Culpa

Cerca de 1468 frases e pensamentos: Culpa

Egoísmo

1. Termo criado no século XVIII para indicar a atitude de quem dá importância predominante a si mesmo ou aos seus próprios juízos, sentimentos ou necessidades, e pouco ou nada se preocupa com os outros.
Platão já achava que o "amor desmesurado por si mesmo" é a causa de todas as culpas dos homens.
Muitas vezes o Egoísmo foi considerado atitude natural do homem.
Diz Kant: "A partir do dia em que o homem começa a falar em primeira pessoa, ele passa a pôr seu querido eu na frente de tudo, e o Egoísmo progride incessantemente, sub-reptícia ou abertamente". Aliás, antes de Kant, Adam Smith e os moralistas franceses tinham visto no Egoísmo uma das emoções fundamentais do homem.
Vauvenargues, que chama o Egoísmo de "amor próprio", distingue-o do amor de si.
Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito. Além dessas três espécies de Egoísmo, Kant distingue o Egoísmo metafísico, que responde negativamente à pergunta: "eu, como ser pensante, tenho razão de admitir, além da minha existência, também a de um todo de outros seres que estão em comunhão comigo?".

A antítese entre Egoísmo e altruísmo e a predição do futuro triunfo do altruísmo são típicas da ética positivista. O positivismo cunhou a palavra altruísmo e, ao lado dos instintos egoísticos, admitiu a existência de instintos altruístas destinados a prevalecer com o progresso moral da humanidade.
Por outro lado, Stirner e Nietzsche sustentaram a moral do egoísmo.
Stirner chamou seu anarquísmo de Egoísmo absoluto, que consiste na afirmação de que o indivíduo é a única realidade e o único valor.
Nietzsche por sua vez dizia: "O Egoísmo é parte essencial da alma aristocrática e por egoísmo entendo a fé inquebrantável em que outros seres devem sujeitar-se e sacrificar-se pelo ser que nós somos".
Scheler deu a melhor caracterização do Egoísmo, distinguindo-o do amor de si ou filáucia. O Egoísmo, segundo diz, não se dirige ao eu individual como objeto de amor desvinculado de todas as relações sociais. O egoísta não se comporta como se estivesse só no mundo, mas está tão absorvido por seu eu social que se apega somente aos seus próprios valores ou àqueles que podem tornar-se seus. Essa atitude é o contrário do amor de si, dirigido principalmente aos valores por si mesmos.

Dicionário de Filosofia

Transbordo-me em ternura, pura inocência.
Falta-me desafeição, pura culpa!

Flávia Abib

Flávia Abib

Não ta me levando a serio, não te culpo não me conhece.

Marcelo Abreu

Somos o que construímos para nós mesmos, cada um fez suas escolhas, priorizando aquilo lhe dava mais "prazer" ou lhe reluzia mais valor. A construção de nossa vida é o templo daquilo que idolatramos e amamos e, as consequências serão dignas da sapiência da escolha. Ninguém tem culpa quanto as reações das ações que investimos. Somos o resultado da verdade delas.

Jean Carlos Sestrem

A culpa também pode ser uma desculpa para não fazer o que se deve. Reconhecer a culpa, até certo ponto, é válido, contudo, corrigir o erro, refazer o prejuízo, é mais importante. Não existe batalha perdida, lutas sem objetivos. Mesmo perdendo, você sai ganhando. Mesmo quando você abaixa a cabeça e sente que está tudo perdido, lembre-se que é assim que os mestres, na cultura oriental, cumprimentam seus alunos. Não é porque você virou as costas, que você deixou de lutar. Reconhecer o erro é aprendizado, é evolução. Voltar atrás é a oportunidade de fazer de novo, com nova experiência. Ciente que o caminho da vitória é a dedicação e a certeza que você é capaz de conquistar tudo que está reservado para você. Da próxima vez que sentir-se derrotado, não se culpe. Não culpe seu adversário e não se faça de vítima. Pare e analise onde errou e aprenda com seus erros, refaça sua trajetória e busque seu caminho.

Carolina Hahmeyer

Eu sei que amor é um grito no vazio e o esquecimento é inevitável

Jonh Green

E mesmo assim doía. A dor estava sempre presente, me puxando para dentro, exigindo ser sentida.

John Green

"Será que tudo que nos queixamos em nossas vidas, não é culpa nossa?!.."

Douglas Carvalho.

Não somos culpados pelo o que sentimos. Somos culpados pelo o que fazemos com o que e por causa do que sentimos!

Li Azevedo

Se for me culpar, que seja por ter sido transparente.

R. S. JABIS

R. S. JABIS

me sinto hoje como uma "mulher casa" que não sabe o que fazer com meus "espaços de dentro"
meus corredores e salas vazias. percebi que ao longo dos anos
Deixei vago esse lugares para me tornar coadjuvante em vidas que não são minhas.
Passando entre as pessoas sem que elas me notem... mas não culpo ninguém por isso
Afinal, se abandonei a cadeira de protagonista de minha vida, a culpa é exclusivamente minha.

Ana paulino

Por que culpas um feio por ser feio?
Por que culpas um pobre por ser pobre?
Por que culpas um negro por ser negro?
E porque tu não deixas de culpar todos esses que não escolheram ser nem feios, pobres e negros, para culpar o homem que escolheu ser ladrão, o homem que escolheu ser estuprador e o politico que escolheu ser corrupto?

Gianiffer Stella

Se não somos felizes, a culpa é nossa, mas geralmente acusamos os outros como culpados.

pensamento franciscano

Você é o único responsável pelas coisas que atrai, vive e conquista. Trata-se de leis da física, ação e reação, lembra? Não culpe os outros pelas consequências das suas atitudes,culpa é sua, não do diabo!

Ilanna Rêgo

Sou um homem de sorte.
Sou feliz por ser a pessoa que sou e ser amado por isso, e mais ainda pelo privilégio de ter a minha volta, mesmo que à distância, a amizade sincera e espontânea de pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida. Se alguém é tão infeliz a ponto de invejar isso, devia saber que ninguém tem culpa de ser feliz, alguém pode plantar uma semente esperando colher um jardim?
Não existe mérito nenhum que possa plantar um sentimento em alguém esperando seu reconhecimento. Podemos tão somente exigir doar de nós mesmos, o que gostaríamos de receber mais dos outros, nos sentirmos bastante recompensados por isso. E simplesmente deixar que um belo jardim nos surpreenda.

Junior Gouveia

Nunca subestime o poder da culpa, ela te leva à locais singulares, pois tudo que você diz esta escondido atrás de um sorriso pérfido.

Aislan Keeslen

Apenas uma palavra é capaz de nos fazer morrer antes da morte, a culpa aterroriza a alma...

di matioli