Convivência com o outro

Cerca de 252 frases e pensamentos: Convivência com o outro

Convivendo com um cônjuge nós percebemos que, na verdade, as brigas não desaparecem, diminuem, acabam; nós apenas aprendemos a relevar situações que são muito mais irrelevantes do que a paz e a serenidade do momento.

Daniel Melgaço

Se conviver com a saudade já ta sendo bem melhor do que conviver com você, imagina quando ela passar.

Renato Messas

A convivência forçada destrói qualquer admiração e bons sentimentos.

Geovani Rodrigues

A convivência ensina muito mais do que qualquer ciência.

Daniel Melgaço

A cidadania se constrói com a convivência, cabe a educação despertar os seus frutos

Bruno Marinelli

Procure sempre ver o lado positivo das pessoas, os amigos nós vemos assim. Ninguém é perfeito, a começar por nós mesmos.
O que oferecemos, recebemos de volta...
Pense em como é satisfatório ter do nosso lado, pessoas que se importam com a gente e que nos importamos com elas também, que queremos o seu bem, sempre.
Portanto, cultive, valorize e construa amizades e laços de convivências sinceras, elas são degraus para a nosso bem estar e uma direção para alcançarmos a paz.

Olavo J Sales Filho

Duro com duro, não faz bom muro. Assim, é preciso saber recuar, repensar posições, evitar atritos. É algo que se adquire com o tempo, não pode ser ensinado, mas pode ser aprendido, desde que, se esforce para este intento.

Hélder Sena de Sousa

Com a convivência você vai perceber, meu caro, que elegância não é uma questão da etiqueta de roupa, nem tampouco do português corretamente falado.

E vai constatar que tem muito elegante por aí vestindo havaianas, bermuda e escrevendo 'agente vamos'.
E muito ignorante usando grife e falando francês.

Tainah Ferreira

Um dia você aprende…

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva um certo tempo para construir confiança e apenas alguns segundos para destruí-la; e que você, em um instante, pode fazer coisas das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e que, de fato, os bons e verdadeiros amigos foram a nossa própria família que nos permitiu conhecer. Aprende que não temos que mudar de amigos: se compreendermos que os amigos mudam (assim como você), perceberá que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou até coisa alguma, tendo, assim mesmo, bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito cedo, ou muito depressa. Por isso, sempre devemos deixar as pessoas que verdadeiramente amamos com palavras brandas, amorosas, pois cada instante que passa carrega a possibilidade de ser a última vez que as veremos; aprende que as circunstâncias e os ambientes possuem influência sobre nós, mas somente nós somos responsáveis por nós mesmos; começa a compreender que não se deve comparar-se com os outros, mas com o melhor que se pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se deseja tornar, e que o tempo é curto. Aprende que não importa até o ponto onde já chegamos, mas para onde estamos, de fato, indo – mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar servirá.

Aprende que: ou você controla seus atos e temperamento, ou acabará escravo de si mesmo, pois eles acabarão por controlá-lo; e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa o quão delicada ou frágil seja uma situação, sempre existem dois lados a serem considerados, ou analisados.

Aprende que heróis são pessoas que foram suficientemente corajosas para fazer o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências de seus atos. Aprende que paciência requer muita persistência e prática. Descobre que, algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, poderá ser uma das poucas que o ajudará a levantar-se. (…) Aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido: simplesmente o mundo não irá parar para que você possa consertá-lo. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás. Portanto, plante você mesmo seu jardim e decore sua alma – ao invés de esperar eternamente que alguém lhe traga flores. E você aprende que, realmente, tudo pode suportar; que realmente é forte e que pode ir muito mais longe – mesmo após ter pensado não ser capaz. E que realmente a vida tem seu valor, e, você, o seu próprio e inquestionável valor perante a vida.

Willian Shakespeare.

Amar é fazer ajustes e aparar diferenças, eis o segredo da convivência.

Irene Aguiar

A convivência é mais fácil quando não se põe rótulos, quando não se deve explicações e quando não há comparações.

Angela Natel

Estamos num mundo onde poucas pessoas compreendem as claras e profundas diferenças dos conceitos que regem nossa convivência. E os poucos que compreendem e praticam esses conceitos são tratados como estranhos, antiquados e loucos.

Bruno Cidadão

Nunca deixe cicatrizes em corações alheios, procure deixar um caminho de flores por onde passar. Se não puder querer bem, também não queira mal, você não ganha nada com isso. Cada um é como é, gostemos ou não. Há pessoas de difícil convivência mesmo. Você não é obrigado a simpatizar com todo mundo, mas deve aprender a respeitar as diferenças, faz parte das regras do bom viver. Se a convivência é complicada, afaste-se e pronto. Simples assim.

Rosicarmen Xavier

Não exija de alguém aquilo que você Jamais poderá retribuir. Perfeição, é algo inatingível. Respeite e queira respeito! isso você pode dar e receber, além de ser o princípio básico para a boa convivência

Paulo Gomes

Se o fato te afetar é fatal.
A falta de tato
e o fraco olfato
da cegueira funcional,
só fenecem na convivência social.

Gabriel Real

Para que possamos evoluir, crescer e melhorar, muitas vezes temos que nos afastar/largar de pessoas, lugares, hábitos, vícios, manias, pensamentos que de alguma forma nos impedem de prosseguir.
Nem sempre é fácil, mas sempre é necessário.

Alan Barbieri

Você não pode extrair da convivência com um semelhante o saber,o saber sempre esteve contigo,por dentro de ti de certa forma inconsciente,pronto a qualquer momento para ser desperto,e como activar este dom ? Se perceberes verás na retirada das silabas ''com'' a palavra-chave, com vivência,vivência do verbo viver. Esta ai o segredo e ele é apenas o que o mesmo diz.

Shauana Da Silva

"A convivência com uma pessoa cuja a mente está alicerçada na maldade, além de ser extremamente amarga, torna-se inviável."

Psicólogo e Escritor Alexandre Bez, Livro: O Que Era Doce, Virou Amargo.

Alexandre Bez

O TEMPO E AS JABUTICABAS

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.

Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas.

As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.

Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.

Não tolero gabolices.

Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos.

Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo.

Não quero que me convidem para eventos de um fim de semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de 'confrontação', onde 'tiramos fatos a limpo'.

Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja tão somente andar ao lado do que é justo.

Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo.' O essencial faz a vida valer a pena.

Rubem Alves

Rubem Alves

A amizade não é feita por apenas um olá, mas sim por dias, semanas e meses de convivencia.. aprendendo a respeitar opiniões e construindo CONFIANÇA.

Mariléa de Oliveira