Diálogo

Cerca de 298 frases e pensamentos: Diálogo

O diálogo cria base para colaboração. -

Paulo Freire

São poucas as pessoas a quem eu realmente quero, e menos ainda aquelas das quais tenho uma boa opinião. Quanto melhor conheço o mundo, menos ele me satisfaz; e cada dia vejo confirmada a minha crença na incoerência de todos os caráteres humanos e na pouca confiança que se pode depositar nas aparências do mérito ou do bom senso."

Jane Austen

Nem tudo que parece simples é óbvio.
Pessoas não se falam por desentendimento.
Para haver entendimento é necessário o diálogo.
Para haver diálogo é preciso disposição para conversar.

in pensamento

Reconhecimento
Durante vários anos eu me apeguei a diversos cases para usar como base do meu trabalho como líder. Porém, o que mais eu encontrava, nos diversos meios de pesquisas, eram assuntos relacionados à assertividade, voltados aos resultados em extrair o máximo da minha equipe, ou resultados oriundos da administração de conflitos. Em uma breve análise, observa-se um modelo de gestão cujo diagnóstico dá-se partindo apenas da visão do gestor em via única ao seu liderado.

Então, fica a inquietação. Para obter esta assertividade é ou não fundamental a empatia? Sabemos sim que uma boa gestão traz ótimos resultados, mas o que seria uma boa gestão?

Ao conversar informalmente em várias empresas e com diversos funcionários, o que mais se ouvi foram comentários sobre a carência do reconhecimento por parte dos gestores. Em seguida questionei: "Mas que tipo de reconhecimento vocês estão falando? Seria financeiro?". E o surpreendente veio à tona: "Não, claro que o financeiro é importante, mas me refiro a um simples reconhecimento mediante a um elogio". Para mensurar o impacto desta ferramenta nos resultados de um gestor, mediante a uma queixa de um empresário sobre as quedas nos resultados, montamos um treinamento para os gestores da empresa, ao qual eram liderados por eles aproximadamente mil funcionários.

Focamos neste treinamento o modelo mental de liderança, colocando para eles a importância de nos lembrar dos funcionários também no momento do acerto. É claro, como qualquer mudança, o esforço precisou ser dobrado por parte dos líderes, pois absorver a teoria contrária ao modelo mental atual já é um desafio, quanto mais colocar em prática a mudança e para concretizar esta ação é preciso disciplina e flexibilidade. Para facilitar esta mudança, adaptamos um procedimento em que, a cada 15 dias, os gestores iriam fixar seu olhar no reconhecimento. Definimos, então, alguns critérios simples descritos a seguir, ficando também como sugestão a você gestor:

1 - Programar previamente em sua agenda o dia que terá este olhar, a cada mês.
2 - Prestar reconhecimento pessoalmente, não por e-mail, por exemplo.
3 - Elogiar apenas aos funcionários merecedores e em particular, caso contrário, a ação fica sem credibilidade e soa de forma não verdadeira.
4 - Para os funcionários que não atingiram a excelência para o elogio neste período, chamá-los individualmente para uma conversa instrutiva, sem julgamento. Este diálogo precisa ter o intuído apenas de entender o que está acontecendo e o que poderia ser feito para melhorar o desempenho.
5 - Quebrar a barreira entre líderes e liderados, incentivando a funcionário a estreitar a distância, potencializando o diálogo frequente e quebrando este paradigma.

Após implantarmos este modelo de gestão, em 30 dias já foi possível medir o impacto positivo desta ação, tanto no clima organizacional como nos resultados. Vale a pena investir nesta ferramenta. Forte abraço e sucesso sempre!

Fábio Kubica

•••NÓS SOMOS O ELO, QUE UNE O DIÁLOGO, POR ISSO É O TERCEIRO ELO. É NO ELO QUE DUAS PESSOAS SE ENTENDEM E ENTRAM EM COMUNHÃO. POR QUE NO MEIO ESTÁ O AMOR••• (NeideEvaCosta)®

NeideEvaCosta

Diálogo mal dialogado

-Por que você está assim?
-Estou triste.
-O que aconteceu?
-Nada! Este é o problema...

Will Gonzaga

Acredite no diálogo, sempre.
O silêncio só machuca quem
gosta de você.

in pensamento

- Sabe, talvez isso tudo seja proposital de sua parte. - Sophie tomou seu lugar no lado preferido da cama e arrumou o cobertor na altura do tórax, sendo minunciosamente seguida por Ben, que ainda permanecia de pé, na porta do banheiro - Talvez você não queira que eu te entenda. Cria essa barreira entre nós por pura comodidade e sequer se importa em ser compreendido. Sai andando por aí com seus mistérios e confusões, mas não se interessa em desvendá-los. Quer torná-los amigos? Por experiência própria, posso te dizer. Essa é a maior idiotice que você pode fazer."

Joyce Santana

Assim como o diálogo é fundamental para um relacionamento sadio,a oração nos torna íntimos de Deus!

Daniela Roncetti

Todo vocativo pode ser um diálogo todo monólogo é um pretexto, por mais interessante que alguns aspectos lembre a contradição e a realidade.

Bindes Fá

'Menina, estava te observando do outro lado da rua... você está ótima, radiante!'

'Verdade. Confesso que estou vivendo minha melhor fase'.

'Ah! Me conta como tá a sua vida!'

'Bem... financeiramente tô apertada. Não fiz as viagens que gostaria e tenho que me privar de muita coisa que desejo comprar. Preciso perder 6 kgs pra chegar no peso ideal e minha calça preferida não passa nem do joelho. Algumas pessoas que eu achava que eram meus amigos me decepcionaram, outros só me procuram quando precisam. Não sou convidada para todas as festas que surgem e tem horas que fico de saco cheio do meu trabalho'.

'Mas... não tô entendendo. Com tudo isso você acha que está na melhor fase?'

'O mundo é assim. E eu decidi que não vou esperar viver na perfeição pra começar a ser feliz. Até porque perfeição não existe'.

'Poxa... que curioso. Quando te vi andando pela rua, de longe, te achei com uma carinha diferente... tão feliz... de apaixonada até...'

'Eu tô apaixonada mesmo! Vivendo um grande amor'.

'Não me diga! O relacionamento então está de vento em popa pelo menos!'

'Tá nada. Muito longe de ser um romance de cinema...'

'Uai... então por quem é esse amor todo?'

'Por mim'.

Tainah Ferreira

Saber monologar com uma ausência irreversível é não destruir a lembrança dos diálogos da presença que se foi.

Luiselza Pinto

- Eu me pergunto quem descobriu o poder da poesia para espantar o amor.
- Achei que fosse o alimento do amor.
- Do amor belo e vigoroso. Mas se é apenas uma vaga inclinação, um pobre soneto o liquidará.

Jane Austen

"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinónimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós."

Jane Austen

Tinha remorsos sem saber bem de quê. Desejava a estima dele quando não tinha mais esperança de que essa estima a beneficiasse. Queria saber notícias suas e não tinha a menor esperança de que ele lhe escrevesse. E agora, que não havia mais probabilidade de encontrá-lo, estava convencida de que poderia ter sido feliz com ele.”

Jane Austen

- Você já experimentou ficar um dia sem falar palavrões?
- Não.
- Deveria.
- Foda-se.

Katarine Norbertino

Conseguir manter um diálogo saudável sem cair na tentação de ficar corrigindo possíveis equívocos do discurso alheio é uma façanha de poucos.

Angela Natel