Espiritualidade

Cerca de 272 frases e pensamentos: Espiritualidade

As 4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia

A primeira diz: “A pessoa que vem é a pessoa certa“.

Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos fazer aprender e avançar em cada situação.

A segunda lei diz: “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido“.

Nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…” ou “aconteceu que um outro…”. Não. O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido, e foi para aprendermos a lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

A terceira diz: “Toda vez que você iniciar é o momento certo“.

Tudo começa na hora certa, nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecem.

E a quarta e última afirma: “Quando algo termina, ele termina“.

Estamos nessa vida para viver inúmeras experiências, e se continuarmos sempre voltando as mesmas páginas deixaremos de ler outros livros maravilhosos que só estão aguardando por uma chance para entrar em nossas vidas. Por isso vire a última página sem dor no coração e pegue o próximo livro.
Surpresas maravilhosas estarão te esperando, basta você abrir o livro e começar a ler esse novo capitulo da sua vida.

Desconhecido

A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.

Mario Quintana

Descobrimos nossa espiritualidade quando despertamos para a finitude da vida. Por isso velórios nos fazem tombar no silencio

Augusto Cury

Nos últimos anos aconteceram várias coisas que motivaram a introdução do tema espiritualidade nas organizações.
Tudo está em constante transformação e evolução: tecnologia, moda, modelos de gestão... Em que confiar? Onde depositar minha confiança e esperança?
As principais características de uma pessoa espiritualizada: Valores éticos; intuição; criatividade; religião; fé; visão holística; respeito com o meio ambiente, responsabilidade social; compaixão, justiça.
A espiritualidade “hoje se insere como uma dimensão estratégica, na medida em que dá mais significado à missão da empresa e ao trabalho das pessoas”
Qualidades comuns dos líderes empresariais espiritualmente inteligentes: 1) Praticam e estimulam o autoconhecimento. 2) São guiados por valores e ideais. 3) Convivem com a adversidade. 4) Possuem visão holística. 5) São interessados. 6) Colocam as coisas num contexto mais amplo. 7) Sabem ouvir. 8) São espontâneos. 9) Tem compaixão.

ARRUDA Vitório César Moura de

Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes -- um sentido de sobrenatural.

Andrew Schneider

Se você vivencia sua espiritualidade, só pode esperar o melhor da vida, pois ou usufrui o sucesso ou aprende alguma coisa. É simples assim.

Leila Navarro

" Psicologia e Espiritismo são conhecimentos que tratam do mesmo princípio: a natureza essencial do ser humano. Juntos poderão cumprir o destino de tornar conhecido o desconhecido: o espírito imortal."

Adenáuer Novaes - ( Psicologia e Espiritualidade - p.176 )

Eu posso me vestir de uma aparencia de santidade, eu posso me ornar uma falsa espiritualidade... É facil mudar o exterior! Não leva tempo, é só você falar o que é certo, é só usar a saia no comprimento certo, é só você deixar de cantar as músicas do mundo e a gente vai construindo a nossa casa na areia! Quando a gente cuida da aparencia nós tornamos especialistas em julgar o outro!!!

Helena Tannure

ESPIRITUALIDADE

É o espírito humano a reflectir
o Espírito Divino.
É o princípio pelo qual o cristão
vive uma vida digna e superior e
a orienta segundo a força e os
valores desse mesmo espírito.

Cândido Nicola
1996

Candido Nicola -1996

Se eu entrar na internet mais vezes do que entrar em oração, então minha espiritualidade estará vulnerável.

Celso Neto

A minha espiritualidade se prende à oração que Deus nos ensinou:
“Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
O trabalho honesto e suado, Deus está sempre do lado observando o momento certo de dar a vitória.
O mundo pode se levantar contra vc, mas se Deus estiver no controle hahahahah, coitado daquele que se meter no seu caminho!

Edenir Vaz

A ciência trabalha no universo do material e do pensamento científico, enquanto a espiritualidade e a fé trabalham no mundo transcendente.
Cabe a cada um deles respeitar ao outro e se completar, auxiliando o homem na busca de seu propósito e da plenitude de sua existência.

Bispo Rodovalho

' A espiritualidade abre nossa consciência,nos traz sabe-
doria e ilumina nossa alma."

Nilma Marques Coelho

Espiritualidade
Sempre fui Católica, sempre frequentei igreja, rezei, agradeci.
Passei pela fase dos porquês, me questionei sobre construções suntuosas, sermões hipócritas e maçantes, pedidos de dízimo à exaustão e tédio em algumas Missas.
Ao contrário do que pode parecer, meus questionamentos me uniram ainda mais à Deus, a espiritualidade, me fortaleceram. É claro que não tinha a maturidade que tenho hoje e nem sei se já a conquistei, é claro que julgamentos e dúvidas fizeram parte da minha ligação com a fé, mas o que foi bom foi ter aceitado apesar dos questionamentos, aceitado não como algo imposto à mim quando criança, nasci católica e vou me manter católica, houve uma busca, uma dúvida, críticas, compromisso e por fim, propósito. Passei por vários estágios e me encontro na fase: Quero ser uma pessoa melhor, quero ser exemplo de amor, quero levar sorriso, paz e alegria, quero me motivar a mim e ao meu coração não com base em pessoas ou erros do passado, não com base nas minhas mazelas, nos meus erros e no meu jeito estourado de ser, mas motivada pela força interior que transborda dentro de mim. Faça aos outros aquilo que você gostaria que fizessem à você! É fácil? Não! Sempre Consigo? Não!
Muitas e inúmeras vezes entro no tabuleiro do perde tudo, volto 4 casas, volto 2 casas, então inicio o jogo, rasgo a folha rabiscada e pego uma nova página, limpinha para iniciar novos ciclos, para viver novas e divinas aventuras, para recomeçar, para tentar alcançar a minha linha de chegada: O Paraíso. Primeiro o Paraíso na Terra, depois o Paraíso no Céu.

Arcise Câmara

Espiritualidade que alucina, fatalmente aliena.

Hermes Fernandes

TITULO: O MEDO DE AMAR.
***************************
MUITOS BUSCAM NA RELIGIÃO,eESPIRITUALIDADE,
PREENCHER O VAZIO DA SOLIDÃO,
OUTROS BUSCAM NOS AMIGOS,
ALEGRAR O CORAÇÃO,
É INEGÁVEL ,QUE NA FAMILIA, ENCONTRAMOS CALOR,
MAS FALTA ALGO NO SENTIMENTO E NO CORAÇÃO,
PARA DAR AS NOSSAS VIDAS ,O AMOR E A SUA COR...
O COLORIDO DA PAIXÃO.
AQUELE ABRAÇO APERTADO,
E UM BEIJO COM ARDOR,
ABRAÇO ESSE E BEIJO ARDENTE,
QUE SÓMENTE UM HOMEM E UMA MULHER,
QUE FAZ A ALMA FICAR CONTENTE,
POIS UM SONHO NOVO NASCE, CUJA FLOR TEM SUA COR,
A COR ETERNA DO AMOR !
MAS MUITOS INSISTEM,EM TER MEDO DE AMAR,
E AI PROCURAM NA FUGA ESCONDIDA,
DESPISTAR A VONTADE LOUCA DE AMAR.
MAS ENQUANTO O AMOR NÃO CHEGA...
VOCE INSISTE EM FUGIR,
COM UM LOUCO MEDO DE AMAR.
ESQUEÇA O QUE PASSOU,
O PASSADO JÁ MORREU,
ABRA SEU CORAÇão,
EXPULSE O MEDO DE AMAR OUTRA VEZ,
E DEIXE UM NOVO AMOR ENTRAR !

Gilberto Braga, cerimonialista, celebrante de casamentos,locutor..

Se almejas na terra farturas,
deixando a espiritualidade.
Saibas, só se leva às alturas,
o tesouro da caridade.

José Luiz da Luz

Espiritualidade: conduta das pessoas no caminho do bem e da prosperidade com ética, e da ajuda mútua independentemente de crenças.

Huppes e Oliveira

Nossa Pregação precisa conter
Ética, Teologia, Espiritualidade e ser Educacional
• Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego ἠθικός, e significa aquilo que pertence ao ἦθος, ao caráter. (Wikipédia)
Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano..
Na filosofia clássica, a ética não se resume ao estudo da moral (entendida como "costume", do latim mos, mores), mas a todo o campo do conhecimento que não é abrangido na física, metafísica, estética, na lógica e nem na retórica. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são denominados antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, educação física, dialética e até mesmo política, em suma, campos direta ou indiretamente ligados a maneiras de viver.
Porém, com a crescente profissionalização e especialização do conhecimento que se seguiu à revolução industrial, a maioria dos campos que eram objeto de estudo da filosofia, particularmente da ética, foram estabelecidos como disciplinas científicas independentes. Assim, é comum que atualmente a ética seja definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal.
A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética.
Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre deuses. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas.



• Evolução do termo Teologia
• No cristianismo, isso se dá a partir da Bíblia. O teólogo cristão-protestante suíço Karl Barth definiu a Teologia como um "falar a partir de Deus". O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados:
• Teologia como o ramo fundamental da filosofia, também chamada filosofia primeira ou ciência dos primeiros princípios, mais tarde chamada de Metafísica por seus seguidores;
• Teologia como denominação do pensamento mitológico imediadamente anterior à Filosofia, com uma conotação pejorativa, e sobretudo utilizado para referir-se aos pensadores antigos não-filósofos (como Hesíodo e Ferécides de Siro).
• Santo Agostinho tomou o conceito de teologia natural da obra Antiquitates rerum humanarum et divinarum, de M. Terêncio Varrão, como única teologia verdadeira dentre as três apresentadas por Varrão: a mítica, a política e a natural. Acima desta, situou a Teologia Sobrenatural (theologia supernaturalis), baseada nos dados da revelação e, portanto, considerada superior. A Teologia Sobrenatural, situada fora do campo de ação da Filosofia, não estava subordinada, mas sim acima da última, considerada como uma serva (ancilla theologiae) que ajudaria a primeira na compreensão de Deus.podemos dizer que teologia e nada mais do que o estudo dos fenomenos religiosos, DEUS não pode ser objeto de estudo, então esses fenomenos são o objetos de estudo.
• Teodicéia, termo empregado atualmente como sinonimo de teologia natural, foi criado no século XVIII por Leibniz, como título de uma de suas obras (chamada Ensaio de Teodicéia. Sobre a bondade de Deus, a liberdade do ser humano e a origem do mal), embora Leibniz utilize tal termo para referir-se a qualquer investigação cujo fim seja explicar a existência do mal e justificar a bondade de Deus.
• Na tradição cristã (de matriz agostiniana), a Teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana. Esses dados são organizados no que se conhece como Teologia Sistemática ou Teologia Dogmática.
• A teologia é fortemente influenciada pelas mais diversas religiões e, portanto, existe a teologia hindu, a teologia budista, a teologia judaica, a teologia católica-romana, a teologia islâmica, a teologia protestante, a teologia mórmon, a teologia umbandista, e outras.






A Espiritualidade
é uma dimensão da pessoa humana que traduz, segundo diversas religiões e confissões religiosas, o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental. Cada uma das referidas religiões comporta uma dimensão específica a esta descrição geral, mas, em todos os casos, se pode dizer que a "espiritualidade" «traduz uma dimensão do homem, enquanto é visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implicito, a sua mais profunda essência e aspiração



Educação
engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

Fonte Wikipédia

Nunca percebi tanto a espiritualidade imponderável da alma:
o vácuo habitava-me dentro.

Raul Pompéia