Criar os Filhos

Cerca de 2785 frases e pensamentos: Criar os Filhos

Não culpe os filhos pelos pais que tem, nem os pais pelos filhos que tem, ambos não tem culpa.

Patricia Angel

"Nunca transfira seus sonhos e desejos não realizados para seu filho,
talvez você tenha mais uma frustração."

Erik Santos

Se os filhos deixam de receber a educação e disciplina de seus pais, suas famílias serão agressivas, intoleráveis e escravas do diabo.

Helgir Girodo

Infância não é carreira e filho não é troféu...
Alicia Bayer

Nesse mundo contemporâneo, ter, ser, saber, parecem fazer parte de uma competição. Nesse mundo, alguns pais e algumas mães acabam acreditando que é preciso que seus filhos saibam sempre mais que os filhos de outros. E isso sim seria então sinal de adequação e o mais importante: de sucesso.

O que uma criança deve saber aos 4 anos de idade? Essa foi a pergunta feita por uma mãe, em um fórum de discussão sobre educação de filhos, preocupada em saber se seu filho sabia o suficiente para a sua idade.

O que não só a entristeceu mas também a irritou foram as respostas, pois ao invés de ajudarem a diminuir a angústia dessa mãe, outras mães indicavam o que seus filhos faziam, numa clara expressão de competição para ver quem tinha o filho que sabia mais coisas com 4 anos. Só algumas poucas indicavam que cada criança possuía um ritmo próprio e que não precisava se preocupar.

Para contrapor às listas indicadas pelas mães, em que constavam itens como: saber o nome dos planetas, escrever o nome e sobrenome, saber contar até 100, Bayer organizou uma lista bem mais interessante para que pais e mães considerem que uma criança deve saber.

Veja alguns exemplos abaixo:

Deve saber que a querem por completo, incondicionalmente e em todos os momentos.
Deve saber que está segura e deve saber como manter-se a salvo em lugares públicos, com outras pessoas e em distintas situações.
Deve saber seus direitos e que sua família sempre a apoiará.
Deve saber rir, fazer-se de boba, ser vilão e utilizar sua imaginação.
Deve saber que nunca acontecerá nada se pintar o céu de laranja ou desenhar gatos com seis patas.
Deve saber que o mundo é mágico e ela também.
Deve saber que é fantástica, inteligente, criativa, compassiva e maravilhosa.
Deve saber que passar o dia ao ar livre fazendo colares de flores, bolos de barro e casinhas de contos de fadas é tão importante como praticar fonética. Melhor dizendo, muito mais importante.
E ainda acrescenta uma lista que considera mais importante. A lista do que os pais devem saber:

Que cada criança aprende a andar, falar, ler e fazer cálculos a seu próprio ritmo, e que isso não tem qualquer influência na forma como irá andar, falar, ler ou fazer cálculos posteriormente.
Que o fator de maior impacto no bom desempenho escolar e boas notas no futuro é que se leia às crianças desde pequenas. Sem tecnologias modernas, nem creches elegantes, nem jogos e computadores chamativos, se não que a mãe ou o pai dediquem um tempo a cada dia ou a cada noite (ou ambos) para sentar-se e ler com ela bons livros.
Que ser a criança mais inteligente ou a mais estudiosa da turma nunca significou ser a mais feliz. Estamos tão obstinados em garantir a nossos filhos todas as “oportunidades” que o que estamos dando são vidas com múltiplas atividades e cheias de tensão como as nossas. Uma das melhores coisas que podemos oferecer a nossos filhos é uma infância simples e despreocupada.
Que nossas crianças merecem viver rodeadas de livros, natureza, materiais artísticos e a liberdade para explorá-los. A maioria de nós poderia se desfazer de 90% dos brinquedos de nossos filhos e eles nem sentiriam falta.
Que nossos filhos necessitam nos ter mais. Vivemos em uma época em que as revistas para pais recomendam que tratemos de dedicar 10 minutos diários a cada filho e prever um sábado ao mês dedicado à família. Que horror! Nossos filhos necessitam do Nintendo, dos computadores, das atividades extraescolares, das aulas de balé, do grupo para jogar futebol muito menos do que necessitam de nós. Necessitam de pais que se sentem para escutar seus relatos do que fizeram durante o dia, de mães que se sentem e façam trabalhos manuais com eles. Necessitam que passeiem com eles nas noites de primavera sem se importar que se ande a 150 metros por hora. Têm direito a ajudar-nos a fazer o jantar mesmo que tardemos o dobro de tempo e tenhamos o dobro de trabalho. Têm o direito de saber que para nós são uma prioridade e que nos encanta verdadeiramente estar com eles.
Então, o que precisa mesmo – de verdade – uma criança de 4 anos?

Muito menos do que pensamos e muito mais!

Riva Almeida

Cultive o amor, o carinho e o respeito na sua relação com os seus filhos e certamente colherás alegrias!

Michelle Meneses

Queria tanto ser uma estrela... mas, isso não foi possível! Acabei me tornando algo muito melhor...um Céu! Onde duas Lindas Estrelas Brilham todos os dias...Meus Filhos!

Janete França

AOS PAIS E FILHOS DE SANTA MARIA

"Que as falhas humanas se convertam em honrarias no Céu, ao receber tantos novos anjos de uma única vez"

Os filhos nascem com asas
Pra com elas voar um dia
E que voem de suas casas
Com a graça de Santa Maria

Crianças que ingerem alegria
Se alimentam de pura emoção
Que possam, Santa Maria,
Viver pautando a razão!

Em seus olhos hajam brilhos
Nada ofuscando seus medos
Verdade entre pais e filhos
E não nos guardem segredos

Que a vida transcorra imune
Que tenham salvo-condutos
Se lhes couber infortúnio
Santa Maria: Fazei-nos adultos

Perdestes o filho vosso
Que esperavas era partir
Perdoe, se perdendo os nossos
Não consigamos agir

Serão eternas crianças
Aos olhos de mãe e pai
Se nos faltar esperanças
Santa Maria: Por nós rogai

Se perda maior for possível
Livrai-nos Deus do algoz
Mas nessa tragédia terrível
Santa Maria: Rogaremos por vós!

MOZART BOAVENTURA SOBRINHO

MINHA FRASE 0574
Alguns humoristas são tão distraídos, tão incompetentes, tão injustos, tão mal humorados - ou tudo isso junto - pois só sabem fazer "humor" esculhambando os outros, a mãe dos outros, os filhos dos outros... Nunca os próprios!

Horlando Halergia

No bojo da vida, tem mais filhos da puta que gente de bem.

Cássio dos Santos Júnior

Não achem defeitinhos nos pais quando eles podem achar em seus filhos tropeços da desobediência.

Helgir Girodo

De tudo que eu vou deixar como herança para os meus filhos, o melhor será a lembrança da hombridade de minha pessoa.

Renato siqueira de souza

Se a CPI é dar segurança aos cidadãos do país, a Bíblia é para dar vida abundante e Vida eterna aos filhos de Deus.

Helgir Girodo

Ensine a seus filhos a não se comprometerem sexualmente com suas namoradas, porque não assumindo a responsabilidade de criá-los, a justiça cobrará isso dos pais.

Helgir Girodo

Filhos quando não entendem nosso amor, se tornam pessoas regadas a distância de interesses de uma relação que nem sempre nos será benéfica por não conseguir nos enxergar com o coração

Jader Amadi

VOCÊ VAI CASAR E TER FILHOS
FAZER CÓPIAS IGUAIS A VOCÊ,
AUMENTANDO A HUMANIDADE ERRADA
MENTE BURRA NÃO ACRESCENTA NADA DE BOM.
(Nepom Ridna)

NEPOM RIDNA

Todo mundo quer ter filhos bons, mas ninguém quer ser bons pais.

Sid Aguiar

Nossos filhos

Às vezes é difícil começar. De alguma maneira é preciso passar por cima de coisas fúteis, sem importância para tratar de assunto que realmente vale a pena “Os filhos”. Já paraste para pensar os quão preciosos eles são? Deus nos deu o maior dos presentes e confiou em nós para cuidarmos dos seus pequeninos, e não devemos nunca falhar como pais. E, independentemente de qualquer experiência ou etapa por qual passamos pela vida, não podemos esquecer que o nosso maior tesouro está pertinho de nós, e muitas vezes nem sequer nos damos conta disso.
Homens, mulheres... Amigos, passa por nossas vidas se vão como água de um riacho, ás vezes apressados, ou devagar, como se não tivessem pressa de se ir, e, de alguma maneira, escorrem pelos vãos dos dedos sem que possamos fazer alguma coisa para mudar o desfecho. Mas os filhos, por toda a eternidade, continuarão lembrando a nossa existência, de nossas vidas, das nossas alegrias, nossas conquistas e até, porque não dizer frustrações; e quando estamos com eles dividimos os medos, as preocupações e tudo mais na medida em que vão crescendo, se descobrindo para o mundo, se tornando homens, senhores de si; e começam a voar em busca dos seus próprios caminhos na humanidade, e mesmo que se casem, que se tornem pais, ainda assim continuam sendo nossos filhos! Aqueles a quem Deus tem abençoado, e nos dados por presentes... Os filhos, tão belos, e, mesmo com os desentendimentos, os amamos muito, cada qual com a sua maneira. É hora de resolver todas as pendências! Nunca sabemos o dia do amanhã. Se vai ser amargo, ou só alegria! Tanto orgulho para quê? Vamos deixar as mágoas de lado. Coisas sem grandes consequências para trás. Afinal a vida é um jogo onde uns ganham e outros perdem, e, nesse jogo de ganhar ou perder vamos descobrindo nossos sentimentos e emoções. Os anos passam, e o caminho continua completo e desafiante para aqueles cujos passos firmes que não deixam de acreditar no amanhã. Deus é a luz de nossos olhos e com ele devemos caminhar sem medo. E os filhos, os preciosos presentes que Deus nos deu são responsabilidade! Responsabilidades daqueles que lhes deram a vida, e o amanhã que esperamos pode um dia não chegar, e as palavras morrerão em nossa garganta, assim, como os sonhos que muitas vezes deixamos para trás, com sentimentos mal compreendidos, e as lágrimas como último consolo.

Fátima Friozi

Eu, tu, dois filhos e um cavalo pra cada um.

Carlos Eduardo Back

Isso é verdade? Estais falando sério? É mesmo? São perguntas incrédulas diante de tantas coisas que ele quer me contar. A impressão que dá é que eu fico o tempo todo duvidando de suas mudanças.
Nos encontramos casualmente, eu tive a eterna dúvida entre cumprimentá-lo ou não, apesar de nossa muita intimidade do passado, percebi que a intimidade não é para sempre, você simplesmente pode deixar de ser íntimo.

Arcise Câmara

Opto por não falar nada mais delicado, superficialidades, amenidades, televisão, revistas, assuntos do momento como morte de alguma celebridade são suficientes bons para uma conversa agradável.
A sensação é muito intensa, tentar ser amiga de alguém que não foi teu amigo no relacionamento, que não foi legal, companheiro, gentil, amoroso, virar amiga de quem só te desgostou, mas e os filhos?
Desviava a atenção e focalizava no bem comum das crianças que nem são tão crianças assim. Por mais bizarro que possa parecer, não queria meus filhos achando que a separação nos tornou piores.

Arcise Câmara