Capoeira

Cerca de 185 frases e pensamentos: Capoeira

O capoeira sai ficando, o capoeira fica saindo, o capoeira derruba brincando e quando cai, cai sorrindo.

Sandro Capoeira

Quando o mundo sai do eixo é que o capoeirista demonstra seu equilíbrio. Afinal treinamos bananeiras para acostumar com adversidades da vida e sentir conforto mesmo nas horas de agonia.

Sandro Capoeira

Quem simplesmente joga capoeira, jamais compreenderá o seu valor, e sentirá o reconhecimento em ver um aluno lhe tendo como espelho.
Treinar a capoeira não, nem sempre significa dedicação. Dedicação é a doação por completo a todos os eixos voltados para preservação dessa cultura.
Tocar berimbau, conseguir tirar acordes dentro de um ritmo estável, não significa entender as melancolias sonoras que este som pode trazer.
Jogar, cantar, movimentar, saltar, se expressar e não compreender a capoeira é o mesmo está numa guerra armado, porém sem munição.
Alguns ousam dizer que pratica o melhor esporte do mundo “CITANDO A CAPOEIRA”... Tolice em pensar isso, não existe esperte melhor ou pior, existem sim, bons e ruins atletas.
Cada pessoa é capaz de se dirigir a um mundo exterior ao sentir amor por algo, energia transmitida pela alegria da pratica. O que podemos é descrever o amor que sentimos pela capoeira. Sem estabelecer ou descrever as demais modalidades.
A capoeira é um mecanismo que possui vida própria, ela se move e nos movimenta em sincronia a um som harmônico, que nos remete os nossos ancestrais. Àquele que consegue ver, sentir, ouvir, e transmitir essa sincronia, está acima do ato e ser capoeira, está passando por uma transição onde o corpo passa da fase TREINAR CAPOEIRA, para a fase VIVER CAPOEIRA.
APENAS AQUELES QUE VIVEM A CAPOEIRA, SERIAM CAPAZES DE ENTENDER MINHAS CITAÇÕES, SE VC NÃ ENTENDEU ESPERE O TEMPO... ELE É O PAI DE TODAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Sandro Capoeira

Capoeira e minha arte e a luz que me ilumina, se parar de capoeira paro com minha própria vida.

Graduado Chaolin (capoeira no coração)

A capoeira é para todos mas nem todos são para capoeira

Mestre Bimba

O amor é como uma roda de capoeira, sempre deve estar com um pé atraz para não levar um tombo violento!!

Yaghor

"Capoeira ela é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade"

Ru Aisó

NOSSA FAMILIA ,NOSSA CASA, NOSSA ENERGIA , NOSS0A ESSÊNCIA E OS FRUTOS DE UMA GRANDE BATALHA QUE MUITOS NÃO ACREDITARAM POIS ESTAMOS TENDO VITORIAS NAS BATALHAS, MAS SEI QUE NUNCA HAVERÁ VITORIA NESSA GUERRA POIS OS VERDADEIROS GUERREIROS SEMPRE ESTÃO LUTANDO POIS ELES NUNCA DESSISTEM!

Geisa Bahia Ginga

A capoeira tem forma abstrata, pode ser que o momento lhe concede ou não.

Sandro Capoeira

Definir sentimento é algo fútil. Estamos sempre sujeitos a nos surpreender com a vida, o que hoje é amor , amanhã pode ser sufocado por algo tão forte, que não terá denominação.

Sandro Capoeira

um capoeira de verdade ñ eh feito só de movimentos más sim de uma junção de pensamentos molejo.

rone capoeira

Prematuro Capoeira

Capoeira e história se liga rapaz/, quando pula uma fase, se tem que voltar/, nao coloque a carroça nas frente dos bois/, nao coloque o chapéu onde nao alçançar.

Te garanto seu moço se aprende assim, tem começo tem meio, e nao sei se tem fim, se nao sabe andar nao inventa correr, ja dizia meu mestre antes de morrer.

Coral

Corda nao faz um mestre, isso eu posso afirmar, casa sem alicersse ela pode afundar. Pra que pressa seu moço pergundo a você, se esperou nove meses antes de nascer.

Coral

Ontem foi, hoje é, amanha pode ser, não se pode ensinar, antes de aprender, nessa roda da vida posso lhe falar, desamarra essa corda e começa a treinar.

Sandro Capoeira

Pode-se existir milhares de esportes, artes marciais, mais o meu esporte preferido é a: Capoeira.

prego capoeira

MEMÓRIA DE BIMBA
ACHARAM QUE EU ESTAVA DERROTADO?
QUEM ACHOU ESTAVA ERRADO, EU VOLTEI, ESTOU AQUI, SE LIGA SÓ ESCUTE AÍ:
AO CONTRÁRIO DO QUE MUITOS QUERIAM, ESTOU FIRMÃO, ESTOU NA CORRERIA, SOU GUERREIRO, E NÃO PAGO PRA VACILAR, SOU VASO RUIM DE QUEBRAR.
VOU TE APRESENTAR O QUE VOCÊS NÃO CONHECEM NOTEM TUDO VER SE NÃO ESQUECEM:

O QUE É SER MEMÓRIA DE BIMBA?

SER MEMÓRIA DE BIMBA, ESTAR LIGADOS UNS AOS OUTROS DE TAL FORMA QUE FAZ UM CONJUNTO TORNAR-SE UM SÓ CORPO.
É SUPERAR AS DIFICULDADES COM GARRA, COMPETÊNCIA E CORAGEM.
É ENFRENTAR OS MEDOS CIENTES DE QUE TUDO PODE ENQUANTO GRUPO.
É NÃO DEIXARMOS SER INFLUENCIADO POR MENTES ALHEIAS.
É SABER QUE SEMPRE PODEMOS CONTAR COM ALGUÉM A QUAL QUER MOMENTO E EM QUAL QUER LUGAR.
SER MEMÓRIA... É VENCER OS NOSSOS MEDOS, SUPERAR OBSTÁCULOS, ENCARAR O PRESENTE E ESPERAR O FUTURO SEM TENTAR ANTECIPÁ-LO.
SER MEMÓRIA É RESPEITAR A SI MESMO. PARA OBTER RESPEITO DO SEU OPONENTE.
SER MEMÓRIA E SER HUMILDE, E CONSEGUIR FAZER COM QUE COISAS PEQUENAS SE TORNEM GRANDES AOS OS OLHOS DOS QUE OS CERCAM.
SER MEMÓRIA, E RELEVAR, ENCARAR OS FATOS DE FRENTE, NÃO SE ABALAR NAS PRIMEIRAS QUEDAS.
SER MEMÓRIA, MULTIPLICAR IDEAIS, É BRINCAR, É SORRIR É FAZER COM QUE UMA AULA DE CAPOEIRA SEJA UM REMÉDIO, UM ANESTÉSICO, CAPAZ DE CURAR OU AMENIZAR AS NOSSAS DORES E ANGUSTIAS.
SER MEMÓRIA É CANTAR A VIDA, E DESENCANTAR A MORTE, É LUTAR, BRIGAR, GANHANDO OU PERDENDO, SER MEMÓRIA TORNAR COISAS IMPOSSÍVEIS E REALIDADE.
SER MEMÓRIA É SABER ELOGIAR, SABER COBRAR, SABER DIZER NÃO QUANDO NECESSÁRIO, INCENTIVAR, E MOSTRAR O MELHOR CAMINHO.
SER MEMÓRIA DE BIMBA É USAR AS INICIAIS (GCMB) POR ORGULHO, POR AMOR AO GRUPO.
SER MEMÓRIA, É NÃO PRECISAR PROVAR NADA A NINGUÉM É DEIXAR QUE OS NOSSOS ATOS FALEM POR NÓS.
SER MEMÓRIA É FAZER DE UM TEMPORAL UMA NEBLINA SERENA, E PASSAGEIRA.
SER MEMÓRIA É FAZER O MENINO “SANDRINHO” SE FANTASIAR DE GLADIADOR, DE EDUCADOR, DE PAI, DE HOMEM, DE GUERREIRO, DE MESTRE, CONSELHEIRO, SE TRANSFORMAR EM SANDRO CAPOEIRA A FIM DE CONSTRUIR PERSONALIDADES.
SER MEMÓRIA É CHEGAR COM IMPONÊNCIA, MOSTRAR MALICIA E CADENCIA. É SER NOTADO E DESTACADO EM QUAL QUER LUGAR QUE CHEGAMOS COM A ESTAMPA DO MESTRE BIMBA NO PEITO.
SER MEMÓRIA. É SER FELIZ É TORCER PELO SUCESSO DOS QUE AQUI ESTÃO, E DOS QUE POR AQUI PASSARAM, É QUERER O BEM DE TODOS.
SER MEMÓRIA É ESTAR COM UM SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO MESMO QUE ESTEJAMOS ESTRAÇALHADOS INTERIORMENTE.
SER MEMÓRIA É NÃO SE ARREPENDER DE NADA FEITO OU NÃO FEITO.
SER MEMÓRIA É TER AXÉ, TER CUMPLICIDADE, SER MEMÓRIA É DAR SHOW, SER MEMÓRIA E SER EU, SER VOCÊ, SER NÓS. SER MEMÓRIA É ESTARMOS AGRUPADO ERGUENDO A BANDEIRA DO MESTRE BIMBA.

GRUPO DE CAPOEIRA MEMÓRIA DE BIMBA.

MUITOS QUEREM SER.
ALGUNS TENTAM SER
POUCOS CONSEGUEM.

CONTRA MESTRE SANDRO

POR MUITOS ODIADO
POR MUITOS CRITICADO
POR MUITOS LEMBRADO
POR MUITOS ELOGIADO
POR TODOS RESPEITADO.

“NÃO SOMOS OS MELHORES E NEM OS PIORES APENAS DIFERENTES”.
TODO O NOSSO TRABALHO PRIMA POR ENXERGAR O SER HUMANO NA SUA TOTALIDADE ASSIM O LABOR É FEITO POR UM BEM MAIOR, CUJO O NOME É CAPOEIRA, NÃO ESPERANDO GRATIDÃO DE NINGUÉM, ASSIM EVITAMOS A FRUSTRAÇÃO, A CAPOEIRA É VIVA E EU VIVO PRA ELA E POR ELA, NÃO BUSCO EM MEU TRABALHO AGRADAR PESSOAS, BUSCO FAZER O QUE ACHO CORRETO PARA COMIGO E PARA COM OS OUTROS, ISSO É O SABER NOTÓRIO ADVINDO DO BERÇO FAMILIAR, COISA QUE NÃO É PRA TODOS. SOU FELIZ E HONRADO POR SER QUEM SOU E TER O QUE TENHO SEM NUNCA TER PRECISADO SER DESONESTO COM NINGUÉM, ASSIM É OI MEU TRABALHO COM TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA ELEMENTOS QUE ME CONDUZIRAM ATÉ E QUE ME FAZ CADA DIA MAIS FORTE ENQUANTO CAPOEIRISTA E ENQUANTO HOMEM.

Sandro Capoeira

C/mestre Sandro.
E
lissandro da Silva Jesus natural de Vitória da Conquista, interior da Bahia, nascido no dia 24 de novembro de 1983 filho caçula (mais novo) de Maria Lucia da Silva Jesus e Erivaldo Dos Santos Jesus. Cresceu no bairro jurema, onde reside até os dias atuais. Conhecido no mundo da capoeira por c/mestre Sandro. Conheceu a capoeira ainda criança por intermédio e incentivo de Nilson (negão chicote negro). Que lhe ensinou os primeiros passos da arte no fundo da sua própria casa. Em uma época que a capoeira era uma modalidade visada, e apontada como pratica de malandros arruaceiros, e vândalos. Ainda assim Sandro transpassou as barreiras do preconceito e decidiu assumir o esporte como sua identidade.
Aos 11 anos de idade no ano de 1994, Sandro matricula-se no Grupo de capoeira guerreiros de aruanda, onde as aulas eram na associação de moradores do bairro que mora, ministradas pelo professor Ademário Bonfim conhecido como borrachinha que contava com o auxilio dos instrutores Noeter e Tunguinha. Em 1995 Sandro se distancia da capoeira por quatro meses, por motivo de condições financeiras. Em 1996 ingressa num projeto do colégio que estudava, onde conheceu e treinou por 05 meses com Vanderlan (professor Garrincha) até então da associação de capoeira viva conquista. Mais como um bom filho a casa torna. Em 1997 apoiado por seu irmão Edson, Sandro retorna aos guerreiros de aruanda. E no ano de 1998 é batizado recebendo assim o primeiro cordão. (verde). Tendo como padrinho o professor Borracha da cidade de Itapetinga. Em 1999 o segundo cordel (verde/amarelo). No ano de 2001, graduado a monitor de capoeira recebendo a terceira graduação, (cordão amarelo). Já ministrando aulas para 74 alunos, Em 2002, é graduado, Aluno formado, (quinta graduação cordão azul), direto das mãos do mestre Manoel Sarará (introdutor da capoeira acadêmica na cidade). 2006 é examinado e recebe sexta graduação com o titulo de professor formado. (Cordão verde, amarelo, azul). Já em 2009 é formado a contra mestre passando a usar o cordão trançado nas cores (verde amarelo azul e branco). Durante esse período adquiriu e desenvolveu talentos que de uma maneira direta ou indireta a capoeira contribuiu. Aprendeu a desenhar, pintar, compor, cantar, tocar. Levando a capoeira hoje como fonte de inspiração, esporte lazer, e qualidade de vida. O menino, hoje um homem reconhecido nacionalmente, por divulgar a capoeira em todo o País vem conquistando um espaço no cenário brasileiro, viajando, cantando e encantando, deixando bons frutos por onde passa, vem recebendo honrarias por seu trabalho, de exploração da capoeira como cultura por onde passa. Atualmente divide seu tempo entre trabalhar, estudar, viajar, ministrar aulas na sede e nos eventos que é convidado, supervisiona trabalhos em três estados: BA, SP, MG. Estando com o grupo de capoeira Memória de Bimba presente em alguns municípios: Vitória da Conquista Ba, Caetanos Ba, Planalto Ba, Serra verde Ba, Lúcaia Ba, Ituaçú Ba, Itambé BA, Belo horizonte Mg, e Campinas Sp.

Árvore genealógica:
*MESTRE BIMBA= SALVADOR BAHIA
*MESTRE FERRO VELHO= SALVADOR BAHIA
*MESTRE SARARA= VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA
*MESTRE BORRACHINHA= (In memórian) VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA
*C/MESTRE SANDRO= VITÓRIA DA CONQUISTA BAHIA

Sandro amante e defensor do estilo regional, não se distingue apenas como tal, joga baseado nos fundamentos de ambas as linhagens, retirando assim uma rotulação antiga da capoeira que limita o capoeirista a adquirir conhecimentos de apenas um eixo da nossa cultura, que é rica em conteúdo de diversas manifestações.

“A capoeira é uma atividade de livre expressão corporal, de forma que o vibrar de um aço comanda os planos do corpo e da mente. A evolução deve sempre existir, porém de forma lógica e moderada, e a tradição deve ser preservada de forma hereditária, para que a verdadeira capoeira não perca sua essência e se torne folclore”. (Sandro capoeira).

Elissandro da silva Jesus (Sandro capoeira)

Sandro Capoeira

capoeira é minha forma de viver capoeira é minha folosofia

donzela capoeira

Existem coisas que por mais que nos faça bem ou mal, são necessárias para nossas vidas, a reposta é encontramos o meio termo dentro de nós, precisamos da chuva e do sol, da noite e do dia, do trabalho e do descanso, do doce e do amargo. O equilíbrio do antagônico é o segredo da felicidade.

Sandro Capoeira

Ingratidão nao é a falta de reconhecimento a algo ou alguem que lhe impulsionou para o sucesso, é sim um pensamento insano de que os resultados alcançados por meio de outrem serão mantidos por meio da mesma cabeça insana que por si só nunca saiu do lugar.

Sandro Capoeira

Viver é uma louca viagem que se encontra entre nascimento e a morte, nessa viagem o combustível se chama conhecimento, a estrada fé, o caminho é Jesus Cristo, o condutor é você, e os passageiros, esses são de todas espécies, cuidado redobrado, para não se perder no caminho.

Sandro Capoeira

A capoeira tem forma abstrata, o momento lhe concede ser ator, guerreiro, mocinho e vilão, ou simplesmente integrar tudo num conjunto teatral de malícia no cénário real da vida do protagonista.

Sandro Capoeira