Bíblia Sagrada Salmo 4

Cerca de 364 frases e pensamentos: Bíblia Sagrada Salmo 4

SALMO 94

Este salmo, como todos os demais salmos chamados imprecatórios, ou amaldiçoadores dos ímpios, somente podem ser compreendidos quando sabemos qual foi o povo que os produziu, a saber a nação de Israel, que desde a sua formação a partir de Abraão, tem sofrido duras perseguições de todas as nações, especialmente no período do Velho Testamento, quando as sofreu no contexto de guerras constantes contra as nações vizinhas. Tal era a crueldade que eles sofreram de tais nações que isto deixou uma marca muito característica neles, que é a de sendo um povo pequeno, de recorrerem sempre a Deus para que não somente os defendesse de seus implacáveis inimigos, como também, que desse cabo deles. O Senhor havia dado aos israelitas, desde Abraão, costumes para serem guardados por eles, totalmente diferentes dos das nações pagãs, e também lhes proibiu que se misturassem com eles, para não serem contaminados por suas práticas, especialmente o que se referia à idolatria. Sendo diferentes foram e têm sido perseguidos, da mesma maneira que o mundo persegue os cristãos que sustentam um testemunho verdadeiramente fiel a Cristo.

“Ó SENHOR, Deus das vinganças, ó Deus das vinganças, resplandece. Exalta-te, ó juiz da terra; dá o pago aos soberbos. Até quando, SENHOR, os perversos, até quando exultarão os perversos? Proferem impiedades e falam coisas duras; vangloriam-se os que praticam a iniquidade. Esmagam o teu povo, SENHOR, e oprimem a tua herança. Matam a viúva e o estrangeiro e aos órfãos assassinam. E dizem: O SENHOR não o vê; nem disso faz caso o Deus de Jacó. Atendei, ó estúpidos dentre o povo; e vós, insensatos, quando sereis prudentes? O que fez o ouvido, acaso, não ouvirá? E o que formou os olhos será que não enxerga? Porventura, quem repreende as nações não há de punir? Aquele que aos homens dá conhecimento não tem sabedoria? O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são pensamentos vãos. Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei, para lhe dares descanso dos dias maus, até que se abra a cova para o ímpio. Pois o SENHOR não há de rejeitar o seu povo, nem desamparar a sua herança. Mas o juízo se converterá em justiça, e segui-la-ão todos os de coração reto. Quem se levantará a meu favor, contra os perversos? Quem estará comigo contra os que praticam a iniquidade? Se não fora o auxílio do SENHOR, já a minha alma estaria na região do silêncio. Quando eu digo: resvala-me o pé, a tua benignidade, SENHOR, me sustém. Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma. Pode, acaso, associar-se contigo o trono da iniquidade, o qual forja o mal, tendo uma lei por pretexto? Ajuntam-se contra a vida do justo e condenam o sangue inocente. Mas o SENHOR é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo. Sobre eles faz recair a sua iniquidade e pela malícia deles próprios os destruirá; o SENHOR, nosso Deus, os exterminará.”

Silvio Dutra

SALMO 3 - com interpretação (nota: todos os salmos estão interpretados)

Salmo de Davi, quando fugia de Absalão

Neste Salmo Davi expressa a sua completa confiança no Senhor, e recebeu dEle paz e força de espírito para não temer a nenhum dos milhares de inimigos que se levantaram contra ele em todo Israel, por causa da conspiração de seu próprio filho Absalão. Ele pede ao Senhor proteção contra os ímpios que se levantaram contra Ele para o matar, mas ao mesmo tempo pede que Deus destruísse os ímpios que intentavam contra a sua vida.

“SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados. Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes. Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.”

Silvio Dutra

Salmos como gotas de alívio... e a água mata a sede...

Os Salmos são poderosos... há salmo pra qualquer dor, pra proteção, pra alívio do coração... há salmo pra se libertar de preocupação... há salmo pra banir a depressão... há salmo pra petição... há salmos de todos os gostos e sabores... de todas as cores.

Os Salmos são bons... foram escritos - a maioria deles - pelo rei Davi... dois deles por Salomão. Salmos... louvores, cânticos... poesia ocidental...

Há dias tenho pensado em como repetir certas frases, certas palavras nos faz bem. E todo mundo quer viver bem... "O Senhor é meu Pastor... nada me faltará..." - Salmo 23... um dos mais famosos... senão o + famoso... que paz dá!! ...'nada me faltará...'

E assim eu sigo confiante no Pastor vigilante... e esqueço todo o resto...

Sim... nada me faltará, se Ele realmente for o MEU Pastor... e pra isso, no minimo, eu tenho de ser dEle, tenho de confiar nEle, tenho de obedecê-lO... ter sido resgatad@ por Jesus...

Eu sou sua ovelha, graças a Deus... e, como bondoso anfitrião, Deus provê tudo o que necessito.

Os Salmos são bons... mas só repetir, repetir, repetir... pra tudo conseguir... entendeu, né!?

Pois é a verdadeira oração é muito... muito mais que mera repetição... pra conquistar favores de Deus... •´¸.•*¸.•*´¨`*•.

Rosangela Calza

O Senhor é o meu escopo, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Salmo 3.3

Salmos

Você sempre pode se encontrar nos Salmos. Não importa com o que você está lidando. Você está sempre lá!

Pr. John Piper

Já leu o Salmos 23? Olha, posso viver muito bem em lugares secos; Posso me afundar nas tormentas das águas; minha alma já até ficou especialista em decepção, frustrações causadas por pessoas e circunstâncias; as vezes, não anda pelos caminhos da justiça como Deus gostaria que eu andasse; O vale da sombra da morte já é um lugar tranqüilo pra mim...já passei por ele tantas vezes que nem o percebo mais; Quando desaprendo um medo, consigo criar outro na hora! Nem sempre senti que Deus estava comigo, principalmente nas minhas angústias, pensava que ele estava tão longe! Minha mesa, nem sempre foi farta, mas sempre estive na presença de meus inimigos; Ás vezes sinto que Deus não foi bom em certas coisas comigo, sei lá, parece que não teve muita dó de mim, parece que faltou com sua misericórdia! Bom, parece meio loucura isto, não é? Mas, preciso te falar uma coisa que mudou minha vida: MESMO SENTINDO TUDO ISTO, O SENHOR NUNCA DEIXOU DE SER MEU PASTOR... Não o amo por aquilo que ele me faz, apenas o amo!

dio

Salmos 20: (Leia-o)
Que Chuvas de Bençãos sejam derramadas abundantemente sobre tí e tua Casa!
Que a Unção de Deus seja como um bálsamo a envolver tua vida e te Ungir Completamente
pela Glória de Deus!


Que Deus faça prósperar tudo aquilo
que vier até tuas mãos, e que de uma semente
cresçam milhares de árvores Frutíferas!
Que Todas as Promessas de Deus sejam uma Coroa de Vitória

e Vida para você como Prova da Fidelidade do teu Deus, acerca de tudo o que Ele Fala e Cumpre!
Que A Glória de Deus repouse sobre Ti!
E inunde todo o teu ser de Paz.

Luciana Magalhães

Ainda que eu ande arriscando meu pelego, não me mixo!
Tu estás comigo: tchê!
Salmos 23:4

Pastor Gaúcho

Firma meu garrão na tua palavra e não me deixe ser levado a cabresto pelo pecado. Salmos 119:133

Pastor Gaúcho

Me grudei; tchê! Segui firmezito nos teus caminhos, não froxei o garrão. Salmos 17:5

Pastor Gaúcho

O Senhor firma o garrão do vivente que já não aguenta o repuxo, e ergue o acabrunhado. Salmos 145:14

Pastor Gaúcho

... e Ele te concederá os desejos do teu coração.♥ Salmos 37:4
"(...) Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, to despreocupado, com a vida eu to de bem."
Fique feliz, fique bem feliz, fique bem claro, queira ser feliz...
''Confesso que ando muito cansado, sabe? Mas um cansaço diferente… um cansaço de não querer mais reclamar, de não querer pedir, de não fazer nada, de deixar as coisas acontecerem. ''
"Só quem já teve um dragão em casa pode saber como essa casa parece deserta depois que ele parte" "O domingo tá acabando — já é tarde — amanhã a gente começa de novo. Eu me sinto às vezes tão frágil, queria me debruçar em alguém, em alguma coisa. Alguma segurança..." Aquilo que nos fere é aquilo que nos cura. A vida tem sido muito dura comigo, mas ao mesmo tempo tem me ensinado muita coisa

nine

Sejamos gratos por termos um Deus que é descrito como (Pai dos orfãos e das viuvas - Salmos 68:5) Eu creio que se Ele se preocupa com tais em sua solidão, Ele tambem cuidara de nós e nos confortará.

Tuanny

Leia e Creia: Salmos 40.1

Salmos 40.1 Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu choro e clamor.

Danillo Souzgospel

Leia e Creia: Salmos 122:1 - 9

Elogio a Jerusalém

122: 1. Fiquei alegre quando me disseram:
" Vamos à casa de Deus, o Senhor ".
2. E agora aqui estamos,
dentro de Jerusalém.

3. Jerusalém é uma cidade
construída de novo,
onde o povo se reúne.
4. Para cá sobem as * tribos,
as tribos de Israel,
para dar graças ao Senhor,
como ele ordenou.
5. Aqui estão os tribunais de justiça,
onde o rei julga o seu povo.

6. Orem para que haja paz em Jerusalém.
" O Jerusalém, que prosperem
aqueles que a amam!
7. Que haja paz na cidade protegida
por muralhas!
Que haja segurança nos seus palácios! "
8. Eu amo os meus patrícios e amigos
e por isso digo a Jerusalém:
" Que a paz esteja com você!"
9. Eu amo o Templo do Senhor,
o nosso Deus,
e por isso oro pela prosperidade
de Jerusalém.

Danillo Souzgospel

Leia e Creia: Salmos 141:1- 10

Oração de tarde

141: 1. Ó Senhor Deus, eu clamo a ti;
vem depressa me socorrer!
Escuta-me quando peço a tua ajuda.
2. Recebe a minha oração
como se fosse incenso,
e que as minha mãos levantadas
sejam como a oferta da tarde!

3. Ó Senhor, controla a minha boca
e não me deixes falar o que não devo!
4. Não permits que o meu coração
deseje fazer o mal,
nem que eu ande com os que são perversos
ou tome parte na maldade deles.
E que eu nunca esteja presente
nas suas festas!

5. Eu aceito que uma pessoa direita
me repreenda ou castigue,
pois isso é um gesto de amizade;
mas eu nunca aceitarei elogios dos perversos
e continuarei a orar contra a ruindade deles.
6. Quando os seus chefes forem atirados
do alto dos rochedos,
então o povo saberá que eu dizia a verdade.
7. Como a lenha é rachada e cortada
em pedaços,
assim os sues ossos serão espalhados
na beira da sepultura deles.

8. Mas eu, ó Senhor, meu Deus,
continuo confiando em ti
e buscando a tua proteção.
Não me deixes morrer.
9. Livra-me das redes que os perversos
estendem para me pegar,
livra-me das armadilhas
dos que fazem o mal.
10. Que os maus caiam
nas suas próprias armadilhas,
e que eu cosiga escapar são e salvo!

Danillo Souzgospel

Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas. Salmos 34:19

Bíblia

Força e Coragem Vêm do Senhor

Salmos 29:11 O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo.

Salmos 118:14 O SENHOR é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou.

Isaías 12:2 Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação.

Jeremias 16:19 Ó SENHOR, força minha, e fortaleza minha, e refúgio meu no dia da angústia

De onde vinha a força e a coragem de Davi, Isaías e Jeremias para enfrentarem toda a sorte de inimigos que deram contra suas vidas?
Onde acharam paz e ousadia na enfermidade?
Onde acharam ânimo para prosseguirem em sua caminhada com os terrores demoníacos que investiam constantemente sobre suas almas?
Na determinação deles de serem vencedores?
Somente isto lhes teria dado força e bom ânimo na aflição?
Porventura não foi o próprio Senhor a força e a coragem deles?
Certamente que sim.
De onde procedem a força e o bom ânimo do cristão quando terríveis poderes do inferno investem contra o seu corpo, seu espírito e sua alma?
Por isso vemos o apóstolo Paulo recomendando aos seus cooperadores na obra do evangelho que se fortalecessem no Senhor e na força do Seu poder. Que se fortalecessem na graça de Jesus.
Isto correspondia também a lhes dizer que nunca esquecessem qual era a fonte da alegria, da força e do bom ânimo deles nas tribulações e em todas as lutas que tinham que enfrentar em prol do evangelho.
Sempre é o Senhor a nossa própria força.
Ai de nós se Ele não fortalecer o nosso coração!
Desfalecemos, enfraquecemos, desanimamos.
Basta que por um só instante Ele retire a Sua mão fortalecedora de sobre nós, e logo nos vemos entregues a sentimentos de angústia e de morte.
Isto porque o diabo não nos poupará, porque sempre anda à espreita esperando o momento em que o Senhor permitirá que caminhemos sem a Sua força, em alguns momentos de nossas vidas, para a prova da nossa fé, e para que saibamos sempre, quando estivermos fortes e alegres, que é Ele próprio a fonte desta alegria e força.
Por isso devemos orar por nós mesmos e uns pelos outros, para que sejamos revestidos do Senhor e da força do Seu poder.
Não será portanto no nosso programa de disciplina quanto aos bons hábitos de vida, ainda que isto seja importante, ou em qualquer outra coisa de proceda de nós mesmos, que encontraremos a alegria e a força de viver.
É preciso praticar o bem, fazer o que é certo, adquirir sabedoria no viver. Tudo isto é importante e necessário para um viver abençoado. Mas nunca será no fruto do nosso próprio trabalho que se achará a força e alegria, porque isto sempre nos virá da parte do Senhor.
Sempre será no Senhor mesmo e no poder da Sua graça que poderemos nos achar com bom ânimo em todas as circunstâncias.
Se Deus permitir que sejamos entregues a nós mesmos, logo nos acharemos deprimidos e abatidos. E nenhuma força ou poder deste mundo poderá nos arrancar das mãos de tais sentimentos arrasadores que dominam a nossa mente, o nosso corpo e o nosso espírito.
Palavras consoladoras para nada adiantarão nestas horas.
A própria força da vontade nada poderá fazer, por mais que nos empenhemos em nos levantar de tal abatimento.
É do céu que nos virá o socorro.
Nenhuma esperança genuinamente verdadeira poderá nos chegar de qualquer outra parte.
E não somente seremos livrados do nosso abatimento como de tudo que possa ter dado causa ao mesmo, quando o Senhor começar a agir em nosso favor.
Lembremos que Jesus é poderoso para nos curar de toda e qualquer enfermidade.
Não há nenhum diagnóstico de doença incurável atestado pelos homens, que não possa ser revertido por Ele e pela força do Seu poder.
Não há nenhuma dificuldade, por maior que seja, que não possa ser contornada por Ele, dando-nos a força e a coragem necessárias para enfrentá-la.
Não fiquemos portanto alegres pelo mero pensamento de que Ele pode nos ajudar em todas as coisas, mas que efetiva e certamente tornará a alegrar e a fortificar todos aqueles que nEle esperam e confiam tão somente nEle para serem fortificados, alegrados e curados.
Não é portanto o nosso esforço para evitar pensamentos de morte, temores, inquietações, ansiedades, que poderá nos livrar efetivamente de tudo isto, mas somente o poderoso braço do Senhor.
Por isso devemos dar toda glória e honra tão somente ao Seu grande nome, e nunca esquecermos, tal como o apóstolo Paulo que é o próprio Senhor a fonte da nossa força e alegria, conforme podemos vê-lo fazendo tal citação em textos como os seguintes:

Em Colossenses 1:11: sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria,

Em Efésios 1:16-19:

16 não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,
17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,
18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

Em Efésios 6:10: Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

Pastores nunca conseguirão congregações fortes, animadas e alegres espiritualmente, por simplesmente exortarem os cristãos no sentido de que sejam sempre alegres no Senhor e que evitem toda forma de pensamento negativo.
Alegrar-se no Senhor é um mandamento.
Pensar no que é bom e agradável é também outro mandamento.
Todavia, até mesmo os próprios pastores poderão ser entregues por Deus a profundos sentimentos de depressão, enquanto continuam pregando aos cristãos debaixo do seu cuidado, que eles devem estar sempre de bom ânimo e alegres. Que devem estar de bem com a vida, sempre trazendo um grande sorriso em seus lábios.
Quem prega deste modo olhando somente para a congregação, e sem olhar para o alto esperando que tal força e alegria de viver nos venham diretamente de Deus e do céu, pode estar certo que terá seus esforços frustrados, por maiores e melhores que sejam suas intenções.
Afinal, demônios não são vencidos com argumentos.
As forças do inferno não recuam com o simples exercício de pensamento positivo.
É pela fé no poderoso nome de Jesus que todos os nossos inimigos espirituais batem em retirada, conforme podemos aprender fartamente em tantas passagens da Bíblia.
Em nossos abatimentos, em nossos sofrimentos, olhemos tão somente para o Senhor, na expectativa de que a Seu tempo, conforme o poder da Sua graça, tornará a nos alegrar e a fortificar o nosso coração.

Silvio Dutra

"Bem aventurados os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor." Salmos 119:1
Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.Salmos 119:4

Antonio Roberto da Costa e Silva

Lutero disse que ele não pôde entender corretamente alguns dos Salmos até que ele esteve em aflição. Aflição ensina o que é o pecado. Na palavra pregada, nós ouvimos como o pecado é uma coisa horrível, ele tanto mancha quanto condena – mas nós o tememos tanto quanto um leão numa pintura; portanto Deus permite a aflição e então sentimos o amargo do pecado em seu próprio fruto. Um leito enfermo geralmente ensina mais que um sermão. Nós podemos ver melhor o feio semblante do pecado quando olhamos pelas lentes da aflição!

Thomas Watson