Educadores

Cerca de 38 frases e pensamentos: Educadores

Há vagas para educadores:
A mentira está de sapato alto, com batom da marca “boato”, espalhando o pó de mico da desconfiança pra todo lado.

Ivone Boechat

(...)Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um meste nunca se deixa abater pelas dificuldades.Ao contrário,esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos.(...)

Gabriel Chalita

A Arte de formar educadores para o uso inteligente das emoções

Nesta alvorada da criação a humanidade continua recriando a eterna Era do conhecimento, com erros e acertos, desde que o homem deletou o e-mail do Criador e “tocou na árvore do conhecimento”. Esta árvore do conhecimento é também usada no texto sagrado como sinônimo de árvore da vida, ou seja, árvore de emoções. O Senhor, sabedor de que o homem estava no Seu jardim da infância, soletrando as primeiras letras da alfabetização emocional, colocou no regimento interno da Escola Paternal: “Se tocares na árvore do conhecimento, certamente morrerás.” Poderia ser assim a conversa entre Criador e criatura: Produzirás a bomba atômica e certamente morrerás, criarás o avião, e, certamente morrerás...
O aluno Adão fugiu do jardim, uma escola ultramoderna, já informatizada, e foi conferir a tv a cabo do mal. O analfabeto virtual digitou rápido, escondido, a palavra desobediência, senha do inimigo, e imediatamente caíram as ligações com o Provedor. Do celular o Criador contatou: “Adão, onde estás?” Adão estava com baixa conexão virtual, porque saiu da área do Bem.
O tempo passa, a vida resplandece, a ciência evolui e os educadores continuam sublinhando lições de bom senso, estimulando para o uso correto dos bilhões de neurônios desta árvore da vida para que deem bons frutos “Toda boa árvore dá bons frutos”.
Tudo neste século será revisto. Em qualquer Era, o que torna os seres viventes capazes de navegar nas águas frenéticas da revolução social e sobreviver, sempre foi e será a educação. Ela é a resposta para os clamores de gerações que se esforçam para transpor as barreiras do imprevisível, descartável, rápido e digital
Vive-se um self service de Eras, no caldeirão científico de todas as Eras, todavia, o cientista não conseguiu criar uma célula, decifrar os mistérios do cérebro nem mapear o universo, mas ousa clonar a obra prima, numa xerox imperfeita.
Como preparar educadores para o uso inteligente das emoções? O que significa ser competente emocional? O homem ampliou e acelerou a tecnologia da informação, todavia, não aprendeu a usar o seu estabilizador emocional - o amor, aparelho com elevada potência de razão, para se harmonizar no equilíbrio.
Onde estão os alfabetizadores emocionais? Eles podem e devem ensinar, desde a mais tenra idade, a reconhecer e administrar as emoções básicas: medo, amor, raiva, tristeza, alegria. Isto através de histórias, músicas, parábolas, pesquisas, exercícios, desafios, enfim; o professor, está preparado para desempenhar seu ministério pedagógico.
A formação dos valores fundamentais para se estruturar o ser humano é o caminho para se proteger da imposição tecnológica e garantir autonomia, paz e felicidade, “mesmo na adversidade”, como ensinou Epicuro, “o homem pode e deve ser feliz. Ensinou que “felicidade é a capacidade de se desviar da fatalidade.” Desviar-se da fatalidade é manifestação de competência emocional.
Qual é o perfil do homem que se quer formar? Kant (1724-1804) orientou e sublinhou que “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”.
Em meio a tantas inovações, tantas perplexidades e neuroses, Carl Jung (1875-1961) faz um alerta no seu livro “O homem moderno à procura de um alma”. Conclui que: “nenhum homem se cura de uma neurose se não encontrar um significado para a sua vida”.
Fritjof Capra (1939) físico austríaco, escreveu O Tao da Física e outros livros que estão entre os mais influentes dos últimos 30 anos. Ele afirma que “a verdadeira crise é a crise de percepção. Muitos líderes não percebem, ou fazem de conta que não percebem, quais são os verdadeiros problemas deste tempo. A solução para a maioria deles é simples, mas requer uma mudança de foco. E isso é difícil porque significaria sair da zona de conforto, e a maioria das pessoas não tem essa disposição”.
Hugo Hasmann (1933-2008) diz que “É preciso substituir a pedagogia das certezas e dos saberes pré fixados por uma pedagogia da pergunta”. É tempo de duvidar! “Penso,logo existo”? Não! Duvido, logo penso.
Em tempo novo, a síndrome da comparação social, da pressa, em plena era da ditadura da informação, da beleza, do lucro, há de se implantar a neuropedagogia, capaz de ajudar a educar as emoções desse homem novo.
Edgar Morin, no se livro Culturas de Massas no Século XXI, afirma: “A cultura de massas estendeu seus poderes sobre o mundo ocidental, produzindo industrialmente os mitos condicionadores da integração do público consumidor”...
A humanidade clama em todos os níveis e graus por educadores competentes emocionais para assumir o comando da educação dos cidadãos da era da metainformação. O homem está blogado, conectado, antenado no msn, no twitter, no facebook, e não foi educado para selecionar aquilo de que realmente precisa para o seu crescimento pessoal nem se comunicar com sensibilidade necessária para a produção do mundo pacífico. Este homem pós-moderno precisa ser alfabetizado para dominar a própria leitura emocional e decifrar o painel de emoções do outro, digitando: respeito, paz, união, compreensão, moderação.
Educadores competentes emocionais, aqueles que se exercitam para o uso inteligente das emoções, são, sim, capazes de ajudar o homem a mobilizar recursos neurotransmissores para a auto-administração, e aprender a auto-estimular a química cerebral para reagir positivamente ante as pressões pelo excesso de informações.

Ivone Boechat

“A natureza, os animais e o tempo também são ótimos educadores.” Latumia (W.J.F.)

Latumia.

PROFESSOR – O MESTRE DOS MESTRES

Deus reservou aos educadores a arte com abundância de ensinar.

Erasmo Shallkytton

OS SUPERDOTADOS,teem habilidades incomuns, por isso, precisam da atenção dos pais e dos educadores, evitando assim, tornarem-se crianças-problema. (Cérebro, reportagem de Hélio Contreiras, na Isto É, abril de 2002.

Hélio Contreiras Isto É

"... Os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam serem especialistas em amor: Intérpretes de sonhos."

Rubem Alves

O PROFESSOR E A MÁQUINA

No pretérito, os educadores gozavam de prestígios, na contemporaneidade são desvalorizados com trilhas futuristas na substituição pelas máquinas

Erasmo Shallkytton

Analisando bem os educadores que têm grande importância nos meios político-sociais de um país, no sentido de seus compromissos com a igualdade e a fraternidade, ou mesmo a educação no seu sentido mais amplo, noto que eles, ou são naturalmente sensíveis(aqui insiro os auto-didatas) para as causas humanitárias, ou se fizeram em boas universidades públicas. Há muitas honrosas exceções relacionadas aos oriundos de boas escolas religiosas, mas que não fazem da religião sua úinica verdade para educar.

Cairbar Garcia Rodrigues

O poder público precisa urgente capacitar pessoas, para tornarem-se professores e educadores, mas antes precisa incentivá-los a LER, triste constatação!

Bindes , Fátima

..a educação é um direito de todos, somos todos aprendizes e educadores..

Natália alves.. Nathy

Existem professores que nunca serão educadores pois cansaram de aprender!

Kaab Al Qadir

Se me dessem o PODER, eu pegaria uma boa parte de educadores e pediria um teste vocacional, ahhh se eu pudesse, quem não ama educação, eu mandaria correr atrás de outro sonho. Se eu não fosse educadora, eu mandaria para outro lugar.Não é justo baratear a educação e tampouco a desvalorizar, não é justo quem não entende de ser humano, "educar" seres humanos.

Helenice Cunha

Só seremos verdadeiros humanos e verdadeiros educadores quando nos conscientizarmos e nos comprometermos para com o valor e a defesa das questões ambientais, pois, precisamos zelar pelo meio ambiente, respeitar o planeta Terra, a natureza que é onde vivemos, o chão que pisamos, o ar que respiramos.

Francisco Martins Silva

Meu parabéns hoje não vai para os professores, vai para os professores-educadores. Não há fórmula capaz de definir a distância entre os dois substantivos.
Ser professor basta ser contratado e estar junto à uma mesa cercada de aprendizes. Ser professor-educador é ser contratado, estar junto à uma mesa cercada de aprendizes e ter o dom de fazer crescer aqueles que o cerca.
Um professor-educador não quer contratos, quer amizades. O professor-educador não implora respeito, antes de mais nada, ele o exerce. O professor-educador se manifesta por aumento salarial, mas o merece de fato.
O professor-educador é ao mesmo tempo o topo e a base da pirâmide, são as duas raízes da equação, e a fórmula! O professor-educador é substantivo biforme e pronome, que sozinho torna-se paradoxo. É substantivo abstrato, próprio e coletivo!
É metáfora, que nos fazem pensar, ligação iônica, que sem oposição de pólos tornam-se impraticáveis e células, que formam o belo ser-humano! Professores-educadores não gritam, eles fazem você perceber que está errado. Não lhe estimula a ser como ele, e sim, melhor que ele.
Professores, vamos nos tornar professores-educadores!
E professores educadores: minha eterna gratidão e meus eternos aplausos.

Phelipe Skyline

Nossos pais, familia e educadores, certamente esforçaram para nos oferecer e educar com o melhor... Porem sabemos que nem sempre acertavam em todos os aspectos... Desenvolvemos lembranças tristes destas falhas, ou como os eruditos ou talvez os acomodados, podemos também chamarmos de "traumas"... Todos passaremos em algum momento pela função de pai, de educador, e assim entenderemos o esforço e a dificuldade para atingir o perfeito... Podemos sentar, chorar, repudiar, lamentar, lembrar, amedrontar, e muito mais, para muitas situações de nossas vidas e colocar a culpa nos "traumas"... Ou podemos fazer como as grandes mentes, os grandes sabios e as pessoas de grande sucesso... Entenda e valorize o esforço mesmo que os educadores cometeram falhas, e aproveite o outro lado, o lado que gera "reação", o lado que te fizestes "sofrer" e tu fostes obrigado a se flexibilizar, a ser criativo, a buscar maiores explicações, a buscar maiores condições de mobilidade, condições culturais, intelectuais e financeiras... Quando parar de chorar e aceitar as falhas e compreender os resultados reativos, perdera todos os traumas... Entendera porque os grandes traumaticos na infancia se tornaram grandes nomes... Não abaixe a cabeça, não chore, não olhe para tras...

Adriano Guedes

Sábios e pensadores, educadores e professores, adultos e crianças, discentes e docentes, jovens e velhos, todos tem o objetivo e a capacidade de moldar e construir uma nova escola. Encontrar o caminho diferente, que leve a escola ao seu lugar de origem, que é a fonte inesgotável do saber e do criar, onde as trevas dão lugar a luz e o caos a ordem.

Willian M. Schneider

Na educação há muito a se fazer, nós educadores temos obrigação de trabalhar com nossos alunos a realidade e o novo, temos por obrigação e amor formar seres pensantes, pesquisadores que não tenham medo de enfrentar a vida e conquistar seu espaço.

Tatiana da Silva Lima Gomes dos Santos.