Diálogo

Cerca de 282 frases e pensamentos: Diálogo

O diálogo cria base para colaboração. -

Paulo Freire

São poucas as pessoas a quem eu realmente quero, e menos ainda aquelas das quais tenho uma boa opinião. Quanto melhor conheço o mundo, menos ele me satisfaz; e cada dia vejo confirmada a minha crença na incoerência de todos os caráteres humanos e na pouca confiança que se pode depositar nas aparências do mérito ou do bom senso."

Jane Austen

Reconhecimento
Durante vários anos eu me apeguei a diversos cases para usar como base do meu trabalho como líder. Porém, o que mais eu encontrava, nos diversos meios de pesquisas, eram assuntos relacionados à assertividade, voltados aos resultados em extrair o máximo da minha equipe, ou resultados oriundos da administração de conflitos. Em uma breve análise, observa-se um modelo de gestão cujo diagnóstico dá-se partindo apenas da visão do gestor em via única ao seu liderado.

Então, fica a inquietação. Para obter esta assertividade é ou não fundamental a empatia? Sabemos sim que uma boa gestão traz ótimos resultados, mas o que seria uma boa gestão?

Ao conversar informalmente em várias empresas e com diversos funcionários, o que mais se ouvi foram comentários sobre a carência do reconhecimento por parte dos gestores. Em seguida questionei: "Mas que tipo de reconhecimento vocês estão falando? Seria financeiro?". E o surpreendente veio à tona: "Não, claro que o financeiro é importante, mas me refiro a um simples reconhecimento mediante a um elogio". Para mensurar o impacto desta ferramenta nos resultados de um gestor, mediante a uma queixa de um empresário sobre as quedas nos resultados, montamos um treinamento para os gestores da empresa, ao qual eram liderados por eles aproximadamente mil funcionários.

Focamos neste treinamento o modelo mental de liderança, colocando para eles a importância de nos lembrar dos funcionários também no momento do acerto. É claro, como qualquer mudança, o esforço precisou ser dobrado por parte dos líderes, pois absorver a teoria contrária ao modelo mental atual já é um desafio, quanto mais colocar em prática a mudança e para concretizar esta ação é preciso disciplina e flexibilidade. Para facilitar esta mudança, adaptamos um procedimento em que, a cada 15 dias, os gestores iriam fixar seu olhar no reconhecimento. Definimos, então, alguns critérios simples descritos a seguir, ficando também como sugestão a você gestor:

1 - Programar previamente em sua agenda o dia que terá este olhar, a cada mês.
2 - Prestar reconhecimento pessoalmente, não por e-mail, por exemplo.
3 - Elogiar apenas aos funcionários merecedores e em particular, caso contrário, a ação fica sem credibilidade e soa de forma não verdadeira.
4 - Para os funcionários que não atingiram a excelência para o elogio neste período, chamá-los individualmente para uma conversa instrutiva, sem julgamento. Este diálogo precisa ter o intuído apenas de entender o que está acontecendo e o que poderia ser feito para melhorar o desempenho.
5 - Quebrar a barreira entre líderes e liderados, incentivando a funcionário a estreitar a distância, potencializando o diálogo frequente e quebrando este paradigma.

Após implantarmos este modelo de gestão, em 30 dias já foi possível medir o impacto positivo desta ação, tanto no clima organizacional como nos resultados. Vale a pena investir nesta ferramenta. Forte abraço e sucesso sempre!

Fábio Kubica

QUAL É O PROBLEMA EM FALAR SOBRE SEXO COM OS SEUS FILHOS ?

Bem... Para começar, quero dizer que não estou aqui com o intuito de "mandar" na educação de ninguém. Apenas, fazer refletir. Cada um escolhe suas maneiras de educar conforme seu grau de consciência.

Apesar de não ter a maturidade de uma Mãe, nem de uma Mulher, para discutir sobre este assunto, eu me atrevo a falar como posição de filha e de observadora da vida, que sou.

Os tempos passam, e a cada nova conquista evolutiva alcançada pelo ser humano em nossa sociedade, parece sempre surgir algo a regredir ou a continuar regredindo...

Eu sempre me pergunto: "Como a maioria dos pais veem o sexo?" E tenho a impressão de que não é de uma forma NATURAL, pois, se assim fosse, eles não teriam tanta dificuldade de conversar tranquilamente sobre isto com os seus filhos.

O diálogo é essencial para todo e qualquer relacionamento. Tratando-se, portanto, deste assunto, quanto mais tarde for esclarecido a uma criança, mais "pecaminoso", "errado", ou "sujo", parecerá aos olhos dela. E pior ainda, se antes essa criança já não tiver ouvido pela "boca do mundo", que é de onde realmente pode se ouvir algo "sujo". Muitas vezes, nem é preciso ir tão longe, com o avanço das tecnologias, o acesso a internet está tão próximo dela, que a curiosidade que não foi saciada em sua educação familiar, pode levá-la a sites pornográficos e ofensivos, que poderão desenvolver em sua mente, uma visão vulgar do sexo, em geral. Permitindo então, que o ciclo da ignorante educação sexual continue em andamento.

São muitos os casos de jovens que se tornam pais cedo, sem ao menos ter a capacidade mental para cuidar de um novo ser, e nem mesmo uma estrutura financeira equilibrada para arcar com suas responsabilidades... O irônico é que geralmente os pais querem que seus filhos estudem para se tornar “alguém”; E na infância: o que fazem para incentivá-los? O contrário. Ao invés de uma dinâmica, uma brincadeira educativa, um livro...presenteiam as meninas, por exemplo, com bonecas. Ora! Sabemos muito bem que as bonecas fazem o papel de “filhas” de sua filha. Depois, quando numa fase imprópria da vida dessa garota, ela engravida... Ainda há pais que se perguntem: “O que eu fiz de errado?”. Paciência, ne?! No caso, dos meninos, estes são incentivados claramente ao interesse por meninas e a relacionamentos precoces, com medo (por preconceito) que eles virem homossexuais; e acabam virando um bando de descarados, os famosos “galinhas”, que não se valorizam, e facilmente engravidam meninas tolas como aquelas que na infância foram incentivadas a brincar de bonecas.

Eu sempre ouço pais dizerem algo como: “Antes eu bater em meu filho, do que amanhã vê-lo apanhar do mundo ou da polícia.”; Porém, nunca ouço dizerem: “Antes meu filho aprender direito em casa, do que aprender errado lá fora”. Isto porque para eles é mais fácil pensar numa dor física do que num despertar da consciência para fazê-los refletirem.

Acredito que quando houver uma aproximação maior entre pais e filhos, num aspecto de conversação, muitas situações importunas serão evitadas. E o tema “Sexo” que em algum momento foi vulgarizado, será visto como uma condição natural do ser humano, que não se trata apenas da sensação do prazer físico, e sim duma comunhão de almas. Basta que saibam escolher o momento certo. Afinal, todas as ações em nossas vidas requerem uma atenção antecipada para que as consequências sejam as melhores possíveis.


26/11/2013

Sâmara Santana Câmara

•••NÓS SOMOS O ELO, QUE UNE O DIÁLOGO, POR ISSO É O TERCEIRO ELO. É NO ELO QUE DUAS PESSOAS SE ENTENDEM E ENTRAM EM COMUNHÃO. POR QUE NO MEIO ESTÁ O AMOR••• (NeideEvaCosta)®

NeideEvaCosta

Diálogo mal dialogado

-Por que você está assim?
-Estou triste.
-O que aconteceu?
-Nada! Este é o problema...

Will Gonzaga

- Sabe, talvez isso tudo seja proposital de sua parte. - Sophie tomou seu lugar no lado preferido da cama e arrumou o cobertor na altura do tórax, sendo minunciosamente seguida por Ben, que ainda permanecia de pé, na porta do banheiro - Talvez você não queira que eu te entenda. Cria essa barreira entre nós por pura comodidade e sequer se importa em ser compreendido. Sai andando por aí com seus mistérios e confusões, mas não se interessa em desvendá-los. Quer torná-los amigos? Por experiência própria, posso te dizer. Essa é a maior idiotice que você pode fazer."

Joyce Santana

Às vezes o silêncio surte mais efeito que o diálogo.

Graça Maria de Souza

Muitos desafios não foram resolvidos através da espada,mas com diálogo e entendimento!

Samuel Ranner

Um simples espaço dado a um sincero e direto diálogo, resolve situações reversíveis. Porém se não houver mais brechas e condições é melhor optar pelo silencio, pois a melhor resposta é a que não se dá.

Joanita Arcanjo

- Eu me pergunto quem descobriu o poder da poesia para espantar o amor.
- Achei que fosse o alimento do amor.
- Do amor belo e vigoroso. Mas se é apenas uma vaga inclinação, um pobre soneto o liquidará.

Jane Austen

"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinónimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós."

Jane Austen

Tinha remorsos sem saber bem de quê. Desejava a estima dele quando não tinha mais esperança de que essa estima a beneficiasse. Queria saber notícias suas e não tinha a menor esperança de que ele lhe escrevesse. E agora, que não havia mais probabilidade de encontrá-lo, estava convencida de que poderia ter sido feliz com ele.”

Jane Austen

- Você dança, sr. Darcy?
- Não se eu puder evitar.

Jane Austen

- Você já experimentou ficar um dia sem falar palavrões?
- Não.
- Deveria.
- Foda-se.

Katarine Norbertino

Conseguir manter um diálogo saudável sem cair na tentação de ficar corrigindo possíveis equívocos do discurso alheio é uma façanha de poucos.

Angela Natel

Acredite no diálogo, sempre.
O silêncio só machuca quem
gosta de você.

in pensamento

Ela: - Me convide pra jantar Frank.
Ele: - O que?
Ela o observa como quem repetia a frase.
Ele: - Gostaria de jantar comigo?
Ela: - Mulheres não gostam de perguntas.
Ele a olha recuando e diz:
- Janta comigo.
Ela: - Muito exigente.
Ele:- Quer jantar comigo?
Ela: - Outra pergunta.
Ele pensou e disse:
- Eu vou jantar, se quiser se juntar a mim.
Ela sorriu.

Diálogo do filme O Turista.

ewertonoliveira

A força do diálogo
Poema: Norma Aparecida Silveira de Moraes (14/07/1988), reescrito para 2013...
“O diálogo começa desde o início, nas conversas das mães com os seus bebês”
Diálogo é a solução de muitos problemas e injustiças. É amor na essência pura.
Diálogo: é a base da compreensão. Entre duas ou mais pessoas. Povos e sociedade
Diálogo: é um entendimento perfeito. Até em pensamento.
Diálogo: uma conclusão aceitável. Aonde até as mãos se comunicam...
Diálogo: uma compreensão amigável. Amor no olhar, no se perceber. No perceber o outro.
Diálogo: a fraternidade e amor. O estar junto, acolhimento...
Diálogo: a sabedoria e a justiça. Conversa com Deus do nosso coração.
Diálogo: a luz nas trevas. A luz que brilha no final do túnel.
Dialogo: o final de uma dúvida. O amor e a verdade vencendo a mentira.
Diálogo: pode ser o fim de uma angústia. O resgate da criança interior.
Diálogo: o recomeço de um relacionamento. Até a finitude física ou imortalidade da alma.
Diálogo: a esperança da felicidade. O sentimento que move a vida.
Diálogo: o princípio de uma vida nova. A inclusão, competição...
Diálogo: o final de uma desgraça. O encontro com a reflexão em busca da paz.
Diálogo: o tempero da maturidade. O dar e receber numa troca para o aprendizado.
Diálogo: no abraço da paz. O amor em bênçãos...
Diálogo: uma estrela a brilhar no olhar. Fruto da emoção e felicidade plena.
Diálogo: uma estrada conhecida. Ou a entrada para uma nova vida.
Diálogo: o final da depressão. O reencontro consigo mesmo.
Diálogo: o sorriso do amor que vence. A gratidão de SER e ter.
Diálogo: no final do fracasso, início da vitória. O percorrer um novo caminho.
Diálogo: o conselheiro do sucesso. O aprender e construir saberes.
Diálogo: o final da guerra, a reconciliação e a paz retomada.
Diálogo: para evitar até a traição. Sentimentos de lealdade e amor de verdade.
Diálogo: uma amizade sincera. Ternura sempre presente, alegria de estar junto.
Diálogo: o amor falando mais forte. A felicidade sem limite e sem idade.
Diálogo: tudo que necessitamos para compreender a vida. Falar de sentimentos e emoções.
Diálogo: instrumento da paz. A reconciliação, compartilhamento, entrega...,
Diálogo: uma conversa consigo mesmo em busca do autoconhecimento e auto-estima.
Diálogo: o conversar com a natureza, sem ela nada somos, porque somos natureza.
Diálogo: uma avaliação comportamental necessário para tomadas de decisões e atitudes.
Dialogo: uma conversa com o inconsciente, perceber os mecanismos de defesas e mudar o que for preciso.
Diálogo: uma conversa com Deus, sondar os mistérios do coração. Falar com Deus é essencial na vida humana.
Diálogo: entendimento grupal, viver em sociedade.
Diálogo: com a consciência, e modo de viver e ser feliz, como está o ego em relação ao relacionamento
Diálogo: com a alam, segredos...felicidade, reflexão de vida, mistérios e sabedoria da vida...
Diálogo: dialogar é desejar estar bem com o outro, buscar a própria essência, evoluir rumo a estrela Maior.
Diálogo: dialogar é praticar a caridade, o amor, o entendimento. Refletir sobre as mensagens dos Mestres Cósmicos.
Diálogo: ponte para enfrentamentos, pedir perdão, perdoar e que o diálogo cure o mal, a intolerância, preconceito, falso julgamento. Que o diálogo nos salve...
“Na vida o que comanda é o diálogo, a conversa que flui e resulta em soluções para o dia a dia.

NORMA APARECIDA SILVEIRA DE MORAES