Frases de Freud

Cerca de 146 frases de Freud

Quase parece como se a análise fosse a terceira daquelas profissões 'impossíveis' quanto às quais de antemão se pode estar seguro de chegar a resultados insatisfatórios. As outras duas, conhecidas há muito tempo, são a educação e o governo.

Sigmund Freud (1856-1939) (1937, ESB, XXIII, p.282)

Os enigmas do universo só lentamente se revelam à nossa investigação. Existem questões às quais o homem, atualmente, não pode nos dar respostas, mas, o trabalho científico constitue o único caminho que pode nos levar a um verdadeiro conhecimento da realidade externa a nós". (Sigmund Freud - Futuro de Uma Ilusão) Por: Mapercy

Sigmund Freud (O Futuro de Uma Ilusão VI)

Em muitos casos de fetichismo dos pés pôde-se mostrar que a pulsão de ver [escopofílica], originariamente voltada para os genitais e querendo chegar a seu objeto de baixo para cima, foi detida em seu trajeto pela proibição e pelo recalcamento, e por isso reteve como fetiches os pés ou os sapatos.

Sigmund Freud (1856-1939)

Muito mais coisas devem acontecer em sua mente, do que aquelas que chegam à sua consciência. Vamos, deixe que lhe ensinem algo sobre esse problema! [...] Volte seus olhos para dentro, contemple suas própria profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá porque está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.

Sigmund Freud (1856-1939) (19171989, ESB, V.XVII, p.177178)