Maquiavel

Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli), (03 de maio de 1469 - 21 de junho de 1527) foi um filósofo e político italiano. [Biografia de Maquiavel]
1 - 25 do total de 100 pensamentos de Maquiavel

Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.

Maquiavel

Nunca se deve deixar que aconteça uma desordem para evitar uma guerra, pois ela é inevitável, mas, sendo protelada, resulta em tua desvantagem.

Maquiavel

Os que vencem, não importa como vençam, nunca conquistam a vergonha.

Maquiavel

Uma mudança deixa sempre patamares para uma nova mudança.

Maquiavel

Quem seja a causa de alguém se tornar poderoso, desgraça-se a si próprio: pois esse poder é produzido por si quer através de engenho quer de força; e ambos são suspeitos para aquele que subiu à posição de poder.

Maquiavel

Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos.

Maquiavel

Os homens prudentes sabem sempre tirar proveito dos atos a que a necessidade os constrangeu.

Maquiavel

Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é.

Maquiavel

Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.

Maquiavel

As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos: e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim de que sejam mais bem saboreados.

Maquiavel

Quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja; e se não consegue realizá-lo, maior dor sente.

Maquiavel

Quem se torna senhor de uma cidade habituada a viver em liberdade e não a destrói, espera para ser destruído por ela.

Maquiavel

O desejo de conquistar é realmente muito natural e comum; e, sempre que os homens conseguem satisfazê-lo, são louvados, nunca censurados; mas, quando não conseguem e querem satisfazê-lo de qualquer modo, é que estão em erro, e são merecedores de censura.

Maquiavel

Todos os profetas armados venceram, e os desarmados foram destruídos.

Maquiavel

São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar.

Maquiavel

Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição.

Maquiavel

Quando um homem é bom amigo, também tem amigos bons.

Maquiavel

Tornamo-nos odiados tanto fazendo o bem como fazendo o mal.

Maquiavel

E se poderia num longo discurso para mostrar como são melhores os frutos da pobreza que os da riqueza e como uma tem trazido honra às cidades, às províncias e aos partidos, enquanto a outra os tem arruinado, se este assunto já não tivesse sido tratado muitas vezes por outras pessoas.

Maquiavel

Os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do património.

Maquiavel

Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela..

Maquiavel

Dizem a verdade aqueles que afirmam que as más companhias conduzem os homens à forca.

Maquiavel

Estou convencido de que é melhor ser impetuoso do que circunspecto, porque a sorte é como a mulher; e, para dominá-la, é necessário bater nela e contrariá-la.

Maquiavel

Os homens devem ser adulados ou destruídos, pois podem vingar-se das ofensas leves, não das graves; de modo que a ofensa que se faz ao homem deve ser de tal ordem que não se tema a vingança.

Maquiavel

Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal.

Maquiavel