Biografia de Heráclito

Heráclito

Heráclito, também conhecido como Heráclito de Éfeso, nasceu na Ásia Menor, provavelmente em Éfeso, na atual Turquia, no ano 540 a.C. Filho de família sacerdotal, abdicou dos direitos familiares em benefício do irmão.

Acredita-se que Heráclito era autodidata, já que, ao contrário da maioria dos filósofos antigos, suas obras não são classificadas em escolas ou movimentos. Em seus escritos, refletia sobre ciência, teologia e relações humanas, além de criticar o pensamento vigente dos poetas épicos e até de Pitágoras, a quem chamou de impostor.

Em meados de 490 a.C, escreveu “Sobra a Natureza”, obra que se divide em mais de cem fragmentos, complexa e enigmática, que rendeu ao filósofo o codinome de “Obscuro”. Foi um filósofo pré-socrático de extrema importância, formulou o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas transitórias. Foi considerado o precursor da dialética.

Segundo os estudiosos, Heráclito deixou seus manuscritos no Templo de Ártemis, e se retirou para viver nas montanhas, após ter se decepcionado com seus conterrâneos. Aos setenta anos, enfraquecido por se alimentar de ervas e raízes, deixou-se morrer de fome. O filósofo faleceu por volta de 480 a. C.

Acervo: 47 frases e pensamentos de Heráclito.

Frases e Pensamentos de Heráclito

Nada é permanente, exceto a mudança.

Heráclito

Se não sabe escutar, não sabe falar

Heráclito

Dura é a luta contra o desejo, que compra o que quer à custa da alma.

Heráclito

Paremos de indagar o que o futuro nos reserva e recebamos como um presente o que quer que nos traga o dia de hoje.

Heráclito

Não poderias entrar duas vezes no mesmo rio.

Heráclito