Martin Heidegger

Martin Heidegger (1889 - 1976) foi um filósofo alemão.
Encontrados 17 pensamentos de Martin Heidegger

Nunca chegamos aos pensamentos. São eles que vêm.

Martin Heidegger

A angústia é a disposição fundamental que nos coloca perante o nada.

Martin Heidegger

Entre o pensamento e a poesia há um parentesco porque ambos usam o serviço da linguagem e progridem com ela. Contudo, entre os dois persiste ao mesmo tempo um abismo profundo, pois moram em cumes separados.

Martin Heidegger

Origem significa aquilo a partir do aqui e através do qual uma coisa é o que é como é. (...) A origem de algo é a proveniência da sua essência. A pergunta pela origem da obra de arte indaga a sua proveniência essencial. (...) O artista é a origem da obra. A obra é a origem do artista. Nenhum é sem o outro.

Martin Heidegger

Somente um Deus nos poderá salvar!
[Nur noch ein Gott kann uns retten].

Martin Heidegger

O Simples guarda o enígma do que é grande e permanece.

Martin Heidegger

Mas, onde há perigo, cresce, também, a salvação.

Martin Heidegger

Morrer não é um acontecimento; é um fenômeno a ser compreendido existencialmente.

Martin Heidegger

A filosofia implica uma mobilidade livre no pensamento; é um ato criador que dissolve ideologias.

Martin Heidegger

O ser no mundo, enquanto ocupar-se, é tomado e obnubilado pelo mundo com que se ocupa

Martin Heidegger

Para Heidegger, aquele que se questiona, ou seja, que possui uma existência autêntica, mergulha de ponta na própria angústia do ser, que para ele é originária do dasein... originária em você. Para ele, você pode sufocar esta angústia, com chocolate, coca-cola, vídeo game ou séries de TV, mas ela está sempre lá. E o que faz essa angústia para esse filósofo alemão achar tão legal assim? Ela te faz experimentar o ser e o nada. Você vai além dos entes cotidianos, experimentados por todos, você, que se questiona, experimenta o que é o ser o que é o nada. Nisso consiste a tua angústia.

Martin Heidegger

Angústia é a consciência da morte como horizonte da vida.

Martin Heidegger

Na angústia não acontece nenhuma destruição de todo o ente em si mesmo, mas tampouco realizamos nós uma negação do ente em sua totalidade para, somente então, atingirmos o nada. Mesmo não considerando o fato de que é alheio à angústia enquanto tal, a formulação expressa de uma enunciação negativa, chegaríamos, mesmo com uma tal negação, que deveria ter por resultado o nada, sempre tarde. Já antes disto o nada nos visita. Dizíamos que nos visitava juntamente com a fuga do ente em sua totalidade.

Martin Heidegger

Nenhuma época soube tantas e tão diversas coisas do homem como a nossa. Mas em verdade, nunca se soube menos o que é o homem.

Martin Heidegger

O que é mais instigante nestes tempos instigantes é que ainda não estamos pensando.

Martin Heidegger

Quem pensa grande também erra grande.

Martin Heidegger

O homem age como se fosse o senhor e mestre da linguagem, enquanto que na verdade a linguagem permanece mestra do homem.

Martin Heidegger