Biografia de Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh nasceu na Holanda, em 1853. Aos 15 anos, já trabalhava para um comerciante de arte, na cidade de Haia. Alguns anos depois, foi morar em Londres e depois em Paris. Por causa do interesse que tinha por assuntos religiosos, estudou Teologia, em Amsterdã. Foi pastor na Bélgica por seis meses, onde ficou impressionado com a vida e o trabalho de mineiros e, inspirado, fez vários desenhos a lápis.

Dividiu seus bens, que eram poucos, entre os pobres e passou a ser sustentado pelo irmão. De volta para Haia, em 1880, passou a se dedicar mais a pintura.

Em 1886, Van Gogh foi para Paris, morar com seu irmão. Após dois anos na cidade, resolveu mudar-se para Arles, ao sul da França. Lá, o pintor alugou uma casa e intensificou sua produção, ao lado do pintor Gauguin. A idéia do pintor era fundar um centro artístico naquela região.

Depois de um período de convivência pacífica entre os dois, começa uma fase de muita discussão. Em 1888, Van Gogh atacou Gauguin com uma navalha. Atormentado pelo fracasso do ataque e transtornado, Van Gogh cortou o próprio lóbulo da orelha esquerda com a navalha do ataque. Embrulhou-o e entregou a uma prostituta.

Após um tempo no hospital, em 1889 o pintor apresentava sinais de disfunção mental. Encontrava-se tranquilo em um momento e tinha alucinações, em outro. Foi internado em um asilo, pelo irmão. Mas não deixou de pintar, fazendo obras que eram reconhecidas, cada vez mais, pela classe artística.

Em 1890, aparentemente recuperado, foi morar em Auvers-sur-Oise e começou a pintar freneticamente.

Em julho deste ano, o pintor teve uma recaída. Seu estado mental foi agravado pelo inconformismo com a situação financeira do irmão, que enfrentava dificuldades. Em um passeio, Van Gogh atirou contra si mesmo, no tórax. Foi encontrado por amigos e foi levado para o hospital. Após três dias de internação, não resistiu e morreu. O pintor passou as últimas horas de sua vida conversando com o irmão.

A genialidade de Van Gogh foi reconhecida apenas depois de sua morte. Um exemplo desse reconhecimento foi a venda de sua obra mais famosa, "O Retrato de Dr. Gachet", por US$ 82,5 milhões.

Acervo: 18 frases e pensamentos de Vincent Van Gogh.

Frases e Pensamentos de Vincent Van Gogh

Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.

Vincent Van Gogh

Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo.

Vincent Van Gogh

O amor é eterno - a sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência... através do amor vemos as coisas com mais tranquilidade, e somente com essa tranquilidade um trabalho pode ser bem sucedido.

Vincent Van Gogh

Grandes coisas não se fazem por impulso, mas pela junção de uma série de pequenas coisas.

Vincent Van Gogh

Quem não é senhor do próprio pensamento não é senhor de suas ações.

Vincent Van Gogh