade vem acompanhada de: confiança, desprendimento, fraternidade, grandeza, altivez, sacrificio, agape, bons costumes, principios morais, dignidade e renuncia.

Quem trai alguém, não o está somente traindo ao amigo, mas a si mesmo. O traidor violenta a sua própria excencia.

Ser leal então é revesti-se com a capa da honra, é beber do cálice da verdadeira amizade, quase um sinal da santificação do espirito é se colocar em degraus muito próximos do lar celestial. Se fores genuinamente bom, serás sempre leal.

Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá

Fidelidade é um conceito moral, uma exigência de contrato, lealdade uma decisão do coração, que não precisa ser cobrada, pois não há esforço na entrega.

Dayane Ribeiro