Ética Profissional

Cerca de 676 frases e pensamentos: ética Profissional

As lacunas deixadas pela ausência da ética no caráter humano, serão sempre preenchidas por condenáveis inspirações!

Reinaldo Ribeiro - O Poeta do Amor

ÉTICA PASSADA A LIMPO

Muito se fala sobre ética nos dias atuais. O tema está na ordem do dia, tanto no meio acadêmico como nas ruas, em que se trata de temas cotidianos como a corrupção na política e a violência. Nas universidades busca-se entender as razões pelas quais o ser humano é correto ou não; busca-se viajar pelas sendas da filosofia, onde pensadores de épocas diferentes tentaram responder se o ser humano é naturalmente bom ou não. Há uma angústia recorrente dos filósofos em construir conceitos que ajudam a sociedade a viver melhor.
Protágoras, pensador grego que viveu entre 487 e 420 antes de Cristo, achava que ética era uma coisa empírica. Cada pessoa, segundo ele, adotaria a conduta mais conveniente à sua própria escala de valores. Para o pensador, o certo e o errado deveriam ser avaliados em função das necessidades do homem, e, portanto, os critérios de avaliação variariam de sujeito para sujeito. Posição parecida, mas ampliada, adotaram dois sociólogos franceses, Durkheim e Bouglé, no século 19, que consideravam que os valores éticos (o certo, bom, justo, verdadeiro) são obtidos por apreciação coletiva, e, portanto, variam conforme o grupo focalizado.
Mas antes deles alguém definiu, com mais precisão, o sentido da palavra ética. Foi Aristóteles, que afirmava existir um valor supremo, que norteia a vida das sociedades. Esse valor é a felicidade. Felicidade, em grego, é a junção de eu (bom) e demonia (espírito). A corrente foi enriquecida, mais tarde, por outros filósofos que consideravam que a felicidade era o fim, o objetivo, e que a virtude era o meio, a ferramenta, para se alcançar a felicidade.
No meu livro Os dez mandamentos da ética, faço uma reflexão sobre a genial obra "Ética a Nicômaco", de Aristóteles. Apresento os passos para que a ética seja vivenciada.

O primeiro é fazer o bem.
O segundo é agir com moderação, buscando o equilíbrio, eliminando os excessos.
O terceiro é saber escolher, e aí está implícito o favor de subjetividade que é preciso existir em cada conceito, porque cada ser humano é diferente do outro, e carrega sua experiência, sua cultura, que o torna único. A questão, envolvida na escolha, é que a decisão, para ser boa, precisa levar em conta, necessariamente, os dois passos anteriores: fazer o bem e agir com moderação.
O quarto passo é praticar as virtudes. Uma atitude essencial, porque não basta fazer o bem, agir com moderação e saber escolher, se a pessoa não se dedicar a praticar os valores que adquiriu.
Com isso, o quinto passo é praticamente automático: viver a justiça. Quem segue os quatro primeiros passos aprende, incorpora o sentido de fazer as boas coisas olhando para o outro e para as necessidades do outro, sem esquecer de si mesmo. Isto é a base da justiça.
O sexto passo é valer-se da razão, ou seja, da consciência, do pensamento analítico. Está intimamente ligado ao sétimo passo, que é valer-se do coração. Duas orientações que se complementam: a pessoa deve usar uma balança em que se equilibrem, com peso equivalente, o racional e o emocional. As chances de que as escolhas sejam acertadas, agindo assim, são grandes.
O oitavo passo é ser amigo. Quem é amigo aplica todos os conceitos que acabamos de ver, sem dificuldade.

O nono passo (cultivar o amor) é quase um corolário para o décimo (ser feliz).

Aí está, portanto, um rosário de recomendações que retira o aspecto generalista dos conceitos que historicamente acompanham as discussões sobre ética. Norberto Bobbio, um dos grandes pensadores contemporâneos, por exemplo, aponta a honestidade como uma virtude válida para todos os homens, mas que, ao mesmo tempo, é uma atitude unida à conduta correta de uma pessoa no exercício da sua profissão. Ou seja, o homem tem que ser honesto, mas o médico também tem que ser um profissional honesto. É isso o que se diz nas ruas e em todos os lugares.
Este tema é fundamental na escola. Um dos tantos objetivos da educação é ensinar a conviver. E o convívio significa respeito, cooperação, ternura, enfim. E isso é a ética. A ética se aprende nos livros, nas lições dos grandes mestres. E se aprende no cotidiano, no exercício de ser correto.
Bom seria se os pais dessem o exemplo primeiro. Os filhos precisam de referências. Que os políticos e as pessoas de alguma visibilidade também se preocupassem em viver de maneira correta e que na escola professores e alunos interagissem de modo a construir relações éticas que gerassem um clima de confraternização e cooperação. E esse aluno-cidadão será um profissional-cidadão. E portanto ético e portanto feliz.
Aliás, esse é o conceito já presente em Aristóteles: nascemos para ser felizes e para fazer os outros felizes. Isto é a ética.

(Artigo publicado na Revista Profissão Mestre, edição de novembro de 2007)

Gabriel Chalita

A ética é a verdade (realidade), assim como a sua ausência constitui a fantasia, o devaneio e a ilusão.

Norberto R. Keppe

Os interesses humanos sobrepujam a ética e, as vezes, até a civilidade.

Alvaro Granha Loregian

Num pais de miseráveis não é surpresa a barriga vir na frente da ética e da moral

Clóvis Rossi

A fórmula moderna de medir as competências é: (Conhecimento + Habilidades) x Atitudes / Ética.

Carlos Roberto Sabbi

A ética tem tirado a essência de cada um, ocultado a sua face verdadeira. Com tanta definição de certo e errado as pessoas não se assumem, praticam o cinismo e vivem na hipocrisia.
Eu amo a liberdade, mas não sou livre, estou presa aos meus princípios.

Detesto subestimação tanto quanto superestimação.
Tenho exercitado a atividade de observar, é bem mais eficiente do que qualquer julgamento antecipado.

Jucely Regis

Só cumprir o que a lei manda não faz de mim um ser social. Falta considerar o que a ética pede. Sem ela sou meio cidadão, meio bandido.

Demétrio Sena - Magé-RJ.

Ambição e Ética

No mundo atual onde a tecnologia avança como um cometa e as descobertas são imensas o homem acaba esquecendo de si e de seus valores.Hoje em dia para vencer é preciso correr muito senão acaba perdendo as boas opoturnidades de crescimento e para vencer as pessoas não medem esforços daí entra a postura.
Tanto para a vida profissional quanto para a vida pessoal é imprescindível ser conhecer bem e portanto adotar posturas que definiram sua personalidade diante o mundo e as pessoas.
Ambição e ética são duas coisas que andam juntas só que em pólos diferentes enquanto uma está positiva a outra está negativa.
É importante a pessoa ter ambição na vida,quando bem dosada ela é um estímulo para o crescimento humano porém quando mau ultilizada confunde a visão das pessoas.Afinal tudo que serve para o bem também serve para o mau.
A ética é algo que define a fibra da pessoa.Para ser ético precisa ter empatia, ou seja, se colocar no lugar do próximo antes de qualquer ato a ser realizado.Para não ter ético é muito simples basta não enxergar no próximo um outro ser humano.
A vida ensina como boa escola ensina muitas coisas mesmo quando não queremos escutar o que os outros dizem.A ambição pode ser boa sim mas pensemos um pouco as coisas mais simples e mais importantes da vida não dependem da ambição e sim do carater. O bem mais preciso que podemos adquirir é a felicidade e para isso é preciso bem pouco afinal somos o queremos ser depende de nós mesmos.

Bjs

Camila Santana

POÉTICA POLÍTICA

Poética política
pô! Ética política?
Crítica!

Tu, esquerda ou direita?
Ex-querda, agora direita.
Troca feita.

Nesta troca de partidos,
como fica teu coração?
-Partido que não.

Ano de eleição:
sorriso para foto,
parece prostituição;
tudo por um voto.

Bruno Weber Bopp

Se um dia tiveres de optar pela ética e a moral escolha a ética. Pois a moral, ao contrário da ética nada mais é do que um conjunto de regras que faz de você um submisso da sociedade, a ética por sua vez, faz de você uma pessoa audaz, que age e fala de acordo com seu interior, suas ideias, com aquilo que parece ser realmente certo e não com o que os demais dizem ser o correto.

Ágatha Faria

Exerça a profissão de forma ética, com honestidade e competência que o sucesso será consequência.

Hamilton de A. Costa

A justiça não é da ética, nem da moral, mas é do capital.

Juahrez Alves

A ética e a moral estão sendo distorcidas e destruídas em uma sociedade corrupta,neoliberal e capitalista.O que é lúgubre,efêmero,inescrupuloso e imoral está substituindo os valores morais por valores de má fama.Em que mundo estamos onde o que o ter vale mais do que o ser?Que sociedade é essa onde a perversidade e a mau caráter se propaga mais rápido que a velocidade da luz?Que mundo é esse cheio de desigualdades?

João Marcos Brandet

A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.

Gabriel García Márquez

Qual a importância de valores hoje em dia? Ética, moral, honra, integridade, caridade, lealdade, coragem...

David Barros

Não adianta possuir um diploma de Bacharel em Direito, se suas ações contrariam a Ética e Moral.

Carlos Silvério - Votuporanga SP

Quando estamos apaixonados,talvez perdemos a razão de nossa ética,e aquilo que provamos,que sentimos,que desejamos nada mais é que um pulsar gloriante de dois corpos que se ungi em suor e lagrima,gritos e gemidos,tapas e beijos,amor e flagelo.

Gilmar Fontes

Somos motivados por um senso comum de justiça e tudo aquilo que se coloca adverso e destrói a ética, a moral e a subverte, é corrupção.
Um jogo de cobiça e ganância que quando misturado ao coração humano, o torna um ser inescrupuloso.

Wesley Diniz

Politica, religião, ética e moral não se discutem.
Grande resultado: Uma sociedade ignorante, fraca, sem liberdade de expressão, atrasada, oprimida, incapaz de pensar por conta própria, sem compaixão, fanática, sem decência, pervertida, fútil, materialista, dogmática, supersticiosa, com governadores corruptos e gananciosos, que vivem as custas do dinheiro do povo, e absurdamente incapaz de fazer valer os seus direitos. Presa em uma cadeia sistêmica de uma realidade moldada onde te empregam o que você deve crer e seguir e você aceita. Com uma mente acostumada a ser alienada, manipulada e impotente, sem forças para mudar isso, onde tudo acaba ficando como sempre esta.

Wesley Diniz