Citações sobre Pedagogia

Cerca de 44 citações sobre Pedagogia

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire

Na vida existem momentos que o tempo nunca apagará.Esses momentos podem ser bons ou ruins, mas cabe a você saber valorizar os bons, para que os ruins sempre se mantenham em segundo plano.

Mundo da Pedagogia

O reconfortante em terminar um dia onde tudo deu errado, e você desejaria não ter passado por tudo aquilo, é saber que mesmo assim, com tudo de ruim que aconteceu você venceu afinal, perceba o dia já acabou.

Mundo da Pedagogia

Viver não é apenas querer que a vida seja perfeita. Viver é lutar todos os dias para que a vida seja a melhor que possa ser.

Mundo da Pedagogia

O mundo não para, as pessoas não mais descansam, a vida passa e não sabemos pra que viemos ao mundo se não para viver...
Viver é bem mais que nascer, crescer, trabalhar e morrer. Eu vivo no desejo de a cada dia descobrir meu real papel no Mundo.

Mundo da Pedagogia

Perceber que você acertou em seu julgamento é reconfortante.

Mundo da Pedagogia

Quando os ventos de uma tempestade te fizerem acreditar que tudo lá fora estará destruído, fique calmo um lindo arco-íris está a lhe esperar.

Mundo da Pedagogia

Tempos passados e momentos futuros, não se comparam a aventura que é viver o presente inusitado. Tempo, é palavra de ordem, quando queremos significar momentos especiais de nossas vidas.

Mundo da Pedagogia

Mais Pedagogia e Menos Demagogia.

Tamara Santu

Vou me formar em Pedagogia e meu principal objetivo é alfabetizar. Quero ministrar aulas aos meus futuros alunos, porque "dar aula" qualquer um pode dar.Alias dar eu posso dar qualquer coisa.

Patrícia Dias

A pedagogia da perda ainda não é ensinada na escola. Porém, a vida tem o árduo dever de nos ensinar...

Anilene Ferreira

COMPREENSÃO,INSTRUMENTO DA PEDAGOGIA


O filme inglês Iris (EUA, 2002), dirigido por Richard Eyre, aborda uma das mais importantes qualidades do caráter: a compreensão. Esta é uma palavra utilizada para determinar a capacidade de perceber completamente, com perfeito domínio intelectual, uma pessoa, uma coisa ou um assunto. Mas compreensão também significa a faculdade de possuir um espírito de complacência, indulgência ou simpatia para com as dificuldades de uma pessoa, percebendo os obstáculos que venham a suceder com alguém. A compreensão ajuda a conviver melhor.
Quantos casos há de alunos que desistem por fatores externos à sala de aula. Tantas razões existem e são desconhecidas para que um aluno não consiga aprender. Bloqueios que nascem de uma educação castradora ou sem afeto. Medo de errar, medo de não ter inteligência, medo de ser rejeitado, medo de não dar certo. O educador compreensivo conhece seu aluno para ajudá-lo. Pais compreensivos compreendem as diferenças entre os filhos e aceitam os caminhos que cada um opta trilhar segundo os impulsos das escolhas nascidas da reflexão. Talvez o que possam fazer é ajudar a refletir. Pais compreensivos não exigem que os filhos vivam os sonhos não realizados por eles. A projeção da felicidade não é felicidade. Daí a assertiva sartreana de que "o inferno são os outros", isto porque cada um projeta no outro a própria realização. E o resultado será a infelicidade para toda a gente.
Professores compreensivos conseguem entender que a aprendizagem é múltipla, e que cada um aprende de uma forma diversa. E mais: têm a humildade de mudar a estratégia para que os alunos que estejam à margem, por qualquer motivo, sintam-se integrados.
A compreensão faz com que casais que se educam mutuamente entendam que príncipes e princesas existem na ficção e alimentam os sonhos, mas que, na prática, são todos mortais, com as imperfeições e as idiossincrasias que marcam o ser humano. Imperfeições que desafiam. Os compreensivos se completam e por isso se respeitam e conseguem conviver em harmonia.

Gabriel Chalita

Biblioteca e Pedagogia
A Biblioteca é o agente transformador de ensino, à medida que as mudanças pedagógicas para a escola vão ocorrendo. Vivemos em um mundo globalizado onde as tecnologias da informação, da comunicação é veloz, exigindo uma leitura, um estudar constante e infinito do CONHECIMENTO.
Biblioteca e Bibliotecário/Professor e Aluno são interfaces no elo de uma SOCIEDADE. São funções e atribuições de uma parte e de um TODO, no entanto somos responsáveis pelo desenvolvimentop de um País, tendo como premissa maior o LIVRO / LEITURA / SABER.

Bindes , Fátima

Pedagogia do amor

O rapaz encontrou um colega de trabalho e cumprimentou-o não pelo cargo que ele tem nem pela roupa de marca que vestia, pois era um diretor da empresa. O diretor com uma postura imperiosa respondeu o cumprimento. Mas com o mesmo entusiasmo o rapaz encontrou um mendingo e saudou-o. O mendingo entusiasmado respondeu para o rapaz o cumprimento. Assim o rapaz passou por um grupo de jovens que apresentava auto poder aquisitivo e foi carinhoso com os jovens. Mas os moços e moças respondeu com ironia e alguns ignorou-o. Porém o rapaz continuava agindo da mesma forma. visitou um lugar muito humilde e lá encontrou muitas pessoas de diversas idades que foram recepitivas com o carinho do moço. Portanto o rapaz agia sempre com humildade, inteligência e serenidade. Assim criou-se um vinculo de amor com a comunidade não importando o nível social.

PEDRO JOSÉ MARQUEZIN

Preciso reler Pedagogia do Oprimido. Senzala e O Homem das Cavernas.

Bindes , Fátima

Eu não escolhi a Pedagogia, apenas, como minha profissão. Eu não escolhi a Pedagogia, somente, para ensinar. Eu não escolhi a Pedagogia, exclusivamente, para me sentir realizada. Eu escolhi a Pedagogia como profissão para poder ensinar às crianças muito mais do que conteúdos. Eu escolhi ensiná-los a pensar criticamente, sobre da sociedade em que vivem. Escolhi ajudá-los a sair desse estágio de alienação, em que a sociedade se encontra. Eu optei pela Pedagogia para usá-la como "arma" contra a ignorância, alienação, opressão, corrupção, violência, miséria.... A sociedade clama por transformação! Não dá mais para vivermos nesta situação! Eu quero segurança, transporte público de qualidade, saúde digna, moradia, redes de água e esgoto, infraestrutura..... Eu quero EDUCAÇÃO de qualidade! Cansei de ser explorada.... quero viver com dignidade!

Lorena de Sousa

"No centro escolar, a pedagogia é o cerne das estruturas educacionais, sistematizadoras, projetáveis e formadora. É nela em que a escola tem que estar de olhos vivos para que possam atribuir mais recursos aos alunos, como por exemplo, as atividades escolares, os jogos educacionais, a adição e formação das atividades escolares dentro da sala de aula, a forma de como devem apresentar essas atividades, como eles poderão executar uma tarefa, como eles poderão se colocar perante a jogos de lógica e raciocínio, como eles poderão gerar a formação psicossocial e como eles irão fazer isso daqui há uns vinte anos."

Itamar Firmino Lima

Não existe pedagogia quando o outro está disposto a não aprender a aprender

Bruno Marinelli

Pai & Mãe
Professores que dao aula
sem se
formarem em pedagogia

Pai & Mãe
Melhores psicólogo sem o
curso de

Adão Muginga

O problema do Ensino público é que a pedagogia não responde o quesito de escola para todos.
A razão dos colégios particulares é a aprovação dos pais e não dos professores. A quem está certo? Uma educação não se constrói com capital; nem com assistencialismo, se faz com competência e habilidade de saber que o professor é um nada, apenas demanda de seus estudos variados pontos de vista; nunca se posicionando a favor de uma tese ou argumento, mas sempre levando os alunos a atividade do pensamento. O problema da educação no Brasil é que uma releva a pedagogia do miserável; e a outra do capital.

Mefistófeles