Cidadania

Cerca de 73 frases e pensamentos: Cidadania

A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.

(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

Direitos Humanos, blog

A CIDADANIA NO BRASIL
No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senho?, a «engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho’ para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.

Direitos Humanos, blog

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.

Direitos Humanos, blog

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.

Direitos Humanos, blog

A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania

Direitos Humanos, blog

A menina estudando sobre leis ética e cidadania, pergunta para mãe. Mãe porque essa leis não são aplicadas de igual para todo!
como assim querida.? ué... veja bem não temos escolas decentes nem saúde que atenda a todos com dignidade, segurança nem se fala. ai eu me pergunto kd os responsáveis,
quem paga por esse crimes cometidos contra o povo mãe!
E me obrigam a votar ! que democracia fajuta é essa onde somo obrigados a votar e induzidos a temer , a ter esperança num futuro que não existirá, se o presente não mudar.

Elisa navarrete

As pessoas exercendo sua cidadania precisa estão acostumadas a absorverem verdades mascaradas e por comodismo se recusam a ir à busca da realidade oculta

Douglas Piedade de Carvalho

Muita gente acha que política é uma coisa e cidadania é outra, como garfo e faca, e não é. Política e cidadania significam a mesma coisa.

Mario Sergio Cortella

Quando governantes de um país não dão exemplo de cidadania, gera uma população medíocre.

Monique Bernardes

Cidadania é criar oportunidades efetivas e que envolva o cidadão na solução do seu próprio problema, isto não só é sábio como é digno.

Luis A R Branco

Palavras que me enojam e estrangulam-me a razão: Ética, Cidadania, Sociedade Igualitária, Dever Cívico, Democracia. Todavia nenhuma desta se aproxima da ojeriza e náusea que sinto quando escuto a palavra Eternidade.

Evan do carmo

Procurei Cidadania---9476 - Veículo- Consulado Americano-Padre João Manuel. Condutor desobedece gesto de funcionário ao sair da garagem, dispersão ao Volante e gesto manual apresentei.

Bindes, Fá - gestual

Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprirmos nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

Desconhecido

Proteger o povo de seus interesses, garantindo seus valores de liberdade, igualdade e fraternidade, só é possível quando existe respeito da cidadania.

Helgir Girodo

Ser cidadão não é apenas possuir certidão de nascimento ou uma carteira de identidade que indique a nacionalidade da pessoa. Tampouco basta ter um título de eleitor que obrigue ir às urnas em tempo de eleição. Exercer cidadania é ter o senso de pertencimento à nação que ajudamos a construir todos os dias, participando ativamente da vida econômica e política do país, assumindo a cultura e a dinâmica social de nossa gente como identidade e transformando o direito a voto na maneira de exercer o poder de forma justa, responsável e consciente.

Alcione Alvez

O conjunto de direitos civis, políticos e sociais que nos são reservados constitui a base para o exercício da cidadania. No entanto, é preciso ter consciência de que a estrada para a cidadania é uma via de mão dupla, em que o cumprimento de deveres possibilita o exercício de direitos, tanto por parte do cidadão como por parte do Estado. Por isso, não podemos exercer a cidadania se trafegamos apenas em um sentido, seja o da busca por direitos ou tão somente o do cumprimento de deveres.

Alcione Alvez

Não existe justiça nas empresas pois as decisões sempre levam em consideração o particular. Justiça no sentido de igualdade somente existe antes da catraca, quando
cidadão.

Paulo Farias Castro Filho

Pedir não custa nada, a única coisa que você pode receber é um Não. Assim fiz com um caminhão cheio de Andaimes em Obra da rua BelaCintra e os trabalhadores. Claro que fui ATENDIDA!

Bindes, Bin Fá, Azevedo Costa, Maciel Pompeii

Projéteis desorientados destroem tantos corações quando o próprio coração humano.

Dio Alexandrino

As leis só existem porque, em algum momento, nós, através de nossos representantes, as criamos e as promulgamos. Então, para revogarmos as que não prestam e substituírmo-las por outras que nos sirvam, basta que nos unamos e ordenemos aos nossos representantes o que é para ser feito.

J.R.Jerônimo