Justiça

Cerca de 1297 frases e pensamentos: Justiça

O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de
caridade na sua maior pureza. Se ele interroga sua consciência sobre os atos
realizados, ele se pergunta se não violou essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem
que podia, se ninguém tem nada a se lamentar dele, enfim, se ele fez a outrem tudo aquilo que queria que os outros lhe fizessem.

Allan Kardec

Dizem que o reino anda mal governado, que nele está de menos a justiça, e não reparam que ele está como deve estar, com sua venda nos olhos, sua balança e sua espada, que mais queríamos nós, era o que faltava, sermos os tecelões da faixa, os auferidores dos pesos e os alfagemes do cutelo, constantemente remendando os buracos, restituindo as quebras, amolando os fios, e enfim perguntando ao justiçado se vai contente com a justiça que se lhe faz, ganhado ou perdido o pleito. Dos julgamentos do santo ofício não se fala aqui, que esse tem bem aberto os olhos, em vez da balança um ramo de oliveira, e uma espada afiada onde a outra é romba e com bocas. Há quem julgue que o raminho é da paz, quando está muito patente que se trata do primeiro graveto da futura pilha de lenha, ou te corto, ou te queimo, por isso é havendo que faltar à lei, mais vale apunhalar a mulher, por suspeita de infidelidade, que não honrar os fiéis defuntos, a questão é ter padrinhos que desculpem o homicídio e 1000 cruzados para pôr na balança, nem é para outra coisa que a justiça a leva na mão. Castiguem-se lá os negros e os vilões para que não se perca o valor do exemplo, mas honre-se a gente de bem e de bens, não lhe exigindo que pague as dívidas contraídas, que renuncie à vingança, que emende o ódio, e, correndo pleitos, por não se poderem evitar de todo, venham a rabulice, a trapaça, a apelação, a praxe, os ambages, para que vença tarde quem por justiça justa deveria vencer cedo, para tarde perca quem deveria perder logo. É que, entretanto, vão-se mungindo as tetas do bom leite que é o dinheiro, requeijão precioso, supremo queijo, manjar de meirinho e solicitador, de advogado e inquiridor, de testemunha e julgador, se falta algum é porque o esqueceu o Pe. Antonio vieira e agora não lembra.

José Saramago

“Em oposição aos meus apaixonados sentimentos de justiça e deveres sociais, sempre experimentei a total ausência de me aproximar dos homens e das sociedades humanas. Apraz-me sentir-me só. Nunca me entreguei de corpo e alma a um círculo de amigos, ao Estado, nem à minha própria família. Pelo contrário, sempre senti nesses laços o indefinível sentimento de ser um estranho em seu desejo de solidão”

Albert Einstein

A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda.

Rui Barbosa

O capitalismo é falho. Chegará um momento que esse esférico sistema se engolirá, uma vez que o acumulo não se distribui ele exclui.

Bruno Justiça

A sabedoria é a bala de uma arma, que após disparada, nunca pará.

Bruno Justiça

Vitorioso não é aquele que vence aos outros. Mas o que vence a si próprio.

Bruno Justiça

preceitos fundamentais do direito romano

Honeste vivere, neminem laedere, suum cuique tribuere

(Viver honestamente, não prejudicar ninguém atribuir a cada um o que lhe pertence)

Direito justiça harmonia

Um futuro não é feito à base de planos e projetos, mas sim, detalhes do presente.

Bruno de Souza Justiça

O perdão vai além da justiça humana; é perdoar aquelas coisas que absolutamente não podem ser perdoadas.

C.S. Lewis

A justiça cobre a terra cm a
àgua cobre o mar.Eu ñ quero o sucesso,o
sucesso ñ me diz nd mts pessoas tem o
sucesso mais vivem cm mortos!

Bob Marley

Igualdade, justiça e liberdade são mais que palavras; são perspectivas!"

V de Vingança

Nós somos apenas simples pessoas movidas pela vingança em nome da justiça. Mas se a vingança é chamada de justiça, então dessa justiça irá nascer ainda mais vingança... E então se torna uma corrente de ódio. Viver com isso, ciente do passado, predizando o futuro, isso que significa conhecer a história. Não podemos evitar, mas sim entender, que as pessoas nunca entenderão uma as outras.

Pain - Nagato

Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça.

Salomão

O sucesso reside em três coisas: decisão, justiça e tolerância.

Johann Goethe