Biografia de Ninon de Lenclos

Ninon de Lenclos

Anne de l'Enclos, mais conhecida como Ninon de Lenclos ou Ninon de Lanclos, nasceu em Paris, em 1620.

Perdeu a mãe muito cedo e ingressou em um convento, uma prática comum entre as mulheres que desejam permanecer independentes. Mas largou o hábito um ano depois, para frequentar os Salões de Paris.

Era fortemente influenciada pelas idéias epicuristas, amante das letras e de extensa cultura, era procurava por rainhas e reis, como Cristina da Suécia e Luís XIV, para dar opiniões e conselhos.

Seus conhecimentos também foram procurados por Molière, o célebre dramaturgo, que pediu a Ninon que corrigisse a primeira versão de sua peça "Tartufo", que foi encenada em 1664, pela primeira vez.

Também ficou conhecida pelos números de amantes que teve. Entre os quais se destacaram Louis de Mornay, o Abade de Châteauneuf e o cônego Nicolas Gédoyn.

A partir de 1667, Ninon manteve um Salão Literário, que ficou muito famoso. Localizado exatamente no Hôtel de Sagonne,em Paris, recebeu inúmeros pensadores e literatos da época.

Entre a longa lista de freqüentadores, destacam-se:
Fontenelle, François de La Rochefoucauld, Roger de Rabutin, Charles Perrault, Jean Racine, Catherine de Vivonne, Isabel Carlota da Baviera.

Ninon ficou eternizada como o símbolo da independência feminina. Várias de suas cartas foram reunidas e publicadas, sendo possível notar em todas elas o espírito revolucionário de Ninon.

Ninon de Lenclos faleceu em Paris, em 1705.

Acervo: 2 frases e pensamentos de Ninon de Lenclos.

Frases e Pensamentos de Ninon de Lenclos

O amor é como a guerra; fácil de começar, e muito difícil de terminar.

Ninon de Lenclos

A beleza é uma carta de recomendação a curto prazo.

Ninon de Lenclos