Sigmund Freud

51 - 75 do total de 152 pensamentos de Sigmund Freud

Quem tiver olhos para ver e ouvidos atentos pode convencer-se de que nenhum mortal é capaz de manter segredo. Se os lábios estiverem silenciosos, a pessoa ficará batendo os dedos na mesa e trairá a si mesma, suando por cada um dos seus poros.

Sigmund Freud

Os enigmas do universo só lentamente se revelam à nossa investigação. Existem questões às quais o homem, atualmente, não pode nos dar respostas, mas, o trabalho científico constitui o único caminho que pode nos levar a um verdadeiro conhecimento da realidade externa a nós.

Sigmund Freud

Existo onde não penso

Sigmund Freud

Não existe uma regra de ouro que se aplique a todos: todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo especifico pode ser salvo.

Sigmund Freud

O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver.

Sigmund Freud

Existe duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo.

Sigmund Freud

Não me lembro de nenhuma necessidade da infância tão grande quanto a necessidade da proteção de um pai.

(Em "O Mal Estar na Civilização")

Sigmund Freud

A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.

Sigmund Freud

[A religião é] um sistema de doutrinas e promessas que, por um lado, lhe explicam os enigmas deste mundo com perfeição invejável e que, por outro lado, lhe garantem que uma Providência cuidadosa velará por sua vida e o compensará, numa existência futura, de quaisquer frustrações que tenha experimentado aqui. O homem comum só pode imaginar essa Providência sob a figura de um pai ilimitadamente engrandecido. Apenas um ser desse tipo pode compreender as necessidades dos filhos dos homens, enternecer-se com suas preces e aplacar-se com os sinais de seu remorso. Tudo é tão patentemente infantil, tão estranho à realidade, que, para qualquer pessoa que manifeste uma atitude amistosa em relação à humanidade, é penoso pensar que a grande maioria dos mortais nunca será capaz de superar essa visão da vida. Mais humilhante ainda é descobrir como é vasto o número de pessoas de hoje que não podem deixar de perceber que essa religião é insustentável e, não obstante isso, tentam defendê-la, item por item, numa série de lamentáveis atos retrógrados.

Sigmund Freud

Seriamos melhores, se não fossemos tão bons.

Sigmund Freud

A antítese de brincar não é o que é sério, mas o que é real.

Sigmund Freud

As grandes coisas podem ser reveladas através de pequenos indícios.

Sigmund Freud

Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer.

Sigmund Freud

Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se! Então, compreenderá por que está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro.

Sigmund Freud

Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.

Sigmund Freud

Disse Platão que os bons são os que se contentam com sonhar aquilo que os maus fazem na realidade.

Sigmund Freud

O pensamento é a ação ensaiando.

Sigmund Freud

O sonho é a estrada real que conduz ao inconsciente.

Sigmund Freud

Todo tratamento psicanalítico é uma tentativa para libertar o amor recalcado.

Sigmund Freud

Nunca dominaremos completamente a natureza, e o nosso organismo corporal, ele mesmo parte desta natureza, permanecerá sempre como uma estrutura passageira, com limitada capacidade de realização e adaptação.

Sigmund Freud

O novo sempre despertou perplexidade e resistência.

Sigmund Freud

No auge do sentimento de amor, a fronteira entre ego e objeto ameaça desaparecer.

Sigmund Freud

Contra todas as provas de seus sentidos, um homem que se ache enamorado declara que ‘eu’ e ‘tu’ são um só, e está preparado para se conduzir como se isso constituísse um fato.

Sigmund Freud

Todo prazer é erótico.

Sigmund Freud

As pessoas ficam muito loucas quando apaixonadas.

Sigmund Freud