Ensinamentos de Sócrates

Cerca de 181 frases e pensamentos: Ensinamentos de Sócrates

" O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a diligência, a justiça,a educação. São estas as virtude que devem formar o seu caráter."

Sócrates

Crínton, devemos um galo a Esculápio: dai-lo a ele e não vos esqueceis.

Sócrates

É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.

Sócrates

Tudo que sei é que nada sei.

Sócrates

Uma vida que não é busca,não é digna de ser vivida.

Sócrates

As opiniões não são verdades, pois não resistem ao diálogo crítico.

Sócrates

Quanto mais você sabe, mais você percebe que nada sabe!

Sócrates

As três peneiras ...

Um homem, procurou um sábio e disse-lhe: - Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de... Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar. E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque: Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

Sócrates

To find yourself, think for yourself.

Sócrates

"Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos."

Sócrates

A verdadeira mentira é, pois, com todo rigor e justeza da expressão, a ignorância que afeta a alma do que foi enganado.

Sócrates

Tudo o que sei, é que nada sei!

Sócrates

"Morrer é uma destas duas coisas: ou o morto é igual a nada, e não sente nenhuma sensação de coisa nenhuma; ou, então, como se costuma dizer, trata-se duma mudança, uma emigração da alma, do lugar deste mundo para outro lugar.
Se não há nenhuma sensação, se é como um sono em que o
adormecido nada vê nem sonha, que maravilhosa vantagem seria a morte!"

Sócrates

"O sábio sabe que nada sabe"

Sócrates

" Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo de Deus."

Sócrates

"Sei o que nada sei"
quando me perguntam nada sei"
quando nada me perguntam sei"

Sócrates

No citizen has a right to be an amateur in the matter of physical training...what a disgrace it is for a man to grow old without ever seeing the beauty and strength of which his body is capable.

Sócrates