Edificação do Espírito

Cerca de 14 frases e pensamentos: Edificação do Espírito

Apesar de tantas diferenças humanas, mesmo no verdadeiro Éden que almas generosas conseguem edificar no seio das famílias, o incentivo é como um cântico de solidariedade incessante; a bondade, uma fonte inesgotável de Paz e compreensão; a gentileza, a inspiração de todas as horas; o sorriso, a senha de cada um; a mensagem permanece revestida de luz, vinculada ao Amor que Jesus nos legou.

Emmanuel (Guia Espiritual de Francisco Xavier)

SANTIFICAÇÃO

Há um modo de ensinar a verdade, que destrói vidas espirituais em vez de edificá-las.
Não é da vontade de Deus que se faça um uso errado da verdade, porque sempre há que se levar em conta o modo e a capacidade que as pessoas podem recepcioná-la.
Os que pregam o evangelho, especialmente, devem dar grande atenção e terem muito cuidado com isto, porque a palavra do evangelho é um poder, uma dinamite, que mal utilizado pode destruir em vez de edificar.
Veja o caso de Jesus dizendo aos apóstolos que ainda tinha muito que lhes ensinar, mas que naquela hora eles não poderiam suportar o ensino relativo a toda a verdade, e por isso eles receberiam tais revelações no momento apropriado pelo Espírito Santo.
Alimento sólido não deve ser dado a quem ainda está se alimentando do leite da verdade, porque pode-se ficar intoxicado ao se fazer uso errado da dosagem, ou por se ter um entendimento diverso do seu verdadeiro significado por falta da maturidade espiritual necessária para se entender tudo o que está relacionado especialmente à doutrina da graça.
Leva tempo para alguém entender (se chegar a entender), tudo o que está relacionado à eleição, à justificação, à regeneração ou à santificação.
Por exemplo, se somente dissermos a uma pessoa que uma vez salvo sempre salvo; muitos poderão em razão de sua fraqueza e visão ainda carnal entenderem esta palavra como um estímulo para cruzarem os braços e agirem segundo o mundo.
Poderão pensar de modo inconveniente que, independentemente do que eles possam viver ou fazer, Deus os salvará e eles estarão na glória como qualquer outro cristão.
Daí não terem feito, aqueles que foram usados para produzir a Bíblia, uma declaração direta como esta de; “uma vez salvo sempre salvo”, porque em Sua sabedoria infinita, Deus conhece a natureza humana, e a limitação e corrupção da mente do homem por causa do pecado original.
Ao contrário, o que vemos na Palavra são sérias advertências quanto à necessidade de perseverança na fé para a certeza da salvação, e necessidade também da santificação sem a qual ninguém verá o Senhor.
É fácil entendermos o motivo disto. O cristão é salvo para ser santificado.
A salvação está associada à santificação.
Se ocorresse o caso de alguém pensar que é um convertido sem ter nascido de novo, e sem buscar a santificação do Espírito, é óbvio que esta pessoa ainda estaria na carne e vivendo segundo o mundo, apesar de pensar que é um cristão.
A Bíblia não ensina a perseverança como a evidência visível da salvação apenas para um período, mas para toda a vida cristã, porque Jesus afirmou que os salvos são aqueles que perseverarem até o fim.
O que o Senhor tinha principalmente em vista com este ensino, senão nos alertar para a necessidade de uma perseverança em santidade e fé durante todos os dias da nossa vida?
Assim procedendo, ao sairmos deste mundo pela morte, poderemos ter, até neste momento, a plena convicção de que somos de fato salvos e que iremos para o céu.
Logo, é pela evidência da perseverança e da santificação que sabemos que somos do grupo daqueles que foram salvos pelo Senhor, e não propriamente pela nossa convicção mental em determinado ensino teológico.
Uma igreja que esteja compromissada com o ensino da verdade para a salvação e edificação de vidas jamais deixará de incentivar os seus membros a uma busca cada vez maior da santificação.
É desta forma que poderão ter plena certeza da esperança da sua salvação, e não pelo fato de conhecerem as verdades relativas à mesma, pois é possível que alguém conheça estas verdades mentalmente, sem que nunca tenha tido uma experiência real de salvação.
Mais do que isto, devem se santificar e perseverar não apenas por causa da sua segurança eterna pessoal, mas para que o Espírito Santo possa promover uma obra verdadeira, e fazer avançar o reino de Cristo, pois sem santificação isto é simplesmente impossível.
Não são apenas os interesses pessoais dos cristãos que estão envolvidos neste assunto da prática da verdade, nem o simples conhecimento da verdade, pois como vimos, mais do que a própria vontade, é a vontade de Deus que está envolvida nisto, e é por causa dela que foram salvos, de maneira que pudessem ser santificados pelo Espírito.

Silvio Dutra

Piedade de coração é questão de inteligência espiritual. Sensação de sabedoria construída e edificada sobre a rocha do amor.

Anderson Carmona Domingues de Oliveira

Dons espirituais são dados por Deus para a edificação do corpo de Cristo e não para se auto-promover.

Clinton Ramachotte

Edificando Sobre o Fundamento Firme e Inabalável – Parte 2


É possível ser despertado espiritualmente várias vezes, quer no culto público ou doméstico e particular, e ainda assim não se firmar na constância e perseverança na fé e na verdade, requerida por Cristo de todos os seus discípulos.
A razão disto está atrelada ao fato de se negligenciar a prática da Palavra de Deus no viver diário, na prática diária da vida. Por não se dar a devida atenção e respeito às ordenanças de Deus, e não ter reverência a Ele como o Rei que é de fato, e que nos impõe regras absolutas para nos mantermos na comunhão com Ele.
Assim, não é apenas o seu poder que deve ser glorificado, mas o seu amor, que além de glorificado deve ser honrado, por santificarmos o seu nome por um correto testemunho de vida, que seja segundo a Palavra.
Enquanto a alma não estiver submissa à vontade do Senhor ela não poderá experimentar a vida estável que está em Cristo, e assim, sempre estará sendo agitada pelo vento que a afastará cada vez mais longe do Senhor e da Sua santa vontade.
Uma edificação firme e inabalável não pode ser feita de adorações ocasionais, de êxtases momentâneos, mas de uma caminhada sóbria, num comportamento santo, debaixo da influência e direção cotidiana do Espírito Santo.
Daí Jesus afirmar a necessidade de se carregar a cruz para a negação do ego carnal, não apenas por uma hora ou por um período determinado, mas diariamente, até que tenhamos completado a nossa jornada neste mundo.
Alguém que tenha uma fé pequena não está excluído disto, porque uma fé assim pode ser sincera e pegar algo da vontade de Deus com constância e firmeza.
Deus firmará e apoiará o fraco que se submeter a Ele com sinceridade.
Mas o hipócrita, aquele que dúvida, nada receberá do Senhor, ainda que simule ter uma fé forte.
As ondas do mar estão numa forma num momento, e em outra, em seguida, e sempre se apresentam assim, de modo que não podem ser definidas.
Decididamente, não é este tipo de comportamento em nós, que agradaria a Deus.

Silvio Dutra

Quando focamos questões que não nos edificam espiritualmente, estamos fadados a queda. Da mesma forma, quando focamos questões vitais que venham a somar em nossa fé, como santidade, verdade e vida eterna, estamos persuadidos a beber do manancial da salvação.

Jackson da Mata

O rancor me corroeu o espírito, para ser sincera. Até perceber que eu poderia edificar e transformar com o amor.

Laura Mionchrks

Busco conforto no trabalho perfeito e do uso das antigas ferramentas que ainda edificam o espírito humano

Paulo Ursaia

MARAVILHOSAS EDIFICAÇÕES DA FAMÍLIA
A família é uma reunião espiritual no tempo, e, por isto mesmo, o lar é um santuário. Muitas vezes, mormente na Terra, vários de seus componentes se afastam da sintonia com os mais altos objetivos da vida; todavia, quando dois ou três de seus membros aprendem a grandeza das suas probabilidades de elevação, congregando-se intimamente para as realizações do espírito eterno, são de esperar maravilhosas edificações.

André Luiz (F.C.Xavier)-No Mundo Maior - FEB

"Há dois tipos de pessoas na vida espiritual, os que edificam sua vida na prática da palavra e os que não edficam na prática da palavra." Baseado em: Lc6.46

Wilson Vilella

O espírito do Aikido é a salvaguarda do amor. O Aikido é um compasso para construir o edifício desse mundo: uma construção natural que demonstre a razão dos fenômenos da matéria e do espírito. O Aikido é o Universo. É uma questão de coração.

Morihei Ueshiba

Por mais que o homem eleve as suas edificações, se não elevar também o seu espírito, de nada lhe terá adiantado tanto talento.

Helenice Queiroz

Posso estar no melhor lugar do mundo, mas se os dons do Espírito Santo não forem liberados para edificarem a igreja, as ovelhas estão sendo enganadas.

Helgir Girodo

Pratique uma religião na medida certa. Sem fanatismo. Pois, cada crença tem a sua "verdade" e deve ser respeitada. O importante é buscar a própria edificação espiritual. O equilíbrio.

Wal Águia Esteves