Cartas para Melhores Amigas

Cerca de 748 cartas para Melhores Amigas

Dizem-se amigas... Beijam-se... Mas qual! Haverá quem nisso creia! Salvo se uma das duas, por sinal, For muito velha, ou muito feia... (Mário Quintana)

Ah, meu querido Mário, fez-me relembrar a época da escola, antes de me formar em tecnólogo (a) de patologia clínica, não éramos 02 amigas e sim 04 amigos, sempre caminhávamos duas a dois, eu, Patrick, Luis Fernando e Silvana. Éramos 04 inseparáveis, alias nossa sala de aula era maior curtição, não que esteja ou foi diferente na faculdade. Mas nada se compara ao brilho inigualável dos tempos de colegiais. Hoje estive pensando em Luis Fernando, ele não gostava de maquiagem, agora sei o porquê de hoje usar um gloss,apenas. Assim dizia-o minha beleza era de uma fonte natural. Infelizmente a vida não é perfeita para alguns, Silvana saiu cedo da escola, não se formou, engravidou de um ser inescrupuloso... Eu sinceramente gostava de quando pedíamos ao professor para sair da aula e ver os meninos jogar bola. Patrick gostava de mim. Mas eu nem dava preferências. Nunca mais vi Luis, antes víamos com freqüência no Hospital onde meu avô trabalhava junto com sua mãe. Pois é Mário dizem que amigos beijam... Eu não beijei na escola, e olha que sempre fui precipitada em algumas coisas e atrasadas para outras. Mas Patrick sim este era doido para beijar-me. Hoje, se fosse escrever um livro seria: E se eu beijasse Patrick? Não vou dizer que ele tinha certo charme, mas gostava de outro fora da escola. As amizades de hoje raramente duram, hoje minha mãe e eu estávamos relembrando um evento que aconteceu. Patrick engravidou uma moça. A notícia veio como choque, quando ele me contou, eu disse não case! Filho não impede a gente de nada. Você não gosta dela, foi simplesmente algo que aconteceu. Enfim ele casou, e pediu para que eu fosse madrinha, não fui a cerimônia, não conseguia ir, era como se perdesse um dos meus melhores amigos. Passado uma semana, aguentar Patrick menosprezando-me não foi fácil, estudávamos todos no período matutino, suas palavras ressoam ainda hoje:"Amiga você amiga, eu que contava os minutos para ver você lá. Você tinha de ir. Era como naufragar sozinho!"
Eu não tinha nada a dizer. Ele transferiu para noite. Mas porque eu sentia saudades dele, isso sempre eu me perguntava, era da amizade. As meninas colocavam fogo para eu namorar ele. Eu dizia não!
Um dia ele disse:"é sua religião!"
Não religião nunca foi um problema. São minhas crendices de mulher comportada. Houve pausa, depois quando fui trabalhar no hospital reencontrei Patrick novamente, ele havia tornado chefe de enfermeiro. Surpresa eu fiquei quando um dia ele pediu para chamar-me no laboratório e pedir para ir ao banco e descontar um cheque para ele, o salário dele."
Ele me disse:"Eu ainda e sempre confiei em você. Não fui ao banco, estava ocupada, minha chefa poderia não gostar!" Mas sempre almoçávamos juntos no refeitório do Hospital. Então em uma de nossas conversas combinamos de reunir todos os alunos da turma da patologia. Não deu outra, assim que entrei em contato com os amigos e colegas, liguei para ele. O que há de mal em uma simples ligação? Pergunte isso para os casados? Ainda mais quando minha falta de experiência fez-me telefonar não para o celular e sim para casa.
Minha mãe, a mulher do Patrick ligou furiosa. Era indubitável que estivesse furiosa, ele havia, de tamanha burrice confessado o amor que sentia por mim para esposa.
As palavras dela não foram nada gentis, mas aquela Michelle insossa, ingênua estava morrendo. Foi então que peguei o telefone e disse sem pudor:
"Se eu quisesse ter algo com seu marido, eu teria entrando naquela igreja em seu lugar!"
Desliguei. Enfim, tive de sair do emprego, não por conta do acontecido, mas por que quem estava se casando era eu, e pensei no momento que meu marido precisaria de cuidados, e teria de pegar plantão, o que seria difícil para quem estava começando uma nova vida! Tudo era novidade, administrar o lar, cuidar do marido. Mas antes vou contar algo que me aconteceu antes do casamento. Perdi o contato com Patrick, ao fazer os convites e entregar, não poderia deixar de pensar nele.
Uma vez eu estava comprando, roupas novas, algumas coisas para o enxoval, quando der repente, encontro Patrick.
Uma pergunta surge:"Porque você nunca quis me dar um beijo?"
Sem mais delonga respondi:"Para não estragar a amizade!
Mas até hoje quando escuto meu irmão cantar:"Devia eu ter amado mais, ter beijado mais, ter visto o Sol nascer...” Eu me pergunto:"Se eu tivesse beijado Patrick?" Já ouviu: que a precipitação ou a falta dela, leva a perda em geral, "é como você ver um lindo vestido, e no momento por economizar, ou achar que não vai precisar dele, você o deixa de comprar, e no fim das contas aparece algo em que você vai precisar dele e quando volta à loja, a vendedora diz:Não tem mais! Você pensa porque não comprei quando podia?! A pergunta é: Se eu tivesse beijado Patrick?"

Michelle Crístal

AQUELAS AMIGAS VERDES
(Luiz Islo Nantes Teixeira)

Sentiremos saudades daquelas amigas
De raizes tao produndas
Que as tempestades nao podem arrancar
Aquelas altas e bonitas
Que escondem as lagoas fundas
Onde as cachoeiras vao mergulhar

Sentiremos saudades daqueles frutos
Que tanto os honestos como os corruptos
Podem vir e saborear
Sentiremos saudades daqueles verdes
Que cobrem a terra com seus tapetes
Ate onde os olhos nao podem alcancar

Preservar e viver com mais paixao
Ter ar mais puro para nossos pulmoes
Respeitar diversidade da criacao
Ver o amor crescer em nossos coracoes
Sentiremos saudades das amigas verdes
Onde amarravamos nossas redes
Admirando o Negro e o Solimoes

Sentiremos saudades do fruto maduro
Quando um dia no distante futuro
Ja nao termos nenhuma beleza para admirar
Quando a o solo for seco e bem duro
Derramaremos muitas lagrimas no escuro
Por destruirmos nosso mundo , nosso lar


Sentiremos saudades daquelas amigas
Que como torres erguidas
Abrigam os animais em algum lugar
Aquelas mesmas altas e verdejantes
Onde as serras e cegueira dos ignorantes
So querem desmatar.

© 2008 Islo Nantes Music/Globrazil(ASCAP)
Globrazil@verizon.net or Globrazil@hotmail.com
USA - (1) 914-699-0186 - Luiz
http://www.yesportes.com/
http://www.islonantes.com/

Luiz Islo Nantes Teixeira

Fique atento, ouça teu coração.
Não ouças as vozes amigas quando se trata de sentimentos
que somente teu coração sente ainda que seus amigos querem ou pensem que ajudam em suas opiniões.
Quem melhor do que tu para saber o que você esta sentindo?
Falar de amor é fácil, vive-lo é uma incessante busca para a felicidade

Denis

amigas
por mais que o destino nos separe o nosso coraçao estara sempre unidos pois amo vcs de mais miguxasssssssssssssssssssssssssssssssssssss
adolu muito vcsssss
vcs sao de +++++++++++++++++++++++++++++++++
vcs sao inesqueciveis
sao os meus anjinhos da guarda
amo vcs mais que globo gosta de passar a lagoa azul
mais que a xuxa gosta dos baixinhos
mais que o garfilt de lasanha
mais que a barbie ama moda

euzinha

2 Grandes amigas

Desconhecendo a verdade
Distantes no passado
Inseparáveis no presente

Há uma flor rara do ocidente
Que está presente no meu coração
Grandes conselhos
De uma pequena pessoa
Sabia a natureza

Amigas unidas pelo acaso do destino
Um sonho perdido
Mas por esse caso vivido não seriam amigas.

Gabriel da Luz

ângulo 2

as minhas amigas sao as mais lindas!

ALGUMAS FOTOS APENAS SÃO VISTAS POR QUEM NELAS APARECE!
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas... quando não há nenhum fotógrafo por perto. É possível vê-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.... nas pessoas que escutam mais do que falam.... e quando falam, passam longe da fofoca e das maldades ampliadas no boca a boca. É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas, por exemplo, nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas... oferecer flores é sempre elegante... é elegante você fazer algo por alguém, e este alguém jamais o saber... é elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.... é muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. É elegante retribuir carinho e solidariedade.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Não tenho culpa se meus dias têm nascido completamente coloridos e os outros cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é de verdade e acontece por motivos bobos, mas bem especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes! Não sou perfeita... eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito. Meus olhos... tem brilhado bem diferente ultimamente. E brilham diferente a cada dia... e começo a me preocupar... pois tenho medo da velocidade dessas alterações... e no meu mundo mais lindo e completo não consigo entender a existência de algumas pessoas. Mas o mundo aqui não é dos mais justos mesmo... compreendo. Mas mesmo assim, eu tenho bastante lápis de cor... empresto pra quem quiser pintar a vida. Mas, por favor, não borrem a minha!!!
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Filho do Universo

Siga tranqüilamente entre a inquietude e a pressa, lembrando-se que há sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem humilhar-se, viva em harmonia com todos os que o cercam.
Fale a sua verdade mansa e calmamente e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes – eles também tem sua própria história.
Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui e mesmo que você não possa compreender a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino.
Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem nosso espírito. Se você se comparar com os outros você se tornará presunçoso e magoado, pois haverá sempre alguém inferior e alguém superior a você. Viva intensamente o que já pôde realizar.
Mantenha-se interessado em seu trabalho, ainda que humilde, ele é o que de real existe ao longo de todo tempo. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcia, mas não caia na descrença, a virtude existirá sempre.
Muita gente luta por altos ideais e em toda parte a vida está cheia de heroísmos.Seja você mesmo, principalmente, não simule afeição nem seja descrente do amor; porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto ele é tão perene como a relva.
Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas seja compreensível com os impulsos inovadores da juventude.Alimente a força do Espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários, muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
E a despeito de uma disciplina rigorosa seja gentil para consigo mesmo. Portanto esteja em paz com Deus como quer que você O conceba e quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada da vida, mantenha em paz sua própria consciência.
Acima da falsidade, dos desencantos e agruras, o mundo ainda é bonito, seja prudente.

eu

amigas raras

Eu tenho sorte de ter vc , pedi a deus uma irmã,ele me deu uma irmã e de brinde uma amiga

e poso me considera com sorte ,pois ela e rara e unica, demoraria seculos para encontrala
se deus não a tivesse me dado de tanto bom gosto, uma pessoa tão maravilhosa que seu eu morrese hoje ligaria pra dizer que valeu a pena cada minuto
que passei a seu lado e que te amo muito mais do que um coração pode suportar amar por uma pessoa normal,
e que se realmente o mundo acaba-se agora gostaria muito de estar ai do seu lado pegar na sua mão e dizer:
Amiga estou com tigo e ficarei com vc ate a tormenta acabar pois sou sua amiga ,sua irmã ,sua companheira;
e ñ te deixarei sozinha neste momento..........................

lylla

O amor e suas perdições

Do que adianta ter a atenção de suas amigas e rivais
se de você só tenho a amizade
De que adianta ter toda a fama e dinheiro
se não tenho o seu carinho nas horas de dor
De que adianta ter a aprovação de suas amigas
se você gosta dum cara que só quer "cachorrar" com as mulheres
Eu cheguei nesse mundo sem nada e sairei sem nada
Mais se conseguir conquistar o seu amor ja será uma grande vitoria pro resto da eternidade...
Nem mesmo nas minhas mais loucas alucinações
Consegui imaginar alguem tao bela igual a voce
Mas a sua beleza eh perigosa,
me leva a fazer tudo para ter voce
E não sei se seu olhar me dá esperanças
ou me leva a um caminho de escuridão e de luz
Eu posso seguir pelo vale das sombras e da morte,
que nao temerei algo algum,pois com o seu amor,eu posso tudo
Mas sem ele, terei que viver com um infinito vazio dentro de mim,
que só voce pode preencher

Promessius

Descobri várias coisas importantes hj!!
1 Não tenho amigas, tenho pessoas interesseiras que querem de alguma forma tirar proveito de algo que possa lhe oferece que pode ser desde carona até casa da praia emprestada.
2 Toma atitudes que derepente me arependo amargamente , como ter aceitado sair com essas "amigas" que derrepente olho em volta e penso MEU DEUS O QUE ESTOU FAZENDO AQUI COM ESSAS PESSOAS FÚTEIS , QUE NÃO TEM NADA PARA ACRESCENTAR DE CONSTRUTIVO NA MINHA VIDA....
3 REALMENTE SOU ESTRANHA........
4 Estou terrivelmente gorda...

Pollianaa

Agora eu percebo que eu realmente tô sozinha,
E só as músicas são minhas verdadeiras amigas.
Na hora que eu mais preciso, cadê?
Tada aquela grande quantidade sumiu.
Só sobrou elas, que me acalmam me ajudam e me fazem compania.

Eu sabia que esse momento ia chegar, tava muito feliz por ter demorado alguns dias, agora que chegou vai demorar o dobro do tempo pra poder ir embora.

Tava tudo melhor do que eu queria, mais sempre tem que surgir algo pra estragar.

Juliana Fernandes

Lembranças

Amei de paixão do fundo do meu coração, duas amigas que pra sempre irei lembrar que aqui era seu lugar, mas para longe foram agora morar!
Nunca esquecerei em tudo que aprontei ao lado de duas grandes pessoas, pois sempre foram boas!
Essas duas pessoas me deram um novo olhar.
sobre as pessoas que devo amar.
E por isso quero apenas cultivar,suas amizades que me ensinou mais do que gostar...

Rafael Saicom e Hygor Batista

Princesa...
Escrevo aos amigos...mais as amigas também podem notar...
A vida ensinou-me a reparar alguns tipos de mulheres ...
Prefiro falar apenas das "princesas"...
Nao se enganem elas sao inúmeras e devem render-se aos fatos...
Nao possuem idade, raça ou profissão pois estão em todos os lugares e em todas as camadas sociais, sao especiais por serem princesas...
Amanhecem o dia sempre com um lindo sorriso, pois sabem que o dia será o espelho das suas atitudes...
Freqüentam a academia, sempre lindas e combinando os trajes....exercitam-se com a graça do beija-flor ...ah e sabem que sao admiradas...
Tomam o café da manha, sempre café sem esquecer o eterno regime, que faz parte da graça de ser princesa...
Antes de sair para começar o dia...ah jamais as apressem, pois seria mais fácil o divorcio do que suporem deixar a casa sem o banho matinal, nele incluam-se ... cabelos, cremes e acessórios ...
Se por acaso utilizam-se dos automóveis, estes sempre limpos e cheirosos...se utilizam o transporte coletivo jamais sem o álcool gel que sempre acompanhado do hidratante...as imuniza das pessoas comuns...
No trato pessoal...vale a pena notar...suas unhas sao impecáveis ...como seu sorriso ...alias se por algum percalço desta vida algum dente quebrar...nunca ousem tentar leva-lãs a qualquer lugar que nao seja a clinica odontologia ..e na mesma hora...
Nas refeições observem a elegância ao comer...
Adoram shoopings e promoções, nao se enganem neste quesito possuem a capacidade de escolher entre uma centena de produtos (sem preço e lógico ) sempre o mais caro e sem exceção jamais admitem o fato...
Mais nao e só isso...as princesas possuem inúmeras qualidades...
Sao sempre lindas...pois possuem a beleza do sorriso no olhar...
Fazem-nos pensar que somos especiais possuem o poder de nos compreender os anseios e desejos sem sequer nos ter escutado..
Sao românticas e adoram presentes, sem datas especiais...
Meus amigos jamais se esqueçam de colocar o presente em uma linda e especial embalagem,pois a princesa considera tao importante a embalagem quanto o presente...
Adoram datas especiais...portanto esquece-lãs seria uma falta grave...
Princesas valorizam as amizades, sempre com muitas amigas retratam que a verdadeira amizade consiste em nao apontar os defeitos das amigas e sim compreende-lãs em suas individualidades...
Buscam o príncipe encantado..e acabam se apaixonando...pela Vida...
Adoram romance...sentem ciúmes e nestes momentos..sabem ser cruéis ...mais perdoam com elegância e até mesmo desculpam-se...claro que sem descer dos saltos...que lembram sapatos...
Ah sapatos...princesas adoram...todos os tipos e cores...tantos quanto sua lista de necessidades..que de tao longa achamos que nao tem fim...
Amam com intensidade pois levam para a cama toda magia e o encanto do universo nos levando ao paraíso em um toque ...um carinho...
Por fim...caros amigos...quero que reconheçam estas maravilhosas princesas e rendam-se aos seus encantos percebendo que embora parecidas...cada uma delas e única e reina única nos castelos dos nossos corações !!!

FELICIO

Caras amigas....
Se você mesma não se amar, quem irá ama-la? Primeiro de tudo, seja muito mais você!! Se ame em primeiro lugar, se ame do jeitinho que é! Nenhuma mulher é perfeita, mas todas são lindas... todas tem pontos de beleza que são únicas, as vezes um belo sorriso, belo rosto... sem contar o mais importante que é a beleza interior. Seu caráter bom e sua integridade irá atrair pessoas do mesmo nível. JAMAIS chorem por homens, JAMAIS fiquem desiludida porque seu romance não deu certo, e sim dê graças a Deus por não ter dado certo, pois não era mesmo para ser. De que adianta perder tempo com alguém que te trai? que mente? que não lhe tem respeito? que é um ogro jumento ignorante? que não dá a mínima pra você?? Isso a gente aprende com a vida, eu não nasci sabendo.. mas aprendi, e é para sempre. E sou muito mais feliz assim, só aceito coisas boas na minha vida agora, seja namorado, amigos.. em fim... Só aceito quem me ama e quem me tem respeito. Se você tem um ogro nojento, bruto, ignorante como namorado, noivo, marido... lhe dou o maior apoio de mandar ele pra onde quer que seja, desde que seja pra longe de você... pois sempre haverá no mínimo uma pessoa que gostaria de estar no lugar dele fazendo o oposto.. te amando, respeitando e estando do seu lado. Antigamente as mulheres concertavam os homens para não terem que trocar, hoje em dia... tanto alguns homens como algumas mulheres... não tem concerto nem nascendo de novo. Então sou a favor de trocar sim! Felicidade em primeiro lugar, sendo SOZINHA ou BEM ACOMPANHADA, algo diferente disso... é furada!!!

Thayane Burger

SONETO DA AMIZADE.

Confesso-te tudo minhas amigas e amigos
Os meus segredos
Conto te tudo meus queridos
Os meus anseios e medos.

Amor incondicional
Não se sabe quando começa
Se esta mal
Ajuda-te depressa

Sentimento tão nobre
Quem não te conhece
É um coração pobre

Todo ser tem necessidade
Um sentimento que enobrece
Tu és bendita Amizade

Leandro Bahiah

Sei que há milhares de rainhas, centenas de concubinas, e inúmeras amigas mulheres, mas você se faz única e real a mim;
Faz-se a minha luz predileta para iluminar o meu caminho e abrandar o meu coração;
Mulher de meu coração, donzela dos meus pensamentos bem-aventurada louvo-te assim tão bela como a lua;

Julio Aukay

PELE E LENÇÓIS


Que contraste entre duas semelhantes
Coberturas de belezas amigas
O linho que esconde gotas brilhantes
De suor de amor e fadigas
Amortecidos pela loucura que antes
Explodiram em bocas e vigas
Que se buscavam incessantes.

E agora, passado o fogo do desejo
Olho a ti, submissa, a sussurrar
Elevo-te a meus lábios e um beijo
Nasce espontâneo e vem se depositar
Em sua pele macia que é onde almejo
Para todo sempre possuir e amar.

O reflexo num espelho mostra na meia luz
Metade cor morena de sua pele bela e amada
Enquanto a outra metade sob o lençol me seduz
Porque sei que a metade aparente é somente a metade
Da outra metade do todo que amo e que me reduz
A ser para você metade amor, metade saudade.

Claudio Edemur Pereira

As cafas:
- Quando amam, lutam pra valer
- Sofrem (na mesa do bar com as amigas)
- Choram, sempre que necessário.
- Não caçam, conquistam
- Lamentam a perda de um amor (durante alguns minutos, mas lamentam)


Segue DEZ motivos para namorar uma Cafa GIRL: (ou tentar né)


- Elas são charmosas (senão não seriam cafas)
- Devido ao tamanho do ego, sempre farão "bem feito" (pena que não só com você)...
- Não são grosseiras (precisam cultivar o fã clube)
- Seu relacionamento nunca será monótono
- São engraçadas, nunca vulgares..
- São leais (não fiéis)
- São independentes (independente do dia, elas se divertem)
- São discretas (à ponto de um homem nem perceber que é uma CAFA)
- São ÓTIMAS esposas (se resolveram casar, realmente estão determinadas).

Jaqueline Oliver

Luiza reclama que a vida dela está ruim, Luiza inveja os cabelos das amigas, Luiza não tem namorado e sente-se infeliz por isso, Luiza percebe que só atrai coisas negativas. Maria ao invéns de reclamar limpa sua mente e se concentra em tudo que é bom, Maria sabe que o cabelo dela é pior que o de Luiza, porém ao invejar os cabelos das amigas ela trata o dela de maneira que passe a ser invejado, Maria queria um namorado, Maria agora tem um namorado.
Luiza atrai negatividade, Maria atrai positividade, Luiza é insegura, Maria também era, mas aprendeu a ser mais segura. Luiza não entende a lei da atração, Maria entende.

Jaqueline Parreiras

SERÁ QUE ME DOU BEM COM VOCÊ? - 2

Numa semana, somos amigas.
Na outra semana, já não somos mais.

Numa semana, sonhamos juntas.
Na outra, sonhar juntas, jamais.

Numa semana nos amamos infinitamente.
Na outra, nunca mais.

Numa semana adoramos nos ver.
Na outra, queremos nos esquecer.

Numa semana, rimos de nossas imperfeições.
Na outra, as imperfeições são motivos de irritações.

Numa semana, temos projetos comuns.
Na outra, não temos mais nenhum.

Numa semana, somos carne e unha.
Na outra, unha para nos arranhar

Numa semana, nos mandamos notícias.
Na outra, nem queremos nos saber

Numa semana, morremos de saudade.
Na outra, queremos nos esquecer.

Numa semana, nos estendemos às mãos.
Na outra, fugimos para solidão.

Numa semana, advinhamos os pensamentos.
Na outra, nos odiamos por todos os momentos.

Numa semana, nos entregamos aos nossos sentimentos.
Na outra semana, nos amargamos em ressentimentos.

Numa semana, temos muita coisa para nos contar.
Na outra, não podemos nem nos olhar.

Numa semana somos cão e gato.
Na outra, sol, lua e noite estrelada.

Numa semana, compassamos os nossos movimentos.
Na outra, os descompassos marcam todos os momentos.

E assim....
semana sim, semana não, a gente vai vivendo.

Se amando nos nossos encontros
Se desentendendo nos nossos entendimentos.
Se odiando nos nossos desabamentos,
Nos sufocando nos nossos contra-censos
Nos devorando nos nossos desajustamentos.

É por isso que preciso me saber:
será que me dou bem mesmo com você?

Rosa Berg

Rosa Berg

Quando eu era criança, costuma brincar com minhas amigas com uma espécie de jogo em que "prevíamos" o futuro. Funcionava da seguinte maneira: desenhávamos um quadrado em um papel, dentro dele escrevíamos a idade com que iríamos casar (sim, porque com 7 anos, você acha que a vida vai achar lindo e super colaborar com seus sonhos matrimoniais), em cima d o quadrado ficava a primeira letra dos pretendentes; de um lado, a quantidade de filhos; do outro, se iria ser menino ou menina e embaixo, a cidade onde a família de comercial de margarina iria morar e ser feliz para sempre. Depois que o "tabuleiro" estivesse pronto, era ir contando de acordo com o número dentro do quadrado e, claro, ele sempre iria parar naquilo que seria o seu futuro.
Não preciso nem dizer que a vida contrariou todas as expectativas. Eu não casei com 20 anos, felizmente! (Nem com 24 e acho que não rolará nem com 30). Não tive 2 filhos, mas fui morar no Rio de Janeiro. Nem muito menos, nenhum daqueles meninos catarrentos virou o amor da vida (Graças!).
Ontem, eu completei 1/4 de um século de vida. Pode parecer pouco para muitos, mas pareceu inatingível para mim, um dia. Com 7, 8, 15, 18 anos, você acha que com 25 vai ser muito adulto e vai estar, no pior das hipóteses, sofrendo em Paris. Que no alto do seu apartamento de cobertura ou nos voos altos de primeira classe, estará imune a todo e qualquer problema.
Hoje, tudo parece meio ridículo. O dia a dia nos mostra com suas doses cavalares de realidade dura que não é bem assim. 80% das pessoas que eu conheço com 25 anos ou mais não está nem perto dessa idealização. São pessoas normais, que dormem tarde estudando e acordam cedo para trabalhar, que usam os finais de semana com cursos chatos (e tão necessários) de pós-graduação ou de idiomas, que possuem relacionamentos normais, cheios de altos e baixos, que juntam um dinheirinho suado para passar um finalzinho de semana na praia, que vivem vidas comuns e não hollywoodianas.
Reproduzir Legião Urbana e dizer que o futuro não é mais como era antigamente, nunca fez tanto sentido. Bem antes dos 21, percebi que existia uma linha muito tênue entre livre arbítrio e destino. E queria usar desesperadamente apenas o primeiro, como se fosse possível. Mas com 23, admiti que é perda de tempo tentar diferenciar um do outro. Você simplesmente acorda e parte para vida para dar o seu melhor.
Não tive alguns sonhos realizados, mas sempre tive além do que preciso. Tenho família, que seria até uma luta injusta contra meu vocabulário limitado tentar descrevê-la, de tão incrível que é. Uns amigos maravilhosos, que me pergunto todos os dias se mereço. Porque quem me conhece sabe que não sou fácil, nunca fui.
Obrigada a todos pelo carinho de ontem, de sempre! ♥

Jhani Lima