Escola

Cerca de 997 frases e pensamentos: Escola

Sobre as cotas: se as condições escolares são desiguais, é justamente isso que precisa ser revisto, e não os sistemas avaliativos.

Régis Cardoso

O uniforme, o horário de entrada e saída, o enfileiramento e o aspecto hierárquico da instituição; tudo isto e muito mais da mentalidade escolar provém do modus operandi industrial.

Régis Cardoso

Quase toda a matéria que é ensinada ao aluno é abstrata e dissociada da realidade. É incabível cobrar que o conteúdo seja sequer absorvido se, na mente do estudante, a matéria é completamente inútil em termos práticos.

Régis Cardoso

Em vez de aprender, o aluno na verdade DECORA o conteúdo. O processo de "aprendizagem" torna-se mecânico e improdutivo. O resultado? Professores que fingem que ensinam e alunos que fingem que aprendem.

Régis Cardoso

O cerne da educação brasileira (...) é fruto de uma imaturidade pedagógica sem tamanho. Tratam o aluno como criança e esperam que ele aja como adulto.

Régis Cardoso

A filosofia de todas as matérias é a mais inútil. Talvez seja por este motivo que todas as matérias saíram de sua atividade principal- o pensar. A escola é algo inútil aprendemos formulas que nunca usamos, mas aprendemos pensamentos que sempre questionamos! A filosofia não é uma ciência exata! Lida ela com uma atividade pouco valorizada pelo mundo da práxis, o pensamento. Pensar é raro, calcular e soletrar é fundamental a caixas de supermercado.

Mefistófeles

Queridos formandos, acabou o tempo da Escola. Agora estarão livres, dedico este pensamento a vocês. Transem bastante, mas não se esqueçam de usar camisinha, bebam, fumem tudo o que for natural. E quando quiserem um pouco de conhecimento frequentem a biblioteca. Afinal, os melhores contos estão nas loucuras, mas a genialidade estão nos livros.

Mefistófeles

Brasil é um lugar onde pensam que educação é sinônimo de escola. E político é eleito apenas por defender a construção delas.

Sidiney Breguêdo

Escola da Vida

A vida realmente é semelhante a uma escola. Cada dia é uma nova lição para nós.

Quando nossos pais nos enviam à escola, temos quem nos receba e nos ensine a base para a nossa longa jornada.
Ao chegar à escola, achamos estranha essa nova rotina e também a convivência com desconhecidos.
Aos poucos, esses desconhecidos se tornam pessoas do dia a dia e com a convivência passamos a gostar um dos outros.
Mas também há aqueles colegas que não nos identificamos muito, mas mesmo assim convivemos com eles também.

Vamos crescendo e com o tempo percebemos que de tempo em tempo aparece um novo professor para nos ensinar algo de bom.
Esses muitas vezes se tornam até amigos e um grande exemplo para nós.
Junto com tudo isso, percebemos que às vezes, também nos tornamos professores.
Sempre tentamos ajudar algum colega dentro das nossas possibilidades.

Entramos na adolescência e junto com ela surge uma responsabilidade a mais.
Somos mais maduros em relação à antes, porém surgem novos desafios.
Incertezas, sonhos, paixões, novas descobertas, liberdade...
Todos esses sentimentos são aumentados e a maioria vividos na escola, devido a ser o lugar onde geralmente passamos um bom tempo dos nossos dias.

Ao término do ensino médio, nos sentimos com a sensação de dever cumprido.
Já nos sentimos maduros e prontos para prosseguir com nossas vidas e com independência.
Se vamos fazer a faculdade não importa, o importante é que realizamos o que era basicamente esperado de nós.

Passado alguns anos... Uns terminaram a faculdade, outros fizeram cursos, outros não fizeram nada.
Mas ficou todo o aprendizado de tudo o que lhe foi ensinado até ali.

E assim é na escola da vida...
Nascemos e somos recebidos pelos nossos familiares.
No início são estranhos, mas depois passamos a conviver a aprender a amá-los.

Na adolescência vivemos momentos intensos e marcantes.
Até momentos inconsequentes, mas eu diria que necessários para o aprendizado.
Na vida encontramos novos professores e novos alunos a todo o momento.
Sempre aprendemos e ensinamos o tempo todo. Seja com um amigo de anos ou um desconhecido que se senta ao seu lado e puxa uma conversa no ônibus.

Ao alcançar a maturidade, entendemos melhor o sentido e porque de muitas coisas e assim criamos uma visão mais concreta dos fatos. Uns se interessam, procuram estudar e tentar compreender melhor a vida. Outros preferem não saber ou não se importam com as consequências de suas ações.

Assim como na escola e na vida, a velhice chega e com isso precisamos procurar fazer coisas que nos façam estar sempre com a mente em trabalho e assim não nos esqueçamos de tudo que nos foi ensinado até ali. E lembrando também que precisamos da mesma paciência que tiveram conosco quando éramos bebê.

A vida é semelhante à escola...
Então que na escola da vida possamos aproveitar o máximo do que nos for ensinado. Cada dia é uma nova lição. Cada lição um aprendizado. E as provas? Estas geralmente são surpresas. Que possamos estar atentos e preparados para que quando as provas da vida nos pegarem de surpresa, estejamos com a tranquilidade e sabedoria para resolver todas as questões.

Quanto aos aprovados ou reprovados, não sei qual o critério para aprovação, mas o importante é termos a sensação de dever cumprido e a certeza de que fizemos tudo o que o nosso pai esperava de nós e de tudo para ter sido o melhor aluno que pudemos ser.

Graziele Machado - gsm's life

Bilhete para o Aluno-Massa

Quando a Escola não vai à escola
Não constrói pontes, escolhas, escaladas
Apenas escombros e pó e mais nada...

Jairo Pinto

"O Bullying não é uma responsabilidade só da escola, mas de toda a sociedade. Conta a escola com o apoio e a participação da família. Afinal a escola nada mais é do que o reflexo da sociedade. Ela é o laboratório da vida e muitas vezes também sofre inúmeras situações degradantes advindas do meio social".

Bruno Marinelli

OS PAIS DEVERIAM EDUCAR E A ESCOLA COMPLEMENTAR. POIS, A SOCIEDADE SEMPRE TERÁ O PODER PARA PUNIR.

Ricácia Dantas

O Bullying não é uma responsabilidade só da escola, mas de toda a sociedade. Conta a Unidade de Ensino com o apoio e a participação da família. Afinal, a escola nada mais é do que o reflexo da sociedade, ela é o laboratório da vida e muitas vezes também sofre inúmeras situações degradantes advindas do meio social.

Bruno Marinelli

A vida é uma escola grande,nela tem as cadeiras um dia um está de pé e o outro sentado.

Deborah Karvalho

“Se você não é capaz de corrigir seus erros.. não venha apontar seu dedo contando os meus... Não se preocupe a escola me ensinou a contar e da vida você já deveria aprender que não se julga, sem antes aceitar ser julgado”

—By Coelhinha

(Abnizia) By Coelhinha

Nesta escola da vida, existem varias liçoês e a maioria delas são duras, sofridas e dolorosas e as outras são simples, leves e doces mais as melhores liçoês são as mais sofridas.

Ismael Domingos