Criar os Filhos

Cerca de 22 frases e pensamentos: Criar os Filhos

Coisa de adolescente

Uma amiga minha, com dois filhos pra criar, me conta que está trocando e-mails com um cineasta charmoso, aquelas coisas que caem do céu de uma hora pra outra. Ela me diz com todas as letras: "estou me sentindo uma adolescente!"

Numa novela, outro dia, o mesmo texto: mulher recém-separada, mais de 50 anos, declarando-se apaixonada feito... feito o quê? Feito uma advogada, feito uma manicure, feito uma professora? Não, feito uma adolescente.

Nem eu escapo. Outro dia, recebi uma cantada de um guapo nada desprezível, e do alto dos meus 43 anos - 16 de casada -, me senti igualmente uma menina. Ora vejam, só por causa de uma cantada inocente que não levou a nada, só por causa da nostalgia que me provocou.

Qual é? Agimos como se apenas os adolescentes tivessem o direito de vibrar. Como se adrenalina correndo nas veias fosse um direito exclusivo deles. Como se homens e mulheres maduros não pudessem se divertir, não pudessem azarar sem compromisso, não pudessem se presentear com instantes de total curtição. Quem declarou que isso seria um desajuste? Nós mesmos, quem mais.

Entusiasmo não é coisa de adolescente: é coisa de gente grande. Vou além: é coisa de gente velha, inclusive. Coisa de adolescente é depender de ajuda financeira dos pais, passar a madrugada bebendo cerveja em posto de gasolina, andar sempre em turma. E até isto não é propriedade privada deles. Mas entusiasmo, vibração, paixonite? Que insistência burra esta nossa ao afirmar, cada vez que vivemos algo novo e excitante, que estamos em surto de adolescência. Isso sim é falta de maturidade. Os maduros de verdade sabem que estão sujeitos a vibrações em qualquer etapa da vida. Alguém está morto aí? Eu, não.

Sei que é difícil, mas vou tentar nunca mais dizer que um entusiasmo é "coisa de adolescente". É desrespeitoso com eles, que quase sempre amam com mais intensidade do que nós. E desrespeito conosco, porque nós, os que julgam que tudo viram e tudo sabem, ainda iremos nos surpreender muito nesta vida.

Martha Medeiros

Não sei quem são as melhores pessoas para criar os filhos, porém sei que os pais são os piores.

George Bernard Shaw

Filhos são do mundo

Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.

Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.

E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo!

Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós!!!

A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.

Desconhecido

Porque devo permitir que me diga como criar meus filhos o mesmo deus que teve que afogar os dele?

Robert Green Ingersoll

A Criação de filhos vai além, primeiro criamos nossos filhos para Deus e depois para os filhos de nossos filhos !

David Ribeiro

É notória e clara a urgência que temos em criar nossos filhos imbuídos de caráter íntegro.

Jane Krüger

Não basta simplesmente gerar filhos. É necessário também criá-los e educá-los.

Marcos Alves de Andrade

Lidere sob a escolha dos liderados, não sobre seus medos. O medo é superável, o respeito não.

Jefferson Clemente

Tenho 2 filhos para criar, quatro mulheres e várias famílias que dependem do meu trabalho. Não tenho tempo para morrer. Estou vivinho da silva.

Mr. Catra

Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa.

Eduardo Campos

''Criar filhos é simples, é só dar amor, todo o amor possível até os quinze anos e depois soltá-los no mundo. Bonita definição. Eu também tenho algumas definições. Por exemplo, para mim, pai é apoio. Mais do que limites e educação, pai é apoio. Limites e educação também, é óbvio. Mas apoio vem em primeiro lugar, sempre. E de vocês eu nunca tive isso.''

Autor desconhecido

Criação é amar em dobro e criar em triplo. Assim um casal e seu bebê. Ou os filhos e filhas seus.

Anderson Carmona Domingues de Oliveira

Os pais são os mordomos de Deus para criar, cuidar, proteger e educar os seus filhos.

Vitorio Furusho

Não quero criar apenas filhos.
Mas, filhos amigos.

Elis Ribeiro

A sina do pai é criar seus filhos como pode , sem saber no entanto se será tratado como deve !

Fidélis Valente

É notória e clara a urgência que temos em criar nossos filhos imbuídos de caráter íntegro. Crianças que não olham só para o seu umbigo, mas que buscam o bem dos outros também, que não se preocupam só com o seu mundo, porém, em transformar o mundo. Contudo, para que isso seja uma realidade, é necessário ter princípios e valores que tenham sido inculcados quando ainda pequenos do que é certo e errado, do que é admissível e do que não é tolerado, aprender a respeitar o outro, seus limites, suas vidas, seus sonhos e não querer fazer o que simplesmente desejam.
É imprescindível que nossas crianças tenham o entendimento e a consciência de que para cada ato existe uma consequência.

Jane Krüger

Vamos parar os gatilhos
Enterrar as cinzas
Criar e cuidar dos filhos,
Mostrar sóis, construir faróis
E assim seguir

Sueldo Soaress

COMO EDUCAR SEUS FILHOS

Dez regras fáceis para educar os seus anjinhos.

O desafio de criar os filhos tornou-se uma das áreas do comportamento humano mais exaustivamente pesquisadas. Foram tantas e tão diversas as receitas surgidas ao longo dos últimos anos que os pais , ao fim e ao cabo, ficaram desnorteados. Afinal , o que funciona? Existem fórmulas que se aplicadas com critério , vão criar ambiente favorável para os filhos se tornarem em adultos emocionalmente equilibrados e com chance de ser produtivos e felizes? O psicólogo Laurence Steinberg, da Temple University, um dos profissionais mais conceituados dos E.U.A, acredita ter encontrado um denominador na quase infindável bateria de pesquisas e reflexões entre pais e filhos. Num esforço extraordinário de síntese de meio século de pesquisas comportamentais , Steinberg resumiu em dez principios básicos toda a gama de atitude e reacções que os pais devem se condicionar a ter em relação aos filhos. Parece simples demais ,mas por trás desse enunciado ergue-se uma das mais consistentes propostas de educação infantil surgida nos últimos anos. As ideias de Steinberg estão expostas no seu livro,” The 10 basic Principles of Good Parenting”( Os Dez Principios Básicos para Educar os Filhos), lançado em 2004 nos EUA,onde se tornou imediato sucesso entre pais e especialistas.

1.As atitudes do dia-a-dia são mais importantes que os conselhos.
Os filhos aprendem muito mais observando o comportamento dos pais do que os ouvindo.

2.Demonstre afecto incondicional pelo seu filho. Isso não o tornará mimado.
É muito saudável abraçar e beijar os filhos,independentemente da idade.

3.Envolva-se com a vida de seu filho.
A falta de monitoramento aumenta os riscos deles se envolverem com drogas, álcool,delinquência e gravidez precoce.

4.Mude a forma de tratar a criança de acordo com as etapas de crescimento.
A técnica que funciona em certa idade é um desastre em outra.

5.Estabeleça regras e limites desde cedo.
Com o tempo,eles ajudam o seu filho a administrar o seu próprio comportamento.

6. Encorage o seu filho a se tornar independente.
Muitos pais,erroneamente ,associam a busca por independência à rebeldia, à desobediência e ao desrespeito.
7.Seja coerente.
Se as regras do jogo mudam a cada dia ,ou são esquecidas, a culpa pelo mau comportamento é dos pais,não da crianca.

8. Evite castigos físicos e agressões verbais.
A punição é necessária,mas acompanhada de violéncia ela tem efeito nocivo a curto e a longo prazo.

9.explique as suas decisões e ouça o ponto de vista do seu filho.
Ele aceitará as suas ordens com mais facilidade se entender que elas fazem sentido.

10.Trate seu filho com respeito.
A criança trata os outros da forma como é tratada pelos pais.

Referência bibliográfica

1. JORNAL DE ANGOLA, edição diária,22 de Agosto de 2004,pág.7.

Written by: Eronildo Romão Paulino (08/05/10)

Eronildo Romão Paulino (Nildinho Paulino).

Sigmund Freud Perguntou: O que Querem as Mulheres? Eu respondi: Toda mulher quer criar seus filhos.

Josué Duarte

Ao invés de usar a sua coragem para bater em alguém, use-a para criar seu filhos e enfrentar as muralhas da vida, pois isso sim, fará de você um homem(homem/mulher)de verdade.

Bruno Wieczorek Auer