Sigmund Freud

Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido por Sigmund Freud (6 de maio de 1856 - 23 de setembro de 1939), nasceu em Freiberg, na Áustria. Foi neurologista e fundador da Psicanálise. [Biografia de Sigmund Freud]
51 - 75 do total de 160 pensamentos de Sigmund Freud

Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, se convence que os mortais não podem ocultar nenhum segredo.
Aquele que não fala com os lábios, fala com as pontas dos dedos: nós nos traímos por todos os poros.

Sigmund Freud

Fica-se muito louco quando apaixonado.

Sigmund Freud

Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.

Sigmund Freud

Aonde quer que eu vá,
eu descubro que um poeta
esteve lá antes de mim.

Sigmund Freud

Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal é capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos seus poros.

Sigmund Freud

Os enigmas do universo só lentamente se revelam à nossa investigação. Existem questões às quais o homem, atualmente, não pode nos dar respostas, mas, o trabalho científico constitui o único caminho que pode nos levar a um verdadeiro conhecimento da realidade externa a nós.

Sigmund Freud

Existo onde não penso

Sigmund Freud

Não existe uma regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo especifico pode ser salvo.

Sigmund Freud

O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.

Sigmund Freud

"Existe duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo."

Sigmund Freud

Não me lembro de nenhuma necessidade da infância tão grande quanto a necessidade da proteção de um PAI. (Em "O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÂO")

Sigmund Freud

A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.

Sigmund Freud

“... [a religião é] um sistema de doutrinas e promessas que, por um lado, lhe explicam os enigmas deste mundo com perfeição invejável e que, por outro lado, lhe garantem que uma Providência cuidadosa velará por sua vida e o compensará, numa existência futura, de quaisquer frustrações que tenha experimentado aqui. O homem comum só pode imaginar essa Providência sob a figura de um pai ilimitadamente engrandecido. Apenas um ser desse tipo pode compreender as necessidades dos filhos dos homens, enternecer-se com suas preces e aplacar-se com os sinais de seu remorso. Tudo é tão patentemente infantil, tão estranho à realidade, que, para qualquer pessoa que manifeste uma atitude amistosa em relação à humanidade, é penoso pensar que a grande maioria dos mortais nunca será capaz de superar essa visão da vida. Mais humilhante ainda é descobrir como é vasto o número de pessoas de hoje que não podem deixar de perceber que essa religião é insustentável e, não obstante isso, tentam defendê-la, item por item, numa série de lamentáveis atos retrógrados.”

Sigmund Freud

Seriamos melhores, se não fossemos tão bons.

Sigmund Freud

A antítese de brincar não é o que é sério, mas o que é real.

Sigmund Freud

O homem é dono do que cala e escravo do que fala.
Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.

Sigmund Freud

As grandes coisas podem ser reveladas através de pequenos indícios

Sigmund Freud

Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer

Sigmund Freud

Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá por que está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.

Sigmund Freud

Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.

Sigmund Freud

Disse Platão que os bons são os que se contentam com sonhar aquilo que os maus fazem na realidade.

Sigmund Freud

O pensamento é a ação ensaiando.

Sigmund Freud

O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.

Sigmund Freud

Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa para libertar o amor recalcado.

Sigmund Freud

Nunca dominaremos completamente a natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta natureza, permanecerá sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação.

Sigmund Freud