Biografia de Gabriel García Marquez

Gabriel García Marquez

Gabriel García Marquez (1928), escritor colombiano universalmente reconhecido, recebendo em 1982 o Prémio Nobel da Literatura. Gabriel Marques foi o criador do realismo mágico na literatura latino-americana.

Nasceu em Aracataca (Colômbia) em 6 de março de 1928. Jornalista na sua juventude, vivendo durante vários anos na França, Espanha e México. Estudou cinematografia na Itália.

Iniciou sua carreira literária com a publicação de contos, nestas obras já estava presente o mundo fantástico que caracteriza toda a sua obra.

Muda-se para a Cidade do México em 1960, onde publica seu primeiro livro de ficção, Ninguém Escreve ao Coronel. Em 1967 publica o seu seu romance mais conhecido e consagrado Cem Anos de Solidão (1967), exemplo único do estilo a partir de então denominado Realismo Fantástico.

García Márquez é o autor de Crônica de uma Morte Anunciada (1981), O Amor nos Tempos do Cólera (1985), O General em Seu Labirinto (1989) e Notícias de um Seqüestro (1996), entre outros livros de ficção, memória e reportagem.

Acervo: 76 frases e pensamentos de Gabriel García Marquez.

Frases e Pensamentos de Gabriel García Marquez

13 Linhas Para Viver

1. Gosto de você não por quem você é, mas por quem sou quando estou contigo.
2. Ninguém merece tuas lágrimas, e quem as merece não te fará chorar.
3. Só porque alguém não te ama como você quer, não significa que este alguém não te ame com todo o seu ser.
4. Um verdadeiro amigo é quem te pega pela mão e te toca o coração.
5. A pior forma de sentir falta de alguém é estar sentado a seu lado e saber que nunca vai poder tê-lo.
6. Nunca deixes de sorrir, nem mesmo quando estiver triste, porque nunca se sabe quem pode se apaixonar por teu sorriso.
7. Pode ser que você seja somente uma pessoa para o mundo, mas para uma pessoa você seja o mundo.
8. Não passe o tempo com alguém que não esteja disposto a passar o tempo contigo.
9. Quem sabe Deus queira que você conheça muita gente errada antes que conheças a pessoa certa, para que quando afinal conheça esta pessoa saibas estar agradecido.
10. Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu.
11. Sempre haverá gente que te machuque, assim que o que você tem que fazer é seguir confiando e só ser mais cuidadoso em quem você confia duas vezes.
12. Converta-se em uma pessoa melhor e tenha certeza de saber quem você é antes de conhecer alguém e esperar que essa pessoa saiba quem você é.
13. Não se esforce tanto, as melhores coisas acontecem quando menos esperamos.

Gabriel García Marquez

É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.

Gabriel García Marquez

Um único minuto de reconciliação vale mais do que toda uma vida de amizade.

Gabriel García Marquez

Não passes o tempo com alguem que não esteja disposto a passá-lo contigo

Gabriel García Marquez

Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem de minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do Zodíaco.
(Memórias de Minhas Putas Tristes - Pg. 74)

Gabriel García Marquez