Biografia de Platão

Platão

Platão nasceu em Atenas, Grécia, no ano 427 a.C. Descendente de uma das famílias mais nobres de Atenas, recebeu educação especial. Desde cedo era discípulo de Sócrates, conhecendo os problemas e as virtudes humanas, eternizando os ensinamentos do mestre. Adotou o lema de Sócrates “O Sábio é o Virtuoso”. As ideias, para Platão, são objetos imutáveis e eternos do pensamento e servem para explicar a aquisição de conceitos, a possibilidade de conhecimento e o significado das palavras.

Escreveu diversos diálogos e cartas. Os temas dos diálogos platônicos, ainda muito influente, abrangem todas as áreas da filosofia, mas a obra mais conhecida de Platão é “A República”, um tratado sobre teoria política, em que ele revela tendências democráticas e também totalitárias, defendendo o governo absoluto da sociedade pela classe dos filósofos ou sábios.

Fundou sua escola filosófica “Academia”, local que reunia seus discípulos, para estudar sua filosofia, Ciências, Matemática e Geometria, Seu mais importante discípulo foi Aristóteles. Platão faleceu em no ano de 347 a.C., porém sua escola só foi fechada pelo imperador romano Justiniano, no ano de 529.

Acervo: 162 frases e pensamentos de Platão.

Frases e Pensamentos de Platão

Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele.

Platão

Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.

Platão

A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.

Platão

Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

Platão

Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.

Platão