Cidadania

Cerca de 101 frases e pensamentos: Cidadania

Direito de ir e vir não é Cidadania. Cidadania é você lutar por um país melhor não só para você, mas também para toda a nação

Yasmiim Will

A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Segundo Dalmo Dallari:

“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.

(DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)

Direitos Humanos, blog

A CIDADANIA NO BRASIL
No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania. Somos filhos e filhas de uma nação nascida sob o signo da cruz e da espada, acostumados a apanhar calados, a dizer sempre “sim senho?, a «engolir sapos”, a achar “normal” as injustiças, a termos um “jeitinho’ para tudo, a não levar a sério a coisa pública, a pensar que direitos são privilégios e exigi-los é ser boçal e metido, a pensar que Deus é brasileiro e se as coisas estão como estão é por vontade Dele.

Direitos Humanos, blog

A cidadania não surge do nada como um toque de mágica, nem tão pouco a simples conquista legal de alguns direitos significa a realização destes direitos. É necessário que o cidadão participe, seja ativo, faça valer os seus direitos. Simplesmente porque existe o Código do Consumidor, automaticamente deixarão de existir os desrespeitos aos direitos do consumidor ou então estes direitos se tornarão efetivos? Não! Se o cidadão não se apropriar desses direitos fazendo-os valer, esses serão letra morta, ficarão só no papel.

Direitos Humanos, blog

Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.

Direitos Humanos, blog

A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania

Direitos Humanos, blog

A menina estudando sobre leis ética e cidadania, pergunta para mãe. Mãe porque essa leis não são aplicadas de igual para todo!
como assim querida.? ué... veja bem não temos escolas decentes nem saúde que atenda a todos com dignidade, segurança nem se fala. ai eu me pergunto kd os responsáveis,
quem paga por esse crimes cometidos contra o povo mãe!
E me obrigam a votar ! que democracia fajuta é essa onde somo obrigados a votar e induzidos a temer , a ter esperança num futuro que não existirá, se o presente não mudar.

Elisa navarrete

O voto não é apenas o exercício e cidadania e democracia. É o exercício de um poder.

Fernando Scheuermann

A cidadania só existe quando o cidadão luta por seus direitos. Logo, no Brasil não existe.

anônimo

A instabilidade da cidadania no Brasil se deve ao caráter retardatário, dependente e consequentemente acelerado do processo de desenvolvimento do capitalismo no país

Grande parte dessa cidadania restrita está ligado a falta de investimentos da educação e garantia de direitos

Sara Azzo

Empresa, Cidadania e Responsabilidade Social

Vivemos em um mundo capitalista, o capitalismo é justamente alimentado pelo consumo, com isso a empresa que produz tem que vender, tem que lucrar, a palavra da empresa é LUCRO! Mas lucro limpo, ou será o lucro com desvios de verbas de dinheiro público, aplicado em licitações fraudulentas e superfaturadas?
Muitas empresas contribuem com a corrupção e negociatas com os governos que as aceitam!

Lu L Bueno

Não precisamos de mais Leis; necessitamos de Cidadania!


Sidney Poeta Dos Sonhos
(Amante da Liberdade)

Sidney Poeta Dos Sonhos

Cidadania é criar oportunidades efetivas e que envolva o cidadão na solução do seu próprio problema, isto não só é sábio como é digno.

Luis A R Branco

" Ao acendermos as luzes da cidadania , damos liberdade aos nossos olhos de enxergarem os acontecimentos então vemos os ratos e ratazanas saírem correndo em grande quantidade e notamos o quanto roerão a democracia da nossa nação"

Guilherme Câmara

Quando a cor de esmalte de alguém ganha mais 2 mil curtidas e qualquer ação de cidadania ou ajuda às crianças vítimas de abusos diversos é minimamente visualizada, eu chego a pensar com certeza... que mundo é esse?

Abigail Aquino

Ninguém pratica cidadania esperando algo em troca. Por outro lado é sempre estimulante perceber algum reconhecimento.
Agradecer não leva segundos e as vezes um simples sorriso já é o suficiente.

Galinho Paulista

O que faz a reputação de um ser não são os belos corpos, nem sua cidadania, muito menos a quantidade de recursos dos quais dispõe para vencer um desafio.
É seu caráter, o seu foco, seu objetivo, seu silêncio, a confiança em si, sua lealdade e a coragem para atravessar como um vento, o relaxamento na alma e o desapego de títulos.
Homens de caráter que deixam refletir no físico, esses fazem parte de uma linhagem pretérita e que faz falta como os grandes Aquiles, Alexandre, Demétrius, Júlio Cezar, Crassus, Spartacus que fizeram do sofrimento um motivo para viver. É isso que acontece com a humanidade, ninguém mais enxerga onde está o motivo para viver.
Lembrei do conselho do meu Sensei, no Randori "relaxa e avança".
E se eu quero, eu enfrento o desafio, pq o que quero poucos, não terão coragem e essa será a vantagem sobre os demais.

Leonor

Quando governantes de um país não dão exemplo de cidadania, geram uma população medíocre.

Monique Bernardes

Para bem exercer a cidadania, promovendo o bom, o belo
e o justo... antes de mais nada, é preciso agir com
cortesia, respeito e com a convicção de que todos somos
iguais perante a lei e perante Deus.
CikaParolin

Cika Parolin 02 de julho de 2013