Convivência com o outro

Cerca de 267 frases e pensamentos: Convivência com o outro

Por que eu preciso morar em grandes cidades, viver desesperado dentro de um carro para lá e para cá, restringir imensamente o meu tempo de convivência com as pessoas de quem eu gosto, reduzir o meu ócio criativo para ficar num lugar onde vão me oferecer apenas e tão-somente dinheiro?

Mario Sergio Cortella

Se nossa opção é progressista,
se estamos a favor da vida e não da morte,
da equidade e não da injustiça,
do direito e não do arbítrio,
da convivência com o diferente e não de sua negação,
não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção.

Nossas escolhas, de Paulo Freire

Paulo Freire

...nunca é demais lembrar que a civilização começa quando nós abrimos mão do uso da violência – de forma coletiva – em nome da convivência pacífica, delegando para um Estado a realização da justiça. Evidentemente que com esse pacto social nós não deixamos de sentir raiva ou desejar vingança, mas ser civilizado é justamente aprender a conter tais impulsos. Agredir alguém porque ele agrediu outro é o que fazem crianças, e o papel da educação é exatamente repreendê-las nessas ocasiões, preparando-as para a vida civilizada.

Daniel M de Barros - psiquiatra

Daniel Martins de Barros

Não existe relacionamento perfeito, até por ser formado por dois seres repletos de defeitos, características, e gostos diferentes, Casais que se amam também brigam, discuti, não por que se odeiam, mas buscando aprimorar a convivência.

Inacio Andre

Você sabe falar, cobrar, criticar,
Carinho e elogios faz toda a diferença.

Inacio Andre

Procure sempre ver o lado positivo das pessoas, os amigos nós vemos assim. Ninguém é perfeito, a começar por nós mesmos.
O que oferecemos, recebemos de volta...
Pense em como é satisfatório ter do nosso lado, pessoas que se importam com a gente e que nos importamos com elas também, que queremos o seu bem, sempre.
Portanto, cultive, valorize e construa amizades e laços de convivências sinceras, elas são degraus para a nosso bem estar e uma direção para alcançarmos a paz.

Olavo J Sales Filho

Não exija de alguém aquilo que você Jamais poderá retribuir. Perfeição, é algo inatingível. Respeite e queira respeito! isso você pode dar e receber, além de ser o princípio básico para a boa convivência

Paulo Gomes

"A convivência com uma pessoa cuja a mente está alicerçada na maldade, além de ser extremamente amarga, torna-se inviável."

Psicólogo e Escritor Alexandre Bez, Livro: O Que Era Doce, Virou Amargo.

Alexandre Bez

Se o fato te afetar é fatal.
A falta de tato
e o fraco olfato
da cegueira funcional,
só fenecem na convivência social.

Gabriel Real

Tratar as pessoas da mesma forma como se deseja ser tratado ainda é a melhor forma de conviver.

Hélder Sena de Sousa

Quero levantar-me deste leito de dor, cansaço, mentira, tristeza... A convivência parece quebrar-me os ossos da alma. Uma convivência amarga em meio a canibais... E a tudo isso chamamos de vocação?

Anderson Lima

Convivendo com um cônjuge nós percebemos que, na verdade, as brigas não desaparecem, diminuem, acabam; nós apenas aprendemos a relevar situações que são muito mais irrelevantes do que a paz e a serenidade do momento.

Daniel Melgaço

As pessoas se decepcionam facilmente com as outras por criarem um excesso de expectativas sobre elas.
Seja verdadeiramente você e aceite o outro como realmente é.
Esse é o segredo de uma convivência saudável.

Alan Barbieri - www.casadelei.org.br

Acho que as pessoas não querem mais amar, porque não sabem amar e nem procuram saber. Encontrar a pessoa certa, que esteja disposta a amar verdadeiramente e puramente é difícil em meio a tanta gente ruim, desligada, desinformada e desestruturada. Nós sabemos o que queremos, falta sabermos o que precisamos, podemos buscar, mas a maioria das pessoas não querem saber disso, o que torna muito mais complicado a convivência e mais complicado achar.

Juliana Salvador

Duro com duro, não faz bom muro. Assim, é preciso saber recuar, repensar posições, evitar atritos. É algo que se adquire com o tempo, não pode ser ensinado, mas pode ser aprendido, desde que, se esforce para este intento.

Hélder Sena de Sousa

Com a convivência você vai perceber, meu caro, que elegância não é uma questão da etiqueta de roupa, nem tampouco do português corretamente falado.

E vai constatar que tem muito elegante por aí vestindo havaianas, bermuda e escrevendo 'agente vamos'.
E muito ignorante usando grife e falando francês.

Tainah Ferreira

Um dia você aprende…

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.

Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la.

Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que se leva um certo tempo para construir confiança e apenas alguns segundos para destruí-la; e que você, em um instante, pode fazer coisas das quais se arrependerá para o resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e que, de fato, os bons e verdadeiros amigos foram a nossa própria família que nos permitiu conhecer. Aprende que não temos que mudar de amigos: se compreendermos que os amigos mudam (assim como você), perceberá que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou até coisa alguma, tendo, assim mesmo, bons momentos juntos.

Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito cedo, ou muito depressa. Por isso, sempre devemos deixar as pessoas que verdadeiramente amamos com palavras brandas, amorosas, pois cada instante que passa carrega a possibilidade de ser a última vez que as veremos; aprende que as circunstâncias e os ambientes possuem influência sobre nós, mas somente nós somos responsáveis por nós mesmos; começa a compreender que não se deve comparar-se com os outros, mas com o melhor que se pode ser.

Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que se deseja tornar, e que o tempo é curto. Aprende que não importa até o ponto onde já chegamos, mas para onde estamos, de fato, indo – mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar servirá.

Aprende que: ou você controla seus atos e temperamento, ou acabará escravo de si mesmo, pois eles acabarão por controlá-lo; e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa o quão delicada ou frágil seja uma situação, sempre existem dois lados a serem considerados, ou analisados.

Aprende que heróis são pessoas que foram suficientemente corajosas para fazer o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências de seus atos. Aprende que paciência requer muita persistência e prática. Descobre que, algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, poderá ser uma das poucas que o ajudará a levantar-se. (…) Aprende que não importa em quantos pedaços o seu coração foi partido: simplesmente o mundo não irá parar para que você possa consertá-lo. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás. Portanto, plante você mesmo seu jardim e decore sua alma – ao invés de esperar eternamente que alguém lhe traga flores. E você aprende que, realmente, tudo pode suportar; que realmente é forte e que pode ir muito mais longe – mesmo após ter pensado não ser capaz. E que realmente a vida tem seu valor, e, você, o seu próprio e inquestionável valor perante a vida.

Willian Shakespeare.

Amar é fazer ajustes e aparar diferenças, eis o segredo da convivência.

Irene Aguiar

A convivência é mais fácil quando não se põe rótulos, quando não se deve explicações e quando não há comparações.

Angela Natel